Com ou sem Mina, defesa permanece incerta para 2018

Roger Machado
Cesar Greco/Ag.Palmeiras

O Palmeiras está treinando em ritmo intenso, debaixo de chuva e no fim-de-semana. As movimentações promovidas por Roger Machado até agora serviram para desenferrujar os jogadores – as imagens divulgadas pela TV Palmeiras mostram treinos com bola em terreno reduzido com muita intensidade, mas que não dão nenhuma dica do time que Roger pretende usar como base.

As laterais, o meio-campo e o ataque, no entanto, parecem encontrar consenso na torcida. Marcos Rocha e Diogo Barbosa saem na frente, sem dúvidas. Na frente, o quarteto Lucas Lima-Keno-Dudu-Borja também aparenta ter apoio da esmagadora maioria. E mesmo na volância não há muita discussão – Felipe Melo e Moisés gozam do apoio maciço da torcida. 

Ainda não sabemos bem o que Roger pretende. Cheio de personalidade, nosso novo treinador pode aparecer com um time base bastante distinto do que a torcida imagina – e nosso elenco tem qualidade suficiente para que ele faça as escolhas que achar melhor sem perder apoio.

Obviamente não há nenhuma unanimidade e cada leitor tem sua própria escalação na cabeça que nem sempre vai bater com a maioria ou com a do treinador, mas em linhas gerais, pelo menos entre a torcida, estamos perto de definir um time-base – a não ser na zaga.

Defesa que muita gente passou

Pedrão
Cesar Greco/Ag.Palmeiras

A maior fragilidade do Palmeiras em 2017 foi, indiscutivelmente, o setor defensivo. Tivemos erros individuais decisivos, mas também vimos um sistema coletivo de recomposição bastante falho.

Há quem simplifique tudo e decrete que Edu Dracena, Luan e Juninho são fracos, indignos de vestir nossa camisa. Edu Dracena, campeão por quase todos os time que jogou, tem sua capacidade colocada em xeque devido à idade; Luan e Juninho, a despeito de terem sido zagueiros de grande destaque no Vasco e Coritiba, foram pregados na cruz por falhas decisivas – principalmente Juninho.

Mina, provavelmente o melhor zagueiro que o Palmeiras teve neste século, também não teve grande desempenho em 2017, mas foi poupado por seu histórico – o que nos leva a ponderar se o problema realmente está na técnica dos nossos zagueiros. Quem jogou mais está levando mais pancada. Não admira que, com apenas nove jogos, Antônio Carlos passou a ser muito bem avaliado – quem garante que, caso tivesse jogado mais, não estaria sendo o centro das críticas? 

Confiáveis ou não, parece correto afirmar que, devido a um sistema imperfeito que os deixava muito expostos, nossos zagueiros acabaram falhando. Defensores de técnica bem mais questionável tiveram desempenho melhor em outros times jogando num sistema que os deixava bem protegidos. Este tema é muito subjetivo e há até quem diga que pode ser as duas coisas: sistema ruim com zagueiros ruins. Será?

Vote na enquete e escolha sua zaga ideal

O Verdazzo abre a discussão e lança a enquete, levando em conta que Mina parece mesmo de malas prontas para a Catalunha e vai deixar o Palmeiras. Escolha dois, entre os sete zagueiros de nosso elenco, que você considera os melhores para compor a zaga no início da temporada.

Escolha DOIS atletas para compor a zaga titular em 2018

  • Edu Dracena (30%, 901 Votos)
  • Luan (26%, 801 Votos)
  • Thiago Martins (16%, 488 Votos)
  • Emerson Santos (15%, 455 Votos)
  • Antônio Carlos (6%, 196 Votos)
  • Juninho (5%, 138 Votos)
  • Pedrão (2%, 73 Votos)

Total de Participantes:: 1.531

Carregando ... Carregando ...
  • Cada um na sua posição vou de Thigo Martins e Luan.

    Dracena é beque central e joga na direita, seus substitutos são Antônio Carlos e Thiago Martins. Quarto Zagueiro (direita), São Luan, Juninho e Emerson.

