Palmeiras desperdiça pênalti e fica no empate com Guarani no Paulista Sub-20

Palmeiras desperdiça pênalti e fica no empate com Guarani no Paulista Sub-20.
Fabio Menotti/Palmeiras/by Canon

Jogando em Campinas, Palmeiras e Guarani não saíram do 0 a 0

Depois de mais um mês, o Palmeiras voltou a entrar em campo pelo Paulista Sub-20. Na tarde desta terça-feira, a equipe enfrentou o Guarani, no Brinco de Ouro da Princesa, e ficou no empate em 0 a 0.

O Palmeiras poderia ter saído com os três pontos, mas, nos acréscimos da partida, Allan desperdiçou uma cobrança de pênalti ao mandar a bola no travessão. Apesar do empate, o Verdão segue na liderança do Grupo 19, com sete pontos.

Escalação do Palmeiras: Kaique; Gilberto, Vitor Reis, Michel (Pedro Felipe) e Arthur (Ian); Figueiredo (Léo), Patrick e Kauan Santos (Allan); Estêvão (Riquelme Fillipi), Juninho (Thalys) e Kevin (Luighi). Técnico: Lucas Andrade.

Na próxima rodada do estadual, o Verdão volta a enfrentar o Guarani, desta vez na Academia de Futebol 2. O duelo acontece na quarta-feira da semana que vem, às 15h. Antes deste confronto, no entanto, o Palmeiras terá pela frente o SCCP, no jogo de ida da semifinal do Brasileiro Sub-20, no domingo.

Confira a tabela do Palmeiras na 2ª fase do Paulista Sub-20:

Anunciado, Richard Ríos é o 1º reforço do Palmeiras para a temporada 2023

Anunciado, Richard Ríos é o 1º reforço do Palmeiras para a temporada 2023.
Divulgação/Palmeiras

Destaque do Guarani no Paulistão, Richard Ríos chega ao Verdão até o final de 2025, com possibilidade de prorrogação até 2026

Na tarde desta terça-feira, o Palmeiras anunciou seu primeiro reforço para a temporada de 2023. Trata-se do meio-campista Richard Ríos, que estava no Guarani. O Verdão adquiriu 60% dos direitos econômicos do jogador por R$ 6 milhões. O clube pode ainda comprar mais 10% por R$ 1.5 milhão.

“Estou feliz por estar em um clube tão gigante como o Palmeiras. É uma equipe que vem se destacando muito nas competições nacionais e internacionais. Fiquei impressionado com a estrutura, que dá todo o suporte aos atletas”, disse o atleta à TV Palmeiras/FAM.

Nascido em Medellín, na Colômbia, Rios assinou contrato com o Palmeiras até dezembro de 2025, com opção de prorrogação por mais uma temporada. O reforço palmeirense tem 22 anos e, além do Guarani, também atuou pelas categorias de base do Flamengo no Brasil.

“Minha trajetória é um pouco atípica. Joguei futsal até os 18 anos e me destaquei com a seleção colombiana em um campeonato no Rio de Janeiro. Depois, recebi a oportunidade de vir para o Brasil e pude me destacar também. Tive uma passagem curta pelo México e, voltando de lá, fui para o Guarani, joguei a Série B no ano passado e fiz uma boa campanha no Paulista deste ano. A adaptação do futsal para o campo foi muito boa e tranquila, não precisei de muito tempo”, disse.

No Paulistão deste ano, o jogador anotou dois gols e deu uma assistência. Ele também se destacou em outro fundamento: foi um dos líderes entre os meio-campistas do torneio em desarmes, com 25 – 6º colocado.

“Desde que começaram os rumores, eu fiquei muito feliz. Recebi muitas mensagens nas redes sociais, muitas ligações – não sei como eles chegaram ao meu telefone (risos). Esse carinho é sempre muito importante para o jogador se sentir acolhido. Depois disso, eu quis ainda mais vir para o Palmeiras. Espero retribuir isso nos treinos e nos jogos da melhor forma”, complementou.

