Com reforço de Veiga, Palmeiras volta aos trabalhos após 2 dias de folga

Atletas do Palmeiras durante treinamento na Academia de Futebol, em São Paulo-SP.
Fabio Menotti/Palmeiras/by Canon

Meia treinou normalmente após desfalcar o Palmeiras em duas partidas

Após dois dias de folga, os jogadores do Palmeiras se reapresentaram na Academia de Futebol, nesta quarta-feira, e iniciaram os trabalhos para o confronto diante do Mirassol, pelo Campeonato Paulista.

Raphael Veiga, que desfalcou a equipe nos últimos dois jogos por causa de uma infecção ocular, treinou normalmente ao lado dos companheiros e reforça o Verdão na partida de sábado. No começo da semana, o meia dispensou a folga e realizou atividades no Centro de Excelência.

Após ativação muscular, os jogadores foram a campo e participaram de duas atividades simultâneas: de um lado, houve um trabalho técnico com ênfase em transições e marcação e, do outro, um aprimoramento de construções de jogadas, movimentações específicas e finalizações.

O Palmeiras é o líder do grupo B do Paulistão, com 18 pontos, quatro a mais que a Ponte Preta. Após o empate amargo com o SCCP no último domingo, o Verdão busca a reabilitação contra o Mirassol na Arena Barueri. O jogo acontece no sábado, às 18h. Os ingressos estão sendo comercializados através do site Ingressos Palmeiras.

Boletim médico do Palmeiras

O Palmeiras conta com quatro jogadores em recuperação no Núcleo de Saúde e Performance. Gustavo Gómez, com uma lesão em um dos dedos do pé esquerdo, foi o jogador mais recente a entrar no departamento médico.

Nesta quarta-feira, Dudu (cirurgia no joelho), Bruno Rodrigues (artroscopia no joelho) e o lateral-direito Mayke (problema muscular na coxa) cumpriram cronograma com os profissionais do Núcleo de Saúde e Performance.

Aprendiz e mentor: Raphael Veiga ultrapassa Alex em números de jogos pelo Palmeiras

Raphael Veiga e Alex, após treino do Palmeiras, na Academia de Futebol.
Cesar Greco/Palmeiras/by Canon

Além de passar Alex, Raphael Veiga também se aproxima de 250 partidas pelo Verdão

Colecionador de marcas e títulos pelo Palmeiras, Raphael Veiga alcançou mais um feito pelo clube na vitória por 3 a 1 sobre o Fortaleza, no último sábado: o camisa 23 chegou a 244 partidas vestindo a camisa palmeirense e ultrapassou o ex-jogador Alex, na lista dos atletas com mais jogos pelo Verdão.

A história dos dois jogadores com o Palmeiras é semelhante. Canhotos, ambos vieram jovens para o Verdão vindos do Coritiba e estão entre os maiores do clube. Alex chegou em 1997, aos 20 anos, e realizou 243 jogos, com 78 gols marcados e quatro títulos conquistados, em três passagens.

Veiga, por sua vez, foi contratado 20 anos depois, mas precisou de tempo e paciência para engrenar. O atual meia palmeirense passou um ano emprestado ao Athletico-PR e quase deixou definitivamente o clube no início de 2020. Com a chegada de Abel Ferreira, no entanto, firmou-se e se transformou em um jogador essencial ao time.

Companheiros de clubes no Coritiba, no início da década passada, quando Veiga estava surgindo para o futebol e Alex estava prestes a encerrar a carreira, os dois possuem uma relação de amizade e, sempre que possível, trocam elogios e conselhos.

“[Raphael Veiga] só não alcança o Ademir, pois esse é Divino. Rapha já atingiu a glória! Vai apenas elevar cada vez mais o que já está feito. Fico feliz porque acompanhei bem de perto tudo o que ele e a família sonhavam desde Curitiba”, chegou a escrever Alex, em fevereiro do ano passado.

“A gente conversa, ele me dá uns puxões de orelha. O Alex sempre pediu para que eu entrasse na área. Lá em 2017, ele já falava pra eu acreditar e pisar mais na área, arriscar mais. Mas, me comparar com o Alex é muito. Tenho um respeito enorme por ele. Na minha posição foi um dos maiores”, disse Veiga, no fim de 2021.

