2
X
0

Palmeiras 2x0 Bolívar

O Palmeiras venceu o Bolívar por apenas 2 a 0, mas foi o suficiente para garantir a passagem do time como primeiro colocado geral da fase de grupos da Libertadores – e ainda há um jogo por fazer, em casa, contra o Sporting Cristal.

O Verdão chegou ao placar com apenas 11 minutos jogados e depois descansou. O Bolívar se fez de morto, para não levar mais. E os dois times ficaram satisfeitos. Quem não gostou foram os torcedores que chegaram ao estádio depois da marcação do segundo gol – e não foram poucos – pelo menos um terço dos 28 mil pagantes divulgados entraram no Allianz Parque depois que o placar havia sido definido. O horário do jogo, 19 horas, dificultou que todos chegassem a tempo de ver o apito inicial.

O Bolívar é um time grande em seu país e não está acostumado a jogar defendendo. Sabem atacar mas não sabem se proteger. A defesa do time azul era formada por duas linhas frágeis e com muito espaço atrás. A recomposição após a perda de bola era absurdamente lenta. Uma presa facílima. Dois gols em 11 minutos não foi acidente, nem circunstancial. Era uma tendência claríssima.

O primeiro saiu aos 5 minutos, numa jogada aérea básica, em que Murilo cabeceou no meio da área, sem ser incomodado. O segundo saiu aos 11, num ataque rápido aproveitando exatamente os espaços que apareciam pelo mau posicionamento e pela lentidão na recomposição. Se o Palmeiras forçasse, conseguiria uma goleada histórica.

Mas a enorme maratona que ainda temos pela frente, com jogos vitais no Brasileiro, mais a proximidade da Copa do Mundo de Clubes, fizeram com que o Palmeiras tirasse o pé do acelerador. O Bolívar estava ok com os 2 a 0; não fez nem menção de querer competir e se fingiu de morto, para não provocar.

Assim, o jogo seguiu sem grandes emoções – só as jogadas de bola parada geravam alguma alteração no ritmo cardíaco. A movimentação ficou tão modorrenta que nosso time cometeu alguns erros defensivos que não costuma cometer, por clara falta de concentração.

Abel fez as trocas visando poupar alguns e dar ritmo a outros, principalmente Mayke e Veiga. No final, foi um grande amistoso. Nem parecia jogo de Libertadores.

Notas ruins:
1) a precificação proposta pela diretoria foi claramente equivocada. A falta de um modelo profissional para estabelecer os valores dos ingressos assusta.
2) a arbitragem do argentino Maximiliano Ramírez foi pior que costumamos ver nos gramados brasileiros em geral. Fraquíssimo.

A chavinha volta para o Brasileirão: com vários jogadores com a energia renovada, o Verdão jogará no fim-de-semana para manter e talvez ampliar a liderança do campeonato, e o jogo é contra um dos perseguidores direto: o Bragantino vai nos receber em sua nova casa, um estádio provisório, enquanto o Nabi Abi Chedid está em reformas. Mas a cabeça já está, cada vez mais, na Copa do Mundo dos Estados Unidos, que começa daqui a um mês. Ainda mais com o objetivo primário da Libertadores já conquistado. VAMOS PALMEIRAS!

Ficha Técnica

28.381

R$ 2.358.169,80

Maximiliano Ramírez

Germán Delfino

Escalação

Bolívar

Cordano
Yomar Rocha
Miguel Torrén
Rubén Ramírez
Jairo Quinteros
José Sagredo
Leonel Justiniano
Carlos Melgar
Dorny Romero
Robson Matheus
Jhon Velásquez
Bruno Sávio
Pato Rodríguez
Fábio Gomes
Flavio Robatto
TÉCNICO


Primeiro tempo

'
Palmeiras

5'
Palmeiras

QUASE UM GOLAÇO! Felipe Anderson pegou a bola na direita e cruzou no segundo pau para Facundo Torres, que já emendou um toque para dentro visando Vitor Roque; o camisa 9 deu uma linda bicicleta, mas mandou à esquerda do gol.

6'
Palmeiras

GOOOOOOOLLLLLL DO PALMEIRAS! Após escanteio curto, Piquerez recebeu pela ponta esquerda e cruzou na medida para Murilo; o zagueiro cabeceou firme, no alto, à direita de Cordano.

12'
Palmeiras

GOOOOOOOLLLLLLL DO PALMEIRAS! Felipe Anderson descolou belo passe em profundidade para Mauricio, que disparou pela direita, com liberdade, invadiu a área e cruzou rasteiro para Facundo Torres; com liberdade, o uruguaio só precisou empurrar para o gol.

20'
Bolívar

WEVERTON! Patito chegou pela ponta esquerda e cruzou a bola pelo alto; Richard Ríos tentou afastar, mas acabou jogando a bola contra o próprio gol, dando trabalho a Weverton, que saltou e espalmou para escanteio.

31'
Palmeiras

UUUHHH! Marcos Rocha avançou pela ponta direita e cruzou no segundo pau para Piquerez; o uruguaio dominou no peito e bateu firme de voleio, mas a bola passou à direita do gol.

