FPF dispara ataque direto ao Palmeiras a 3 dias da final

Reinaldo Carneiro Bastos, presidente da FPF
reprodução

Ofício enviado pelo presidente da FPF é uma clara ameaça à lisura da arbitragem da partida de quinta-feira no Itaquerão

Na tarde desta segunda-feira, em ofício, a Federação Paulista de Futebol respondeu às reclamações do São Paulo FC ainda com respeito à semifinal do Campeonato Paulista, disputada duas semanas antes. O Palmeiras venceu por 1 a 0, com gol de pênalti de Raphael Veiga, cuja marcação foi contestada pelo time derrotado.

No texto, o presidente da FPF, que assina o documento, se coloca de joelhos diante do presidente do São Paulo FC, quase que implorando por perdão. O que soa contraditório, já que o próprio Reinaldo Carneiro Bastos havia defendido as marcações dos árbitros no lance em declarações públicas nos dias que se seguiram à partida.

O mais estarrecedor, no entanto, é o momento da comunicação oficial, a três dias da finalíssima do Paulistão. Ao fazer tal pronunciamento, referendando que o Palmeiras foi favorecido pela marcação de Flavio Rodrigues de Souza, o presidente da FPF automaticamente direciona a arbitragem da partida a ser realizada no Itaquerão.

Por que só agora?

Por que a FPF decidiu soltar esta comunicação, e ainda de forma pública, só agora? Como a entidade espera que Matheus Delgado Candançan, um árbitro que ainda busca se firmar no quadro da entidade, que está recebendo a chance de apitar sua primeira grande final, lide com a informação?

Não há como o Palmeiras receber tal movimento de outra forma que não como um ataque direto da FPF.

Trata-se de mais um fato a alimentar as evidências, ilustradas por fatos históricos, de uma predileção da FPF pelo Corinthians, tendo como episódios proeminentes as finais de 1977 contra a Ponte Preta, a semifinal de 1998 contra a Portuguesa, e a infame final de 2018, com VAR informal, no Allianz Parque, para mencionar apenas alguns casos. E infelizmente isso seguirá sendo tratado como paranoia de torcedor fanático.

O que mais causa revolta é saber que tudo isso está sendo construído em torno de um lance que, na pior das hipóteses, gera discussão, não se tratando de um erro claro e indiscutível. Até porque, Arboleda esticou a perna impedindo a passagem de Vitor Roque e o contato aconteceu, dando toda a margem para uma interpretação de falta.

Que nossa comissão técnica use este fato para motivar ainda mais nossos jogadores, que já devem estar acostumados: para que o Palmeiras vença um campeonato, tem que ganhar do adversário, das arbitragens, da imprensa e do sistema. É contra tudo e contra todos, sim.

Confira abaixo o absurdo ofício da FPF enviado ao São Paulo:

“Prezado Presidente,

A Federação Paulista de Futebol recebeu o ofício enviado pelo São Paulo Futebol Clube e analisou de forma cautelosa os pontos apresentados, bem como todos os fatos relacionados à partida entre Palmeiras x São Paulo, válida pela Semifinal do Paulistão Sicredi 2025.

Como é de conhecimento do São Paulo e de todos os clubes filiados que frequentam os Conselhos Técnicos e reuniões do Futebol Paulista, a atual gestão da FPF fomenta o diálogo entre clubes e Federação, a fim de melhorar de forma contínua as competições e todo ecossistema do esporte no Estado.

Recebemos, sempre de forma humilde, toda e qualquer crítica e tomamos providências imediatas. Jamais poderemos ser reconhecidos como negligentes —fato que todos os clubes paulistas são testemunhas. Portanto, é com respeito que recebemos todas as críticas do São Paulo Futebol Clube.

Em relação ao lance do pênalti assinalado pelo árbitro de campo e referendado pelo VAR, embora seja um lance interpretativo, a FPF entende que o árbitro de campo deveria ter sido chamado para realizar a revisão no VAR e que a marcação do pênalti foi equivocada.

Importante frisar que Flavio Rodrigues de Souza e Rodrigo Guarizo do Amaral, que detêm os escudos FIFA e atuam em competições nacionais e internacionais há anos, são íntegros e, assim como qualquer ser humano, sofrem a cada situação de equívocos causada. Erros, infelizmente, podem acontecer, lamentamos profundamente todos os danos causados e trabalharemos intensamente para corrigi-los.

O Paulistão pertence aos clubes. Todos decidem as regras e são sócios do sucesso desta competição pioneira que acirra rivalidades locais, engaja mais de 100 milhões de torcedores no país e distribuiu mais de R$ 1 bilhão aos clubes nos últimos 4 anos.

A FPF tem plena convicção de que o São Paulo Futebol Clube, por meio de sua gestão profissional e de sucesso, seguirá contribuindo profundamente para a construção coletiva e para a constante evolução da competição.

Estaremos sempre abertos a elaborar soluções com o São Paulo e com todos os demais clubes para que os problemas e equívocos não se repitam.

A FPF ressalta que seguirá trabalhando incansavelmente por melhorias contínuas na arbitragem, que é notadamente a melhor do Brasil. Não por acaso, fomos pioneiros na implementação do VAR centralizado e, para as finais de 2025, trouxemos, de forma inédita ao país, o impedimento semiautomático.

Continuaremos buscando a qualificação do quadro de árbitros, visando minimizar equívocos e que as partidas sejam sempre decididas pelos protagonistas do futebol: os atletas. E trabalharemos para aumentar a cada ano o investimento na arbitragem, que, em 2024, já superou R$ 6.5 milhões.

Por fim, quero reiterar meu pedido de desculpas ao goleiro Rafael, o qual já foi feito por telefone e divulgado publicamente. Tratou-se uma manifestação mal colocada, dando a entender que Rafael seria o culpado pelo lance do pênalti, o que não é verdade.

Atenciosamente,

Reinaldo Carneiro Bastos”

2 comentários em “FPF dispara ataque direto ao Palmeiras a 3 dias da final

  1. O presidente da FPF é torcedor do SPFC, isso é notório. Que ele é cadelinha do Casares, tbm foi notado ano passado no ataque de pelanca.. Então, isso não é uma grande surpresa

Deixe uma resposta