5
X
3

Pela 17ª rodada da primeira fase do primeiro turno do Campeonato Paulista de 1978, o Palmeiras recebeu a Portuguesa no Pacaembu e goleou a equipe a adversário por 5 a 3. Jorge Mendonça, com dois gols e uma assistência, foi o principal nome da partida, que teve Beto Fuscão, Altimar e Amílton Rocha marcando ainda os outros gols palmeirenses.

Precisando se recuperar após empatar sem gols com o XV de Piracicaba, o Palmeiras começou a partida de forma agressiva, intimidando a Portuguesa. Aos 8 minutos, Baroninho cobrou escanteio e Beto Fuscão subiu mais que todos para fazer 1 a 0.

Sem diminuir o ritmo, o segundo gol do Verdão aconteceu dois minutos depois: Baroninho cruzou rasteiro, a bola passou pelo goleiro Moacir e chegou em Jorge Mendonça, que não desperdiçou.

Arrasador, o terceiro só não aconteceu porque Moacir salvou um gol que seria contra de Nelsinho. Depois desses três lances, a Portuguesa acordou e assustou duas vezes com Enéas, mas Gilmar fez duas boas defesas.

Aos 39’, no entanto, Gilmar derrubou Enéas na área e o juiz marcou pênalti, que Wilson Carrasco bateu e diminuiu: 2 a 1 Palmeiras.

No segundo tempo, o Palmeiras veio disposto a acabar com o jogo. Logo aos 3 minutos, Jorge Mendonça cabeceou uma bola na trave. Entretanto, aos 10, veio o terceiro: Baroninho cobrou falta; Moacir rebateu e Jorge Mendonça chutou, mas o goleiro salvou e deu outro rebote, que Amilton Rocha não desperdiçou.

Aos 22, Milton ajeitou para Mendonça pegar de primeira e fazer o quarto do Verdão. E quando todos achavam que o jogo estava resolvido, a Portuguesa, que estava com 10 jogadores em campo, diminuiu com Camargo (aos 35’) e trouxe a diferença para um gol aos 37, com Enéas.

Filpo Nuñes reforçou o meio-campo para segurar o resultado e o alívio veio no último lance de partida: Jorge Mendonça fez grande jogada e tocou para Altimar, que de frente para o gol e, praticamente, debaixo das traves, deu números finais ao placar. Final: Palmeiras 5×3 Portuguesa, numa partida memorável no Pacaembu.

Ficha Técnica

19.290

Cr$ 578.720,00

Oscar Scolfaro

Escalação

Portuguesa

Moacir
Marinho
Pradera
Beto Lima
Nelsinho
Wilson Carrasco
Eudes
Elói
Tata
Camargo
Enéas
Alcino
Dentinho
Urubatão
TÉCNICO