Cria da Academia, Estêvão defenderá a Seleção Brasileira nas próximas rodadas das eliminatórias
Destaque do Palmeiras na temporada, Estêvão foi convocado por Dorival Júnior para defender o Brasil nos próximos dois jogos pelas eliminatórias. O meia-atacante de 17 anos recebeu sua primeira convocação para a seleção principal.
Estêvão estará disponível para os duelos contra o Equador, no dia 6 de setembro, e diante do Paraguai, no dia 10. Na seleção, ele reencontrará Endrick, que atualmente está no Real Madrid e também foi convocado por Dorival.
Além de Estêvão, o Palmeiras deve ter também Gustavo Gómez (Paraguai) e Richard Ríos (Colômbia) convocados nesta janela de data Fifa.
Ainda com Estêvão, o Palmeiras entra em campo neste sábado para enfrentar o Cuiabá, no Brinco de Ouro, pelo Brasileirão. O jovem ainda ficará à disposição para o confronto da semana que vem frente ao Athletico-PR, viajando na sequência para defender a Seleção Brasileira.
Convocados:
Goleiros: Alisson (Liverpool), Bento (Al-Nassr) e Ederson (Manchester City);
Laterais: Danilo (Juventus), Yan Couto (Borussia Dortmund), Guilherme Arana (Atlético-MG) e Wendell (Porto);
Zagueiros: Beraldo (PSG), Éder Militão (Real Madrid), Gabriel Magalhães (Arsenal) e Marquinhos (PSG);
Meio-campistas: André (Fluminense), Bruno Guimarães (Newcastle), Gerson (Flamengo), João Gomes (Wolverhampton), Lucas Paquetá (West Ham) e Rodrygo (Real Madrid);
Atacantes: Endrick (Real Madrid), Estêvão (Palmeiras), Luiz Henrique (Botafogo), Pedro (Flamengo), Savinho (Manchester City) e Vinicius Junior (Real Madrid).
Estrela de Endrick brilhou na seleção e o atacante virou destaque no mundo do futebol; Ríos ganhou oportunidade e Murilo não foi utilizado
A data Fifa terminou com um palmeirense no topo dos assuntos mundiais: Endrick. A jovem estrela encantou ao marcar o gol da vitória do Brasil em Wembley, por 1 a 0 sobre a Inglaterra, e também ir às redes na sua futura casa, o Santiago Bernabéu, no empate em 3 a 3 com a Espanha, nesta terça-feira.
Endrick (17 anos) pela Seleção Brasileira na Data FIFA:
⚔️ 2 jogos (0 titular) ⚽️ 2 gols (!) ⏰ 32 mins p/ marcar gol (!) 🎯 100% pontaria na finalização (3/3!) 👣 22 ações com a bola (11 p/ marcar gol!) 💯 Nota Sofascore 7.05
Por outro lado, o outro jogador do Palmeiras chamado à Seleção Brasileira não saiu do banco de reservas. Murilo chegou a ser citado por Dorival Junior na entrevista coletiva após a vitória no Reino Unido, mas não ganhou minutos nesta data Fifa.
Também na Espanha e vestindo uma camisa amarela, Richard Ríos ganhou moral na Colômbia. O meio-campista recebeu elogios pela partida contra a Espanha, na última sexta-feira, e foi titular os 90 minutos no triunfo por 3 a 2 sobre a Romênia, finalizando o duelo com uma assistência.
Os três jogadores retornam durante a madrugada ao Brasil, no avião particular de Leila Pereira – que foi chefe de delegação da Seleção Brasileira, e estarão à disposição de Abel Ferreira para o duelo decisivo contra o Novorizontino, que acontece na noite de quinta, no Allianz Parque.
A #FamíliaPalmeiras em um abraço. Mais um sonho realizado, Douglas! 💚
Richard Ríos, vístase señor. Tremenda claridad ha ganado la Selección Colombia con su incorporación. Se nota el talento del futsal. pic.twitter.com/pZBysj84OV
Aos 17 anos e já vendido ao Real Madrid, Endrick ganhou destaque nos principais jornais europeus no final de semana. Na Inglaterra, o Daily Mail, o The Guardian e a Skysports destacaram o palmeirense após a vitória contra os donos da casa. Na Espanha, o AS e o Marca, principais veículos de Madri, estamparam o rosto do atacante nas capas.
