Torneio Rio-São Paulo 2001

O Torneio Rio-São Paulo 2001 foi disputado pelos quatro grandes clubes de cada estado, entre 17 de janeiro e 2 de março, intercalando jogos com os inícios dos estaduais. A fase de grupos separou paulistas e cariocas na classificação, mas os jogos eram apenas entre times de estados diferentes. Passaram às semifinais os dois melhores de cada estado.

O Palmeiras teve apenas 17 dias de férias e iniciou a disputa após uma pré-temporada de 12 dias. O técnico Marco Aurélio não decidia se colocava Alex como meia ou com atacante, e o time fez um péssimo início de ano.

O Verdão começou a disputa perdendo por 3 a 1 para o Fluminense, em casa, quando Asprilla, estreando pelo time carioca, acabou com o jogo. Na sequência, empatou sem gols com os reservas do Vasco no Maracanã – o time titular tinha acabado de vencer a final adiada da Copa João Havelange, depois da confusão em São Januário em dezembro.

Na terceira rodada, o Palmeiras venceu o Flamengo no Palestra e chegou empatado com SPFC e SCCP para a rodada final. Quem fizesse o melhor resultado se juntaria ao Santos, já classificado. Mas o Verdão decepcionou: perdeu no Maracanã para o Botafogo, que estava com os jogadores sem quatro meses de salário, e deu adeus à competição.

Lista de jogos

Lista e estatística dos jogadores