0
X
0

Palmeiras 0x0 Botafogo-RJ

O Palmeiras ficou no empate sem gols contra o Botafogo, no Allianz Parque, na estreia do Campeonato Brasileiro. Sem inspiração, talvez ainda sentindo a perda do tetracampeonato estadual, o time completou o terceiro jogo seguido sem ir às redes – é apenas a segunda vez que isso acontece desde a chegada de Abel Ferreira, que vive seu pior momento como técnico do Verdão.

O Botafogo, que não entrava em campo havia cinco semanas e estreava o técnico, estrangulou o meio do campo ao armar um 4-5-1 com três volantes. Mantendo a última linha um tanto avançada, o posicionamento do time carioca obrigava o Palmeiras a recorrer aos lançamentos longos – e havia espaço para aproveitar essa brecha, mas nossos jogadores insistiam nos chutões verticais, pegando os zagueiros de frente – ninguém teve a ideia de tentar lançar na diagonal, para fazer o facão. É be-a-bá do futebol.

Para piorar, com o domínio completo do Botafogo na região central do gramado, nossa defesa ficou totalmente exposta porque Abel escolheu Lucas Evangelista para fazer a função de “5”, deixando Emi Martínez no banco. O estreante, que usualmente fazia a “8” no Bragantino, ficou perdidinho – além de não ser exatamente um caçador, ainda precisa entender o preenchimento dos espaços em nosso time para fazer essa função.

Weverton trabalhou muito no primeiro tempo, salvando o Verdão de tomar o primeiro gol, o que desencadearia a fúria da torcida. Ao final do primeiro tempo, o Botafogo teve 6 chances de gol, contra apenas uma do Palmeiras.

Para o segundo tempo, mesmo sem corrigir o erro na escalação, o Palmeiras conseguiu ao menos estancar a superexposição da zaga. Conforme o tempo foi passando, os jogadores do Botafogo foram ficando mais cansados e houve alguns jogadores amarelados, o que obrigou Renato Paiva a recorrer ao banco, muito inferior ao time titular.

As entradas de Bruno Fuchs, Emi Martinez e Felipe Anderson melhoraram muito o time. As chances começaram a aparecer. Vitor Roque teve uma bola limpa de cabeça, na risca da pequena área, e desperdiçou – pouco tempo depois, acabou substituído por Flaco López, que conseguiu errar um gol mais feito ainda, aos 42 minutos, frente a frente com John.

Acabada a partida, foi frustrante constatar que nosso time perdeu completamente a criatividade. Aquele grupo que sabia fazer jogadas com começo, meio e fim já não existe mais. Ao final do jogo, tínhamos em campo apenas 4 jogadores que já foram campeões pelo Palmeiras. O elenco foi muito mexido e precisa de tempo para entrosar.

Abel Ferreira precisa remontar esse time respeitando as características dos jogadores. Paulinho nem estreou ainda, mas é desesperador imaginar que o treinador vai escalá-lo jogando aberto, longe do gol.

Se há um treinador que já mostrou toda sua capacidade no futebol brasileiro, é Abel Ferreira, que nunca teve o trabalho tão questionado. E sabemos que, no futebol as coisas mudam muito rápido. Nosso comandante tem nas mãos uma chance maravilhosa de mostrar essa capacidade. VAMOS ABEL! VAMOS PALMEIRAS!

Ficha Técnica

Escalação

Botafogo-RJ

John
Vitinho
Jair
Alexander Barboza
Alex Telles
Cuiabano
Gregore
Marlon Freitas
Patrick de Paula
Newton
Artur
Santiago Rodríguez
Savarino
Matheus Martins
Igor Jesus
Renato Paiva
TÉCNICO


Primeiro tempo

11'
Palmeiras

Facundo Torres fez o cruzamento na ponta esquerda, Raphael Veiga entrou na área e cabeceou, sem direção. Tiro de meta para o Botafogo.

12'
Botafogo-RJ

Gregore disparou após disputa entre Igor Jesus e Murilo, invadiu a área do Palmeiras e finalizou de pé direito. A bola saiu à esquerda da meta de Weverton. Tiro de meta.

14'
Botafogo-RJ

Igor Jesus recebeu sem ângulo e bateu cruzado. A bola desviou, saiu fraca, mas quase complicou Weverton, que rebateu para o meio da área e correu para se recuperar.

22'
Botafogo-RJ

Patrick de Paula pegou a sobra na entrada da área do Palmeiras e bateu de primeira. A bola subiu e saiu perto do travessão de Weverton. Tiro de meta.

28'
Botafogo-RJ

Vitinho chegou no fundo, cruzou para trás, e Igor Jesus chegou finalizando. Weverton fez boa defesa, e na sequência Savarino finalizou para fora.

31'
Palmeiras

Estêvão dominou no bico da área, armou o chute e bateu colocando, buscando o outro lado. A bola passou com perigo. Tiro de meta para o Botafogo.

