RUN BAMBIS RUN! Arrancada Heroica, 75 anos

Arrancada HeroicaNo dia de hoje, todos os palmeirenses podem comemorar os 75 anos da Arrancada Heroica. No dia 20 de setembro de 1942, nasceu o Palmeiras campeão, ao bater na final do Campeonato Paulista o SPFC por 3 a 1. Naquela tarde, o inimigo fugiu de campo quando o Palmeiras se preparava para bater um pênalti para fazer o quarto gol – e a tendência era o placar aumentar ainda mais.

A contagem pode ter parado no 3, mas o jogo entrou para a História da mesma forma. Depois de uma campanha política asquerosa que tinha por objetivo se apropriar do nosso estádio, o SPFC conseguiu que o Palestra Italia mudasse de nome, mas a resistência da comunidade italiana prevaleceu e o Palmeiras, em seu primeiro jogo, colocou os sãopaulinos para correr, literalmente. Algo que já havia acontecido meses antes, em batalha campal na então rua Turiassú, quando os inimigos tentaram tomar o estádio à força, apoiados pelo sentimento antiitaliano provocado pela Segunda Guerra Mundial.

Correram no campo e correram na briga. O SPFC, o clube mais sujo da História, seguiu sua trajetória em busca de seu estádio e o conseguiu através de um esquema que envolveu políticos graúdos na década de 60, como Adhemar de Barros e Laudo Natel, mas isso é problema deles e de suas consciências.

Os momentos que antecederam a primeira entrada em campo do Palmeiras com seu novo nome foram cercados de muita emoção. Como seria maravilhosamente descrito em nosso Hino alguns anos depois, o Palmeiras é um clube que soube ser brasileiro, conquistando a massa que entendeu como separar um regime político praticado do outro lado do Atlântico de uma comunidade que já havia décadas contribuia com sua força de trabalho para construir uma metrópole cada vez mais pujante. Ao entrar no gramado do Municipal com a bandeira do Brasil desfraldada, liderada pelo capitão do Exército Adalberto Mendes, o Palmeiras iniciou mais um capítulo da História mais bela que qualquer clube de futebol pode ostentar.

RUN BAMBIS RUN!

Vista todo o orgulho da Arrancada Heroica. A camiseta RUN BAMBIS RUN está disponível na loja virtual do Verdazzo, apoiada na plataforma da Faraone. Acesse este link e conheça toda a linha de camisetas e canecas.

Run Bambis Run

  • STJD filho da puta! flamerda e bostafogo foram ABSOLVIDOS pelos tumultos na segunda semifinal da Copa BR! O argumento dos “magistrados” é q era impossível os clubes conterem um tumulto daquele! E o Palmeiras foi condenado por causa de briga generalizada de torcidas no jogo contra o Sport nas imediações da Arena Pernambuco! Nojentos! Querem apostar q o flamerda vai ser absolvido da confusão na primeira partida da final contra o cruzeiro?

      • Se eu fosse o Diretor de Futebol, esse seria o meu elenco 2018:

        Prass – Weverton/Gatito – Jaílson – Vinicius (base)
        Jean – Mayke – João Pedro (base)
        Mina – Luan – Thiago Martins (base)
        Gil – Juninho – Emerson Santos
        Zeca – Victor Luiz (base)- Taylor (base)
        Tchê Tchê – Thiago Santos – Gabriel Furtado (base)
        Moisés – Bruno Henrique – Matheus Sales (base)
        Lucas Lima – Scarpa – Juninho (base)
        Guerra – Roger Guedes – Zé Rafael – Artur (base)
        Dudu – Keno – Hyoran
        William – Borja – Deyverson

        35 jogadores, 3 gringos e 9 da base. Vale destacar que gosto muito do elenco atual e os jogadores que não estão são excelentes, mas não manteria no time se eu mandasse no pedaço.

        Mas como não mando, vale apenas a título de brincadeira.

  • O único meio-campo que atua no Brasil que eu gostaria de ver no Palmeiras é
    Gustavo Scarpa. De jogadores do prantos, só Vanderlei e Zeca, ou quem
    sabe Bruno Henrique para atuar nas pontas, como o Cuca gosta.

    • Scarpa é bola mesmo, mas o Flor faz questão de dificultar. Gosto muito do Bruno Silva do Botafogo tbm!

