Palmeiras atinge recorde de vitórias em sequência na Libertadores e amplia invencibilidade como visitante

Palmeiras posa para foto oficial em jogo contra o Cerro Porteño, durante primeira partida válida pelas oitavas de final da Libertadores 2022, no General Pablo Rojas.
Cesar Greco

Palmeiras conquistou oito vitórias nos últimos oito jogos pela competição continental

A trajetória do Palmeiras na edição de 2022 da Libertadores, além das vitórias consistentes em cima dos adversários, vem sendo marcante também pelos inúmeros recordes quebrados pelo clube.

Dono da melhor campanha da História da fase de grupos da Libertadores, o Verdão, ao vencer o Cerro Porteño por 3 a 0 na noite de ontem, passou a ser o clube com mais triunfos seguidos desde a criação da competição. O time comandando por Abel Ferreira igualou as oito vitórias consecutivas do Peñarol-URU (1966), do Estudiantes (1968 a 1970), do Cruzeiro (1976), do Vasco da Gama (2001) e do Santos (2007).

Confira a sequência:

  • 27/11 – Palmeiras 2 x 1 Flamengo
  • 06/04 – Deportivo Táchira 0 x 4 Palmeiras
  • 12/04 – Palmeiras 8 x 1 Independiente Petrolero
  • 27/04 – Emelec 1 x 3 Palmeiras
  • 03/05 – Independiente Petrolero 0 x 5 Palmeiras
  • 18/05 – Palmeiras 1 x 0 Emelec
  • 24/06 – Palmeiras 4 x 1 Deportivo Táchira
  • 29/06 – Cerro Porteño 0 x 3 Palmeiras
Atletas do Palmeiras comemoram gols na vitória contra o Cerro Porteño, durante primeira partida válida pelas oitavas de final da Libertadores 2022, no General Pablo Rojas.
Cesar Greco

O time tem o ataque mais produtivo da atual edição, com 28 gols anotados, e a melhor defesa, com apenas três tentos sofridos. Individualmente, os jogadores do Palmeiras também se destacam: Rafael Navarro é o artilheiro do torneio, com 7 gols marcados; seguido por Raphael Veiga (6) e Rony (5).

Palmeiras segue invicto como visitante

O Palmeiras ampliou a sequência de invencibilidade como visitante na Libertadores. São 19 jogos sem perder – 14 vitórias e cinco empates, recorde absoluto do torneio. O último revés nessa condição ocorreu em 2019 para o San Lorenzo, ainda na fase de grupos daquela edição.

Além disso, contabilizando jogos em casa, fora ou em campo neutro, o Verdão não é derrotado há 15 partidas – o recorde geral pertence ao Atlético-MG, que ficou por 18 jogos invicto antes de ser derrotado no Mineirão pelo Tolima, há cerca de um mês.

Gustavo Gómez marca duas vezes e se torna o 3º zagueiro-artilheiro da História do Palmeiras

Gustavo Gómez comemora seu gol pelo Palmeiras contra o Atlético-GO, durante partida válida pela décima segunda rodada do Brasileirão 2022, no Allianz Parque.
Cesar Greco

Gustavo Gómez chegou a 22 gols pelo clube e deixou para trás o ex-zagueiro Cléber

De volta à equipe titular do Palmeiras após período com a seleção paraguaia, Gustavo Gómez precisou de apenas cinco minutos para fazer história. Ao marcar dois gols diante do Atlético-GO (aos 43’ e 48’ do primeiro tempo), o camisa 15 se tornou o terceiro maior zagueiro-artilheiro da História do Verdão.

São 22 bolas na rede para o capitão, que deixou para trás Cléber e empatou com Vágner BacharelLoschiavo, com 32, e Luís Pereira, com 36, vêm logo à frente. Na atual temporada, o paraguaio contabiliza cinco tentos.

Contratado em 2018, Gómez soma 187 partidas pelo Palmeiras e sete títulos conquistados. Líder do elenco e ídolo da torcida palmeirense, o defensor acumula outros feitos pelo clube; confira:

  • 22º zagueiro com mais jogos pelo Palmeiras: 187;
  • 3º estrangeiro com mais jogos pelo Palmeiras e mais vitórias (114);
  • Estrangeiro com mais títulos na História do Palmeiras: 7;
  • Jogador de linha com mais vitórias pelo Palmeiras na Libertadores: 33;
  • 10º jogador com mais partidas no Allianz Parque: 76;
  • Nunca passou uma temporada sem ir às redes.

