Anderson Barros revela saída de Danilo Barbosa confirma negociação com substituto

O diretor de futebol do Palmeiras Anderson Barros, concede entrevista coletiva, na Academia de Futebol.
Cesar Greco

Em entrevista coletiva, Anderson Barros ressaltou por diversas vezes que o Palmeiras seguirá um planejamento nas contratações

No final de tarde desta quarta-feira, o diretor esportivo do Palmeiras, Anderson Barros, concedeu entrevista coletiva na Academia de Futebol e falou sobre diversos assuntos. Dentre eles, a escolha do clube em não contar mais com Luiz Adriano.

“Trabalhamos com ele por duas temporadas, tivemos ótimos resultados, mas entendemos que há um encerramento de um ciclo. Foi dessa forma que chegamos à decisão. Comunicamos o atleta desta decisão, da forma mais transparente possível. Foi algo definido em conjunto; o Luiz Adriano, hoje, não faz parte desse planejamento inicial”, disse.

Além do atacante, Barros confirmou também a não renovação do empréstimo de Danilo Barbosa junto ao Nice, da França, e revelou que o Palmeiras já tem adiantada a contratação de um volante para repor a saída: Jailson, ex-atleta do Grêmio.

“Existe um planejamento que está sendo executado, desde a saída dos atletas na temporada passada até o início da nova temporada. Nós não deixamos em momento algum de considerar esse planejamento. Um exemplo é o Danilo Barbosa, no qual não conseguimos renovar seu empréstimo conosco. Acontece. Mas, hoje, temos em andamento a contratação de outro atleta, o Jailson Siqueira [ex-jogador do Grêmio]. Uma oportunidade de mercado que vem sendo acompanhada pelo Palmeiras há algum tempo. Pois é assim que a gente realiza todo o trabalho”, contou.

“Existe um setor hoje, a análise de mercado, que nos permite acompanhar todos os movimentos. Quando acontece alguma situação como esta [a do Danilo Barbosa], nós estamos prontos”, acrescentou.

Anderson Barros fala em “responsabilidade” para contratar

O diretor comentou ainda que o Palmeiras segue um planejamento para contratações e que o clube não fará nada fora do previsto para trazer um jogador.

“Nós não temos um teto [para gastar], temos algo que é maior do que qualquer teto, é uma responsabilidade para com o Palmeiras. “O maior desafio é ter a responsabilidade para a contratação. Nos foi dada a condição de contratar, nós temos essa possibilidade, entendemos o mercado, mas nós não podemos errar, não podemos fazer com que o Palmeiras sofra no sentido de uma contratação que deu errado. Não vamos fazer dessa forma.”, falou.

“Logicamente que nós ainda buscamos outras peças para completar o elenco, mas não vamos deixar de seguir o que acreditamos, que foi o planejamento. Vamos buscar mais peças para fortalecer a nossa equipe, porém sem abrir mão da execução do planejamento”, completou.

Anderson chegou ao Palmeiras no início de 2020 e, sob sua gestão, o clube conquistou duas Libertadores, uma Copa do Brasil e um Campeonato Paulista.

Confira outros assuntos abordados na coletiva de Anderson Barros:

– Busca por um novo lateral-direito

“Nossos dois laterais do elenco, Marcos Rocha e Mayke, atendem nossas expectativas. O Mayke, mesmo após um período de recuperação de uma lesão no joelho, foi muito bem na final da Libertadores. E o Rocha, por sua vez, é fundamental. Temos o entendimento que estamos muito bem servidos na lateral-direita”.

– Situação contratual de Deyverson e Gustavo Scarpa

“Tivemos casos específicos [no ano passado] e soubemos conduzir. Faremos da mesma forma com o Scarpa e Deyverson. Nós sempre procuramos ter ações em conjunto dos atletas e sermos sempre transparentes. Antes disso, temos algo fundamental que é a disputa do Mundial. A prioridade total no momento é esse torneio. Os atletas estão cientes dessa condição”.

– Aumento salarial de Abel Ferreira

“O Abel tem um contrato em vigência até 31 de dezembro de 2022 conosco, com possibilidade de prorrogação por mais um ano. O que aconteceu durante esse período foi um reconhecimento do trabalho desenvolvido por ele. O profissional Abel Ferreira teve um reconhecimento do Palmeiras”.

Danilo Barbosa volta a atuar e engata sequência de 7 jogos

Danilo Barbosa durante treino do Palmeiras na Academia de Futebol.
Cesar Greco

Contratado por empréstimo, Danilo Barbosa parece ter vencido a concorrência interna com Matheus Fernandes

Primeira contratação do Palmeiras para a temporada, o volante Danilo Barbosa vem ganhando oportunidades de Abel Ferreira. Ele foi a campo nas últimas sete vezes em que o Verdão jogou e, no duelo frente ao Grêmio, fez a jogada que resultou no gol de Breno Lopes, que sacramentou a vitória palmeirense por 3 a 1.