          • É só fazer os investimentos mais concentrados.

            Em vez de 7 ou 8 jogadores ‘caros’ nota 7,5, trás o Scarpa e mais dois laterais de primeira linha, capaz de investir ainda menos do que esse ano. A base do time e do elenco já tá mais do que bem montada, só faltam as cerejas, 3 caras pra chegar e vestir a camisa e ser referência!!!

  • Mascarado, mala, nojento, soberbo e arrogante, mas, MAS, é o melhor jogador da sua posição do futebol brasileiro! Se Lucas Lima chegar, será, de fato, a nossa maior contratação desde Dudu!

    • esqueceu boiola, desrespeitoso, xiliquento, wannabe-marginal vida-loka,…,…,…,

      mas concordo, tem bola!!

      • Sim, mas lembre-se que “quem desdenha, quer comprar”… ctz que essa fixação dele com o MAIOR DE TODOS, é pq é torcedor e estava cavando a sua vaguinha. É um bom jogador pra compor elenco e, provavelmente, virá pra fazer o trampolim pra Europa. Um Keirrison de 2018! hehehe

        • Ele sempre morreu de vontade de vir pro PALMEIRAS, mas sempre se borrou de medo de chegar aqui e não aguentar o peso da Camisa!!!

          Por isso ficava ‘desdenhando e provocando’

          Chegar aqui como grande promessa e assumir a função ’10’ não é pra qualquer um!!!

          Ele é de Marília, cidade de boa parte da minha família, e onde também passei bastante tempo, e não é exatamente um segredo pra quem conhece os times formadores na cidade que ele na base não conseguia se firmar nem como 3a opção nos times por onde passava porque era cagão demais pra assumir a responsa!!! Vivia se escondendo e negando fogo!!!

          Aí ‘inventou esse ‘personagem’ marrento e cheio de ‘glitter’, como forma de ‘se soltar’ (acabou exagerando na dose e soltou a franga também kkk)

          • A obsessão dele pelo Palmeiras lembra a “admiração enrustida” que o Vaidar tinha pelo Paulo Nobre. Isso não é comportamento de homem.
            As atitudes desse cara, no campo e fora por si só já mostram que ele não tem virtude. É certeza mesmo que a camisa do Palmeiras é pesada demais para ele,

          • Olha bróder, também penso muito assim, mas venho aprendendo a não fazer pré-julgamentos, numa dessas o cara chega e surpreende!!

            Já vi muito cabra safado que acabou virando Homem!! (Não acredito em redenção de estuprador, pedófilo, assassino,…, ALMAS SEBOSAS em geral, esses não tem jeito, pode despachar pros quinto que só vai fazer despoluir um pouco o planeta), mas cabra-safado, moleques, egomaníacos,…, quando não se perderam demais, esses as vezes conseguem virar Homem de verdade!!!

          • Talvez se colocá-lo pra jogar ao lado do Matheus Sales, ele desencante! Vai jogar mais tranquilo, mais “solto” KKKKKKKKKKKKKKKKK

    • Temos Moisés, Guerra, Hyoran e Rafael Veiga para a posição .
      Não vejo tudo isso neste cara, concordo somente com os defeitos acima …. he he he .
      Além de estar se lesionando muito ultimamente .
      Precisamos urgente de um CA matador e um lateral esquerdo, de resto estamos bem servidos .

      • Já vi em alguns perfis no twitter e meu pai me ligou a pouco perguntando se é verídico. Lucas Lima estaria com pré-contrato conosco!

        • Afeee…

          Vai ter que passar por uma SERÍSSIMA desviadização pra poder vestir o manto.

          Tudo bem que não existe ex-viado, mas vai ter que virar um viado cabra-macho se quiser vir pra cá!!! kkk

      • O problema, antes, era a pedida do Prantos. Mas agora ele sai de graça! A fonte que vi era de um perfil de torcedores deles mesmos! Pedindo o afastamento imediato! Sei não…

    • Essas informações são só de boataria… que aliás, uma me irritou bastante hoje: do Alexandre Praetzel no Uol dizendo que o R. Veiga está na lista dos que serão emprestados no ano que vem. E que vamos trazer o Zé Rafael do Bahia dando $$$ + Allione + Alecsandro por ele. Não vejo muito acréscimo de qualidade, nem no elenco.
      Se o “ser-que-está-no-bolso-do-Matheus-Salles-até-hoje” estiver com pré-contrato com a gente será uma bela manobra de Alexandre Mattos. Vai chover água-viva no litoral.
      DALEPORCO

