Palmeiras garante classificação antecipada às quartas do Paulistão e assume liderança geral

Raphael Veiga e Endrick comemoram gol pelo Palmeiras contra o Mirassol, em partida válida pela décima rodada do Paulistão 2024, na Arena Barueri, em Barueri-SP.
Fabio Menotti/Palmeiras/by Canon

Desde que a FPF implementou o formato de grupos no Paulistão, o Palmeiras sempre chegou ao mata-mata

Com a vitória deste sábado sobre o Mirassol, por 3 a 1, em Barueri, o Palmeiras chegou aos 21 pontos no Campeonato Paulista e garantiu a classificação antecipada às quartas de final, com três jogos ainda por disputar.

Desde que a Federação Paulista de Futebol implementou o formato de grupos no Paulistão, em 2014, o Palmeiras sempre chegou ao mata-mata (dez anos consecutivos). Em 2024, a equipe de Abel Ferreira busca o título pelo terceiro ano seguido, o que não acontece no Verdão desde o começo da década de 30.

Além da classificação antecipada, o Palmeiras alcançou com o triunfo sobre o Mirassol a liderança geral do Campeonato Paulista, superando o Santos. O próximo jogo do Verdão será diante da Portuguesa, no Canindé, quarta-feira.

Palmeiras segue invicto

Dentre os clubes que disputarão a Série A em 2024, o Palmeiras é o único que ainda não perdeu. São seis vitórias e quatro empates em dez jogos na temporada. Esse número sobe para 15 ao contabilizar os últimos jogos de 2023.

Além disso, pela fase de grupos do Campeonato Paulista, o Palmeiras está invicto há 36 jogos (26 vitórias e 10 empates) – a última derrota foi em abril de 2021, para a Inter de Limeira. Foram apenas duas derrotas nas últimas duas edições completas do estadual, justamente nas partidas de ida das finais de 2022 (contra o SPFC) e de 2023 (contra o Água Santa).

Palmeiras emplaca 5 jogadores na Seleção do Paulistão e Raphael Veiga é eleito o craque da competição e da galera

Pelo 2º ano seguido, Palmeiras emplaca 5 jogadores na Seleção do Paulistão e Raphael Veiga é eleito o craque da competição e da galera.
Reprodução

Oito vezes campeão pelo Palmeiras, Abel Ferreira novamente foi preterido na escolha de melhor treinador do torneio

Na noite da última segunda-feira, a Federação Paulista de Futebol realizou a premiação dos melhores jogadores do Paulistão de 2023, em evento no Pavilhão Pacaembu, na zona oeste da capital.

Bicampeão do torneio e acumulando o 25ª título Paulista de sua história, após derrotar o Água Santa por 4 a 0 na final, no último domingo, no Allianz Parque, o Palmeiras dominou a seleção do campeonato, com cinco jogadores no time idealizado por técnicos e capitães dos 16 times que disputaram o estadual.

O time de Abel Ferreira teve Weverton, Gustavo Gómez, Zé Rafael, Raphael Veiga e Rony na seleção do Paulistão. Veiga saiu com três troféus e foi o maior premiado da noite. Além de estar na seleção, foi eleito o Craque do Campeonato e também o Craque da Galera, por votação popular.

Bicampeão Paulista pelo Palmeiras, Abel novamente não é premiado

Assim como no ano passado, a “grande surpresa” da noite ficou por conta da ausência de Abel Ferreira na Seleção do Campeonato. Oito vezes campeão pelo Verdão, o comandante não foi eleito o melhor técnico da competição – o escolhido foi Thiago Carpini, do Água Santa.

Passada a festa pelo bicampeonato estadual, o Palmeiras volta a campo nesta quarta-feira para a estreia na Copa do Brasil 2023. A equipe enfrentará o Tombense, às 20h, no Allianz Parque, no jogo de ida da terceira fase da competição nacional.

