Planejamento x resultados: no Derby dos analistas, o jogo já acabou

Bruno Henrique
Cesar Greco / Ag.Palmeiras

Com o final do primeiro turno do Brasileirão, podemos ver muita gente na mídia “especializada” fazendo as mais variadas contas. Muito se comenta sobre o quanto gastaram os principais times do país, especialmente o Palmeiras e o SCCP, para então fazer uma comparação de seus resultados em campo.

A surpreendente campanha que o rival faz no Brasileirão impele os mais variados escribas, honestos e desonestos, clubistas e imparciais, a discorrer sobre as qualidades do time de Carille, decretando a competência da diretoria do rival e a incompetência de Alexandre Mattos.

Diante de tanta coisa que se lê por aí, faz-se necessário organizar alguns pontos.

O rival tem mesmo resultados melhores?

Não necessariamente, a despeito do título paulista e dos sete ou oito dedos já colocados na taça do Brasileirão. A esta altura, se você não for palmeirense ou for muito impaciente, já deixou de ler o texto, achando que lá vem mais uma besteira que esses blogueiros clubistas costumam escrever. Mas se você teve paciência para continuar, obrigado, e vamos em frente.

Três fatores explicam as diferenças entre os resultados entre os dois rivais, a despeito do elenco claramente superior do Palmeiras:

  • “Liga” – com muita competência de sua comissão técnica, o SCCP montou um time consistente com um elenco tecnicamente um pouco acima da média, mas que conseguiram a tal da liga, o ingrediente mágico do futebol que fez até um Leicester da vida vencer uma Premier League. O Palmeiras parece estar chegando perto desse estágio, mas com muito atraso, resultado da já exaustivamente debatida sequência de duas trocas de treinador;
  • Sorte – o mata-mata do Paulistão, que não influencia no calendário das outras competições, teve aqueles 30 minutos aleatórios que mudam o rumo de qualquer campeonato – quando o Palmeiras foi dominado pela Ponte em Campinas, levou três gols que deram ao time de Carille o adversário dos sonhos em qualquer final – o troféu do estadual deu ao SCCP confiança para seguir o trabalho com o time-base que, incrivelmente, tem poucas baixas físicas na campanha – o que também pode ser competência da comissão técnica além de sorte.
  • Eliminações convenientes – ironicamente, o SCCP foi recompensado por dois fracassos, algo que, desta vez, não tem nada de competência: a não classificação para a Libertadores e a queda prematura na Copa do Brasil, o que os ajudou ainda mais a direcionar todas as forças no Brasileirão, um campeonato que premia a regularidade e perdoa apagões de meia hora. O Palmeiras perdeu preciosas semanas de entrosamento e sacrificou partidas com times mistos para lutar pela Copa do Brasil, da qual acabou eliminado por outros 30 minutos ruins; e pela Libertadores, pela qual ainda está na briga – e forte.

E é exatamente nesta luta que permanece viva que o Palmeiras ainda pode ter um resultado melhor na temporada que o rival. Diante das circunstâncias, o Palmeiras deu all in. Arriscou o Brasileiro pela América e provavelmente já está fora da luta pelo deca, mas se vencer a Libertadores, ao fim do ano o resultado terá sido melhor que o de qualquer clube brasileiro. O jogo ainda não acabou, ao contrário do que fazem as análises publicadas nos últimos dias. É absolutamente prematuro decretar em agosto que os resultados do rival são melhores. Quem faz isso usa de desonestidade intelectual para atender a interesses que podem variar do clubismo tosco ao fanatismo político.

E o planejamento?

Fábio Carille foi efetivado como técnico do SCCP após o clube colecionar recusas de técnicos medalhões. Jô voltou ao time que o projetou como o centroavante que sobrou no mercado, desacreditado, enquanto Guerrero, Pratto, Ricardo Oliveira, Fred, Ábila (??!?!) e claro, Borja, dividiam os palpites de quem seria o melhor centroavante do futebol brasileiro de 2017 dentre a mídia especializada. Rodriguinho era apenas mais uma opção de elenco para a meia, tão desacreditado quanto Guilherme, atrás de Marlone, Giovanni Augusto e Marquinhos Gabriel. Cássio aparentava estar em plena decadência, mas seguiu como titular.

