O caminho para o milagre está aqui (somente para loucos e iludidos)

O empate maluco entre Vasco e Flamengo ontem no Maracanã manteve ainda abertas as possibilidades do Palmeiras tentar virar a dificílima situação na tabela. Uma improvável, mas não impossível combinação de resultados pode reservar uma agradável surpresa ao mundo do futebol.

Tudo passa, antes de mais nada, por uma campanha perfeita do Verdão nos seis jogos que faltam. Esta condição é mandatória para qualquer exercício de tortura nas probabilidades que faremos a partir de agora.

O Flamengo tem cinco jogos pela frente e pode fazer, no máximo, seis pontos para que a virada aconteça. Ou seja, do nosso ponto de vista, ser-lhes-á permitido apenas vencer duas partidas.

A tabela deles ainda tem as seguintes partidas: GRE (F), CEA (C), PAL (F), AVA (C) e SAN (F). Perder para o Palmeiras no Allianz Parque é um dos princípios de todo este raciocínio. E vencer o Avaí no Maracanã na penúltima rodada será como bater pênalti sem goleiro.

Assim, restam três partidas a serem analisadas, nas quais eles poderão fazer, no máximo, três pontos.

Vamos considerar que eles perderão para o Grêmio na próxima partida. Esta possibilidade não é tão remota: eles já estarão com a cabeça muito na Libertadores e as divididas tendem a não acontecer com a mesma intensidade. O Grêmio está com o Flamengo atravessado e a vontade de tirar aquela casquinha do provável campeão é enorme. A missão deles, de fazer quatro pontos, passa a ser em dois jogos: CEA (C) e SAN (F).

O Vozão deve vir desesperado para fugir do rebaixamento e essas partidas costumam ser mais difíceis do que as posições na tabela sugerem. Mas o jogo contra o Santos, na rodada final, acontecerá num cenário desconhecido e é possível que o time santista já esteja de férias. Só um estímulo muito forte para fazer o elenco praiano causar um tropeço.

Pois é. Em qualquer projeção, mesmo as mais otimistas, as possibilidades são remotas. Mesmo com tudo dando certo (Palmeiras vencendo todas e Flamengo perdendo para o Grêmio), a chance deles marcarem quatro pontos contra Ceará e Santos não é pequena. Mas se as condições para esta projeção se confirmarem, a pressão sobre eles nessas partidas também será grande.

Os sites estatísticos avaliam nossas chances entre 0,3% e 1%. Mas essas cifras podem ainda virar 100% e aqui está o caminho para acreditar e seguir sonhando. Somos torcedores; vivemos de esperança. Impossível, não é.

Se você é daqueles que tem receio de se decepcionar, daqueles que não arrisca muito, ou se você vive preocupado com o que dirão de você por ter acreditado nestas remotas chances, este caminho não é para você.

Mas aqui vai uma dica: você pode seguir acreditando, secretamente, sem contar para ninguém. No seu grupo de zap e nas redes sociais, diga que este texto é um absurdo e que quem escreveu é um louco iludido. Mas volte aqui a cada vez que um dos resultados previstos para o milagre acontecer se confirmar.

Se o Palmeiras seguir fazendo sua parte e o Flamengo começar a tropeçar, garanto, ainda será divertido – mesmo que o final ainda não nos seja favorável. VAMOS PALMEIRAS!