      • O melhor de tudo é que poderiam ter ganhado uma grana ao vendê-lo no início do ano, mas preferiram fazer jogo duro. Depois vão à falência e vão chorar! kkkkk

  • Que fase!!! Até hoje o tal de Guerra não estreou. Me da raiva de assistir essa liberta e ver timinhos seguindo como o barça. Acorda jogadores vagabundos, ainda dá para termos uma posição boa no BR17

  • Rapaz… Vendo aqui como ficaram as semis da Libertadores, eu chego a conclusão de que a única coisa que aconteceu fora do previsto foi o Barcelona no lugar do Palmeiras.
    Essa é do River… Que tenhamos mais força no ano que vem!

  • O River ontem provou mais uma vez q os times brasileiros tremem feio na Libertadores. Lembrando do sufoco q passamos pra vencer esse time ridículo com nome de aviador! E o galo, então? Q vexame, não conseguiu fazer nem um golzinho sequer!

    • Na boa, assista aos gols. Pra mim, o goleiro do Wilsterman tava mais vendido que água em dia de praia!

      • E outra coisa, como um time que entra jogando em casa com uma desvantagem de 3×0, e vai pra cima sem ao menos se importar com o contra-ataque do adversário? Muito estranho!
        Além do mais quele gol de cruzamento rasteiro em que a bola passa fraquinha por toda a defesa do Wilsterman e entra beira o ridículo! Parecia que esperavam que alguém do river desviasse aquele cruzamento para o gol.

        • Esses times são horrorosos! Em 94 perdemos do Nacional lá no Equador (jogo em q o Edmundo chutou o cinegrafista caído e foi em cana), na volta, no Parque, enfiamos 7! Eles foram comprados pelo esquema Parmalat?

          • A diferença é de um time como o nosso da época (base da seleção da CBF da copa/eliminatórias) com um time que vem sendo “ajudado” pela Comenbol desde NO MÍNIMO o caso bizarro de doping!

          • O q eu to querendo mostrar é q pimenta nos olhos dos outros é refresco. Qdo vencíamos no início dos anos 90 tínhamos q ouvir o tal “esquema Parmalat”, ano passado inventaram o “brasileirão da Crefisa”, vamos respeitar as conquistas dos outros. O River foi lá, botou uma puta pressão (show da torcida), sem apelar e massacrou esse time medíocre.

          • Eu entendo seu ponto de vista, mas se parar para pensar o jorge não é tão ruim a ponto de levar de 8 do river. E o maior indício que leva à desconfiança quanto à idoneidade da disputa não está no placar, e sim comportamento dos jogadores do wilsterman em campo.
            Se você olhar os lances verá a diferença entre o que jogaram ontem e no Allianz parque, por exemplo.

          • Se nossa diretoria compartilha dessa opinião, deveriamos parar de disputar a Libertadores, ou estão esperando o quê? Que roubem a nosso favor?

        • Eu sei, é estranho, mas acontece.

          Lembra daquele pré-olímpico (de 2000, se não me engano) em que a Colômbia poderia perde até por 5 gols da seleção do pofexô, e acabou perdendo por 9 a 0 e ficou de fora da Olimpíada?

          E nada indica que naquele caso alguém foi comprado.

      • refresquem minha memoria por favor, foi o River que teve aquele caso de meio time dopado na 1a fase né, e agora ‘coincidentemente’ revertem um 0x3 para 8×0 cheio de golzinho ‘facilitado’???

        Pelo jeito a competição já estava decidida antes de começar hein…

        • Aí ouço gente dizendo: “mas comprar um time inteiro é impossível!” Mas comprar um goleiro é moleza, não!?

      • Será q a explicação é essa? Assim como o Peru na Copa de 78 tava todo vendido tb? Acho q o brasileiro tem q parar de tirar os outros pelos seus valores (gente vendida somos primeiros do ranking, como prova o noticiario politico). A verdade é q se dá uma importancia desmedida para Libertadores (obsessao?) e Mundial aqui no Brasil, na hora H isso pesa e grde parte dos times peida.

