1
X
3

Pré-Jogo

Pré-jogo Palmeiras x Flamengo

Na tarde deste domingo, a Sociedade Esportiva Palmeiras enfrenta o Flamengo, na antepenúltima rodada do Campeonato Brasileiro. Com seus destinos na temporada já decididos, as duas equipes se enfrentam por diversão e, principalmente, pela honra.

Palmeiras e Flamengo já sustentam uma certa rivalidade há mais de 40 anos. Mas é inegável que ela se aflorou nas últimas quatro temporadas. Até este ano, o Palmeiras vinha sempre levando a melhor, mas os cariocas reagiram e a partida desta tarde tem clima de tira-teima.

Palmeiras

PalmeirasDESFALQUES
Lesionado:
Gustavo Gómez
Suspenso: Weverton

Pendurados: Antônio Carlos, Thiago Santos, Bruno Henrique, Willian e Carlos Eduardo

Mano Menezes poupou sete titulares no meio da semana visando esta partida. A rivalidade está aflorada e os jogadores, em off, admitem que o Flamengo está “atravessado”. Vivemos época de definição de elenco e a má partida no Maracanã, diante do Fluminense, provocou uma cobrança muito forte sobre os atletas. Se não derem a vida nesta partida, não darão jamais.

Felipe Melo está liberado da lesão na panturrilha e deve voltar ao time, usando do efeito suspensivo conseguido pelo departamento jurídico. A única dúvida de Mano Menezes é no gol: Weverton recebeu o terceiro amarelo e nossos dois veteranos bicampeões brasileiros lutam pela vaga. O time que vai a campo é Jailson (Fernando Prass); Marcos Rocha, Luan, Vitor Hugo e Diogo Barbosa; Felipe Melo e Bruno Henrique; Dudu, Lucas Lima e Zé Rafael; Luiz Adriano.

Flamengo

FlamengoJorge Jesus tem dois problemas para escalar o Flamengo para encarar o Verdão: Everton Ribeiro sentiu o joelho e está vetado – Diego e Reinier são os mais cotados para substituí-lo. Na zaga, Pablo Marí foi liberado para resolver problemas burocráticos na Espanha e Rhodolfo será acionado.

Assim, o time que deve iniciar a partida é Diego Alves; Rafinha, Rodrigo Caio, Rhodolfo e Filipe Luís; Willian Arão e Gerson; De Arrascaeta, Reinier (Diego) e Bruno Henrique; Gabriel.

Números

  • O Verdão mantém vantagem no confronto, disputado desde 1929: em 115 jogos, são 46 vitórias alviverdes contra 38 dos cariocas, mais 31 empates.
  • Nos 57 jogos como mandante, o Palmeiras venceu 29, empatou 16 e foi derrotado apenas 12 vezes.
  • Nas 64 partidas por campeonatos brasileiros, aconteceram 23 vitórias do Palmeiras, 23 empates e 18 vitórias flamenguistas.
  • Este será a quinta vez que os times se enfrentam no Allianz Parque – nas quatro anteriores, duas vitórias do Verdão e dois empates.

No calendário

O Palmeiras já disputou 14 jogos no dia 1 de dezembro. Veja a lista completa clicando neste link.

Lei do Ex

Arbitragem

Ricardo Marques RibeiroÁrbitro Principal:
Ricardo Marques Ribeiro

Emerson de Almeida FerreiraVAR:
Emerson de Almeida Ferreira

Parpite

Cheio de brios, o Palmeiras vai abrir vantagem no primeiro tempo, contra um Flamengo que, sem o apoio de sua torcida, entrará desligado em campo: 2 a 0, com dois gols de Dudu. Mas no segundo tempo os cariocas reagirão, diminuirão a vantagem para 2 a 1 e os quinze minutos finais serão como um jogo de mata-mata, imprevisíveis e cheios de emoção. Não vai valer troféu, mas mesmo assim deve ser um jogaço, assistido por 26.654 pagantes. VAMOS PALMEIRAS!

Transmissão

Escolha a emissora e sincronize a imagem com o áudio da transmissão AO VIVO no canal do Verdazzo do YouTube!

TV GloboGlobo (para SP, RS, SC, PR, MG, ES, TO, MS, MT, BA, SE, AL, PE, PB, RN, MA, PA, AM, RO, AC, RR, AP, PE e DF)

PFCPFC

Pós-Jogo

Palmeiras 1x3 FlamengoCesar Greco/Ag.Palmeiras

O Palmeiras tomou mais um baile do Flamengo, desta vez no Allianz Parque, e só não foi goleado porque o time carioca tirou o pé no segundo tempo.