48'

Maximiliano Ramírez apitou o final de um primeiro tempo de dominância do Verdão.


Segundo tempo

O Palmeiras voltou ao gramado do Allianz Parque sem alterações na escalação.

6'
Palmeiras

QUASE! Richard Ríos avançou bem pelo lado direito do ataque, dentro da área, e tentou uma finalização de cavadinha, buscando a segunda trave; a bola passou com perigo, mas saiu em tiro de meta.

11'
Palmeiras

Felipe Anderson fez boa jogada pela direita e tocou curto para Mauricio; o meia ajeitou para a perna esquerda e bateu firme para o gol, dando trabalho para Cordano, que teve trabalho para espalmar.

15'
Palmeiras

QUE CHANCE! Em contra-ataque rápido, Vitor Roque recebeu a bola no meio-campo, disparou em velocidade, invadiu a área, saiu na cara do gol e foi derrubado por trás por Ramírez, mas nada foi marcado.

17'
Palmeiras

GOL IMPEDIDO! Richard Ríos recebeu a bola na meia direita e tocou de primeira para Mauricio, pela ponta; o camisa 18 cruzou na medida para Facundo Torres, que empurrou para as redes, mas estava impedido.

19'
Palmeiras

Entraram: Raphael Veiga e Luighi
Saíram: Mauricio e Facundo Torres

27'
Palmeiras

Entraram: Flaco López e Vanderlan
Saíram: Vitor Roque e Piquerez

30'
Bolívar

GOL IMPEDIDO! Patito cobrou falta na meia esquerda, fazendo levantamento para a direita, onde a bola foi ajeitada de cabeça para Dorny Romero; Weverton saiu mal e Romero só tocou de cabeça para o gol vazio.

33'
Palmeiras

TINHA ENDEREÇO! Raphael Veiga recebeu a bola na entrada da área, dominou e bateu firme para o gol; ela desviou na marcação e passou com perigo à direita da meta, saindo em escanteio.

39'
Palmeiras

Entrou: Mayke
Saiu: Felipe Anderson

43'
Palmeiras

Vanderlan acionou Raphael Veiga pelo meio e o camisa 23 acionou Mayke, pela ponta direita; Mayke fez boa finta e bateu forte, rasteiro, mas a bola passou à direita do gol.

44'
Palmeiras

BOA CHEGADA! Flaco López descolou bom passe na entrada da área para Raphael Veiga, que invadiu a área e bateu com força, de perna direita, mas Cordano fez excelente defesa.

51'
Palmeiras

Mayke avançou pela ponta direita e tocou na entrada da área para Richard Ríos; o camisa 8 ajeitou o corpo e finalizou com perigo, mas Cordano fez boa defesa.

52'
Palmeiras

Luighi recebeu pela ponta esquerda, cortou para o meio e bateu bem para o gol, mas Cordano fez mais uma boa defesa.

54'

O fraquíssimo Maximiliano Ramírez apitou o fim de um segundo tempo que teve checagens muito demoradas do VAR e precisou de 9 minutos de acréscimo.



Notas


Jogador
Descrição
Nota
Weverton
Falhou feio no gol anulado do Bolívar. Deu sorte!
5.5
Marcos Rocha
Voltou bem da lesão, tentando adquirir ritmo.
6.5
Bruno Fuchs
Inseguro, um susto por jogo. Precisa estabilizar.
5.5
Murilo
Fazia tempo que não metia gol.
7
Piquerez
Absoluto no corredor.
7.5
Vanderlan
Não deixou a peteca cair. Sem a mesma intensidade do titular, claro.
6.5
Emi Martínez
Um leão na proteção à zaga. Domina o meio-campo.
7
Richard Ríos
O mais intenso dos 22 jogadores em campo.
8
Felipe Anderson
Num jogo sem vibração, teve seus momentos. O passe que iniciou a jogada do segundo gol foi brilhante.
6.5
Mayke
Ajudou a aumentar o ritmo do jogo na fase final.
6.5
Mauricio
Lê o jogo muito bem. Se o Palmeiras segurar, vai ser nosso meia organizador por muitos anos.
7
Raphael Veiga
O jogo estava a cara dele. Pena que o ritmo era baixo.
7
Facundo Torres
Aproveitou bem os espaços pelo corredor intermediário.
7
Luighi
Entrou com garra e brigou bastante.
6.5
Vitor Roque
Não estava numa noite iluminada, mas também não jogou mal.
6.5
Flaco López
Errou bastante, mas estava cheio de iniciativas.
6
Abel Ferreira
Abel Ferreira
Seu maior trabalho foi o de fazer a gestão do elenco, e acertou em todas as escolhas - tanto as dos que foram escalados, quanto as dos que entraram, quanto as dos que nem foram relacionados.
7




Um comentário em “15-05-2025 Palmeiras 2×0 Bolívar – Conmebol Libertadores 2025

  1. Nao achei o Bruno Fuchs tão mal assim.
    E o Felipe Anderson até agora um
    Jogador de ok para bom, não vi nada de msis ainda (depois de 1 ano)

Deixe uma resposta