Logo após o amistoso contra a Espanha, mais destaques. “Com vocês, Endrick”, escreveu o AS em seu site. E até o Sport, jornal da Catalunha, se rendeu ao palmeirense: “Endrick colocou o Bernabéu no bolso”.
ReproduçãoReprodução
Os números de Ríos pela Colômbia
Richard Ríos atuou 45 minutos no primeiro jogo e depois mais 90, na segunda partida da Colômbia nesta data Fifa. Confira os números do meio-campista:
135 minutos;
1 assistência;
94 ações com a bola;
56 passes certos;
1 lançamento certo;
1 finalização;
3 dribles certos;
10 duelos ganhos;
4 ações defensivas.
Participação de Richard Rios no gol de Jhon Arias pela Colômbia
Endrick alcançou sua segunda convocação à seleção e Murilo é chamado pela primeira vez
Novo comandante da Seleção Brasileira, Dorival Júnior realizou nesta sexta-feira sua primeira convocação. Endrick, que já havia sido chamado por Fernando Diniz no ano passado, foi lembrado pelo treinador. A outra novidade foi o zagueiro Murilo, que esteve entre os principais zagueiros do Brasil em 2023 e foi convocado pela primeira vez ao time principal do Brasil.
O Brasil jogará dois amistosos na data Fifa deste mês. Primeiro contra a Inglaterra, dia 23/03, e depois diante da Espanha, no dia 26/03.
O atacante e o defensor se apresentarão à Seleção Brasileira após o duelo das quartas-de-final do Campeonato Paulista e o retorno está previsto para o dia anterior da semifinal. Se o Palmeiras avançar de fase, eles poderão estar em campo no duelo.
Com Endrick e Murilo, confira a lista da Seleção Brasileira:
Goleiros: Bento (Athletico-PR), Ederson (Manchester City) e Rafael (SPFC);
Laterais: Danilo (Juventus), Yan Couto (Girona), Ayrton Lucas (Flamengo) e Wendell (Porto);
Zagueiros: Beraldo (PSG), Gabriel Magalhães (Arsenal), Marquinhos (PSG) e Murilo (Palmeiras);
Meio-campistas: André (Fluminense), Andreas Pereira (Fulham), Bruno Guimarães (Newcastle), Casemiro (Manchester United), Douglas Luiz (Aston Villa), João Gomes (Wolverhampton), Lucas Paquetá (West Ham) e Pablo Maia (SPFC);
Atacantes: Endrick (Palmeiras), Gabriel Martinelli (Arsenal), Raphinha (Barcelona), Richarlison (Tottenham), Rodrygo (Real Madrid), Savinho (Girona) e Vini Jr (Real Madrid).
Torneio acontece entre 20 de janeiro e 11 de fevereiro e Endrick pode ficar de fora da Supercopa do Brasil
Nesta quinta-feira, o técnico Ramon Menezes anunciou a convocação da Seleção Brasileira para o torneio Pré-olímpico, que garante vaga para a Olimpíada de Paris. O atacante Endrick e o zagueiro Michel foram os palmeirenses chamados.
Convocado, Endrick pode desfalcar o Palmeiras na disputa do título da Supercopa do Brasil, contra o SPFC, agendada para o dia 3 de fevereiro. A competição internacional acontece entre os dias 20 de janeiro e 11 de fevereiro, na Venezuela.
O Palmeiras, por meio de sua assessoria, afirma que a liberação ou não de Endrick para a competição será tratada internamente e que ainda não há uma definição. Caso se apresente à seleção, o atacante também perderá o início do Campeonato Paulista.
Michel, o outro palmeirense convocado, é nome constante nas últimas listas de Ramon Menezes. O zagueiro foi campeão Pan-Americano em 2023 e foi lembrado para o Sul-Americano Sub-20 e Mundial Sub-20, porém não jogou os dois torneios porque se lesionou.