    Com laterais tão ofensivos fica difícil para o Dracena, ainda mais se jogar Felipe Mello

  • dracena pode estar velho mas ele é foda, muito técnico, e não foi ele quem comprometeu ano passado… o resultado dessa enquete pelo menos até esse momento mostra que ele tem respaldo do torcedor. está em primeiro

  • Cazzo, são zagueiros bons, mas o Mattos já tem que pensar em procurar um arqueiro mais experiente no mercado, pois o Edu Dracena engana nos implantes que ele faz, mas já dá sinais de cansaço e em breve deve pendurar os ki chuti, belo! Avanti!

  • Luan e Juninho teoricamente vão se complementar: Luan que é bastante técnico cuidando do lado direito da zaga , enquanto que o Juninho por ser canhoto cuidando bem do lado esquerdo, lembrando que o zagueiro Vitor Hugo por volta de 2015 também falhou mas depois mostrou ser um ótimo zagueiro… o mesmo pode ser com o Juninho…

  • não acho que são zagueiros fantásticos, mas são bons zagueiros sim… o problema para mim foi a cobertura, deixar os zagueiros no mano a mano é cruel. pra mim a chave de um sistema defensivo forte esse ano vai ser o 1o volante, e infelizmente só temos o thiago santos para desempenhar a funçao de cão de guarda. felipe melo pra mim deveria disputar posição com o moisés, não tem o mesmo vigor para marcar os 90 minutos e vai deixar os zagueiros na roubada sim, principalmente pq nossos 2 laterais vão ser super ofensivos. eu ainda traria um 1o volante cascudo, e liberaria o bruno henrique para procurar outro time

    • Sim, com avenida egidio e as dormidas do meio campo que aconteciam vola e meia.. sempre deixavam os zagueiros expostos..

      os exemplos estão nos outros times mesmo.. zagueiros piores que não tomavam gol por que “simplesmente a bola não chega, ou chega mascada”..

    • exemplo claro foi aquele jogo contra o vitoria, sem falar contra os gambas no lixao, jogo q alias decidiu o campeonato

  • Pelos comentários de amigos mineiros essa indefinição causa grandes preocupações, segundo eles M.Rocha e D.Barbosa são ótimos no ataque mas deixam a desejar na defesa, some isso à lerdeza do falastrão Felipe Melo e pronto, tá feita a “merca”.

  • Se não contratar zagueiro não vai demorar muito para Roger começar a improvisar F. Melo e T. Santos na zaga. Só uma opinião.

  • Edu Dracena precisa ser para o elenco de 2018 aquilo que foi para o elenco de 2016. Um bom reserva que joga quando necessário e não um titular que joga toda quarta e domingo. O cara é multi-campeão, mas agora está com a idade elevada e perde na velocidade com facilidade. Cito apenas os jogos da volta pela Copa do Brasil contra o Inter onde se o Cuca não o tira no intervalo teríamos sido eliminados ali mesmo e o jogo chave contra o Gambá onde ele perde na corrida para o Jo e comete o penalti.

    Thiago Martins saiu daqui porque não servia. Foi para o Bahia ganhar rodagem e conseguiu ser BANCO lá. Não precisa dizer mais nada.

    Emerson Santos, Antonio Carlos e Pedrão são apostas totais.

    Ainda prefiro testar Luan e Juninho jogando nos lados corretos e não improvisados com perna trocada como foram durante 2017.

    Mas o fato é que a Comissão Técnica e a Diretoria precisam ser rápidos na análise para que o miolo de zaga de 2018 não seja avaliado como as laterais foram ao final de 2017.

    • Errou quanto a Tiago Martins, ele começou no banco, porque a zaga do Bahia estava encaixada, na primeira oportunidade que teve tomou a titularidade e acabou o campeonato jogando.

      • A zaga do Bahia era Tiago e Lucas Fonseca. A oportunidade do Thiago Martins virar titular não foi ganhando a posição nos treinos ou nos jogos em que ele entrou, mas sim pela lesão que tirou o Lucas Fonseca do resto do campeonato a partir da 33ª rodada.

