Com retorno de atacante, Palmeiras se reapresenta na Academia de Futebol; Piquerez não tem lesão detectada

Vanderlan, Atuesta, Gabriel Silva e Giovani, durante treinamento do Palmeiras, na Academia de Futebol.
Cesar Greco

Recuperado de cirurgia no tornozelo, Giovani treinou normalmente ao lado dos companheiros de Palmeiras

Horas após vencer o Cuiabá por 1 a 0 no Allianz Parque e reassumir a liderança do Campeonato Brasileiro, o Palmeiras se reapresentou na Academia de Futebol na terça-feira e iniciou a preparação para o confronto de quinta contra o América-MG, em Belo Horizonte.

Recuperado de lesão no tornozelo, o atacante Giovani foi a novidade do treinamento; a Cria da Academia participou normalmente das atividades propostas pela comissão técnica e já está à disposição de Abel Ferreira para os próximos jogos. Campeão e destaque da Copa São Paulo, o jogador disputou apenas cinco partidas na temporada pelo profissional.

O lateral-esquerdo Piquerez, substituído aos 40′ da segunda etapa do último jogo, teve constatada uma mialgia na coxa esquerda (desgaste muscular) e realizou trabalhos regenerativos na parte interna da academia. Caso o uruguaio não reúna condições de atuar na próxima rodada, Vanderlan deve ficar com a vaga, já que Jorge segue se recuperando de uma pancada no joelho.

Já os lesionados Jailson, Rony e Rafael Navarro deram sequências no processo de recuperação – o centroavante realizou exercícios no gramado acompanhado por membros do Núcleo de Saúde e Performance.

Palmeiras realiza atividades técnicas

Giovani durante treinamento do Palmeiras na Academia de Futebol.
Cesar Greco

Em campo, sem as presenças dos jogadores que atuaram por mais de 45 minutos contra o Cuiabá, a comissão técnica comandou duas atividades técnicas. Na primeira, os jogadores aperfeiçoaram posse de bola e troca de passes em campo reduzido; em seguida, fizeram um jogo de nove contra nove.

Próximos de estrearem pelo Verdão, os atacantes Merentiel e Flaco López treinaram normalmente. O primeiro está regularizado, enquanto o segundo espera a publicação do seu nome no BID da CBF.

O Palmeiras finaliza a preparação para enfrentar o América-MG nesta quarta-feira, na Academia de Futebol, em atividade que está prevista para começar às 11h.

Sem pensar na Copa do Mundo, Piquerez comemora boa fase do Palmeiras

Joaquín Piquerez do Palmeiras em disputa contra o Coritiba, durante partida válida pela décima primeira rodada do Brasileirão 2022, no Couto Pereira.
Cesar Greco

Titular contra o Coritiba, Piquerez concedeu entrevista coletiva após triunfo por 2 a 0 fora de casa

Após ficar um mês afastado dos gramados por conta de uma lesão muscular, o lateral-esquerdo Piquerez completou diante do Coritiba, no domingo, o terceiro jogo seguido como titular. Em entrevista coletiva depois da partida, o uruguaio celebrou o momento do clube, invicto há 17 jogos.

“A equipe está muito unida, seja dentro ou fora de campo. Isso é muito importante e nos faz ficar mais fortes ainda”, conta. “Nosso segredo são os treinos, o trabalho no dia a dia. Temos uma equipe muito competitiva, todos estão focados, desde os jogadores à comissão técnica”, disse Piquerez, que afirma foco no Palmeiras e não pensa ainda em Copa do Mundo.

“Estou focado em jogar bem no Palmeiras; ser convocado para a seleção na Copa do Mundo é consequência do trabalho. Estou com a mente tranquila quanto a isso, com a cabeça no Palmeiras e desfrutando do momento bom que estamos vivendo. Se vier essa oportunidade ou não, só saberei no futuro”, declarou.

No clube há quase um ano e com três títulos na bagagem, Piquerez comentou também sobre as dificuldades de se jogar o Brasileirão e comparou com a Libertadores.

