Vídeo e treino técnico: Palmeiras finaliza preparação para enfrentar o Tombense

Jogadores do Palmeiras durante treinamento na Academia de Futebol.
Cesar Greco/Palmeiras/by Canon

Palmeiras encara equipe mineira nesta quarta-feira para confirmar a classificação às oitavas-de-final da Copa do Brasil; Rony deve ser a novidade

O Palmeiras encerrou a preparação para o confronto diante do Tombense, pela Copa do Brasil, na manhã desta terça-feira na Academia de Futebol. O Verdão enfrenta a equipe mineira na noite desta quarta, no Parque do Sabiá, em busca por uma vaga às oitavas-de-final – no primeiro jogo, os comandados de Abel Ferreira venceram por 4 a 2.

O dia começou com a comissão técnica mostrando aos atletas um vídeo sobre o time adversário. Após o aquecimento, o elenco realizou atividades técnicas, recreativas e terminou a sessão de treinamentos praticando finalizações e cobranças de faltas.

Menos de 20 dias depois de realizar uma cirurgia no antebraço direito, Rony será a novidade na lista de relacionados do Palmeiras. O atacante, no entanto, deve começar no banco de reservas – a informação foi divulgada inicialmente pelo jornalista André Hernan. Raphael Veiga, Mayke e Bruno Tabata ainda estão em processo de transição física e devem ficar de fora.

Desfalque certo para o confronto é o atacante Artur. Autor do gol de empate do Verdão no jogo contra o Vasco, o camisa 14 já atuou na competição com a camisa do Red Bull Bragantino antes de acertar com o Palmeiras e por isso não pode defender as cores palmeirenses.

A delegação viaja para Uberlândia nesta tarde. O Palmeiras disputa a Copa do Brasil pela 28ª vez em sua História e busca a classificação para as oitavas pela 25ª vez. Campeão com Abel Ferreira no comando da edição de 2020, o Verdão busca o pentacampeonato do torneio.

Piquerez pede ‘pés no chão’ ao Palmeiras

Joaquín Piquerez em disputa pelo Palmeiras contra o Vasco, durante partida válida pela segunda rodada do Brasileirão 2023, no Maracanã.
Cesar Greco/Palmeiras/by Canon

Recuperado de um problema no joelho e titular do Palmeiras no confronto do último domingo, diante do Vasco, Piquerez concedeu entrevista após o treinamento e comentou o retorno aos gramados, além de projetar o duelo contra o Tombense.

“Estou feliz pelo meu retorno mais cedo do que o programado. Podia ser até dois meses fora e, graças a Deus, foram só duas semanas até a transição física. Foi um jogo muito difícil no Maracanã contra o Vasco, a gente começou perdendo e foi importante ter conseguido o empate”, disse o uruguaio.

“Temos de ter pés no chão. A gente viu no primeiro jogo que o Tombense é um time que tem qualidade, os gols que fizeram mostram isso. Temos que ir lá com respeito, fazer o nosso trabalho como fazemos em todos os jogos e construir um ótimo resultado para avançar de fase”, completou o lateral.

Palmeiras trabalha construção de jogadas e Piquerez comenta expectativa pelo título

Abel Ferreira conversa com atletas do Palmeiras durante treinamento na Academia de Futebol.
Cesar Greco

Palmeiras realizou penúltimo treino antes de confronto decisivo diante do Fortaleza

Aproveitando o período de dias sem jogos, o Palmeiras deu sequência, na manhã desta segunda-feira, à preparação para o confronto diante do Fortaleza, que pode garantir ao clube o 11º título Brasileiro. O duelo acontece nesta quarta-feira, às 21h30, no Allianz Parque.

A comissão técnica comandou atividades posicionais, com foco nas construções de jogadas e outros aspectos de jogo. A equipe foi dividida em dois times para realizar as movimentações. Na sequência do trabalho, os grupos fizeram enfrentamento em campo reduzido.

O meio-campista Jailson deu prosseguimento ao processo de transição física, assim como Fabinho, que integra o elenco de apoio do Sub-20 ao profissional. Raphael Veiga, por sua vez, deu sequência ao tratamento da lesão no tornozelo.