O SCCP não optou por soluções incrivelmente funcionais e econômicas. Se pudesse, teria gasto tanto quanto Palmeiras, Flamengo e todos os times que investiram muito mais para 2017, exatamente porque estavam classificados para a Libertadores e já tinham garantidos premiações e direitos de transmissão da Conmebol. As eliminações convenientes forçaram nosso rival a gastar pouco. Com uma boa dose de sorte, e muita competência para fazer o time dar liga, está nadando de braçada no Brasileiro.

Mattos cometeu alguns erros no planejamento do elenco no início do ano – mas nunca se pode perder de vista que o clube foi obrigado a mudar de técnico duas vezes e o preço disto é ter um time com o desenvolvimento atrasado. Usou o orçamento incrivelmente superior para montar um elenco indiscutivelmente forte, que caminha para se tornar o time mais poderoso do país, mas que neste momento, diante da tabela de classificação do Brasileirão, parece ser um fracasso – e essa aparência pode se confirmar em caso de eliminação na Libertadores. Um risco que o Palmeiras se viu obrigado a correr.

O planejamento do futebol do Palmeiras para 2017, a montagem do elenco, o atraso no desenvolvimento, o all-in na Libertadores e todas as devidas ponderações serão objeto de um post específico a ser publicado ainda nesta terça-feira. Fiquem atentos.

  • Antonio A. Alves

    Como sempre muito bom e bem lúcido sem clubismo.

    • Verdazzo

      COM clubismo. declaradamente!

      • Antonio A. Alves

        Kkkk e agora com uma bela patada

  • Julio C Mello

    Esqueceu de falar na pressão que a imprensa coloca sobre o Palmeiras. Coisa que nao acontece no gambá. Essas coisas são inexplicáveis.

    • Penhaman

      Não são tão inexplicáveis assim, como, calejadamente, sabemos.

  • Jander Perfeito

    Muito bem colada as palavras. Para bons intendedores basta…

  • Matheus Fabiano

    Essa imprensa imunda é vergonhosa. Todos os jornalistas esportivos no inicio do ano davam ao Palmeiras o melhor elenco, que iria ganhar tudo, que houve “planejamento”, por outro lado davam a gambazada como a 4ª força, justamente pela falta de “planejamento”. Agora, devido a essa maré de sorte que estão vivendo vão dizer que o “planejamento” deles é melhor? Haja paciência.

  • Wilfrido Paredes

    Independente dos resultados no campo, eu jamais trocaria a situação atual da SEP pela do SCCP.

    Isto é tão óbvio que estas matérias que pipocam aos montes na imprensa tem como único objetivo desestabilizar a estrutura que montamos, pois ela será vencedora em 9 vezes de 10 anos que disputarmos os campeonatos.

    Enquanto a deles acontecerá 1 vez a cada 10.

    Portanto, aos imediatistas que querem vencer sempre, todo ano, muita calma nessa hora.

    Se não for nesse ano, será no próximo, no próximo e no próxmo…

    • Samir Jalel Ghazzaoui

      Exatamente! Eu disse algo parecido no meu comentário. Um bom planejamento você ganha na maioria das vezes que disputa, mas pode eventualmente ficar sem nada. Já um planejamento ruim, você pode até ganhar uma vez ou outra, mas na maioria das vezes perde.

    • Nero Azzurri

      Perfeito comentário. No ano que vem vamos continuar fortes e nas cabeças de qualquer campeonato. Já eles não irão manter o nível, continuarão falidos e a realidade da qualidade do time deles virá à tona.

  • Renan B. Baroni

    Quero ver a cara desses analistas caso eles percam o título. É amanhã! Capaz de chegar o natal mas não chega o jogo! Avanti!

  • Samir Jalel Ghazzaoui

    A campanha dos caras lembra a campanha do Leicester e não a campanha de um Barcelona da vida. Um time que tecnicamente não é brilhante, mas que com raça, união e cooperação estão bem e jogando mais no erro do adversário. Defendem bem e contra atacam rapidamente. Leicester’s da vida não são resultado de um bom planejamento, porque são raros, surgem um ano e nunca mais aparecem. Então, não há nada que se elogiar do planejamento deles, quem está fazendo um bom trabalho é o Carille e os jogadores que estão ganhando os jogos jogando um futebol efetivo, pra ganhar o jogo.