Gustavo Gómez quebra tabu

Gustavo Gómez comemora seu gol pelo Palmeiras contra o Atlético-GO, durante partida válida pela décima segunda rodada do Brasileirão 2022, no Allianz Parque.
Cesar Greco

Os dois gols de Gustavo Gómez também quebraram um tabu de quase 10 anos sem que um zagueiro marcasse ao menos duas vezes em uma partida do Verdão. O último a conseguir o feito foi Henrique, no empate em 3 a 3 com o XV de Piracicaba, em 3 de fevereiro de 2013.

Com Gómez em campo, o Palmeiras enfrenta na próxima segunda-feira o SPFC, no Morumbi, às 20h, pelo Brasileirão. Enquanto o Verdão é o líder com 25 pontos, o rival ocupa a quinta colocação, com 18.

Gustavo Gómez retorna em meio à sequência recorde de ‘baliza a zero’ do Palmeiras no Brasileirão 2022

Gustavo Gómez durante treinamento do Pameiras na Academia de Futebol.
Cesar Greco

Desfalque do Palmeiras nos últimos jogos, Gustavo Gómez trabalhou na Academia de Futebol na segunda-feira

Vindo de uma vitória por 2 a 0 sobre o Coritiba, o Palmeiras enfrenta na quinta-feira o Atlético-GO, no Allianz Parque, podendo ter o reforço de Gustavo Gómez, que retornou à equipe após período com a seleção paraguaia. O camisa 15 se reapresentou ontem à Academia de Futebol e realizou atividades na parte interna.

A volta de Gómez ocorre num momento em que o Palmeiras está há seis jogos seguidos do Campeonato Brasileiro sem sofrer gols, sequência recorde da História do clube na era dos pontos corridos – contabilizando todos formatos da competição, a série atual está atrás apenas das sequências obtidas na edição de 1978 (sete jogos) e 1973 (dez partidas). Além disso, o Palmeiras só foi vazado em três dos 11 jogos que disputou na competição – contra Ceará, Goiás e Fluminense – e detém o posto de melhor defesa.

A solidez defensiva do time no Brasileirão é reflexo do que a equipe vem apresentando em toda a temporada, que já se destaca como a menos vazada da História palmeirense na média: 0,51 gol sofrido por jogo (19 em 37 duelos) – números que representam que o clube passou 62% das partidas com a ‘baliza a zero’.

Quem joga ao lado de Gustavo Gómez?

Luan e Murilo em jogo do Palmeiras contra o Coritiba, durante partida válida pela décima primeira rodada do Brasileirão 2022, no Couto Pereira.
Cesar Greco

Sendo Gustavo Gómez titular indiscutível, a comissão técnica precisará escolher entre Murilo e Luan para ser o parceiro do paraguaio. “É ótimo [ter que escolher], adoro ter dor de cabeça. Quando essa situação chegar, de forma fácil e simples eu vou escolher”, revelou Abel Ferreira, logo após o empate em 0 a 0 com o Atlético-MG.

Luan voltou ao time após mais de três meses longe dos gramados e mostrou o mesmo desempenho de antes da lesão; Murilo, por sua vez, aproveitou a contusão do camisa 13 para ter sequência e ajudar o time nas conquistas da Recopa e Campeonato Paulista. Os dois atuaram juntos nos últimos três jogos e tiveram números parecidos, de acordo com o SofaScore:

  • Luan: 14 cortes – 5 interceptações – 3 desarmes – 2 dribles sofridos – 85% de acerto nos passes – 55% de aproveitamento nos lançamentos;
  • Murilo: 15 cortes – 2 interceptações – 1 desarme – 1 drible sofrido – 90% de acerto nos passes – 60,4% de aproveitamento nos lançamentos.