Paulista Sub-20: Palmeiras conhece adversários da 1ª fase e data de estreia

Atletas do Palmeiras Sub-20 comemoram a conquista do título após a segunda partida contra o Mirassol, válida pela final do Campeonato Paulista da categoria, no estádio José Maria de Campos Maia, em Mirassol-SP.
Fabio Menotti

Campeão em 5 das últimas 6 edições, o Palmeiras está no Grupo 11 do Paulista Sub-20

A Federação Paulista de Futebol divulgou o regulamento e os grupos que compõem a primeira fase do Campeonato Paulista Sub-20 de 2023. O Palmeiras, que vem de cinco conquistas de títulos nas últimas seis edições, está presente no Grupo 11.

Os adversários do Verdão nesta etapa serão o Manthiqueira, Atlético Guaratinguetá, Joseense, Taubaté e São José. A estreia palmeirense acontece no dia 16 de abril, às 15h, diante do São José, na casa do adversário.

Após ter sido superado pela Portuguesa nas quartas-de-final da edição passada, o Palmeiras busca em 2023 o 13º título da categoria de sua História. Com 12 conquistas, o Verdão é o maior campeão do Paulista Sub-20: 1976, 1977, 1992, 1998, 2002, 2004, 2009, 2017, 2018, 2019, 2020 e 2021.

Regulamento

A competição reúne 78 clubes e será disputada entre os dias 13 de abril e 25 de novembro. Na primeira fase, os 78 times estão divididos em 13 grupos com seis integrantes cada, que se enfrentam em turno e returno. Os dois primeiros de cada chave e os seis melhores terceiros colocados avançam.

Na segunda fase, serão formados oito grupos com quatro equipes e, novamente após jogos de turno e returno, classificam-se os dois melhores times de cada chave para a terceira fase, que será dividida em quatro grupos de também quatro agremiações. As duas equipes que somarem mais pontos em cada chave vão para o mata-mata.

Quartas-de-final, semifinal e final serão disputadas em jogos de ida e volta, sem o critério do gol marcado fora de casa. Em caso de empate no placar agregado, a decisão será por pênaltis.

Confira a tabela do Palmeiras na 1ª fase:

1º turno:

  • 16/04 – 15h: São José x Palmeiras
  • 22/04 – 15h: Palmeiras x Manthiqueira
  • 29/04 – 15h: Taubaté x Palmeiras
  • 06/05 – 15h: Palmeiras x Atlético Guaratinguetá
  • 14/05 – 15h: Joseense x Palmeiras

2º turno:

  • 20/05 – 15h: Palmeiras x São José
  • 28/05 – 15h: Manthiqueira x Palmeiras
  • 03/06 – 15h: Palmeiras x Taubaté
  • 11/06 – 15h: Atlético Guaratinguetá x Palmeiras
  • 16/06 – 15h: Palmeiras x Joseense

Decisivo, Murilo marca e é eleito o Craque do Jogo pela FPF

Murilo comemora seu gol pelo Palmeiras contra o Ituano, durante partida válida pela décima quarta rodada, do Paulistão 2023, no Allianz Parque.
Cesar Greco/Palmeiras/by Canon

Murilo anotou o gol que levou o Palmeiras à final do Campeonato Paulista

Zagueiro-artilheiro, Murilo anotou o gol da vitória do Palmeiras por 1 a 0 sobre o Ituano, neste domingo no Allianz Parque, e foi o responsável por levar o Verdão à final do Campeonato Paulista, pelo quarto ano consecutivo.

O camisa 26, ao final da partida, recebeu da Federação Paulista de Futebol o prêmio de Craque do Jogo e revelou que vinha buscando esse reconhecimento. “Lutei muito por esse troféu. Graças a Deus pude fazer o gol e ajudar a levar a equipe à final, com apoio de todos. Feliz porque também não sofremos gols”, disse.

“A gente sabia a dificuldade que ia ser o jogo. Respeitamos muito o adversário, mantivemos o comprometimento e a concentração”, completou.

Foi o segundo gol de Murilo na temporada, que além de ir às redes, somou três ações defensivas, venceu 50% dos duelos e acertou 88% dos passes que tentou. “Estamos evoluindo cada vez mais, crescendo, independentemente do que a gente já conquistou, queremos sempre mais”, acrescenta.