  • Samir Jalel Ghazzaoui

    Muita gente esquece que em 2013, o nosso rival estava nadando no dinheiro, não tiveram metade dos problemas que tivemos este ano (troca de técnico, reposições, lesões de jogadores importantes) e fez uma das campanhas mais ridículas da história. Eles foram eliminados precocemente na Libertadores, na Copa do Brasil e tiveram uma sequência de 9 derrotas seguidas, uma delas por 4 a 0 contra a poderosa Portuguesa, e ficando até fora da Libertadores.

  • clluiz

    Na minha visão o principal erro do Mattos foi não investir na lateral esquerda e contratar jogadores muito lentos para essa temporada. De resto simplesmente não existiu planejamento do lado de lá, esse titulo esse ano pra eles vai igual a nossa CdB de 2012 e o titulo brasileiro do flamengo em 2009. Cagada total.

  • Nero Azzurri

    O combustível extra e que deu liga aos Gambás foi a nossa vexaminosa derrota de 1×0 no Paulista. Ali foi o divisor mór de águas, para o lado deles e para o nosso!!! Segue a vida!!

    • Elvis Morais

      se o verdão ganha ali era o fim deles

  • Paulopalmeiras2017

    ótima análise.
    O time demorou para encaixar, está se acertando devagar e precisamos avançar na Libertadores.
    Na sequência precisamos ganhar os clássicos antes das quartas de final contra SPFC e SFC para ganhar a moral definitiva para enfrentar o próprio SFC nas quartas da Libertadores.
    Quanto ao SCCP, a campanha deles no Brasileirão é muito mais circunstancial do que competência, de toda forma, o campeonato ainda não acabou, eles ainda precisam ganhar muitos jogos, vamos ver se vão segurar o rojão até o final.
    Vai dar tudo certo na quarta-feira, comprei ingresso para o mesmo setor em que assisti a final da Copa BR 2015 e os jogos contra Botafogo e Chapecoense no ano passado.

    • Nero Azzurri

      No ano que vem vamos continuar fortes e nas cabeças de qualquer campeonato. Já eles não irão manter o nível, continuarão falidos e a realidade da qualidade do time deles virá à tona.

      • Elvis Morais

        não tinha visto seu comentário, escrevi em cima e minha opinião é a mesma, para mim temos time e jogadores para negociar até 2020.

  • Saulo Tuchê 9X

    A imprensa esportiva muito se parece com a imprensa geral! Cheia de pseudo-jornalistas que nunca passaram na frente de uma faculdade e não entendem nada de futebol, sua história e particularidades, se acham no direito de escrever matérias completamente direcionadas. Comparo as imprensas pois o lado defendido é, cafajestemente, o mesmo. SEMPRE!

    Enquanto isso, vamos esperar o jogo de amanhã, que ainda deve demorar uns 60 dias pra chegar!

  • Elvis Morais

    Boa tarde.
    Para mim logo logo a galinhada vai cair na realidade e vai começar a perder, pode ser que no ano ganhem o BR, porem a diretoria deles já fez muitas cagadas, e na sorte colocaram o Carille e o time tem jogado por ele naquele esquema nojento que a galinhada sempre jogou, fecha atras e se der faz um gol e leva o jogo, acho que tem sorte e como disse competência do técnico, mas uma coisa é certa quando acabar a sorte, vão voltar a falar em divida de estádio dinheiro sujo no clube e por ai vai, para mim o Palmeiras arrisco muito e errou em contratar o F.Melo e junto o E.B, planejou algumas coisas erradas e agora as coisas estão encaixando, mas trabalho é trabalho e a sorte um dia acaba e fica só o trabalho no qual a diretoria da galinhada é péssima, assim como as flores do Morumbi que vão pagar o preço peça má gestão que estão fazendo, para mim o Palmeiras tem peças boas para até 2020 que serão negociadas e vão dar retorno aos cofres do Palestra.

    • Saulo Tuchê 9X

      Não fale do planejamento dos patrocinados pelo Inter(???), Arroz tio Urbano e Poty!!! KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK

  • Elvis Morais

    Só uma observação, o Palmeiras está inovando com clubes Europeus, Mina é o inicio disso, logo logo verão jogadores do Barça e outros clubes europeus vindo jogar no verdão, anotem isso.