Atualmente no Nottingham Forest, Danilo, Cria da Academia e multicampeão no profissional, também foi convocado.
Com Endrick e Michel, confira a lista completa do Brasil:
Endrick e Raphael Veiga entraram na fogueira no Maracanã para tentar salvar o Brasil, enquanto Richard Ríos pouco jogou e Gustavo Gómez manteve a regularidade
A data Fifa virou uma questão para o Palmeiras, comissão técnica e para a torcida em 2023. As convocações para as seleções são inevitáveis, uma vez que o elenco do clube é qualificado.
Entretanto, o fato que mais incomoda é o retorno dos atletas ao clube após as passagens pelas seleções, principalmente os que passam pela Amarelinha – desta vez, foram convocados Endrick e Raphael Veiga (Brasil); Richard Ríos (Colômbia); e Gustavo Gómez (Paraguai), além do baixo desempenho apresentado pelo coletivo na volta das atividades do calendário nacional.
O retrospecto do Verdão no ano logo após as datas Fifa é de uma vitória (diante do Goiás) e três reveses (Água Santa, Bahia e Atlético-MG). Para buscar o bicampeonato Brasileiro seguido e o 12º em sua História, o Palmeiras precisará reverter o histórico ruim.
Mas, como foram os desempenhos dos palmeirenses neste último período com as seleções? Abaixo, o Verdazzo destrincha o desempenho de cada jogador:
Endrick e Raphael Veiga na fogueira
Endrick e Raphael Veiga, como era esperado, pouco atuaram. Destaque do Palmeiras, o atacante de 17 anos acumulou 26 minutos em campo e só foi acionado por Fernando Diniz para tentar evitar as derrotas para Colômbia e Argentina. Fora de posição e em um time desorganizado, o palmeirense pouco pôde fazer e somou apenas oito toques na bola nos dois confrontos.
Veiga, por sua vez, entrou apenas contra a Argentina. Jogando longe de onde rende melhor (atuou aberto pela direita), o meia esteve em campo por 14 minutos e o que lhe restou foi a entrevista pós-jogo para tentar explicar mais uma derrota brasileira. O lado positivo, para os palmeirenses, é os dois voltarem ao clube mais descansados para a reta final do Brasileirão.
Poucos minutos, mas vitórias
Richard Ríos viveu sua segunda experiência na seleção da Colômbia. O meio-campista começou a ser lembrado por Néstor Lorenzo após sua afirmação no Palmeiras. Ríos, no entanto, ainda é apenas uma peça complementar da equipe colombiana.
Nesta janela de duas partidas, Ríos foi a campo uma vez – justamente na vitória sobre o Brasil. Foram 16 minutos jogados e um bom desempenho apresentado: 100% de aproveitamento nos passes e nos duelos vencidos, além da participação do início da jogada do gol da vitória por 2 a 1. Contra o Paraguai, o jogador não saiu do banco de reservas, mas comemorou mais uma vitória, desta vez por 1 a 0.
Capitão e dono da posição – mais desgastado
Gustavo Gómez é um símbolo no Paraguai. Capitão da equipe, o zagueiro manteve a regularidade, foi titular e atuou em todos os minutos na data Fifa. Apesar de não comemorar nenhuma vitória, o defensor palmeirense mostrou mais uma vez porque é um dos principais jogadores da posição na América do Sul, finalizando o período com 10 ações defensivas certas, um drible sofrido apenas e com as melhores notas pelo Sofascore (7.0, contra o Chile, e 7.1 diante da Colômbia). Gómez ainda teve dois passes decisivos e uma grande chance criada, no lado ofensivo.
Dentre todos os atletas do Palmeiras chamados, Gómez é o que voltará mais desgastado. Ele deve voltar ao clube na quinta-feira e treinar com elenco na sexta. Vale lembrar que o camisa 15 será reforço diante do Fortaleza, já que não atuou frente ao Internacional.