Disputando sua sexta temporada pelo Palmeiras, Veiga ultrapassou Alex em número de jogos (244), títulos (nove) e está próximo de também passar o ídolo palmeirense em gols anotados. Atualmente, o camisa 23 contabiliza 76, enquanto o ex-jogador fez 78.

Confira os números de Raphael Veiga e Alex por ano no Palmeiras:

– Alex

  • 1997: 34 jogos e 8 gols;
  • 1998: 71 jogos, 20 gols e dois títulos (Mercosul e Copa do Brasil);
  • 1999: 62 jogos, 21 gols e um título (Libertadores);
  • 2000: 31 jogos, 10 gols e um título (Rio-São Paulo);
  • 2001: 30 jogos e 14 gols;
  • 2002: 15 jogos e 5 gols.

– Raphael Veiga

Clique aqui e compare os dois jogadores utilizando o Almanaque do Verdazzo.

*Números atualizados até a publicação do texto

Raphael Veiga comemora fase no Palmeiras e elogia consistência do time

Raphael Veiga comemora seu gol do Palmeiras contra o Grêmio, durante partida válida pela quinta rodada do Brasileirão 2023, no Allianz Parque.
Cesar Greco/Palmeiras/by Canon

Com o pênalti convertido e a assistência contra o Grêmio, Raphael Veiga chegou a 7 participações diretas em gols nos últimas quatro jogos

Raphael Veiga vive um momento histórico com a camisa do Palmeiras. Na goleada por 4 a 1 sobre o Grêmio, nesta quarta-feira, o camisa 23 foi o responsável por anotar dois gols e conceder o passe para o tento de Luan, chegando assim a sete participações diretas em gols nos últimos quatro jogos: cinco bolas na rede e duas assistências.

Na temporada, Veiga é o artilheiro do Palmeiras (10) e o principal garçom do time (8). “Para falar da minha fase é preciso falar da fase do time, porque é muito difícil ir bem individualmente se a equipe não está bem”, disse o meia, que após o jogo foi eleito o Craque da Partida pela transmissão da TV Globo.

“Estamos fazendo bons jogos. Hoje controlamos a partida, infelizmente sofremos um gol, mas jogamos bem, assim como contra o Goiás. A consistência é o mais importante, não oscilar. O principal do nosso time é a constância e isso é mérito do Abel e de todos nós jogadores, que damos o melhor em cada treino”, concluiu.

Raphael Veiga carrasco do Grêmio

Raphael Veiga comemora seu gol do Palmeiras contra o Grêmio, durante partida válida pela quinta rodada do Brasileirão 2023, no Allianz Parque.
Cesar Greco/Palmeiras/by Canon

Os confrontos diante do Grêmio são sempre especiais para Raphael Veiga. Em 14 jogos disputados na carreira contra o adversário, o camisa 23 soma oito gols marcados e três assistências concedidas. O time gaúcho é a vítima preferida do meia na carreira.

Com a vitória, o Palmeiras assumiu provisoriamente a liderança do Campeonato Brasileiro, com 13 pontos, um a mais que o Botafogo. A equipe carioca joga nesta quinta-feira, frente ao SCCP.

Com Rony e Veiga em campo, Palmeiras treina pensando na Copa do Brasil

Raphael Veiga é observado por Abel Ferreira, durante treinamento do Palmeiras, na Academia de Futebol.
Cesar Greco/Palmeiras/by Canon

Dupla iniciou o processo de transição física; no entanto, os dois não devem atuar na partida do Palmeiras contra o Tombense

Após o empate em 2 a 2 com o Vasco, o Palmeiras se reapresentou na Academia de Futebol e iniciou a preparação para o confronto diante do Tombense, válido pelo jogo da volta da terceira fase da Copa do Brasil, que acontece nesta quarta-feira, em Uberlândia-MG, às 20h.

As novidades do dia foram as presenças de Rony e Raphael Veiga no gramado, que participaram de parte do trabalho proposto pela comissão técnica. Os dois começaram o processo de transição física, mas não devem atuar contra o Tombense – o camisa 10 fraturou o antebraço direito, enquanto Veiga teve um problema muscular na coxa.

O lateral-direito Mayke e o meio-campista Bruno Tabata, que também foram desfalques nos últimos jogos, deram sequência ao trabalho físico e já estão recuperados. Assim, o único jogador do Verdão lesionado no momento é Atuesta, que rompeu os ligamentos do joelho.