Além de falar sobre o jogo, o defensor também destacou o trabalho realizado pela comissão técnica. Com Abel Ferreira no comando, o Palmeiras chegou à 11ª decisão de campeonato e vai em busca do oitavo título.

“Tudo é fruto do respeito e profissionalismo de todos. É um trabalho diário, o Abel conversa com a gente todos os dias sobre manter a concentração. Temos noção do que já construímos, mas queremos mais. Temos confiança em todo o grupo e juntos vamos proporcionar mais alegria para torcida”, completou.

Murilo destaca parceria com Gustavo Gómez

Parceiro de zaga de Gustavo Gómez desde fevereiro do ano passado, quando Luan se lesionou, Murilo se espelha no camisa 15 e celebra os bons momentos ao lado do capitão palmeirense. Os dois somam juntos 53 partidas, com 33 vitórias e 38 gols sofridos.

Gómez e Murilo comemoram gol pelo Palmeiras contra o Ituano, durante partida válida pela décima quarta rodada, do Paulistão 2023, no Allianz Parque.
Cesar Greco/Palmeiras/by Canon

“Sempre admirei o futebol do Gustavo [Gómez]. Quando estava na Rússia eu o via jogando pelo Palmeiras e é um cara que eu me espelho. Chega uma hora e meia antes para começar o trabalho e eu segui esse exemplo. É um grande jogador. Vamos trabalhar mais para melhorar e trazer mais confiança para o pessoal da frente”, finalizou.

O Palmeiras espera pela definição da outra semifinal do Paulistão, entre Água Santa e Red Bull Bragantino, para conhecer o adversário. Os dois jogos da final acontecerão no início de abril, com a partida decisiva sendo realizada no Allianz Parque.

FPF altera juiz de Palmeiras x Ituano e escala Flavio Rodrigues de Souza

Flavio Rodrigues de Souza em jogo do Palmeiras contra o Red Bull Bragantino, durante partida válida pela sexta rodada do Brasileirão 2022, no Allianz Parque.
Cesar Greco

Após lesão de Vinicius Gonçalves Dias Araújo, a Federação escalou Flavio Rodrigues de Souza

Em busca de chegar à final do Campeonato Paulista pelo quarto ano consecutivo, o Palmeiras enfrenta no domingo o Ituano, às 16h, no Allianz Parque. Para o duelo decisivo, a Federação Paulista de Futebol havia escalado o árbitro Vinicius Gonçalves Dias Araújo, que precisou ser substituído por lesão. Assim, o escalado para domingo é Flavio Rodrigues de Souza.

Para auxiliá-lo foram designados Alex Ang Ribeiro (assistente 1) e Mauro André de Freitas (assistente 2), além de Thiago Lourenço de Mattos, o quarto árbitro. O responsável pela arbitragem de vídeo será Rodrigo Guarizo Ferreira do Amaral, que comandará as telas da sede da FPF e não estará no Allianz Parque.

Rodrigo Guarizo já foi o VAR em 17 jogos do Palmeiras ao longo da carreira, sendo o último no empate em 0 a 0 com o São Bento, na estreia da equipe no Campeonato Paulista. Ao todo, o Verdão venceu 11 partidas e empatou seis.

Retrospecto do Palmeiras com Flavio Rodrigues de Souza

No quadro de arbitragem da FPF desde 2015, Flavio Rodrigues de Souza soma 31 jogos do Palmeiras no currículo. Com ele no apito, o Palmeiras venceu 18 jogos, empatou dez e perdeu apenas três. Em 2023, ele esteve presente na estreia do Verdão na temporada: empate por 0 a 0 contra o São Bento.

Clique aqui e confira todos os jogos do Palmeiras apitados pelo juiz na carreira.

Invicto em 2023, o Palmeiras enfrentará o Ituano pela segunda vez em 2023. Na primeira fase do Paulistão, no estádio Novelli Junior, em Itu, o Verdão venceu por 3 a 1.