Os jogadores voltam a treinar na manhã desta terça-feira, novamente na Academia de Futebol.

Piquerez fala da expectativa do título do Palmeiras

Piquerez durante treinamento do Palmeiras na Academia de Futebol.
Cesar Greco

Após a atividade, o lateral-esquerdo Piquerez foi o personagem do dia da TV Palmeiras. O camisa 22 falou sobre o duelo diante do Fortaleza e a possibilidade de conquistar mais um título pelo Verdão.

“O Fortaleza é um time bom e forte. Acho que o primeiro turno deles não foi bom, mas a gente sabia que eles são um time competitivo e não mereciam estar naquela posição. Acho que eles têm um bom treinador e eles vão vir para cá fazer um jogo que lhes sirvam”, disse o jogador, sobre a partida.

“A expectativa é grande. Título do Brasileiro não se ganha todos os dias, é muito difícil, então, seria um mérito e um louro importantes ser um dos primeiros uruguaios campeões brasileiros pelo clube, mas isso é secundário. Ficaria muito feliz em deixar a história do Palmeiras ainda um pouco maior”, concluiu Piquerez, que pode se tornar, junto com Merentiel, os primeiros uruguaios a conquistar um título nacional pelo clube.

Piquerez aparece em pré-lista de convocados do Uruguai para a Copa do Mundo

Piquerez durante treinamento do Palmeiras na Academia de Futebol.
Cesar Greco

Titular absoluto do Palmeiras, Piquerez está na lista de 56 nomes que precisará ser reduzida para 26

Titular absoluto do Palmeiras e considerado um dos principais laterais-esquerdos que jogam no Brasil, Piquerez apareceu na pré-lista do Uruguai para a Copa do Mundo, que conta com 56 nomes – até o Mundial, o técnico Diego Alonso terá que reduzir para 26.

O lateral palmeirense já demonstrou por diversas vezes o desejo de jogar a competição, contudo, ele não atua por sua seleção desde novembro do ano passado, quando a Celeste ainda era comandada por Óscar Tabarez.

Neste ano, Piquerez teve seu nome presente em duas pré-listas de Alonso, mas foi cortado da convocação final nas duas oportunidades. Mathias Oliveira, do Napoli, e Matías Viña, atualmente na Roma e velho conhecido dos palmeirenses, vêm sendo os laterais escolhidos pelo treinador nas últimas convocações.

Piquerez no Palmeiras

Piquerez do Palmeiras em disputa com Nestor do SPFC, durante partida válida pela trigésima segunda rodada do Brasileirão 2022, no Allianz Parque.
Cesar Greco

Contratado em agosto do ano passado, num primeiro momento para concorrer por uma vaga com Jorge na lateral do Palmeiras, Piquerez rapidamente tornou-se titular e, em 2022, consolidou na posição.

Entre os jogadores do Palmeiras na atual edição do Brasileirão, o uruguaio, que participou de 23 partidas, é o segundo em desarmes (2.3) e interceptações (1.6), e o quinto em cortes (1.3), nos números por partida; além disso, concedeu duas assistências – estatísticas extraídas do SofaScore.

Ao todo, disputou 64 partidas pelo Verdão e conquistou três títulos: Libertadores (2021), Campeonato Paulista (2022) e Recopa Sul-Americana (2022).

Com retorno de atacante, Palmeiras se reapresenta na Academia de Futebol; Piquerez não tem lesão detectada

Vanderlan, Atuesta, Gabriel Silva e Giovani, durante treinamento do Palmeiras, na Academia de Futebol.
Cesar Greco

Recuperado de cirurgia no tornozelo, Giovani treinou normalmente ao lado dos companheiros de Palmeiras

Horas após vencer o Cuiabá por 1 a 0 no Allianz Parque e reassumir a liderança do Campeonato Brasileiro, o Palmeiras se reapresentou na Academia de Futebol na terça-feira e iniciou a preparação para o confronto de quinta contra o América-MG, em Belo Horizonte.

