Concorrência pesada no meio-campo faz Danilo Barbosa perder espaço no elenco

Danilo Barbosa e Victor Luis durante jogo-treino do Palmeiras no Allianz Parque.
Cesar Greco

Danilo Barbosa jogou por apenas 50 minutos nos últimos dois meses

Primeiro reforço do Palmeiras para a temporada 2021, o meio-campista Danilo Barbosa acabou perdendo espaço na equipe nos últimos meses. Contratado em março, o camisa 18 ganhou oportunidades com Abel Ferreira logo em sua chegada e engatou uma boa sequência de jogos – disputou dez jogos em apenas um mês.

Entretanto, após receber oportunidades no Paulistão e na primeira fase da Libertadores, nos últimos dois meses o atleta foi pouco aproveitado e só entrou em campo uma vez, contra o Atlético-MG, pelo Brasileirão. Na ocasião, Danilo Barbosa jogou por 50 minutos numa partida em que o Verdão ficou desde a metade do primeiro tempo com um jogador a menos.

Titular no segundo jogo da final do Campeonato Paulista, que ocorreu em 23 de maio, o meio-campista disputou apenas seis jogos desde então, sendo três como titular.

Para voltar a ter espaço no time, o versátil jogador precisará desbancar alguns nomes que estão se consolidando na equipe, como Zé Rafael e Danilo, além dos prestigiados Patrick de Paula e Gabriel Menino. Zé e Danilo vêm formando a dupla titular de volantes do Palmeiras há 15 jogos e, com eles, o Verdão fez uma de suas melhores partidas no ano, a vitória sobre o SPFC por 3 a 0.

Outro concorrente para Danilo Barbosa é Matheus Fernandes. Contratado em julho, Fernandes ainda não reestreou pelo Palmeiras, mas nos últimos jogos foi relacionado e ficou no banco de reservas, diferentemente do camisa 18.

Na zaga, a disputa também é complicada para Danilo Barbosa

Além de jogar no meio-campo, Danilo Barbosa também é uma opção para a zaga. Quando atuou nesse setor, Danilo Barbosa sempre teve dois defensores ao seu lado e, no atual momento tático da equipe, Abel vem optando por usar apenas dois zagueiros – mais uma dificuldade para o camisa 18.

No setor defensivo, atualmente a disputa pela oportunidade é com Kuscevic e Felipe Melo, já que Gómez e Luan são os titulares e, Renan, apesar de ter sido escalado como lateral-esquerdo, aparece como primeira opção de reposição para a zaga, após as chegadas de Piquerez e Jorge.

Aos 25 anos, o contrato de empréstimo do atleta com o Palmeiras é até o final de 2021. Há a opção de compra caso o clube tenha interesse em seguir contando com o atleta ao término do contrato.

Por aqui, Danilo Barbosa disputou 19 jogos e anotou um gol.

  • Jogador razoável, que nos ajudou, mas acredito que a diretoria não deva contratá-lo em definitivo, pelo menos eu espero