47'
Botafogo-RJ

O Botafogo teve um contra-ataque de dois contra um, Savarino disparou até a área, finalizou cruzado e Weverton espalma. A bola ia sobrar limpa para Artur, mas Piquerez chegou e mandou para escanteio.


Segundo tempo

13'
Palmeiras

O Palmeiras subiu a marcação, ganhou do Botafogo, e Raphael Veiga finalizou no meio do gol. John defendeu com tranquilidade.

19'
Botafogo-RJ

Artur ganhou de Estêvão e virou para Savarino entrar cara a cara com Weverton. No último toque antes de chegar na área, o camisa 10 do Botafogo adiantou demais, e o goleiro do Palmeiras ficou com a bola.

20'

Entraram: Bruno Fuchs, Giay e Felipe Anderson
Saíram: Mayke, Murilo e Raphael Veiga

21'
Palmeiras

Felipe Anderson fez uma boa jogada em sua primeira participação, driblou dois e passou para Giay. O lateral cruzou na segunda trave, e Piquerez pegou mal. Tiro de meta para o Botafogo.

23'
Palmeiras

Facundo Torres cruzou na segunda trave, Richard Ríos se antecipou à marcação e cabeceou com perigo, por cima do gol do Botafogo.

24'

Entrou: Emi Martínez
Saiu: Richard Ríos

26'
Botafogo-RJ

Patrick de Paula recebeu com espaço na ponta esquerda, cruzou para Igor Jesus, que chegou pegando de primeira. Ele não conseguiu bater em cheio na bola e mandou pela linha de fundo. Tiro de meta para o Palmeiras.

28'
Palmeiras

O Palmeiras foi para o abafa, rondou a área do Botafogo e teve a chance com Vitor Roque. O atacante chegou sozinho e cabeceou mal, cara a cara com John.

32'

Entrou: Flaco López
Saiu: Vitor Roque

 

37'
Botafogo-RJ

Santiago Rodríguez cabeceou em direção ao gol do Palmeiras, mas a bola bateu em Vitinho e saiu, tirando uma boa oportunidade para o Botafogo.

42'
Palmeiras

Flaco López teve a bola do jogo! O centroavante foi lançado em velocidade, ganhou de Jair, ficou frente a frente com John, mas o goleiro do Botafogo cresceu na frente dele e fez um milagre! Na sequência, o goleiro adversárui fez mais uma boa defesa.

50'

Ramon Abatti Abel, que economizou tudo nos cartões e deixou o pau comer, terminou o jogo.



Notas


Jogador
Descrição
Nota
Weverton
Duas defesaças no primeiro tempo.
8
Mayke
Tá lento - principalmente de raciocínio, demora a tomar as decisões e atrasa as jogadas.
4
Giay
Entrou decidido e aproveitou a queda física do adversário.
6.5
Murilo
É difícil acreditar que é o mesmo jogador que já foi até convocado para a seleção brasileira.
3
Bruno Fuchs
Entrou focado e foi bem tanto nos desarmes quanto na construção.
7
Micael
Lembrou o Clébão em seus melhores momentos. Tirou absolutamente tudo.
9
Piquerez
Um cruzamento pior que o outro.
4
Lucas Evangelista
Entrou na roubada, logo em sua estreia, teve que fazer a "5". Quando foi pra "8", entregou muito mais.
6
Richard Ríos
Pecou pelo exagero. Muitas vezes era para estar posicionado, atraindo marcadores, mas decidiu buscar a bola. Com isso, matou até o Veiga.
6
Emi Martínez
Consertou o meio-campo. Não era nem pra ter ficado de fora.
6.5
Estêvão
Segue sentindo falta de ter com quem jogar.
6
Raphael Veiga
Muito marcado, sofreu até com a fome do Ríos. Ainda assim, tinha que ter buscado o espaço.
5
Felipe Anderson
Por dentro, entrou bem e mostrou que tem de onde tirar.
7
Facundo Torres
Não brilha em nenhum fundamento, mas faz tudo com competência. Para compor elenco, encaixa muito bem.
7
Vitor Roque
É forte e bom de bola. Mas começa a sentir falta do gol. E desta vez, teve uma chance clara.
6
Flaco López
Recebeu a bola dos sonhos: aos 42 do segundo tempo, livre e de frente para o goleiro, com 0 a 0 no placar. Tinha tudo para se consagrar. Pois é...
4
Abel Ferreira
Abel Ferreira
Errou na escalação, errou nas mexidas, e errou na conversa. Vive sua pior fase.
3.5




Um comentário em “30-03-2025 Palmeiras 0x0 Botafogo-RJ – Campeonato Brasileiro 2025

  1. Achei evangelista bem, mostrou que tem boa visão de jogo, vai agregar muito desde que na sua função. Veiga, para mim, foi nota 4(sendo generoso). Há tempos merece banco e hoje, neste momento, Felipe merece a vaga dele. Estevão tem errado passes fáceis, tem tentado o chute que não entra mais. Não sei se merece banco. Na verdade, o Palmeiras merece logo um novo esquema tático SEM PONTAS. Um 442, um 352…

Deixe uma resposta