Em campo, Abel Ferreira e seus auxiliares comandaram atividades técnicas, com foco na troca de passes, marcação e posse de bola. Os jogadores que atuaram por mais de 45 minutos no Maracanã, como de costume, realizaram apenas exercícios regenerativos na parte interna do Centro de Excelência.

A equipe volta a treinar na manhã desta terça-feira e, na sequência, viaja a Uberlândia.

Garcia fala após treino do Palmeiras

Substituindo Marcos Rocha contra o Vasco, que foi poupado, Garcia foi o personagem do dia da TV Palmeiras/FAM e comentou sobre a titularidade, os conselhos que recebe dos atletas mais experientes e projetou o duelo contra o Tombense.

“Fiquei sabendo da titularidade na preleção e fiquei bastante empolgado. É um momento com o qual sonhei muito, estar ali no Maracanã, um palco histórico, com 60 mil pessoas. Sempre que me perguntam quem são meus ídolos e minhas inspirações, eu cito os dois: Marcos Rocha e Mayke. São dois jogadores grandiosos, que, no dia a dia, estão sempre me dando confiança, me alertando dos caminhos certos, e para mim isso é muito importante”, disse o camisa 32.

“Temos mais 90 minutos contra o Tombense e é assim que o Palmeiras vai encarar, com bastante humildade e pés no chão. Vamos com a mente vencedora para desempenhar um bom futebol e voltarmos com a classificação”, concluiu o lateral.

Rony passará por cirurgia no braço e deve desfalcar o Palmeiras por mais de 1 mês

Rony e Endrick do Palmeiras comemoram gol contra o Água Santa, durante segunda partida da final do Paulistão 2023, no Allianz Parque.
Cesar Greco/Palmeiras/by Canon

Rony jogou as finais do Paulista com antebraço quebrado

O atacante Rony atuou nas duas finais do Campeonato Paulista com o antebraço direito quebrado e passará por uma cirurgia nos próximos dias. De acordo com o técnico Abel Ferreira, o camisa 10 deve ficar pelo menos 45 dias longe dos gramados.

“Nos últimos dois jogos o Rony atuou com o braço quebrado. Vamos ficar sem ele por mais de um mês e meio. E isso dá o quê? Entre 12 a 15 jogos. É loucura a quantidade de jogos que fazemos aqui”, disse o treinador em entrevista coletiva após o jogo.

Em nota oficial, o Palmeiras explicou sobre a decisão de Rony em atuar nas duas partidas com a lesão. “Em concordância entre atleta, comissão técnica e Núcleo de Saúde e Performance, decidiu-se por um tratamento conservador provisório, sem riscos à saúde do atleta, em função da sequência de jogos decisivos do clube neste período”, publicou o clube, em nota à imprensa.

“Agradeço ao Rony por todo o esforço. Não sei se todos do grupo sabem, mas ele quebrou mesmo. O exame apontou a fratura. Conversamos com o Rony e ele disse: ‘É final, Mister, não me tira”, concluiu o treinador.

O camisa 10 foi o artilheiro do Palmeiras no Paulistão, com seis gols anotados. Além disso, contribuiu com outras duas assistências. Ao todo, Rony disputou 14 partidas na competição.

Além de Rony, Veiga também pode ficar de fora

Outro jogador que deve desfalcar o Palmeiras nos próximos jogos é Raphael Veiga. O meio-campista acabou sofrendo um problema muscular na coxa antes do primeiro jogo da final e voltou a sentir o desconforto na etapa inicial do jogo deste domingo.

Isso fez com que o camisa 23 perdesse algumas sessões de treinos nas últimas semanas. Ele deve passar por exames de imagem também nos próximos dias para saber o grau da lesão.

Vale lembrar que na última semana o Verdão perdeu Mayke e Piquerez, que tiveram entorses no tornozelo e joelho, respectivamente, e antes já havia perdido por lesão Bruno Tabata e Atuesta, sendo que o colombiano só deve voltar a jogar no ano que vem. O Palmeiras fará, ao todo, nove jogos em abril e já tem agendados mais sete para o mês de maio, conta que pode aumentar em caso de avanço na Copa do Brasil.