O Palmeiras venceu o Vasco em Brasília e reassumiu a ponta do Campeonato Brasileiro. O gol foi de Vitor Roque, que finalmente iniciou sua contagem com a camisa do Verdão. Além da liderança, o Palmeiras alcançou a ótima marca de 9 vitórias nos últimos 10 jogos, contando as três competições em disputa.
Apesar de ter sido sem sustos, o triunfo desta tarde no Mané Garrincha teve que ser conquistado com muita insistência, depois de um primeiro tempo em que o Vasco conseguiu equilibrar as ações com um meio-campo fechado e com duas linhas bem recuadas e próximas, a exemplo do que tinha feito o Bahia, na única partida que o Palmeiras perdeu recentemente.
Com a bola, faltou um pouco ao Verdão ter mais opções de passe, o que exigia mais movimentação, e consequentemente mais desgaste físico, além dos tiros de fora da área. Assim, restou a nosso time apostar nas bolas paradas. Na melhor das chances, após escanteio da esquerda, Facundo Torres cabeceou do segundo pau de volta para o miolo da pequena área e Bruno Fuchs, livre, testou à direita de Léo Jardim, batido no lance.
O Vasco teve sua melhor chance já perto do final do primeiro tempo, quando, numa bola aérea tranquila, Weverton e Emi Martínez se chocaram e a bola sobrou limpa para João Victor, que tocou para o gol desguarnecido; Giay, num esforço sobre-humano, conseguiu a recuperação e, num giro acrobático, salvou a bola embaixo do travessão.
O Palmeiras voltou bem melhor no segundo tempo, com a cobertura do lado direito, por onde o Vasco tinha criado todos os seus ataques, corrigida. As batidas de fora passaram a ser uma opção mais utilizada, principalmente com Emi Martínez e Piquerez.
Aos 15, as duas primeiras mexidas: Allan e Paulinho nos lugares de Felipe Anderson e Facundo Torres. Um minuto depois, saiu o gol, numa pressão na saída de bola: Ríos roubou de Hugo Moura na grande área; a bola sobrou para Estêvão, que rolou para Vitor Roque dentro da área e o camisa 9 não perdoou, marcando, finalmente, seu primeiro gol com a camisa do Palmeiras.
O Vasco se abriu e trocou um dos três volantes por Alex Teixeira, armador. As linhas defensivas do adversário subiram, a proteção à zaga passou a ter buracos, e a entrada de Flaco López no lugar de Vitor Roque talvez não tenha sido a melhor escolha naquele momento – teria sido antes, quando essas linhas estavam mais recuadas.
De qualquer maneira, o Palmeiras seguiu criando, aproveitando a fluidez de Allan e a força de Paulinho. Flaco também entrou bem, abrindo espaços e usando bem o corpo, mas na chance que teve, em jogada de contra-ataque, desperdiçou de forma bizarra, frente a frente com Léo Jardim.
Felizmente, não fez falta; o Vasco não conseguia ameaçar o sólido sistema defensivo do Palmeiras e o árbitro, que teve uma atuação discreta, encerrou o jogo decretando mais três pontos em nossa conta.
Segue o líder! Puxando a fila no Brasileirão e na Libertadores e bem encaminhado na Copa do Brasil, o Palmeiras vai conquistando os resultados enquanto os principais jogadores vão evoluindo e se entrosando cada vez mais. Um elenco que foi quase 50% renovado no início da temporada vai tomando corpo e constatamos que as peças de reposição estão num nível muito próximo, se não igual, aos chamados titulares.
Tudo isso segue nos dando muita confiança em ótimos desfechos para as competições que estão em andamento, e num belo papel na que ainda vai começar, daqui a algumas semanas, nos Estados Unidos. VAMOS PALMEIRAS!
UUUHHH! Vitor Roque tentou cruzamento, a defesa afastou e a bola sobrou com Richard Ríos; o colombiano disparou para o gol, a bola desviou no meio do caminho e passou com muito perigo, saindo em escanteio.
17'
Palmeiras
QUE CHANCE! Estêvão bateu escanteio pela direita e encontrou Felipe Anderson na entrada da área; o camisa 7 ajeitou de cabeça para Bruno Fuchs, que recebeu com muita liberdade, na cara do gol, mas cabeceou para fora.
