Torneio Rio-São Paulo 2002

Torneio Rio-São Paulo 2002

O torneio Rio-São Paulo de 2002 foi disputado por 16 clubes - nove paulistas e sete cariocas - em duas fases. Na primeira, todos jogaram contra todos em turno único e após 15 rodadas decidiram os quatro classificados. Na fase final, os clubes se enfrentaram em semifinais e finais para apurar o campeão.

Assim, entre jogos contra times do interior paulista e pequenos do Rio como Bangu, Americano e América (de longe, os três últimos colocados na tabela), o Palmeiras se classificou para o mata-mata com mais três clubes paulistas. Poucas vezes a diferença entre o futebol de São Paulo e Rio de Janeiro foi tão gritante.

Alex

A fase de classificação ficou marcada pela vitória esmagadora diante do SPFC no Morumbi, com o golaço antológico de Alex, que distribuiu chapéus na área do inimigo antes de tocar para as redes.

Na semifinal, o Verdão cruzou novamente contra o SPFC, enquanto que o SCCP enfrentou o São Caetano. Segundo o genial regulamento, em caso de igualdade na soma dos placares, o critério de desempate seria pelo número de cartões vermelhos e em seguida, amarelos.

Após empate no primeiro jogo, as duas equipes voltaram a se enfrentar. O placar apontava 2 a 2 e o fim do jogo se aproximava, e a cada cartão amarelo exibido as torcidas comemoravam como gols. O Palmeiras acabou eliminado por esse critério esdrúxulo.

Lista de jogos

Lista e estatística dos jogadores