        • Cara, falei de uma visão exclusivamente MINHA! Veja os gols e tire suas conclusões. Parecia um goleiro de várzea! Pode ter tremido? Claro! Mas que foi ridículo foi! Abs

  • Não tem nada a ver com o post, mas com os adversários dando com os burros n’água nos campeonatos que o Verdão foi eliminado, e de maneira mais contundente, diga-se, passou da hora dos jogadores se ligarem que o ano ainda não acabou e pararem de entrar em campo no piloto automático.

        • Pode até ser, (futebol pode acontecer muita coisa). Mas será mais pela incompetência dos brasileiros do que por mérito deles. Enfrentaram as 2 camisas mais pesadas do futebol brasileiro no mata-mata e passaram por apenas por vacilos dos 2 adversários.
          Eu torço para que passem pelo Grêmio, mas tudo isso junto com a ruindade do time deles, dá uma sensação de dever descumprido. Poderíamos hj estar projetando uma revanche de liberta contra o Grêmio, e ter tido o gosto de vencer novamente o time do pastor R.O, Lucas Lima e CIA.

          • Eu também achei o time do Barça ridículo, mas era um time apontado pela imprensa sulamericana como um que poderia surpreender, isso antes mesmo do nosso jogo contra eles. Detalhe: os caras ganharam das sereias na vila, do botafogo no engenhão e do estudiantes em la plata. Algum mérito devem ter.

          • Sinceramente, eu não vi os jogos de La Plata e no Rio de Janeiro, mas nas oitavas de final, principalmente no Allianz, ficou claro que o Palmeiras não jogou nem perto do que poderia e do que deveria, o mesmo que ocorreu na vila belmiro ontem.

          • Bom SEP, eles ter passado porque nós não termos jogado bem, não significa necessariamente que o time deles é fraco. Dentro da proposta deles eles são bem perigosos e eficientes!!

            O Wilsterman também não é tão feio, bem competitivo!!
            Ou era até ontem!! kkkk

          • O willsterman deu um trabalho desgraçado para o Palmeiras, eliminou atlético MG, fez 3 a 0 no River no primeiro jogo. Como que perde de 8 na Argentina?
            Tem coisa estranha ai!

        • O Palmeiras é tão grande que quando cai em competições de mata-mata, geralmente, é para o futuro campeão. Derrubar o Palmeiras ergue o status de qualquer time.

  • Vamos ganhar domingo dos bambis cariocas, eu iria d Prass,Mayke,Luan,Dracena,Egydio,TS,Moises,Guerra,Dudu,Bigode e Deyverson(Borja), meio campo de qualidade com o TS dando cobertura, principalmente no Egydio

  • Só para constar, depois da fuga na Arrancada Heróica, os bambis por meio de sua asquerosa diretória quatrocentona (Paulo Machado de Carvalho e Porfírio da Paz), foram usurpar um clube com menos torcida e associados na época o Germânia proprietário do estádio do Canindé, porem, mesmo com a mudança de nome da agremiação para Esporte Clube Pinheiros, nada adiantou os usurpadores tomaram seu estádio, desde então o clube Pinheiros abomina o futebol, porém tem um desempenho muito bom em esportes olímpicos como natação e basquete.

  • História Maravilhosa ……
    Sou Palmeirense por causa do meu pai que era muito fanático . A diferença é que eu consigo disfarçar e ele não conseguia …. rs .
    Quando eu ainda era muito garoto, ele me levou ao Pacaembu para ver Palmeiras 1×0 Atlético MG, gol do
    Fedato .Depois deste jogo a segunda academia partiu para o bi do Brasileiro 72/73.
    Também vi Palmeiras 2×1 Internacional, já na fase final do campeonato, Luisão Pereira fez o gol da virada .
    Inesquecível este time …. o melhor que vi jogar

    • FedatoPalmeirista: este gol do “seu xará” está no YouTube, um tape da Cultura. A narração do pai do Mauricio Noriega é sensacional! O Luiz Noriega fala “esse moço costuma entrar e fazer gol”; alguns segundos depois, lá estava Fedado “fedatando”. Eu não estava no estádio, mas lembro bem de, aos 14 anos, ouvir o jogo pela Pan (Osmar Santos). Abrazzo. (ah, a Segunda Academia é também pra mim, o melhor Palmeiras que vi jogar).