“A gente sabia da importância desse jogo e também da invencibilidade do Coritiba em sua casa no ano, além do fato de o Palmeiras não vencer aqui há muito tempo. Entramos focados, sabíamos o que tínhamos de fazer e vencemos. O Campeonato Brasileiro é muito difícil, mais que a Libertadores. São muitas viagens, jogos em sequência. É uma competição que precisa de muita resistência”, destacou o lateral.

Piquerez torce por Jorge

Ao final da coletiva, o camisa 22 mostrou preocupação com a situação do companheiro Jorge e espera por boas notícias.

“Ele é importante para nós, não sabemos ainda o que aconteceu, mas estamos torcendo para que não seja nada grave”, finalizou. No último minuto da partida, Jorge torceu o joelho direito numa disputa de bola com Nathan Mendes e deixou o gramado amparado pelos médicos do clube.

Recuperado, Piquerez revela retorno antes do tempo previsto e elogia estrutura do Palmeiras

Joaquín Piquerez durante treinamento do Palmeiras na Academia de Futebol.
Cesar Greco

Após ser desfalque em 6 jogos, Piquerez estará à disposição da comissão técnica para o duelo contra o Atlético-MG

A comissão técnica do Palmeiras ganhou reforços importantes no início da semana. Após semanas longe do gramado, Luan, Gabriel Veron e Piquerez estão recuperados e aptos para voltar a jogar pelo clube.

Titular indiscutível até a lesão, Piquerez se machucou no segundo tempo contra o Fluminense e desfalcou o Verdão nos seis jogos seguintes, contra Juazeirense, Red Bull Bragantino, Emelec, Juventude, Deportivo Táchira e Santos. Em conversa com a TV Palmeiras/FAM, o lateral comemorou o retorno e revelou que se recuperou antes do tempo previsto.

“Foi a minha primeira lesão da carreira, mas são coisas que acontecem. Aqui no Brasil tem muitos jogos, a cada três dias praticamente. Fiquei fora seis jogos, foram três semanas intensas. Mas, graças a Deus, temos uma boa estrutura que me ajudou a me recuperar bem e a voltar antes do tempo. Estou feliz por retornar a treinar e ficar à disposição do treinador”, disse o jogador.

O uruguaio estará à disposição para o duelo contra o Atlético-MG, que acontece neste domingo e vale a liderança do Campeonato Brasileiro – as duas equipes estão empatadas com 15 pontos e estão no topo da tabela. Apesar de recuperado, a presença do atleta entre os onze iniciais ainda é incerta, já que Jorge atuou como titular em todos os confrontos em que Piquerez ficou de fora.

“É bem mais difícil ser um torcedor do que estar dentro do campo (risos). Mas, os companheiros foram bem, obtivemos resultados positivos. Agora temos um jogo muito importante do Brasileiro, estamos nos preparando bem, com a semana livre para recuperar e treinar bem. Espero que possamos sair com a vitória”, complementou.

O Palmeiras está invicto há 14 jogos (11 vitórias e três empates. No Brasileirão, a única derrota da equipe foi na estreia, contra o Ceará, em jogo realizado no Allianz Parque.

Piquerez ajuda Merentiel

Piquerez revelou também que vem ajudando seu conterrâneo Merentiel no processo de adaptação. O atacante foi contratado recentemente pelo Palmeiras, mas só poderá estrear a partir do dia 18 de julho, quando a janela de transferências internacionais reabre.

Miguel Merentiel durante treinamento do Palmeiras na Academia de Futebol.
Cesar Greco

“Falei com ele e disse que ele estava chegando a um clube muito grande e ele já percebeu isso. Estou ajudando, sobretudo com o idioma, pois falo um pouco melhor o português. Estou perto dele sempre e logo ele estará entrosado com todo o grupo”, concluiu.

O duelo entre Palmeiras e Atlético-MG acontece no Allianz Parque, às 16h. Até o início da noite de quinta-feira, 38.300 ingressos já foram comercializados.