        • Mas no final do campeonato pra Lucas Fonseca voltar teria que disputar posição com Thiago Martins, não era aquele reserva que sairia de imediato, tanto que o Bahia foi atrás de renovar o empréstimo. Mostrou condições de ser títular, bem diferente de Matheus Salles.

  • Resposta a enquete:N.D.A .

    Temos apenas 3 jogadores no elenco que são estrangeiros, contando a saída do Mina.A cota é de 5 jogadores e na minha opinião o Palmeiras deveria analisar no mercado sul-americano a possibilidade de contratar um zagueiro e um centro-avante.

  • Gostaria apenas de fazer uma observação. Errar, todo mundo errou bastante em 2017, mas nenhum zagueiro mostrou ser tão caneludo quanto o Juninho. Era só canelada e bico pra frente. Espero que queime a minha língua, mas ele é grosso.

    • Últimas negociações de zagueiros com o Coritiba que eu me lembro.
      Jeci, horrível.
      Leandro Almeida, sem comentários.
      Maurício Ramos, razoável.
      Juninho, ruinzinho.

        • Verdade! Henrique, por sinal, que está solto no mercado e pode ir prós gambás… Eu aceitaria ele de volta viu. Bom jogador e identificado com o clube

          • No Palmeiras não volta.
            Saiu pela porta dos fundos. Forçou a saída e irritou o PN.

  • Com M. Rocha e D. Barbosa dos lados e o F. Melo ou T. Santos de primeiro volante, a zaga deverá jogar menos exposta. Com Egídio e Mayke, até mesmo Gamarra e Maldini seriam crucificados pela torcida.

    Mesmo com a saída do Mina, estou satisfeito com nossos zagueiros, se o Roger acertar o posicionamento da defesa, já podem providenciar mais espaço na sala de troféus.

  • Posso estar errado, mas a saída do Mina já foi pensada e a reposição feita no ano passado, com Juninho e Luan, e até o Émerson Santos… esses caras se destacaram nos seus times anteriores, não é possível que sejam os patinhos feios. Vou na onda do Conrado, com um esqueminha bem feito, eles tendem a jogar melhor.

  • Pessoal falando da volancia do Palmeiras, concordo com tudo, mas quais seriam os nomes a contratar q seriam melhor q os nossos? E na zaga, quais zagueiros nacionais seriam opção?

    • 1o volante é algo facil de achar no mercado, nem que seja em algum pais sul americano. Bruno henrique e jean pra mim jogam só com nome….assim como arouca, acho que um deles deveria ser negociado e no lugar trariamos um thiago santos melhorado

  • No segundo parágrafo onde é colocado a base do time eu pensei que fosse discordar um pouco. Mas acabei discordando bem mais.
    Pelo o que eu vi ano passado Mayke e Marcos Rocha estão em níveis parecidos, e talvez, pendendo mais para o Mayke.
    Vou torcer muito pelo Borja, mas se me perguntarem se eu acredito ou não, digo que minha fé nele sumiu. Prefiro o Deyverson, prefiro o Dudu mais centralizado com um falso-nove, mas não acredito mais no Borja. (Espero que ele queime minha língua, mas não acredito mais)
    E sobre o Felipe Melo, quero ele bem longe do Palmeiras e não acho que ele tenha jogado sequer bola o suficiente pra ser considerado um dos melhores volantes do elenco. Prefiro o Bruno Henrique à ele.

    • Respeito a sua opinião, mas o Marcos Rocha é mil vezes melhor que o Myke, o Borja temos pouca esperança nele, mas Deyverson é horrível e Dudu centralizado? Isso não existe. Dentro das opções continuaria com William. Felipe Melo tem uma saída de bola boa mas é lento, T. Santos tem uma marcação boa mas saída de bola ruim, Bruno Henrique é lento, não acerta passe e só faz falta, seria minha ultima opção.

      • Engraçado que vc começou o comentário dizendo que respeita a minha opinião mas tratou ela como se eu só tivesse falado bosta. Fico feliz por vc ter sua opinião, te incentivo até, agora só te falta aprender a respeitar o que os coleguinhas pensam. Abraço.