Richard Ríos é o 10º colombiano a jogar no Palmeiras

Conterrâneo de Atuesta, que atualmente está lesionado e só deve voltar no ano que vem, Rios será o décimo colombiano a vestir a camisa do Palmeiras na História. O que mais atuou dentre eles foi Muñoz, com 141 partidas. Fecham o top-5: Borja (112), Armero (80), Rincón (76) e Atuesta (58). Os outros foram Asprilla, Mina, Lozano e Angulo.

É sempre bom ter responsabilidades em seu trabalho porque, assim, você faz as coisas bem. Fico feliz de continuar este legado que os colombianos vêm deixando no clube. Será uma honra também poder conviver com o Atuesta. Agora é fazer as coisas da melhor forma e deixar as portas abertas para outros colombianos no futuro”, finalizou.

Raphael Veiga avalia empate com o Guarani e vê Palmeiras melhor em campo

Raphael Veiga em disputa pelo Palmeiras contra o Guarani, durante partida válida pela décima segunda rodada do Paulistão 2023, no Brinco de Ouro da Princesa.
Cesar Greco/Palmeiras/by Canon

Raphael Veiga teve a melhor chance do Palmeiras na partida, mas acabou mandando a bola para fora

Para o meio-campista Raphael Veiga, o Palmeiras foi melhor que o Guarani no empate em 0 a 0 entre as equipes, em jogo válido pela última rodada da primeira fase do Campeonato Paulista. O camisa 23 preferiu não falar em resultado injusto, mas destacou o volume do Verdão.

“Difícil falar em justiça no futebol. Na minha opinião, se fosse para alguém ganhar era a gente. Tivemos um volume alto, especialmente no segundo tempo, mas não fizemos gol. Às vezes a gente cria e não faz, tem vezes que cria pouco e faz. Na outra partida [do São Bernardo] o Água Santa fez um gol… temos de concentrar na nossa partida, mas às vezes a gente conta também com os adversários”, disse o jogador.

“Toda vez que entramos em campo, vamos concentrados sem pensar em depender de ninguém. Hoje estava muito calor, campo difícil, mas fizemos nosso melhor e nosso melhor foi o 0 a 0”, complementou Veiga.

O Palmeiras finalizou a primeira fase do Paulista com 28 pontos conquistados. Nas quartas-de-final, a equipe enfrentará o São Bernardo. O mando da partida será palmeirense, no Allianz Parque.

Raphael Veiga foi o melhor em campo

Raphael Veiga em disputa pelo Palmeiras contra o Guarani, durante partida válida pela décima segunda rodada do Paulistão 2023, no Brinco de Ouro da Princesa.
Cesar Greco/Palmeiras/by Canon

Presente em todos os minutos no gramado, Veiga foi eleito pela FPF o melhor jogador da partida pelo segundo jogo consecutivo. E foi nos pés do meia que o Palmeiras teve a melhor chance de vencer, mas o camisa 23 acabou desperdiçando, cara a cara com o goleiro.

“Faltou acertar o gol. Sou um cara que me cobro, nestas bolas fico mais chateado de errar o gol do que o goleiro defender, porque às vezes eles têm mérito. Mas futebol é isso, tem dia que chuta e a bola entra, desvia e entra, e às vezes não. Fiz meu melhor, não foi gol e bola para frente. Foco na próxima jogada”, disse o meia.

Abel Ferreira fala em ‘jogo competitivo’ contra o Guarani e parabeniza jogadores convocados

Abel Ferreira em jogo do Palmeiras contra o Guarani, durante partida válida pela décima segunda rodada do Paulistão 2023, no Brinco de Ouro da Princesa.
Cesar Greco/Palmeiras/by Canon

Em coletiva, o técnico Abel Ferreira também comemorou o fato do Palmeiras ter tido a melhor campanha da 1ª fase do Paulistão

Ao analisar o empate do Palmeiras em 0 a 0 com o Guarani, em Campinas, o técnico Abel Ferreira viu uma partida ‘mais competitiva’ do que ‘bem jogada’. Entretanto, o treinador pontuou as chances criadas pelo Verdão e destacou a invencibilidade mantida.