47'
Vasco da Gama
GIAY ESPETACULAR! Nuno Moreira cobrou falta no meio campo e alçou a bola no lado direito da área; Weverton saiu mal do gol e entregou nos pés de João Vitor; o camisa 38 encobriu o goleiro e a bola ia entrando, até que Giay chegou de forma incrível e tirou de bicicleta.
49'
Omisso e confuso, Davi de Oliveira Lacerda encerrou a primeira etapa após quatro minutos de acréscimo.
Segundo tempo
O Palmeiras voltou para a segunda etapa sem alterações na escalação.
4'
Palmeiras
QUAAAASE! Piquerez recebeu na ponta esquerda, cortou para o meio e rolou para Emi Martínez, que ajeitou o corpo e bateu firme para o gol; com desvio, a bola ia no ângulo direito de Léo Jardim, mas o goleiro fez uma defesa espetacular de mão trocada e espalmou para escanteio.
7'
Palmeiras
Em falta no lado direito do ataque, Ríos e Estêvão fizeram jogada ensaiada e o camisa 41 tocou para Piquerez, na entrada da área; o uruguaio bateu firme para o gol, mas mandou por cima da meta.
14'
Palmeiras
Richard Ríos bateu falta da intermediária, com finalização rasteira, forte, mas a bola saiu à esquerda de Léo Jardim.
15'
Palmeiras
Entraram: Paulinho e Allan
Saíram: Facundo Torres e Felipe Anderson
16'
Palmeiras
GOOOOOOOLLLLLLL DO PALMEIRAS! Richard Ríos pressionou a saída de bola e ela sobrou com Estêvão, no lado direito da área; o camisa 41 viu Vitor Roque livre na marca do pênalti e cruzou rasteiro para o tigrinho marcar seu primeiro gol com o manto.
29'
Palmeiras
Entrou: Flaco López
Saiu: Vitor Roque
35'
Palmeiras
Entraram: Lucas Evangelista e Aníbal Moreno
Saiu: Estêvão e Richard Ríos
37'
Palmeiras
QUE CHAAANCE! Em contra-ataque rápido, Aníbal Moreno descolou excelente passe nas costas da zaga para Flaco López; o camisa 42 disparou em velocidade e entrou na área livre de marcação, mas na hora de finalizar, pegou mal e a bola saiu à direita de Léo Jardim.
50'
Davi de Oliveira Lacerda encerrou a partida após 5 minutos de acréscimo.
Notas
Jogador
Descrição
Nota
Weverton
Defesas tranquilas, sem maiores sustos.
6.5
Giay
Uma das maiores provas que, às vezes, é preciso ter paciência com alguns jogadores.
8
Gustavo Gómez
Partida no padrão do capitão.
7
Bruno Fuchs
Se ele sempre jogou tudo isto, não dá pra entender por que era reserva no Inter e no Galo.
7.5
Piquerez
Manteve o corredor esquerdo sem problemas.
7
Emi Martínez
Incrivelmente regular, quase fez mais um de fora da área.
7
Richard Ríos
Incrivelmente irregular: a jogada do gol foi 80% dele, mas errou lances fáceis e fez muitas escolhas erradas. Em tarde de vitória, prevalece o que fez de bom.
8
Aníbal Moreno
s/n
Felipe Anderson
Precisa ter mais iniciativa, principalmente quando o time tem a bola.
6
Allan
Solto, à vontade, nem parece que tem só 20 anos. Joga de 8, de 7, de 10 e de 11. Mais um com o selo de excelência de Cria da Academia.
7
Estêvão
Tem só 18 e vai conquistar o mundo.
7.5
Lucas Evangelista
s/n
Facundo Torres
Parece estar sentindo a longa sequência de jogos. É humano!
6.5
Paulinho
Abel vai mandando a campo aos poucos, nesse pós-cirurgia. E vai mostrando pequenas evoluções.
6.5
Vitor Roque
Saiu, e dessa vez não teve juiz, bandeira nem VAR pra anular. Abriram o vidro do catchup!
8
Flaco López
Se não fosse o gol perdido bizarramente, teria uma nota bem alta. Infelizmente o que vai marcar a memória é esse lance, não as boas movimentações e os vários duelos vencidos.
6
Abel Ferreira
Demorou um pouco pra mexer, mas nada que tenha colocado a vitória em risco.
7.5
Um comentário em “04-05-2025 Vasco da Gama 0x1 Palmeiras – Campeonato Brasileiro 2025”
Sacanagem. O Giay merecia uma nota 10 hoje.