        • Em qual parte deu a entender isso? Descordar de você não é desrespeitar. Aqui é um site de Palmeirenses, não teria motivo para fazer isso. Está muito sentimental…hahaha

          • Olha, se vc não consegue enxergar isso, sinto muito. Não sou seu pai pra te ensinar o que é respeito.

  • Conrado, vamos fazer uma enquete similar com os volantes? Tenho visto bastante gente aqui nos comentários criticando que Felipe Melo e Moises seria uma dupla de volantes ‘lenta’. Será que é mesmo o que a maioria da torcida pensa?

  • Lembro que nos melhores momentos de Guardiola no Barcelona este técnico escalou o time em vários jogos SEM ZAGUEIROS DE OFÍCIO. Foi chamado de louco. Mas a equipe jogou bem e venceu.

    Para mim esta é a prova mais categórica de que um esquema bem implementado pode dar segurança para todo o time, ainda que seus zagueiros não sejam extraordinários.

    Obviamente isso passa pela completa assimilação da disciplina na recomposição da marcação a partir do momento da perda da posse de bola.

    Os melhores times do mundo hoje procuram jogar com tal disciplina. Mas no futebol brasileiro os meias e atacantes (com raras exceções) acham que não devem se rebaixar a este papel.

    • Acho que jogadores brasileiros não tem inteligência, ou talvez preparo, pra esse tipo de manobra. Além de que o técnico seria chamado de professor pardal e seria queimado pela própria imprensa nojenta que temos por aqui.

  • Os únicos que aparentemente não tem chances são, Pedrão e A. Carlos (Não entendi essa renovação, temos sete jogadores na posição, 5 melhores que ele).
    Dracena é o melhor, mas é reserva, pela idade. A briga deve ficar entre Luan, Juninho e T. Martins com o E. Santos correndo por fora.
    Mas infelizmente acredito que vamos ver o T. Martins sendo emprestado pelo fato de terem renovado com o fraco A. Carlos. Não fez sentido essa renovação.

    • Pedrão eu emprestaria pra um time do campeonato Paulista. Vai jogar e voltar “experiente” pro segundo semestre.

      • Num primeiro momento, quando se sobe um jogador da base é necessário dar a ele tempo interagindo com o time principal, sem jogar, só indo para o banco as vezes e se possível, em alguma ocasião especial, entrar pra jogar 5 ou 10 minutos. Depois dessa fase, caso ele não tenha se mostrado pronto, se empresta pra dar experiência.

  • Senhores ……. ninguém do setor defensivo jogou bem em 2017, por falta de um esquema bem montado.
    Tomamos gols onde os zagueiros foram obrigados e dar o bote na intermediária do adversário .
    Nem com Luis Pereira e Alfredo nossa zaga funcionaria ano passado .
    Este deve ser o foco inicial no nosso treinador, por incrível que pareça Luan pela direita e Juninho pela esquerda se dariam muito bem num esquema defensivo eficiente .
    A qualidade do Dracena ninguém discute, mas deve ser usado como reposição, não tem mais físico pra jogos seguidos .
    É o que eu penso .

    • Penso igual. Mas daria oportunidade na esquerda para T. Martins. Sempre que entrou, deu conta do recado.

  • Só lembrando aos colegas que em 2016 o Dracena foi muito bem obrigado, até porque o time estava encaixado. Sobre ele não aguentar correr atrás, é só ele não ter que subir, temos visto no Palmeiras esse tipo de jogo que desgasta demais os jogadores e em certos momentos o Mina era centroavante. Podemos já ter a zaga que precisamos, não precisamos inventar a roda, temos um elenco que da volancia pra frente é muito ofensivo. É só o Roger não inventar moda que vai dar tudo certo.

  • Bom dando uma olhada nos zagueiros do Palmeiras, vou aqui fazer um ranking deles:
    1-Edu Dracena (Mais experiente e multi campeão);
    2-Luan (Campeão Olímpico pelo Brasil e tbm mais experiente);
    3-Thiago Martins (jovem, porém rodado);
    4-Antonio Carlos (pelo q vi jogar não comprometeu);
    5-Juninho (talvez precise de mais rodagem igual o RV);
    6-Emerson Santos (não tem muita rodagem, ficou deslumbrado quando chegou e era reserva no Bota-RJ);
    7-Pedrão (Novo Mina?)

