Borja sai por empréstimo para o Junior de Barranquilla; aumenta a pressão por contratações

Um dos grandes desejos da torcida se tornou realidade neste final-de-semana: o atacante Borja foi emprestado ao Atlético Junior de Barranquilla, seu time do coração, até o final de 2020.

Pelo acordo, o clube colombiano deverá arcar com todos os salários do atleta durante o empréstimo. Há ainda cláusulas que obrigam o clube colombiano a adquirir 50% do passe do jogador caso algumas condições sejam satisfeitas.

Se Borja participar de 73% dos jogos no ano, ou anotar 23 gols, o Junior será obrigado a comprar metade dos valores econômicos do atleta pelo valor de US$ 4,3 milhões (cerca de R$ 17,4 milhões, na cotação atual).

O ano de 2020 será o penúltimo do vínculo de Borja com o Palmeiras. O atleta teve bons momentos no clube, principalmente quando foi usado da melhor forma: dentro da área, para concluir as jogadas. Na temporada de 2018 marcou 20 gols em 44 jogos – a maioria deles sob o comando de Roger Machado.

Aumenta a pressão

O Palmeiras segue reformulando o elenco que falhou em conquistar títulos em 2019. Já foi confirmado que, por razões diversas, não farão parte do elenco de 2020 Fernando Prass, Edu Dracena, Antônio Carlos, Thiago Santos, Henrique Dourado e Borja.

A base, entre promoções e retornos de empréstimo, reforçou o elenco com nove atletas – nem todos devem chegar ao fim do estadual ainda com o elenco. É difícil avaliar, mas neste momento a balança técnica entre saídas e chegadas parece pender para o lado da queda.

É evidente que o Palmeiras precisa de reforços, até porque, os maiores desejos da torcida, as saídas de Deyverson e Carlos Eduardo, ainda não foram concretizados. Manter esses atletas no elenco será certeza de turbulências indesejadas. Os ciclos de ambos, por mais que tenham se esforçado durante todos os jogos que participaram, precisam ser encerrados.

O clube está fazendo caixa com vendas e segue precisando reforçar o elenco. O mercado está vendo tudo isso e o resultado é claro: tudo será mais caro.

Esta situação é resultado de uma expressão simples: demora na definição do diretor de futebol + demora na definição do treinador + fluxo de caixa comprometido por decisões questionáveis.

Precisaremos de todo o talento de Luxemburgo para encontrar a química necessária entre os atletas atualmente à disposição, mais os reforços que, esperamos, sejam anunciados até a reapresentação.

Após a volta das férias, cada dia que se passar sem que todas as vagas do elenco estejam preenchidas, terá sido um dia perdido para o atleta. TIC-TAC.


O Verdazzo é um projeto de independência da mídia tradicional patrocinado pela torcida do Palmeiras.

Conheça mais clicando aqui: https://www.catarse.me/verdazzo.

  • Time para esse ano Vanderlei, orejuela, Gomes, v cuesta e Jorge, Matheus Fernandes, Jean Pierre, Scarpa, Dudu, 9 de verdade e veron. Temos muita moeda de troca. Fora galinhote.

  • Feliz ano novo Conrado todos os palestrinos aqui! Muita paz e saúde!! Falando de Palmeiras, com certeza precisamos de contratações, mas os dois últimos jogos da temporada nos mostraram um caminho. Acredito que mantendo a proposta que o Andrei iniciou, inclusive jogando sem centroavante, da pra começar a temporada. Temos ainda um ótimo elenco com algumas carências, mas nada alarmante pra um início de trabalho. Visto que a janela forte é no meio do ano, temos que amarrar reforços certeiros, bons negócios principalmente tecnicamente. Não sei se aprovo a saída do Scarpa, acho que ele ainda pode render se bem utilizado. Na lateral esquerda sim, acredito que seja a posição com mais urgência. Na falta de opção, seguraria o Victor Luiz, que pode nao ser um primor no apoio, mas tem certa consistencia na marcação e não é marcado pela torcida. Enfim, espero que o Palmeiras esteja trabalhando nos bastidores e invista bem. Se for necessário um pouco mais de tempo pra não meter os pés pelas mãos, que assim seja. Acredito que esse mesmo elenco, bem treinado, pode se tornar um bom time sim! E aguardemos as contratações certeiras e pontuais!!

    • Também acho a ideia de jogar sem centroavante 9-9 interessante. Acho que mobilidade é o mais importante para um trio de ataque há algum tempo. Vide o trio de Liverpool.

  • Não tenho nem um pouco de pressa. A torcida pediu isso, eu concordo com isso, mas o pessoal não tem paciência.

    Coloca oque temos pra jogar o Paulista e boa parte do primeiro semestre, aí depois dos Estaduais avalia quem jogou, contrata algumas revelações e na janela de julho contrata 3 a 5 bons jogadores.

    Weverton; Mayke, Gustavo, VH e CONTRATAÇÃO; Matheus F, B Henrique, Scarpa; Dudu, L Adriano e Veron.

    Na minha opinião a ÚNICA urgência é um LE para não jogar o Esteves na fogueira. Mantendo o Diogo B ou o V Luiz estes podem ser os titulares no primeiro momento.

  • Podemos esperar até maio para trazer titulares.