O resultado, soube-se depois, precipitou a queda de Alexandre Mattos da Diretoria de Futebol e de Mano Menezes do comando técnico do clube.

Primeiro tempo

3'
Flamengo

Gol do Flamengo – De Arrascaeta foi lançado por trás da zaga mas não alcançou, mesmo assim Gabriel conseguiu recuperar e avançou livre, na saída de Jailson tocou de lado e De Arrascaeta tocou para o gol vazio. Vitor Hugo deu condições.

O Palmeiras reagiu bem. Os jogadores ainda estavam correndo e tentando articular jogadas com começo, meio e fim. Parecia que ainda teria jogo.

5'
Palmeiras

Marcos Rocha apoiou bem e cruzou para Dudu, que ganhou de Rafinha pelo alto e cabeceou com força, obrigando Diego Alves a tocar para escanteio.

8'
Palmeiras

Dudu foi o fundo pela direita e cruzou na pequena área; Ramires fechava mas a bola veio um pouco atrás e ele não conseguiu fazer o movimento correto do cabeceio – ela espanou em sua cabeça e saiu sem perigo.

14'
Palmeiras

Em jogada de falta, a bola foi aberta para Marcos Rocha, que cruzou na área; Felipe Melo testou sem direção.

18'
Palmeiras

Dudu invadiu a área pela direita mas foi seguro por Rhodolfo na, digamos, virilha. O árbitro preferiu marcar impedimento no início da jogada – que não aconteceu.

Dudu
Cesar Greco/Ag.Palmeiras

 

21'
Flamengo

Gabriel chutou rasteiro, de fora da área, e Jailson foi no cantinho para pegar firme.

32'
Flamengo

Rafinha teve enorme liberdade do lado direito e cruzou no segundo pau; Bruno Henrique testou firme, no chão, e Jailson voou de forma espetacular para salvar o segundo do Flamengo.

42'
Flamengo

Mais uma vez em velocidade, o Flamengo desceu com Vitinho pela direita, livre; o passe veio por baixo na direção de Gabriel, que escorou – Jailson estava bem colocado e salvou de novo o Verdão,

45'
Flamengo

Gol do Flamengo – Rafinha entrou em digonal, com liberdade, e alçou na área; De Arrascaeta escorou com muita categoria para Gabriel, que era marcado à distância por Luan – ele bateu rápido de chapa e mandou no canto esquerdo de Jailson.

Sob vaias, o time deixou o campo após o apito final do primeiro tempo, aos 48 minutos.


Segundo tempo

Gustavo Scarpa foi acionado, no lugar de Ramires.

1'
Flamengo

Aos 38 segundos, Vitor Hugo errou na saída de bola e perdeu para Gerson, a bola sobrou para Gabriel dentro da área e ele girou rápido para bater no ângulo direito de Jailson, novamente sem chances.

4'
Flamengo

Vitinho arriscou de longe; boa defesa de Jailson.

8'

Segunda mexida: Willian no lugar de Lucas Lima.

14'
Palmeiras

De longe, Bruno Henrique mandou um míssil que explodiu na trave direita de Diego Alves.

18'

A última mexida de Mano Menezes: saiu Felipe Melo e entrou Matheus Fernandes.

O Flamengo tirou o pé de uma vez. O jogo ficou morno. O Palmeiras demorou, mas acordou e voltou a atacar.

34'
Palmeiras

Willian recebeu lançamento longo nas costas de Rodinei e, dentro da área, emendou um chutaço; ela bateu na forquilha esquerda e não entrou.

36'
Palmeiras

Willian recebeu de Dudu após boa tabela e mandou para as redes, mas o VAR acusou impedimento.

38'
Palmeiras

GOL DO PALMEIRAS – Matheus Fernandes, após jogada de Dudu, escora de dentro da pequena área para as redes.

45'
Flamengo

Diego fechou na área e obrigou Jailson a fazer uma enorme defesa.

45'
Palmeiras

O Palmeiras respondeu rápido e Dudu, mais uma vez, fez ótima jogada e cruzou para a risca da pequena área; Gustavo Scarpa testou mas Diego Alves conseguiu chegar para a defesa. Scarpa poderia ter caprichado mais na conclusão e colocado no canto.