    Acredito que estamos bem servidos de zagueiros, este ano é a chance deles se firmarem e tirar aquela má impressão causada, VH quando chegou tbm foi mal, mas com calma foi se firmando na equipe e fazendo seus gols, o Palmeiras tem hoje senão o melhor plantel do Brasil e pode sim consagrar estes garotos se todos entrarem empenhados e o sistema defensivo funcionar!

    Acho desnecessário queimá-los neste momento antes deles terem uma boa sequencia de jogos!

  • Não podemos correr riscos de forma alguma: tem que ir pra cima e contratar Gil, Geromel ou Miranda. Ao menos um dos zagueiros tem que ser quase que inquestionável. Mattos deixe Scarpa pra lá e se concentre em trazer um desses nomes!!!

    • Pode contratar os três: a hora que chegarem, se tiverem um esquema que os deixe expostos como o do ano passado, passarão a ser perebas malditos.
      Com um bom esquema coletivo, os nossos dão conta do recado tranquilamente.

      • Admiro sua confiança, Conrado. Mas eu prefiro confiar na técnica ao invés do esquema, Edu até tem, mas, é nítido sua falta de velocidade no combate individual. Precisamos de no mínimo 2 grandes zagueiros. Sou um leitor assíduo do Verdazzo e dos jogos no Allianz. Abs.!

        • Boa. Mas lembre-se que Mina tem técnica e velocidade. Mas não adiantou nada num esquema todo arreganhado.

          abs!

          • Concordo e entendo seu argumento do esquema. Mas eu acredito que pelo poderio estrutural/financeiro do Palmeiras, nós podemos investir em um elenco pronto, não para enfrentar times brasileiros. Sem querer menosprezar e achar que o Palmeiras virou o Real. É claro!
            Eu acredito que hoje, podemos pensar grande. Dado que nosso objetivo é voltar a ser CAMPEÃO DO MUNDO. Entende… E a diferença técnica no mundial é absurda. Temos que estar preparados com o que há de melhor, pois não sabemos quantas oportunidades teremos novamente, caso aconteça.

    • Hj li em algum portal desses, que o Mina é mais importante para o Barça no momento, do que o Coutinho, por conta da necessidade. Fiz a relação do que li lá com o que vc citou acima: hoje, é muito mais importante ao Palmeiras um zagueiraço inquestionável desses que vc cita do que o Scarpa que já tem um setor (bem) congestionado de bons/ótimos nomes. Abs

    • Geromel não compensa o investimento pq é muita grana por um jogador de 32 anos. Gil é muito difícil e Miranda quase impossível.

  • acho que se for contratar somente seria no nível de GIL/Miranda. Pablo na minha visão está a linha do que o Conrado disse: jogador fraco/sistema bom. Testaria primeiro as opções que temos

  • houve alguns jogos em que Luan (na direita) e Juninho tiveram um desempenho impecável, revelando entrosamento e eficácia.

    se pudesse experimentá-los novamente — tendo boa proteção à frente deles, claro — creio que poderiam dar certo.

  • Apostaria em Thiago Martins e Juninho pela velocidade de ambos, os laterais são ofensivos e a os volantes lentos então colocaria os dois.

    Espero q o moises consiga a forma física ideal novamente, pois se tiver pesado como ano passado infelizmente ira comer banco pra tche ou qualquer outro

  • O único zagueiro da lista que eu não consigo confiar é o Luan. Não pela sua categoria, porque acho que ele tem qualidade. O problema é que ele é pesado e na maioria das disputas ele usa com frequência algumas “malandragens” como puxar a camisa, segurar pelo braço, mas ele não sabe fazer isso de forma discreta…e com a juizada já pré-condicionada a nos prejudicar, isso é um prato cheio.

  • Não é possível que Luan e Juninho sejam tão fracos como mostraram ano passado. Não acredito que iríamos gastar tanto em dois zagueiros péssimos. Acredito que com um sistema defensivo mais sólido eles vão jogar mais. Minha dupla escolhida foi Luan pela direita, onde é o lado que ele joga melhor e Thiago Martins, que jogou muito bem na campanha do Enea campeonato

  • Não dá para jogar bem sem um esquema tático em que todos cumpram suas funçőes.