    • Também fui neste jogo contra o Galo. Jogo enrolado, o goleiro deles (Mazurkiewicz) fechando o gol, o talismã Fedato entrou e deu 2 toques na bola pra marcar no gol de entrada do Pacaembu. Inesquecível.

    • Infelizmente dessa época só conheço os relatos de Pai, e Tios que presenciaram, (o meu Avô já havia falecido antes de poder relatar) além dos historiadores ou amigos Palestrinos mais antigos.

      Que CRIME não haver desses times gloriosos, verdadeiros TESOUROS do FUTEBOL MUNDIAL, maiores registros em vídeo!!

      Como queria poder sorver e saborear cada uma dessas partidas, como já ‘degustei’ o pouco que o saudoso canal 100 nos presenciou em minha infância…

      • Tenho certeza que essa época foi memorável para quem vivenciou de certa maneira. Mas não se preocupe. Se esses relatos são de seus pais, significa que você tenha perto da minha idade, que significa que vivenciamos, de certa forma, a terceira academia, um time também fenomenal. A história do Palmeiras é rica por isso, e por tantos outros motivos, como a matéria traz. Além disso, essa nova geração, 2015- em diante, também está entrando para a história do Palmeiras. Viveremos para ver até onde pode chegar.

        • Verdade, a atual safra ainda não chegou no patamar de ser lendário, ainda falta um bocado, mas se seguir o caminho profissional que está trilhando chega lá.

          Mesmo tendo saboreado os anos 90, e os poucos jogos antigos que ficaram registrados em vídeo, ainda assim adoraria poder assistir mais das academias em ação, ver mais lances GENIAIS do DIVINO e companhia ilimitada.

          A História merecia que o mundo pudesse ver!!!

          Só os relatos já Inspiram e dão aquela ameaça de suorzinho nos olhos, imagina poder VER!!!

    • massa irmão … essas memórias do 1˚ jogo com nossas famílias são inesquecíveis… meu 1˚ jogo foi o ultimo do Ademir da Guia – Domingo as 11 da manha 3×1 contra a Lusa!

      Divino arrebentou!
      e Jorge Mendonça também …

    • Cresci ouvindo meu pai contar histórias das Academias ….. sou muito grato a ele por hoje eu SER PALMEIRENSE.

  • É o que eu sempre digo: não somos palmeirenses, não torcemos pelo Palmeiras. Nós somos o Palmeiras, nós vivemos o Palmeiras.

    Ser Palmeiras não é torcer pra um clube, é torcer pra um estilo de vida. É torcer pela honestidade, é torcer pela honra, por ideais. É depender de suas próprias forças e de sua própria grandeza, sem precisar de ninguém para fazer isso por você. É viver o time correndo dentro de nossas veias, é orgulho. É viver o inferno e o céu tão próximos dentro de uma mesma partida. É bipolar, é enérgico e amor, é selvagem e coração. É Palmeiras.

    • “não somos palmeirenses, não torcemos pelo Palmeiras. Nós somos o Palmeiras, nós vivemos o Palmeiras.”

  • Há uns anos, meu sobrinho e companheiro maior de estádio tinha tido apendicite e, na sua convalecensa, eu fui visitá-lo na sua casa.

    Sua esposa me recebeu, ele veio do quarto e, enquanto me contava sobre os resultados da cirurgia etc. eu mostrei a ele um recém comprado exemplar de “O Palestra vai à guerra”, magnífica obra histórica que relata exatamente o episódio a que todos nos referimos como “Arrancada Heróica”. (O Verdazzo o resenhou à época do seu lançamento e, se não me engano, o prório editor-chefe de nosso site — nosso churrasqueiro mor — participou do processo editorial do livro).

    Ao mostrar a ele o livro, fui descrevendo o que lembrava da Arrancada, nos recordamos de ter ouvido uma testemunha ocular relatar a tentativa de tomada de nossa propriedade — a testemunha era o saudoso Antonio Joaquim Salvador, à época do relato a nós, conselheiro vitalício do clube (cuja vitaliciedade fora outorgada muito antes da carteirada efetuada pelo #Batraquio no fim do século passado).