“Foi um jogo competitivo, não muito bem jogado, mas competitivo. O gramado estava seco e irregular, o público estava se envolvendo bastante no jogo. O adversário estava leve, sem responsabilidade nenhuma e fez um bom jogo. Cada vez mais as equipes têm uma ambição enorme em jogar contra nós, sempre alerto isso aos jogadores”, iniciou o comandante.

“Parabenizo meus jogadores, de novo tivemos a melhor campanha da primeira fase, mais um jogo em que não perdemos. Tivemos nossas oportunidades de vencer, criamos boas chances com Veiga, Rony e Endrick. Ser mandantes nas quartas era uma meta nossa e agora vamos para o mata-mata”, complementou.

Ainda sobre a partida, Abel explicou a escalação inicial, que contou com Giovani no lugar de Endrick, e também comentou sobre as substituições.

“Optamos pelo Giovani na equipe titular para ter mais largura e profundidade, com o Rony na posição que está acostumado. Procuramos abrir e espaçar bem o adversário, eles estavam em 4-4-2 marcando em zona, queríamos o Veiga e Menino trabalhando entrelinhas para criar situações no corredor. É verdade que não foi um jogo tão fluído muito por conta do calor”, disse.

“Na segunda etapa decidi por voltar à formação habitual, com Rony e Endrick por dentro e dar mais liberdade a um dos laterais. Conforme o jogo foi andando, o Dudu se desgastou, o Piquerez estava amarelado e optamos pelo Tabata na direita para nos dar cruzamentos interiores e situações de 1 contra 1, a mesma coisa com o Mayke. Criamos três oportunidades, infelizmente não ganhamos, mas quando isso acontece, não podemos perder”, acrescentou.

Abel parabeniza convocados

A coletiva de Abel Ferreira também teve espaço para o treinador falar sobre as convocações de Rony e Raphael Veiga para a Seleção Brasileira. O comandante os parabenizou, dividiu as glórias com todos do clube e revelou que, para ele, outros dois atletas também deveriam ser chamados.

Abel Ferreira em jogo do Palmeiras contra o Guarani, durante partida válida pela décima segunda rodada do Paulistão 2023, no Brinco de Ouro da Princesa.
Cesar Greco/Palmeiras/by Canon

“É fruto de um trabalho que vem sendo feito por todos, inclusive pela comissão técnica. Não é só uma satisfação para os jogadores, mas para nós também. Tinham mais dois que, na minha opinião, poderiam ser chamados também, mas essa não é a minha função e conversei com esses dois. Disse que, quando temos um sonho, não devemos desistir e continuar a trabalhar, fazer história no nosso clube”, declarou.

“É um prêmio para eles de forma individual, mas é um prêmio também à Sociedade Esportiva Palmeiras por toda a estrutura. É um orgulho para todos que trabalham no CT e para os torcedores. Estamos muito felizes”, concluiu.

Com o empate diante do Guarani e a derrota do São Bernardo para o Água Santa, o Palmeiras terminou com a melhor campanha da primeira fase do estadual e jogará em casa nas quartas-de-final, diante do time do ABC. O duelo acontecerá no próximo final de semana, com data e horário ainda a serem confirmados pela FPF.

Confira outros trechos da coletiva:

São Bernardo

“Eles foram o segundo melhor classificados, ainda vou estudá-los. É preciso respeitá-los, entender como vão jogar, mas estaremos na nossa casa e temos a ambição de avançar. Eles não vêm de bons resultados, são um time que quando estão a ganhar se fecham bem, são fortes nas bolas paradas, mas ainda vamos nos aprofundar”.

Dinâmicas da equipe

“Perdemos jogadores que nos davam uma dinâmica, agora estamos em busca de outras. Continuamos sólidos defensivamente, em apenas dois jogos o adversário arrematou mais que nós, mas temos que estar sempre em alerta, vocês viram o que aconteceu hoje com o Manchester United [perdeu por 7 a 0 para o Liverpool]. Os jogadores sabem que temos muito a melhorar coletivamente, individualmente, portanto temos que estar com a corda esticada”.