  • Danilo Peressim Pinto

    Repito isso em toda conversa sobre o desempenho do rival com amigos Palmeirenses, aquela derrota no clássico por 1×0 pelo Paulista foi o divisor de aguas do lado gambálistico, tivera nós vencido aquela partida não estariamos aqui discutindo esse desempenho “unbelieavable” dos marginais! Deixando de lado as lamentações, o troféu mais importante do ano ainda está ao nosso alcance, então, vamos busca-lo!

  • Fernando Piason

    O gambá só ganhou uma Libertadores na vida porque no ano anterior foi eliminado na pré-Libertadores e não disputou nem Copa do Brasil, tendo UM ANO INTEIRO E MAIS O SEGUINTE pra chegar onde chegou. E só deu certo com a colaboração do Diego Souza. Portanto, se porventura não levarmos a Libertadores este ano – aposto que levamos – o trabalho simplesmente tem que continuar porque não é possível que não fiquemos entre os 6 do Brasileiro. Não vejo nenhuma razão pra desespero e uma pressão desmedida que eu vejo em alguns.

    • Saulo Tuchê 9X

      Nada tira da minha cabeça que aquela Libertadores foi comprada. E com dinheiro público!!! Andrés e Lula em seus auges, impressorão sendo construído e um Boca totalmente aquém daquilo que poderia entregar… Enfim, esse ano é tudo nosso: Liberta e Brasileiro!!! Quem acredita que eles não tropeçarão, tbm crê em duendes!

  • Fedato Palmerista

    O time tá demorando mais pra encaixar porque simplesmente não treina …. é jogo toda quarta e domingo desde que o Cuca assumiu .
    Se passarmos amanhã, chegaremos mais fortes nas quartas, caso dê zebra não é o fim do mundo, basta não cair na pilha da imprensa e seguir o trabalho da diretoria, comissão técnica e elenco.
    Torcedor Palmeirense tem mania de ficar dando xilique por qualquer coisa, perdemos no domingo e cansei de ler um monte de asneiras, os caras estavam parecendo o Felipe Melo.
    Mesmo caindo amanhã, a torcida tem que continuar apoiando até o final do ano, calamos a boca da imprensa e vamos em busca da vaga da Libertadores do ano que vem .
    Claro que tivemos problemas neste ano, mas estamos no caminho certo .

  • Marcos Aurélio Bardini

    Eu daria muitas risadas se ao fim do ano ganharmos a Libertadores e o Gaymio passar o gambá no 2º turno e for campeão.
    O saldo 2017 seria:
    PALMEIRAS – Bi-Campeão da Copa Libertadores (e imaginem uma cagada contra o Real Madrid).
    Gambá – Campeão Paulista

    O que eles diriam se isso ocorresse???

    • Wilfrido Paredes

      A imprensa diria que “Com investimento milionário Palmeiras fracassa mais uma vez…”

      Imprensa, sempre será a imprensa que conhecemos…

  • Fernando Marinho

    Excelente análise Conrado, como sempre.

  • Lucas Dalmáz

    Muito bom o post. Só porque o “errado” está dando “certo” pro lado deles, não quer dizer que o nosso modo esteja errado. Todos jogadores que os gambás contrataram, se fosse pro Palmeiras, iriam pedir 3x mais de luvas, salários e comissões. Jádson e Jô só foram baratos porque aceitaram voltar pra lá.
    Enfim, minha torcida é que o elenco deles comece a discutir premiação do brasileiro logo, pra ver se isso tudo desmorona. E quando/se isso acontecer, estivermos por perto pra ultrapassarmos!
    DALEPORCO!

  • Ferracini

    Dificilmente um time que foi campeão brasileiro em um determinado ano começa bem o campeonato do ano seguinte, como aconteceu conosco em 2016/2017. Os jogadores são preparados fisicamente para renderem o máximo até a reta final do campeonato e nada mais natural de que iniciem o próximo ano aquém das suas capacidades. Mesmo assim o Palmeiras está no G4 e, não fosse realmente a campanha surpreendente do SCCP (logo eles!!!), estaríamos no páreo.
    Qualquer time gostaria de trocar de posição conosco nessa altura da temporada…tenham certeza disso!