“Ficamos muito felizes pelo Danilo [Barbosa]. Todos nós entregamos muito nos treinamentos, no dia a dia, para chegar no jogo e fazer o melhor. Ele fez uma jogada individual muito boa e achou o passe pra mim. Dedico esse gol a ele também, que é um cara trabalhador, merecedor”, elogiou Breno após a partida.

Antes desta sequência, o camisa 18 havia somado apenas uma aparição entre o mês de julho e o começo de outubro, contra o Atlético-MG, pelo Campeonato Brasileiro, no Mineirão.

“Independentemente de estar jogando muitos minutos ou não, meu foco é sempre o mesmo: entrar e dar o meu melhor para ajudar o grupo. Foi um jogo que começou com certa dificuldade [contra o Grêmio] e o grupo conseguiu correr atrás do resultado. E depois a gente consolidou com o terceiro gol, quando pude ajudar com a assistência. Fico grato porque é sinal que venho trabalhando de maneira positiva”, disse Danilo Barbosa ao site oficial.

Assim que chegou ao clube, Danilo, que já tinha sido comandado por Abel Ferreira no Sporting Braga, de Portugal, era peça habitual nas escalações do treinador. Devido à maratona de jogos que o clube viveu no início de sua passagem, com jogos de Paulistão e Libertadores, o jogador disputou dez jogos em apenas um mês e foi titular na decisão do estadual diante do SPFC.

Danilo Barbosa e a concorrência interna com Matheus Fernandes

Apesar de ter entrado nos minutos finais da maioria dos últimos jogos que atuou (somou 150 minutos nos sete jogos) e também ter aproveitado o momento em que dois meio-campistas titulares, Zé Rafael e Danilo, estiveram ausentes, Danilo Barbosa parece ter vencido uma concorrência interna com Matheus Fernandes e segue na disputa por um lugar em campo com Patrick de Paula.

Fernandes, último reforço da equipe para a temporada, só jogou duas vezes desde o seu retorno ao clube, contra Chapecoense e Bahia. Com Zé Rafael e Danilo em condições e disponíveis, além da subida de rendimento de Felipe Melo, no entanto, Barbosa pode voltar a ter suas oportunidades para atuar reduzidas.

Aos 25 anos, o contrato de empréstimo do atleta com o Palmeiras vai até o final de 2021, com opção de compra. Por aqui, Danilo Barbosa disputou 26 jogos, anotou um gol e distribuiu duas assistências.

Concorrência pesada no meio-campo faz Danilo Barbosa perder espaço no elenco

Danilo Barbosa e Victor Luis durante jogo-treino do Palmeiras no Allianz Parque.
Cesar Greco

Danilo Barbosa jogou por apenas 50 minutos nos últimos dois meses

Primeiro reforço do Palmeiras para a temporada 2021, o meio-campista Danilo Barbosa acabou perdendo espaço na equipe nos últimos meses. Contratado em março, o camisa 18 ganhou oportunidades com Abel Ferreira logo em sua chegada e engatou uma boa sequência de jogos – disputou dez jogos em apenas um mês.

Entretanto, após receber oportunidades no Paulistão e na primeira fase da Libertadores, nos últimos dois meses o atleta foi pouco aproveitado e só entrou em campo uma vez, contra o Atlético-MG, pelo Brasileirão. Na ocasião, Danilo Barbosa jogou por 50 minutos numa partida em que o Verdão ficou desde a metade do primeiro tempo com um jogador a menos.

Titular no segundo jogo da final do Campeonato Paulista, que ocorreu em 23 de maio, o meio-campista disputou apenas seis jogos desde então, sendo três como titular.

Para voltar a ter espaço no time, o versátil jogador precisará desbancar alguns nomes que estão se consolidando na equipe, como Zé Rafael e Danilo, além dos prestigiados Patrick de Paula e Gabriel Menino. Zé e Danilo vêm formando a dupla titular de volantes do Palmeiras há 15 jogos e, com eles, o Verdão fez uma de suas melhores partidas no ano, a vitória sobre o SPFC por 3 a 0.

Outro concorrente para Danilo Barbosa é Matheus Fernandes. Contratado em julho, Fernandes ainda não reestreou pelo Palmeiras, mas nos últimos jogos foi relacionado e ficou no banco de reservas, diferentemente do camisa 18.

Na zaga, a disputa também é complicada para Danilo Barbosa

Além de jogar no meio-campo, Danilo Barbosa também é uma opção para a zaga. Quando atuou nesse setor, Danilo Barbosa sempre teve dois defensores ao seu lado e, no atual momento tático da equipe, Abel vem optando por usar apenas dois zagueiros – mais uma dificuldade para o camisa 18.

No setor defensivo, atualmente a disputa pela oportunidade é com Kuscevic e Felipe Melo, já que Gómez e Luan são os titulares e, Renan, apesar de ter sido escalado como lateral-esquerdo, aparece como primeira opção de reposição para a zaga, após as chegadas de Piquerez e Jorge.

Aos 25 anos, o contrato de empréstimo do atleta com o Palmeiras é até o final de 2021. Há a opção de compra caso o clube tenha interesse em seguir contando com o atleta ao término do contrato.

Por aqui, Danilo Barbosa disputou 19 jogos e anotou um gol.