Lesão de Atuesta

“Já começamos a pensar em algumas mudanças. Vamos apostar no Fabinho, como fizemos hoje. Temos que olhar para dentro e fazer o melhor com os recursos que temos, que são bons. Todos estão juntos num espírito forte e vamos continuar assim para continuar ganhando. Vamos jogar com os jogadores que temos”.

Pré-jogo Guarani x Palmeiras – Campeonato Paulista 2023

Pré-jogo Guarani x Palmeiras

Pré-jogo Guarani x Palmeiras – Campeonato Paulista 2023

Estádio: Brinco de Ouro
Data e Horário: 05/03/2023 16h

Transmissão

Premiere FC

Premiere

Paulistão Play

Paulistão Play

Na tarde deste domingo, a Sociedade Esportiva Palmeiras finalmente encerrará sua participação na fase de classificação do campeonato estadual, quando enfrentará o Guarani, em Campinas.

Ainda invicto, o Verdão precisa da vitória para assegurar o primeiro lugar do grupo sem depender do resultado da partida do São Bernardo, que enfrenta o Água Santa no ABC.

Palmeiras

Palmeiras

DESFALQUES
Lesionado:
Atuesta

Pendurados: Endrick, Dudu, Gabriel Menino e Jailson

Mesmo com a necessidade da vitória para assegurar todas as vantagens, o técnico Abel Ferreira deve poupar os jogadores pendurados, para não correr risco de perdê-los na primeira partida do mata-mata.

Considerando que o restante do time deverá ser o titular, o Verdão deve entrar em campo com Weverton; Marcos Rocha, Gustavo Gómez, Murilo e Piquerez; Fabinho e Zé Rafael; Giovani, Raphael Veiga e Breno Lopes; Rony.

Guarani

Guarani

O Guarani apenas bate cartão nesta despedida do estadual, já que não tem mais chances de classificação e já está livre do rebaixamento. Assim, os jogadores entrarão em campo apenas com a motivação de fazer um bom jogo e, quem sabe, chamar a atenção de algum clube grande.

O time campineiro está sem técnico e quem comanda o time esta tarde é o interino Moisés Moura, que não vai poder contar com Luciano Castan, suspenso, e com Derek, no DM. Por outro lado, ganhou as opções de Kozlinski, Matheus Barbosa e Mayk, recuperados de problemas físicos.

O time que deve entrar em campo esta tarde é Tony; Diogo Mateus, Lucão, Alan Santos e Jamerson; Wenderson, Richard Rios e Giovanni Augusto; Bruninho, Bruno José e Jenison.

Números

  • O Guarani é o clube que o Palmeiras mais enfrentou na História depois dos adversários clássicos: foram 191 confrontos, com 98 vitórias palmeirenses, 48 empates e 45 triunfos bugrinos;
  • Jogando como visitante, o Palmeiras já venceu 40 vezes, empatou 24 e perdeu 32 jogos;
  • Contando apenas os jogos no Brinco de Ouro, no entanto, a vantagem é do time da casa: 28 vitórias do Guarani contra 24 do Palmeiras, mais 21 empates;
  • Foram 129 confrontos válidos pelo campeonato estadual e o Palmeiras venceu 69; houve ainda 36 empates e 24 vitórias do Guarani;
  • Faça os cruzamentos de dados históricos como quiser usando nosso Almanaque. Clique aqui!

Odds

O mercado já sabe em qual Verdão vai depositar suas fichas. Os principais sites de aposta pagarão, em média, para cada real aplicado:

No calendário

O Palmeiras já disputou 14 jogos no dia 5 de março e venceu 8 vezes. Veja a lista completa clicando neste link.

Arbitragem

Árbitro Principal:
Thiago Luís Scarascati

Daiane Muniz dos Santos

VAR:
Daiane Muniz ds Santos

Previsão do tempo

Temperatura: 29°C
Chuva: 1,46 mm
Vento: NW – 16 km/h
Umidade: 57%

Parpite

Mesmo com jogadores poupados, o Palmeiras deve vencer o Guarani, que não tem sequer estrutura em seu estádio para receber a imprensa para um jogo contra o Palmeiras.

Para 5.432 pagantes, dá Verdão: 3 a 0, com gols de Giovani, Raphael Veiga e Murilo. VAMOS PALMEIRAS!