  • Gabriel Pedro

    Conclusão que eu tive deste post útil para o Palmeiras: Alexandre Mattos e Cuca deveriam assinar um contrato vitalício.
    Conclusão de utilidade pública: O Small Club do BR17 é o Leicester do Inglês 15/16.

    • Saulo Tuchê 9X

      Será SE for campeão

      • Gabriel Pedro

        Boa!

  • Excelente post. Infelizmente essa conjunção de fatores abriu uma boa janela de oportunidades para eles, que foram competentes de estar com um time encaixado, apesar de toda a limitação de seus jogadores. O que estamos vendo é algo impossível de se prever ao início de uma temporada e o exemplo do Leicester se aplica perfeitamente.

    • Saulo Tuchê 9X

      Só não me lembro se o Leicester teve tanta ajuda do apito. No início do campeonato foram váaarios erros. Agora, ajudados por uma imprensa podre, nem se lembram disse, como tbm não se lembram de tantos outros casos ajudando aos imundos. Enfim.. vamos ver qto mais bosta cabe na fralda deles!

  • Ralf Olbertz

    Eu já acho um erro falar em fracasso para um time que está na quarta posição do brasileiro.. falam como se estivéssemos sendo rebaixados e jogando a libertadores!

    O pessoal do Flamerda então deveriam cortar os pulsos..

    Futebol não é uma competição de quem gasta mais ganha.. nunca foi.

    Quem gasta mais tem mais probabilidade, mas não tem certeza nenhuma!

    Como diz o texto, quem apostaria em Jô? Ou Romero? Competência do técnico que conseguiu extrair deles o que poderiam dar de melhor, técnico este que nem foi escolhido pela diretoria, ficou no cargo pq não tinham como contratar ninguém..

    Quem diria que TTChe e Jean iam esquecer de jogar futebol? Qm saberia que o Moisés seria covardemente agredido e perderia 6 meses em campo? Qm diria que o Prass ia oscilar tanto?
    Qm diria que Borja, tanto festejado pela imprensa latino-americana, teria um ano tão ruim?

    Futebol é isso, incertezas, e as vezes os incompetentes são premiados, não to falando do Carille e do elenco, to falando da diretoria do SCCP.

    Não vamos entrar nessa, justamente na véspera de um jogo tão importante!

    • Saulo Tuchê 9X

      COINCIDENTEMENTE, às vésperas de um jogo importantíssimo! Pena (pra eles) que acabei de ver no twitter que já tem gente da torcida preparando mosaico para amanhã. Segurem-se lixos, o GIGANTE ESTÁ VOLTANDO !!!!

    • Igão

      Foi o que cuca disse esses dias: o time vem numa crescente no brasileiro, foi eliminado na copa do brasil com um 4×4 depois de sair perdendo por 3×0, virar e ter a chance de matar o jogo e tem um placar totalmente reversível na libertadores. Claro que imaginávamos que o time estaria voando a essa altura da temporada, mas tbm não dá pra dizer que está um completo desastre.

  • Rafael Capelini

    AHummmmmmmmmmmmmmmmmm

    Após longo período de meditação, e comunicação com vozes do além e de outras dimensões:

    …prevejo os gambas INACREDITAVELMENTE fazendo um segundo turno quase tão bom quanto o primeiro e marcando mais INCRÍVEIS 41 pontos totalizando IMPENSÁVEIS 88 Pontos no Campeonato.

    No entanto ficarão com o VICE Campeonato!!

    POIS o PALMEIRAS engatará uma sequencia de 19 vitórias seguidas quebrando todos os recordes e casas de apostas e com os 57 pontos do returno TOTALIZARÁ 89 sendo o GRANDE CAMPEÃO!!!

    Assim falaram os Astros, assim falou Zoroastres, Assim falaram os Deuses do Olimpo, dos Maias e dos Aztecas!!!

    Ainda não aconteceu, mas já está escrito!!!

    Quem viver verá e quem ver se fascinará!!!