    Aí, cometi a tolice de abrir na introdução e começar a ler em voz alta a crônica que descreve, ao mesmo tempo que vai interpretando o sigificado daqueles gestos de resistência realizados pelos líderes do Palestra Itália e que culminaram com a troca final do nome e o épico jogo de 20 de setembro no Porcambu.

    Li umas 5 linhas e simplesmente não conseguia mais balbuciar uma única palavra. O relato é ESPETACULARMENTE emocionante, nos tansporta às reuniões em que as decisões iam sendo tomadas e nos faz entender um pouco o significado de se viver por um ideal.

    Não vai passar um 20 de setembro em que eu não lembre disso.

    Obrigado ao Verdazzo por nos permitir celebrar isso juntos.

  • Acho que todos devem procurar motivos para se orgulhar da história de seus clubes de coração.

    Mas não sei como torcedores bâmbis e gambás fazem para esconder tanto lixo debaixo do tapete e ficar só com a “parte boa”. Problema deles.

    As manchas da nossa história são todas de natureza interna: brigas pelo poder que criaram um pequeno inferno que incendeia as alamedas do clube até hoje.

    E NUNCA houve qualquer movimento alviverde para passar a perna, de forma ilegal ou imoral, em adversários ou quem quer que fosse.

    O Palmeiras reflete a trajetória da colônia italiana. Desembarcou em terra desconhecida em situação adversa e venceu através de MUITO trabalho, aglutinando gente TRABALHADORA de todas as partes do país – como por exemplo meu pai, que veio do interior da Bahia para São Paulo nos anos 50, alavancou sua carreira nas indústrias Matarazzo e me fez palmeirense.

    Torcer por este clube é simplesmente é o máximo.

  • Simplesmente o maior clube brasileiro de todos os tempos. Não trocaria essa história pela de nenhum outro clube ou por troféu algum. Apenas gostaria de ter visto o futebol das duas academias e os confrontos históricos contra o time de Pelé.

  • Não tenho palmeirenses na família então tive a oportunidade de me apaixonar pelo Palmeiras e por nossa história. Tive uma parte da infância bambina por influências da época e hoje é o time que mais odeio! Tive outros times também, mas tudo dentro da faixa de 5-9 anos. Comemorei a Copa do Brasil 98, chorei de raiva quando o Palmeiras ganhou a Libertadores e depois chorei de tristeza quando perdemos para o Manchester. Mesmo assim, fui no Natal da Paulista com a camisa 7 do Paulo Nunes! Foi o ponto final da minha conversão alviverde! Em 2000 pós final contra o Boca, fui com a mesma camisa no fim de semana seguinte brincar no Parque Ibirapuera!
    E desde então me apaixono mais pelas histórias que conheço e por tantas outras que estamos escrevendo! DALEPORCO e pra sempre PALMEIRAS! Rumo à Arrancada Heroica do novo século!

  • Ninguém, no mundo do futebol, possui uma História tão linda como a do Palestra/Palmeiras. Obrigado meus Avós (que vieram no fundo do navio da Itália), meus pais e Deus por ser palmeirense!!!!!!

  • Cuca vamos trabalhar direitinho pra vencer os dois proximos jogos, pois os malditos vão levar somente um ponto nos dois jogos deles, então chegaremos a 8 pontos de diferença, ai eles vão começar a se borrar, e tbem nosso time vai ter mais animo, jogo a jogo, pois ficar nessa de um jogo por semana da um desanimo em nós torcedores, imagina nos jogadores

  • Como não ser fanático pelo Palmeiras, que até o nome já teve que mudar, mas sempre soube renascer como campeão? Sou Palmeirense e não desisto nunca!!!!

  • Valeu pela lembrança, Conrado! Eu considero esta data como um nosso segundo aniversário, é pra ser sempre muito comemorada. Parabéns, Nação Palmeirense!!

  • Como a história desse time é gigantesca.

    E pensar que tem gente lá dentro que pensa como se nós fôssemos pequenos.

  • Como eu queria ter vivido isso ao vivo! Vê-las fugindo, com o rabo entre as pernas depiladas!!! Não vi esse dia histórico, mas vi elas tentando fugir naquele paulista de 2008, com direito a Muricy fingindo vômito e ricky se debatendo… No final da história, um desfecho curioso (e repetido): derrota delas e fim das investigações sem a conclusão de um culpado! Como adoram passar vergonha… Como somos GIGANTES!