49'
Palmeiras

Marcos Rocha cruzou e Vitor Hugo quase fez de cabeça, mas ela saiu por pouco.

49'

Fim da tortura.





Fim de jogo

Ficou claro que Mano Menezes já não era mais nosso técnico no meio do segundo tempo. O Flamengo jogou muito fácil e só não construiu um placar histórico porque tirou o pé.

Os jogadores do Palmeiras não estão correspondendo às expectativas mais básicas, cometendo erros técnicos e jogando com o calção borrado. O nervosismo é impressionante. E isso é reflexo do comando – ou da falta dele.

As demissões de Mattos e Mano – principalmente do primeiro – encerram uma era no clube. A partir de agora, vida nova. Mas se o comando maior seguir cometendo os mesmos erros, podem colocar o Guardiola em nosso banco, que vai dar errado. SOCORRO!

Ficha Técnica

Flamengo

Diego Alves
GOL
Rafinha
LAD
Rodinei
LAD
Rodrigo Caio
ZAG
Rhodolfo
ZAE
Filipe Luis
LAE
Willian Arão
VOL
Gerson
VOL
De Arrascaeta
MEI
Vitinho
MEI
Piris da Motta
LAE
Bruno Henrique
ATA
Diego
MEI
Gabriel
ATA
Jorge Jesus
TÉCNICO

Notas


Jogador
Descrição
Nota
Jailson
Três defesaças. Nos salvou de uma goleada.
7
Marcos Rocha
Estava bem no apoio enquanto o Palmeiras teve pernas. Durou 25 minutos.
6
Luan
Calção marrom.
2
Vitor Hugo
Totalmente desnorteado, parecia um moleque da base assustado.
1
Diogo Barbosa
Possivelmente seu último jogo com nossa camisa. Vai ser difícil encontrar clima de novo.
0
Felipe Melo
Jogou pra torcida.
4
Matheus Fernandes
Lutou, até fez um gol, mas se perdeu na mediocridade geral.
5
Bruno Henrique
A parte boa de sua atuação se resume a um bom chute na trave. Tá faltando perna.
3
Dudu
Correu, tentou, errou, acertou, deixou a alma em campo. Deu aula aos outros dez. Aprendam!
10
Lucas Lima
Uma tiriça desgraçada.
3
Willian
Um dos que se aproximou da postura de Dudu. Salvou-se.
6
Ramires
Perdidão na função, sem ritmo, todo duro, parecia um robô em campo.
2
Gustavo Scarpa
Não deu nenhuma liga com o futebol proposto(?) por Mano Menezes.
3
Luiz Adriano
Lento, presa fácil para os jogadores de perna comprida da zaga do Flamengo.
4
Mano Menezes
Mano Menezes
Adeus!
s/n





  • Muita gente cita o elenco e o alto número de jogadores que Mattos contratou como um grande problema. É claro que muitas contratações foram absurdas e não deram certo, mas quero lembrar que de 2015 para cá o que fez do Palmeiras ser sempre decantado como favorito em qualquer competição foi exatamente ter um elenco farto. Agora do nada isso não deu certo e tem que mudar tudo? Se tem um erro grave que Mattos cometeu foi nunca ter definido um treinador capaz de fazer o melhor com esse elenco. Muitos jogadores que temos hoje com certeza rederiam em outros times com um mínimo de organização tática.

    • Exatamente, o que faltou foi Mattos ter trazido um treinador de ponta, com conceitos táticos modernos.

      Mas não, priorizaram os resultados a qualquer custo…

  • Flamengo desse ano serve de modelo, não só ele, o Athlético PR também, esse ultimo com investimentos bem abaixo do que os gigantes do eixo RJ-SP.

    Palmeiras não deu liga, e o mais irritante é que começamos o ano bem, badalados como o time a ser batido, enquanto lá no ninho do Urubu a torcida pichava o muro, pedindo fora Abel, Copa Mickey e bla bla bla, mudaram, e deu no que deu…

    Não posso dizer se foi salto alto, mas um time começou a jogar bola e mereceu o título enquanto nós, ficamos chorando vendo o trem passar.

    Tem que servir de lição, a galera que tá incomodada e acomodada no verdão, tem que sair fora, pede pra sair, e joga quando puder, até ser negociado (se é que já não está acontecendo isso) o prejuízo já é evidente dessa gestão, foram mais de 70 contratações desde que Mattos assumiu, maioria delas pífias, salvam-se umas 15 ou 20 dependendo do ponto de vista.