    • Wilfrido Paredes

      Se Jailson conseguir jogar as 19 partidas, não duvido…kkkkk

    • Saulo Tuchê 9X

      Sou otimista, mas isso aí que vc tomou é bom hein? Sobrou?? kkkkkk

      Eu mudo de nome se os lixos vão seguir pontuando tanto como têm feito. TRUCO!!! rs

      #RUMOAODECA

      • Rafael Capelini

        kkk só tomei uma mistura poderosa de relaxantes musculares e anti-inflamatórios rsrsrs, estou com um torcicolo assassino.

        Realmente é mais provável eles engatarem uma sequência de derrotas do que acontecer isso ai encima, mas já pensou? Ia ter um suicídio coletivo de vários Pseudo-jornalista. E se meu torcicolo está me matando agora, não ia existir remédio no mundo pro tanto de dor de cotuvelo que iria ter em dezembro em se cumprindo essa ‘previsão’ kkkkk

        • Saulo Tuchê 9X

          kkkkkkk relaxa que amanhã esse torcicolo vai embora! Suspende os relaxantes e vai tomar uma pq não é legal misturar remédios com álcool e super indicado um “relaxante” como álcool pra não precisar de desfibrilador no fim do dia!

    • Kleber M

      Acho que eles farão uns 35 pontos no 2o.turno. se alguém quiser ser campeão, tem de fazer mais de 82… o Palmeiras teria que fazer 51 pontos… temos que focar na Libertadores com tudo. Não é questão de ser o que restou… sempre foi o objetivo DO ANO!

  • Penhaman

    Quando alguém falar que o Palmeiras esse ano é um fracasso, lembre-se dos bambis. Será que eles não gostariam de estar nas oitavas da Libertadores, em 4º no Brasileiro, com os cofres cheios e contas em dia?

    O Curica em todos esses quesitos só está melhor que nós no Brasileiro. Será que tem esse gás todo até o final? Vão ficar 14 dias parados.

    Para um time que está tentando se encontrar, 14 dias sem jogar pode ser o necessário para se encontrar e embalar. Para um time ajustado e já embalado, pode ser motivo de perda de foco. E estou contando que seja isso que aconteça.

    • HeitorTirone JR

      Pensei o mesmo esses dias, eu acho que para o curica vai ser o inicio da derrocada no campeonato,já para Palmeiras, Flamingo e Bambis vai ser uma parada providencial para uma alavancada.

      • Penhaman

        Heitor, infelizmente esse 14 dias parados vão ser somente para os gambás, pois o jogo contra a Chapecoense, que seria este final de semana, foi adiado pq o time de Santa Catarina está disputando a Copa Suruga. Para o Palmeiras, 14 dias sem jogar seria o ideal para acertar e ir com tudo para o final da temporada.

  • marlon mousquer

    Mesmo que sejamos eliminados precocemente da libertadores e figuremos entre o G6 do brasileirão acho errado falar que a diretoria/comissão fracassaram. Seria uma enorme frustração diante da capacidade técnica do elenco mas não diria que seria um fracasso. A expectativa é muito alta e não alcança-lá não resulta em fracasso. As pessoas/imprensa tem que analisar que o investimento é pra te dar mais chances de ganhar alguma, ou seja, o investimento não é diretamente proporcional a quantidade de títulos. O melhor e mais caro elenco pode não ganhar nada e mesmo assim não ser um fracasso. Expectativa frustrada não é sinônimo de fracasso.

  • Igão

    É como o próprio Carille disse: enquanto ele tem o mesmo grupo jogando junto desde janeiro, nós recebemos alguns titulares durante a temporada e ainda trocamos de técnico. Acertar leva tempo, e tempo é artigo de luxo em nosso calendário.

    • Fedato Palmerista

      É a mesma coisa que achar carne no mercado na Venezuela .

  • André_Verdão

    O erro desse ano foi ter contratado demais e contratado muitos jogadores de médio pra bom nível (nenhum de inegável alto nível foi contratado).Se o nível de investimento feito nesse ano permanecer ano que vem espero que venham poucas contratações mas que só venham jogadores de comprovado alto nível (já temos bom elenco, precisamos de peças que desequilibrem jogos). Com 150 milhões ano que vem trazemos um lateral esquerdo de alto nível (como o Felipe Luis do Atletico de Madrid), um meia de alto nível (Gustavo Scarpa seria esse meia) e mais um atacante com o estilo que o Cuca gosta(Alario do River Plate) . SÓ PRECISA DE 3 CONTRATAÇÕES ANO QUE VEM.