    Para o esquema defensivo funcionar bem, precisamos de pelo menos um volante com vigor físico para fazer a cobertura dos laterais e proteger a zaga.

    No nosso elenco.temos apenas um jogador com estas características, Thiago Santos.

    Quanto aos nossos 7 zagueiros, vamos aguardar a avaliação do Roger Machado.

    Quem sabe com um bom esquema tático eles consigam ter um bom desempenho…

  • Não importa a defesa, com dois volantes lentos como FM e Moises a defesa tende a ser uma peneira de novo. Eu não sei da onde o FM tem tanto moral. Será mesmo que a maioria da torcida quer ele de titular? Pra mim não jogou nada ano passado, sou muito mais Thiago Santos do que ele.

    • O problema do Thiago Santos é a sua enorme incapacidade de acertar passes ridiculamente fáceis. Ou melhora ou não serve pra ser titular. Volante hoje não pode saber só demolir, tem que minimamente ter um poder de construção – a saída de bola do Felipe Melo é infinitamente melhor, porém concordo que seu poder de marcação é muito aquém do desejado. Moisés com sua perna dura pós lesão vai ter que entrar muito no ritmo, porque infelizmente ano passado foi muito abaixo também. Pra mim, Jean bem fisicamente e tecnicamente é o melhor volante nosso.

      • Pensando em saída de bola poderia por o Tche Tche de segundo volante, em 2016 ele jogou muito bem assim e talvez jogue bem esse ano. Minha última opção seria FM, não vi um jogo bom desse jogador.

      • não acho que o thiago santos erre tantos passes assim… e outra, é só o tecnico dizer pro cara “rouba a bola e toca de lado” que isso acaba. 1o volante tem que ser ladrão de bola, deixa os outros caras arriscar passe

      • Eu confio demais no futebol do Jean. Ele sabe defender, faz poucas faltas até, e sabe sair jogando – fazendo gols ainda. Sobre o Tche Tche também, mas ele tem que começar a decidir o que faz de forma mais precisa e não ficar ensebando. Volta no que o Roger Machado disse no treino sobre o Jacaré e o Urso.

  • Não conheço o Emerson Santos, dizem que é bom zagueiro … por isso vou nos que vi jogar. Pra mim o Luan joga bem na direita ( quando jogou com o Dracena, esse fez a direita e o Luan o lado esquerdo, e foi mal) e o Juninho é titular pela esquerda.

  • O ideal seria esquecer o ano passado e o mimimi da torcida: focar no que foi planejado e começar o ano com Luan e Juninho.
    Se é pra não funcionar essa dupla, que seja agora na pré-temporada e Paulista para remanejar para o restante do ano.
    Por opção, os que mais gosto e confio quando jogam, seriam Thiago Martins e Edu Dracena, mas sei que é muito improvável.
    DALEPORCO!

  • O problema é q se contrata zagueiro no geral, sem atentar pro fato do cara ser zagueiro central (pela direita) ou quarto-zagueiro (pela esquerda) e isso tem feito muita diferença no rendimento de alguns deles. O Luan, por exemplo, uma das principais revelações na zaga nos últimos anos, joga bem melhor como zagueiro central. Tem q prestar atenção nesses detalhes na hora de contratar.

  • Não sei como Roger vai armar o time, mas M. Rocha e D. Barbosa são bem ofensivos, ou seja, vai precisar de volantes para cobrir. F. Melo por já ter idade avançada e Moises pelas características não conseguirão fazer essa cobertura. O setor defensivo me preocupa bastante para este ano.

    • Da pra ir de TS e FM, LL.Dudu,Keno e William, dois volantes pra ajudar os laterais e liberdade pra LL e Dudu encostarem nos atacantes. è o RM vai ter que quebrar a cabeça pra montar um time, muitas opções

  • Não dá mais pro Dracena ser titular, é uma ótima opção de banco e só, entraria com T.Martins e A.Carlos que entrou muito bem na libertadores do ano passado contra o A.Tucuman e nunca mais teve chances..