Danilo Barbosa volta a atuar e engata sequência de 7 jogos

Danilo Barbosa durante treino do Palmeiras na Academia de Futebol.
Cesar Greco

Contratado por empréstimo, Danilo Barbosa parece ter vencido a concorrência interna com Matheus Fernandes

Primeira contratação do Palmeiras para a temporada, o volante Danilo Barbosa vem ganhando oportunidades de Abel Ferreira. Ele foi a campo nas últimas sete vezes em que o Verdão jogou e, no duelo frente ao Grêmio, fez a jogada que resultou no gol de Breno Lopes, que sacramentou a vitória palmeirense por 3 a 1.

“Ficamos muito felizes pelo Danilo [Barbosa]. Todos nós entregamos muito nos treinamentos, no dia a dia, para chegar no jogo e fazer o melhor. Ele fez uma jogada individual muito boa e achou o passe pra mim. Dedico esse gol a ele também, que é um cara trabalhador, merecedor”, elogiou Breno após a partida.

Antes desta sequência, o camisa 18 havia somado apenas uma aparição entre o mês de julho e o começo de outubro, contra o Atlético-MG, pelo Campeonato Brasileiro, no Mineirão.

“Independentemente de estar jogando muitos minutos ou não, meu foco é sempre o mesmo: entrar e dar o meu melhor para ajudar o grupo. Foi um jogo que começou com certa dificuldade [contra o Grêmio] e o grupo conseguiu correr atrás do resultado. E depois a gente consolidou com o terceiro gol, quando pude ajudar com a assistência. Fico grato porque é sinal que venho trabalhando de maneira positiva”, disse Danilo Barbosa ao site oficial.

Assim que chegou ao clube, Danilo, que já tinha sido comandado por Abel Ferreira no Sporting Braga, de Portugal, era peça habitual nas escalações do treinador. Devido à maratona de jogos que o clube viveu no início de sua passagem, com jogos de Paulistão e Libertadores, o jogador disputou dez jogos em apenas um mês e foi titular na decisão do estadual diante do SPFC.

Danilo Barbosa e a concorrência interna com Matheus Fernandes

Apesar de ter entrado nos minutos finais da maioria dos últimos jogos que atuou (somou 150 minutos nos sete jogos) e também ter aproveitado o momento em que dois meio-campistas titulares, Zé Rafael e Danilo, estiveram ausentes, Danilo Barbosa parece ter vencido uma concorrência interna com Matheus Fernandes e segue na disputa por um lugar em campo com Patrick de Paula.

Fernandes, último reforço da equipe para a temporada, só jogou duas vezes desde o seu retorno ao clube, contra Chapecoense e Bahia. Com Zé Rafael e Danilo em condições e disponíveis, além da subida de rendimento de Felipe Melo, no entanto, Barbosa pode voltar a ter suas oportunidades para atuar reduzidas.

Aos 25 anos, o contrato de empréstimo do atleta com o Palmeiras vai até o final de 2021, com opção de compra. Por aqui, Danilo Barbosa disputou 26 jogos, anotou um gol e distribuiu duas assistências.