    Um clube aposto em qualidade, outro em quantidade!

    Tudo é aprendizado, mas no futebol cada passo tem que ser medido, pois o preju pode ser grande e o tombo… maior ainda, já experimentamos esse veneno quando o clube era amador, não dá mais pra aceitar gestões dessa estirpe.

    • Eu acho um exagero está colocação da quantidade de atletas que foram contratados.

      Em 2015 foi necessário montar um elenco totalmente novo, por isso da contratação de 25 atletas. É óbvio que destes 25, a maioria na iria vingar, pois era uma operação emergencial. De qualquer forma, foi campeão nesse mesmo ano.
      Isso representa quase 33% das contratações feitas por Mattos.

      Nos anos subsequentes, a quantidade de contratações foi igual ou menor do que outros clubes.

      Até o fim do ano passado, a grande maioria da torcida elogiava os dois times do mesmo nível que o Palmeiras possuía.

      Talvez por ter sido campeão e neste ano não ???

  • Derrota mais benéfica dos últimos anos. Agora sim temos a chance de tentar montar um time vencedor para 2020!

  • Mattos foi superestimado aqui. Desde 2015 foram 76 contratações, e quantas dessas realmente deram retorno para o futebol do time (não para o cofre)? 10, com boa vontade? Não dá 15%, isso é muito pouco. É claro que, de baciada, uma hora vai acertar um Dudu, mas para isso quantos Andreis Girottos são precisos? Para um executivo da importância do Mattos, o custo-benefício dele foi péssimo para o futebol do clube, e, nesse caso, como sói acontecer, a porta da rua se torna serventia da casa. Ah, mas o Palmeiras foi bicampeão brasileiro… Tudo bem, mas a que custo e com que proveito? Ademais, desde 2015 foram 19 campeonatos disputados e 3 títulos; me parece muito pouco pelo investimento feito e pelo nível dos adversários em geral. Por isso, a demissão dele veio até com atraso, a meu ver.

    • Futebol não é uma ciência exata. O alto investimento não é garantia de títulos, apenas lhe dará melhores chances para conquista.

      Mattos em 5 anos fez muito mais do que os últimos dirigentes que passaram no Palmeiras nos últimos 20 anos.

      O ciclo acabou realmente, mas não podemos deixar de reconhecer que o saldo foi positivo…

  • Único ponto negativo da demissão do Mano, é que a torcida do cheirinho vai encher o saco durante anos, dizendo que demitiu dois treinadores nossos no mesmo ano e no mesmo campeonato……

  • Acho que não precisa demitir o Mattos, esse ano ele errou mas vinha fazendo um excelente trabalho nos últimos 4 anos,

  • Perfeito o texto. A diretoria não pode continuar cometendo os mesmos erros. Vejo a saída do Mattos como uma tentativa de dar novos rumos no departamento de futebol. E o Galliote, aparecendo sozinho e chamando a responsabilidade, mesmo que confuso, pra mim é algo positivo e de mudança de postura. Torço muito pra que ele faça um bom segundo mandato, mesmo errando e tentando corrigir.

  • Penso que a saída do Mano foi boa, a do Mattos nem tanto, depende do profissional a ser contratado. Sobre o técnico era chover no molhado. Tomará que definam logo esse nome (Sampaoli seria promissor), mas o que mais me preocupa é a falta de hombridade da maioria do time (se fosse por isso, tinha que trocar uns 80% do elenco), de qualquer forma a reformulação tem que ser grande mesmo. Em relação a títulos, é ridículo como a mídia desvaloriza nossos títulos recentes e só da ênfase na Libertadores que não veio (como se só isso fosse conquista). Que 2020 sejamos novamente a pedra no sapato dessa corja que comando o futebol!!!!

  • Uma vez eu vi uma entrevista de Jorge Jesus que me surpreendeu. Disse que seus jogadores tinham que correr no mínimo 10 km por jogo. Isso passa a impressão que 10km ainda seria baixo. Sinceramente gostaria de saber quanto correm os jogadores do Palmeiras. Lucas Lima por exemplo.

  • Pessoal Sampaoli não ganhou nada esse ano

    Não seria melhor buscar o Marcelo Gallardo
    11 títulos em 5 anos
    Chegou 3 ou 4 finais de libertadores
    Futebol moderno
    O que vcs acham?