    É chegada a hora dos meninos.

    Grande parte da torcida pediu, eles estão aí…

  • Palmeiras esta muito parado, simplesmente não foi ao mercado ainda, e so esta se desfazendo de jogadores, o Scarpa é outro que esta quase saindo tbm, meu medo é estrear no estadual com um catadão, com oq sobrou de 2019, e parece que é o que realmente vai acontecer…e vamos ficar fazendo contratações pontuais sem muito alarde com a temporada em andamento.

  • vendas, rescisão e ou empréstimos: Prass, Edu Dracena, Antonio Carlos, Tiago santos, Artur e Borja – nenhum titular

  • … esperar que saíssemos contratando sem que muitos dos dispensáveis fossem negociados seria mais um tiro no pé. é claro que estávamos mal acostumados, e por que não dizer mimados, quando pensamos nos anos anteriores. a diretoria está agindo coerentemente, talvez até impulsionada pelos inúmeros erros de planejamento dessa temporada. se o primeiro semestre é para aquecer os motores, a pontualidade nas contratações será muito mais eficaz se esperarmos a janela do meio da temporada quando a avaliação do elenco pela comissão técnica terá muito mais dados. ou seja, a paciência será o termômetro de 2020.

  • Foi difícil o Palmeiras se livrar desse cara. Vexame de contratação… Pode acabar rendendo por lá e fazer muitos gols, torcida não vai faltar da minha parte, só para não ver o clube correr o risco de tê-lo de volta.

    Agora fico na expectativa pelo verdadeiro camisa nove.

    • o verdadeiro camisa 9 já está la, luiz adriano, se vc acha q o palmeiras vai investir milhoes num OUTRO camisa 9, acho melhor esperar sentado…

  • 2020 será um ano péssimo.Pra mim,há algo estranho no ar,talvez uma traição a Tia Leila,jogando no colo dela um ano ruim para inviabilizá-la eleitoralmente.

    • Amém, não serve pra camisa 10, nem meia esquerda, pra direita já temos Dudu e os meninos da base. Que renda uma grana e abra espaço pra alguém que possa acrescentar mais ao time chegar.

  • Ao contrário do que a imprensa e parte da nossa torcida bipolar pensa, nosso elenco é sim mto bom e competitivo. Precisamos enxugar o elenco, e contratar reforços pontuais pras laterais e ataque. Mas que sejam pra resolver, nada de apostas, e o mercado não oferece tantas opções no momento. Para as laterais, por exemplo, não vejo nenhum elenco no Brasil que tenham laterais tecnicamente superiores aos nossos, talvez em melhor fase, mas no máximo no mesmo nível. Então, espero que o Pofexô e diretoria que são profissionais da área e sabem melhor que nós, estejam de olho no mercado, principalmente no internacional, pq o mercado interno não oferece tantas soluções para nossos problemas pontuais de posição.

  • Acho que o primeiro semestre vamos com este elenco mesmo. Sinceramente, não acho absurdo. Este elenco é suficiente para classificar na Libertadores e avançar na CB se for razoavelmente treinado. Espera para contratar jogadores de qualidade comprovada no meio do ano.

    • Olha, tô começando a achar que a diretoria pensa igual a você, amigo.
      Ainda há tempo para virem contratações, mas não temos lido nada a respeito de negociações, o que pode ser uma coisa boa. Mas ultimamente a blindagem de negociações não tem sido o forte dessa gestão, o que nos leva a crer que não há jogador prestes a assinar.
      Até faria sentido “testar” o elenco no primeiro semestre, mas penso que a torcida não está com essa paciência toda.
      Deyverson, Cadu, Hyoran, Barbosa e mais alguns já esgotaram a nossa paciência.

      • Definitivamente, paciência e nossa torcida não combinam. Esse ano não foi um desastre e vimos tudo o que foi feito pelos “torcedores”.

  • O Palmeiras precisa de contratações sim. No entanto, as saídas confirmadas até agora e as que se comentam pela imprensa, são de jogadores reservas. Que venham mais algumas desejadas saídas sem a perda de titulares e a contratação de jogadores prontos para aguentar o peso de nossa camisa!

    • Também acho. Isso se não sair mais gente. Vamos de Deyverson no comando do ataque, bola no Dudu e seja o que Deus quiser.

  • Seria interessante que a diretoria do Palmeiras aproveitasse a oportunidade que o Lucas Prato do River Plate está sendo oferecido ao Inter e contratá-lo. Ou ainda aproveitar o desmanche no Cruzeiro e fazer uma oferta ao Fred arcando com os custos de salário e atrasados oferecendo sem custos a raposa por empréstimo os jogadores Deyverson e Carlos Eduardo por 1 ano, recontratar o meia Robinho fazendo o mesmo no caso do Fred oferecendo por empréstimo Hyoran e Jean , Contratar o zagueiro Dedé nas mesmas condições emprestando os zagueiros Emerson Santos e outros atletas. Podemos aproveitar e suprir as carências do grupo.

  • Está nítido que vamos para 2020 com o que sobrar desse elenco. Tudo é vazado no palmeiras, então se não tem notícia sobre “nomes” de reforço logo não tem contratação em andamento. É Galiotte o senhor está destruído tudo que foi construído a duras penas.