  • Palmeiras07

    O Palmeiras será campeão da Libertadores 2017 calando todos, o Palmeiras é igual a seleção brasileira, só ganha quando está desacreditada pela mídia e por torcedores modinha (vide últimos títulos, CB-2012 ganhamos no peso camisa, CB-2015 o Santos era o melhor, BR-2016 o palmeiras só tinha o Cucabol e tinha o cheirinho no ar), agora é um time “fracassado” como estão dizendo. Amanhã 3 x 0 Palmeiras, podem “printar” a tela!!!!

  • Antonio Frederico

    O caso do SCCP é simples: jogam fechado, como time pequeno. Não dão o bote na marcação, o tempo passa e o adversário começa a se irritar e se lança ao ataque. Jogam claramente no erro do adversário, roubam a bola enquanto Jô e Romero disparam ao ataque. Tudo muito bem ensaiado. Solução: jogarem com paciência, sem se lançar ao ataque, obrigar o SCCP a sair. Primeiro que jogar xadrez com eles ganha.

    Detalhe: se fosse tudo tão planejado assim, porque Roberto de Andrade início o ano reclamando que queria ter uma Crefisa no time dele?

  • Lucas Scridelli

    Primeiramente: a dívida deles é imensa, nao pagam uma parcela sequer do estádio (só juros) e mais cedo ou mais tarde alguém vai ficar insatisfeito e azedar o clima lá, talvez nao seja a tempo de estragar o camponato Brasileiro, mas a bomba financeira deles está para estourar.

    Em segundo lugar, a mudança do calendário da libertadores colocou um desafio a mais que antes nao exisitia, até o ano passado todos os times que estavam na Liberta sacrificavam o primeiro semestre para buscar a libertadores e depois no segundo semestre corriam atrás do resto e ainda havia tempo pra disputar Copa do BR e BR, isso mexe com planejamento de treinos, expectativa dos jogadores, ansiedade, clima no vestiário, fora a sequencia incrível de jogos.

    Por último um pouco de teoria da conspiraçao hehehehe, nao duvido nada que clubes com baixos níveis de lesao nao beneficiem de esquemas de doping. Isso existe em todo esporte, porque nao no futebol? Talvez pq a grana envolvida seja muito alta e o coletivo sobressalte aos olhos do espectador, muito mais que um nadador dos 100m rasos.

  • Edinog

    Entendo como fracasso a eliminação precoce no Paulistão e Copa do Brasil, ou seja e mais uma vez, com o elenco que temos, existe sim o obrigação de disputarmos todos os campeonatos até o fim, chegar a uma final e ganhar ou perder, pode ser sim uma questão de momento ou 30 minutos ruins, afinal são 11 contra 11 no período de 90 minutos em que tudo pode acontecer. Tivemos realmente algumas falhas de planejamento, contratamos muito e não tivemos a capacidade de encontrar dois bons laterais, concordo que realmente não existe muita qualidade no mercado, porém, tínhamos em nosso elenco dois garotos(João Pedro e Victor Luis) que se não são os laterais dos nossos sonhos com certeza, não ficam a dever para o Mayke, Fabiano, Egídio e a idade avançada do Zé Roberto, tá certo que ao empresta-los para o Botafogo e Chapecoense, teriam a oportunidade de jogarem a Libertadores e retornarem com mais experiência para 2018. Ou seja, o mundo não vai acabar hoje por volta da meia noite, só vamos ter a chegada do dia 10/08 e caso tenhamos mais uma desclassificação prematura, que sirva de lição à nossa Diretoria visando um melhor planejamento futebolístico para 2018.

  • Thiago Sturzenegger

    Pelo menos ouvi na CBN eles darem bastante destaque ao fato de que o resultado do SCCP não é planejamento, é acaso, e que os méritos são exclusivos da equipe técnica e dos jogadores. Avaliação correta.

  • Kleber M

    A verdade mesmo é que se houve um time sem planejamento… esse foi o SCCP. Fizeram o que deu pra fazer, efetivando o técnico sem experiência que não queriam e contratando jogadores que sobraram e aceitaram jogar lá. E conseguiram até aqui muuuito mais do que planejaram…