    • A postura na final da libertadores..não mostrou essa modernidade toda! Seguraram tudo no segundo tempo e mexeu mal. O Sampaoli não venceu com o Santos….mas veja o time que ele tem!…é minha opinião , claro que respeitando a sua!

  • Será que já contrataram J.Sampaoli, porque Manos Menezes já foi….Mattos seja rápido e para hoje! !!

  • Elenco para o ano que vem:

    Weverton – Jailson – Vinicius

    Marcos Rocha – Mayke

    Jorge – Guilherme Arana – Esteves

    Gomez – Vitor Hugo – Gustavo Henrique – Luan – Pedrão

    Bruno Henrique – Patrick – Matheus Fernandes – Thiago Maia – Patrick de Paula

    Palacios – Scarpa – Alan Guimarães

    Dudu – Caleri – De la Cruz – Veron
    William – Luiz Adriano – Roni – Angulo

    Técnico: Sampaoli

      • Para meu… Quem entregou foi o felipe Melo. Insistem em proteger esse cara… Depois que chegou ganhamos somente o brasileiro de 2018 porque ele não jogava. Estava no outro time da liberta. U. Leão em joguinho e gatinho em jogo grande…

  • Elenco para o ano que vem:

    Weverton – Jailson – Vinicius

    Marcos Rocha – Mayke

    Jorge – Guilherme Arana – Esteves

    Gomez – Vitor Hugo – Gustavo Henrique – Luan – Pedrão

    Bruno Henrique – Patrick – Matheus Fernandes – Thiago Maia – Patrick de Paula

    Palacios – Scarpa – Alan Guimarães

    Dudu – Caleri – De la Cruz – Veron
    William – Luiz Adriano – Roni – Angulo

  • Detesto teorias de conspiração.

    Mas teve pelo menos uma dúzia de lances dificeis de entender. A não ser que tenham sido de propósito.

    Não é lá uma coisa lá muito edificante. Se jogaram mesmo para derrubar um técnico, também poderão fazer isso para derrubar qualquer outro.

  • Edu dracena
    Antônio carlos
    Diogo Barbosa
    Victor Luís
    Tiago Santos
    Lucas Lima
    Hioran
    Veiga
    Carlos Eduardo
    Borja
    Deyverson
    Luan
    Ramires
    Podem vazar
    Junto com Mano

    • Pra mim daria mais 1 chance pro Ramires com uma pré-temporada completa, acrescentaria nessa barca Mayke ( fraco ) e Felipe Melo (lento). Scarpa teria que ser estudado (pois tem bola, mas não tem tesão).

  • Como respeitar esses jogadores, se eles não demonstram respeito a nossa camisa (exceção Dudu e Jailson). Mano deve sair, mas essa postura covarde dentro de casa, num jogo desse, contra esse time nojento, é inadmissível. Me desculpe mas a maioria aí não merece vestir nossa camisa.

  • Hoje está parecendo aquele tradicional jogo ou treino de titulares x reservas…solteiros x casados…gordos x magros…amador x profissionais…e assim vai…aguardando 2020.

  • Depois de ver o sub 20, deu pra perceber pq nao usamos a base. Time nao consegue trocar 2 passes. Horroroso.

  • Pessoal este time pipoca em decisão
    Quando esperando deles ja era
    Fora Mano
    Quero terminar com o dia lendo a noticia que Mano saiu
    Para o bem do verdão

  • O melhor para o nosso futuro seria a derrota.

    Mano provavelmente não resistiria e levaria Mattos junto.

    Lamentaria apenas por Mattos, que transformou o Palmeiras para muito melhor enquanto esteve no cargo…

    • Levando Mattos junto? Não faz sentido.

      Além disso, tirar o Mattos sem ter ninguém para o lugar seria para fechar as portas. O orçamento do futebol provavelmente iria parar nas mãos de gente que nem sabe p que faz. Neste caso, técnico nenhum dará jeito.

  • Perder ou não perder, eis a questão. Porque se ganha e o Mano fica pro Paulista, melhor perder então e se livrar desse encosto. Nao torço contra o Palmeiras por causa de presidente, diretor, nem técnico e nem jogador. Mas hoje se o preço do Mano sair for a derrota, acho que estou disposto a pagar. Pelo bem de 2020. Mas então que empate, perder pra esses caras jamais.