Sob comando de Abel Ferreira, Palmeiras segue quebrando tabus de mais de 2 décadas

Abel e Dudu comemoram gol do Palmeiras contra o Coritiba, durante partida válida pela décima primeira rodada do Brasileirão 2022, no Couto Pereira.
Cesar Greco

Na noite de domingo, o Palmeiras venceu o Coritiba no Couto Pereira por 2 a 0, algo que não acontecia havia 25 anos

O Palmeiras de Abel Ferreira se acostumou a quebrar longos tabus. No último domingo, a equipe fez 2 a 0 e venceu o Coritiba no estádio Couto Pereira, algo que não acontecia havia 25 anos – o último triunfo no Alto da Glória ocorrera em 25 de março de 1997, por 1 a 0.

Vale ressaltar que, apesar do período sem vitórias, o clube levantou a taça da Copa do Brasil no estádio, em 2012, após empate por 1 a 1 no duelo decisivo.

O Palmeiras é sem limites. O Palmeiras gosta de bater recordes”, disse Rony ao final do duelo. Com Abel no comando, o Palmeiras vem superando antigos tabus que duravam mais de duas décadas.

No ano passado, o Verdão deixou para trás 24 anos sem vitória sobre o Ceará como visitante, ao fazer 2 a 1 no Castelão; já em março deste ano, Rony marcou o gol do triunfo palmeirense em cima do SPFC por 1 a 0, que quebrou um jejum de 25 anos sem vencer o rival no Morumbi pelo Campeonato Paulista.

“O treinador é avaliado por resultados e títulos. Tudo que acontece é mérito de um trabalho coletivo. Sozinho não sou ninguém”, minimizou o treinador sobre o feito alcançado.

Outra conquista marcante foi a eliminação do SPFC nas quartas-de-final da Libertadores de 2021 – o Palmeiras havia chegado para aquele confronto sem nunca ter vencido o rival na competição continental.

Dudu e Rony comemoram gol do Palmeiras contra o Coritiba, durante partida válida pela décima primeira rodada do Brasileirão 2022, no Couto Pereira.
Cesar Greco

Palmeiras dominante no Brasileirão

A vitória no Couto Pereira garantiu a permanência do Palmeiras na liderança do Brasileirão e consolidou ainda mais os números do time.

Além disso, são dez jogos de invencibilidade no Campeonato Brasileiro, sendo seis seguidos sem ser vazado.

O Palmeiras volta a campo na próxima quinta-feira para enfrentar o Atlético-GO, às 18h, no Allianz Parque; foram vendidos 34.600 ingressos antecipadamente para o confronto, de acordo com a última parcial divulgada pelo clube, às 9h55 desta terça-feira.

Palmeiras x Atlético-MG: mais de 35 mil ingressos vendidos antecipadamente

Palmeiras x Atlético-MG: mais de 35 mil ingressos vendidos antecipadamente.
Reprodução

Recorde de público do Palmeiras no Allianz Parque em 2022 é de 39.511, registrado no clássico contra o SCCP pelo Paulistão

O Palmeiras divulgou, às 11h45 desta quarta-feira, que 35.900 ingressos foram vendidos de forma antecipada para o duelo contra o Atlético-MG, que acontece neste domingo, às 16h, em partida válida pela nona rodada do Campeonato Brasileiro. A venda para o público geral abriu na manhã de hoje.

No site Ingressos Palmeiras, endereço onde os bilhetes são comercializados, não há mais entradas disponíveis. Entretanto, de acordo com o clube, ainda há a possibilidade de que até a data do confronto novas cargas de ingressos sejam disponibilizadas.

Para o duelo, que vale a liderança do Brasileirão 2022, o Palmeiras decidiu por aumentar o preço dos ingressos em comparação às partidas anteriores. O setor mais barato custou R$110; enquanto o mais caro saiu por R$190.

Derby no Paulista marcou o recorde de público do Palmeiras em 2022

O duelo que contou com o maior número de torcedores no Allianz Parque em 2022 foi o clássico diante do SCCP, ainda pela primeira fase do Campeonato Paulista, quando 39.511 pessoas compareceram ao estádio.

A expectativa para o confronto contra a equipe mineira é que o público fique próximo desta marca – vale lembrar que o clássico estadual não teve a presença da torcida visitante.

A média de público do Verdão no Allianz Parque na temporada é de 29.345.