Recuperado de lesão no tornozelo, o atacante Giovani foi a novidade do treinamento; a Cria da Academia participou normalmente das atividades propostas pela comissão técnica e já está à disposição de Abel Ferreira para os próximos jogos. Campeão e destaque da Copa São Paulo, o jogador disputou apenas cinco partidas na temporada pelo profissional.

O lateral-esquerdo Piquerez, substituído aos 40′ da segunda etapa do último jogo, teve constatada uma mialgia na coxa esquerda (desgaste muscular) e realizou trabalhos regenerativos na parte interna da academia. Caso o uruguaio não reúna condições de atuar na próxima rodada, Vanderlan deve ficar com a vaga, já que Jorge segue se recuperando de uma pancada no joelho.

Já os lesionados Jailson, Rony e Rafael Navarro deram sequências no processo de recuperação – o centroavante realizou exercícios no gramado acompanhado por membros do Núcleo de Saúde e Performance.

Palmeiras realiza atividades técnicas

Giovani durante treinamento do Palmeiras na Academia de Futebol.
Cesar Greco

Em campo, sem as presenças dos jogadores que atuaram por mais de 45 minutos contra o Cuiabá, a comissão técnica comandou duas atividades técnicas. Na primeira, os jogadores aperfeiçoaram posse de bola e troca de passes em campo reduzido; em seguida, fizeram um jogo de nove contra nove.

Próximos de estrearem pelo Verdão, os atacantes Merentiel e Flaco López treinaram normalmente. O primeiro está regularizado, enquanto o segundo espera a publicação do seu nome no BID da CBF.

O Palmeiras finaliza a preparação para enfrentar o América-MG nesta quarta-feira, na Academia de Futebol, em atividade que está prevista para começar às 11h.

Sem pensar na Copa do Mundo, Piquerez comemora boa fase do Palmeiras

Joaquín Piquerez do Palmeiras em disputa contra o Coritiba, durante partida válida pela décima primeira rodada do Brasileirão 2022, no Couto Pereira.
Cesar Greco

Titular contra o Coritiba, Piquerez concedeu entrevista coletiva após triunfo por 2 a 0 fora de casa

Após ficar um mês afastado dos gramados por conta de uma lesão muscular, o lateral-esquerdo Piquerez completou diante do Coritiba, no domingo, o terceiro jogo seguido como titular. Em entrevista coletiva depois da partida, o uruguaio celebrou o momento do clube, invicto há 17 jogos.

“A equipe está muito unida, seja dentro ou fora de campo. Isso é muito importante e nos faz ficar mais fortes ainda”, conta. “Nosso segredo são os treinos, o trabalho no dia a dia. Temos uma equipe muito competitiva, todos estão focados, desde os jogadores à comissão técnica”, disse Piquerez, que afirma foco no Palmeiras e não pensa ainda em Copa do Mundo.

“Estou focado em jogar bem no Palmeiras; ser convocado para a seleção na Copa do Mundo é consequência do trabalho. Estou com a mente tranquila quanto a isso, com a cabeça no Palmeiras e desfrutando do momento bom que estamos vivendo. Se vier essa oportunidade ou não, só saberei no futuro”, declarou.

No clube há quase um ano e com três títulos na bagagem, Piquerez comentou também sobre as dificuldades de se jogar o Brasileirão e comparou com a Libertadores.

“A gente sabia da importância desse jogo e também da invencibilidade do Coritiba em sua casa no ano, além do fato de o Palmeiras não vencer aqui há muito tempo. Entramos focados, sabíamos o que tínhamos de fazer e vencemos. O Campeonato Brasileiro é muito difícil, mais que a Libertadores. São muitas viagens, jogos em sequência. É uma competição que precisa de muita resistência”, destacou o lateral.

Piquerez torce por Jorge

Ao final da coletiva, o camisa 22 mostrou preocupação com a situação do companheiro Jorge e espera por boas notícias.

“Ele é importante para nós, não sabemos ainda o que aconteceu, mas estamos torcendo para que não seja nada grave”, finalizou. No último minuto da partida, Jorge torceu o joelho direito numa disputa de bola com Nathan Mendes e deixou o gramado amparado pelos médicos do clube.