Com a volta dos vazamentos, Palmeiras torna a ser vítima de si mesmo

A Academia de Futebol, local de trabalho sagrado, se manteve livre de vazamentos nos quatro anos da gestão de Paulo Nobre.

O ex-presidente manteve blindado o local por onde circulam os atletas e comissão técnica para evitar que informações de dentro para fora (e também no caminho inverso) tumultuassem o ambiente.

Paulo Nobre fez muitas inimizades no clube por conta disso. Conselheiros habituados a frequentar a Academia – e também o vestiário, no momento do banho dos jogadores – perderam esse acesso; alguns até procuraram a imprensa para reclamar.

Nos últimos dois anos, amparado pela força do time e pela gestão impecável, Nobre tornou o ambiente absolutamente selado; não por coincidência, levantamos dois títulos importantes.

Maurício Galiotte
César Greco / Ag.Palmeiras

Hoje, entretanto, além da livre circulação pela Academia e até nos ônibus da delegação, há conselheiros influentes que adoram soltar tudo para a imprensa. Poucos personagens têm tanta proximidade com a Crefisa para saber exatamente com quanto a empresa apoiou o clube nesta ou naquela contratação. Basta conhecer um pouco dos bastidores do clube para saber quem são os vazadores. E o pior é que são veteranos que ocupam ou ocuparam cargos importantes e que não deveriam mais ceder ao deslumbre de ser fonte da imprensa e de influenciar nos noticiários.

Maurício Galiotte tem em sua força política alianças com outros grupos, depois de se afastar de Paulo Nobre. E para governar não pode ser tão rígido quanto o antecessor. Por isso, fez algumas concessões, até compreensíveis. Eduardo Baptista, que acabara de chegar, não teve parâmetros para cobrar mais sossego – achou normal. Mas Cuca, que sabe como é trabalhar em paz no Palmeiras, provavelmente vai achar ruim.

O fato é que muitos vazamentos invadiram o noticiário. Alguns são invenções, outros verdadeiros. Mas uma coisa é certa: quando nenhum boato se confirma, ninguém leva os seguintes a sério. Basta um vazamento se confirmar, para todos, até os mais absurdos, passarem a  ter algum valor.

O presidente precisa tomar atitudes no sentido de restringir o acesso aos ônibus e hotéis da delegação e à Academia de Futebol, bem como providenciar o silenciamento dos boca-abertas que não podem ver um repórter que já se arreganham.

Cobrança

Mauricio Galiotte foi cobrado na noite de ontem pelo grupo político Fanfulla. Abaixo, a íntegra do texto enviado pelo grupo, preocupado com a falta de blindagem do elenco, ao presidente:

O Grupo Fanfulla vem por meio desta manifestar sua preocupação com os constantes vazamentos de informações que estão chegando na imprensa ultimamente, causando situações de constrangimento e embaraço para a comissão técnica e jogadores, o que pode afetar o rendimento do time e por consequência colocar em risco os objetivos esportivos da temporada.

Sabemos que uma das grandes virtudes das últimas temporadas, que culminaram com as conquistas da Copa do Brasil em 2015 e do Campeonato Brasileiro em 2016 foi a rigorosa blindagem da Academia de Futebol. Nossos atletas e comissão técnica tiveram paz absoluta para focar em treinar e jogar, e as conquistas foram uma consequência natural dessa tranquilidade.

Mas infelizmente notamos que as notícias de bastidores do Palmeiras voltaram a invadir os programas de TV e rádio e os sites esportivos. Boa parte delas são apenas reflexo de boataria infundada, mas por outro lado sabemos que algumas notícias que deveriam permanecer intra-muros são reais. São esses pequenos vazamentos verdadeiros (por exemplo, o valor das luvas a serem pagas ao Cuca pela Crefisa) que dão força para que os boatos mentirosos ganhem força.

A Academia de Futebol precisa ser um ambiente hermético. Nenhuma pessoa alheia ao futebol deve ter acesso ao local de trabalho de nossos atletas, com as devidas e compreensíveis exceções. Mas o que notamos é que essas interações perigosas viraram regra, tanto no dia-a-dia dos treinos quanto nas viagens.

Compreendemos que a governabilidade em nosso clube exige alguma flexibilidade com todas as correntes políticas, mas algumas contrapartidas estão colocando em risco o bom andamento das atividades do time de futebol, nosso maior orgulho. É por essas razões que o grupo Fanfulla pede à presidência atenção especial à blindagem da Academia de Futebol e ao fluxo de informações que deveriam permanecer dentro de nossa comunidade, sem alimentar o noticiário.

Grupo Fanfulla

  • Amigos, para a atual Diretoria do nosso Palmeiras, alguém precisa dar um pescoção nesses &)%#$ filho da xuxa e mostrar que lá é uma empresa séria, e deixar de disse me disse, mandar esses melas &%$(* pro raio que os partam ao meio!!!

  • Tenho notado mesmo que o vazamento de informações tem sido excessivo. Olhem a notícia que saiu ontem: diretoria do Palmeiras se reunirá com a Crefisa para tratar de contratações.

    Isso é absurdo. Segundo a notícia vão se reunir Roberto, Leila, Alexandre Mattos, Galiotte e Cuca. Como uma informação dessa vaza?

  • Eu só avalio presidente no final do mandato. O começo do Nobre foi pavoroso, mas terminou de forma épica. O Galliote começa muito, mas muito mal, até porque o Nobre estabeleceu um parâmetro muito alto a ser batido. Eu via o Galliote com bons olhos, quando se elegeu, mas minha percepção dele começou a mudar. Quando o vejo, já começo a enxergar apenas um fantoche e banana.

    Rezando para, no resto de sua gestão, a coisa melhorar bastante. Títulos ajudam, e a demissão do Eduardo Batista deu novo fôlego ao Galliote, gostei muito de ter tido pulso firme de fazer a correção de rota, ao invés de, por orgulho, manter uma situação que nos levaria a perda de tudo que disputassemos. Aplicou bem o profissionalismo nessa: o EB, como funcionário, precisava mostrar resultados para justificar seu salário. Não justificou, seu trabalho foi pífio (no máximo, mediano), por isso dançou. Isso é o que PROFISSIONALISMO realmente significa (é normal usar profissionalismo como sinônimo de ser muito bom em algo, tipo “nossa, o Mattos sim é profissional”, quando na verdade o significado correto é apenas ser pago para fazer algo, independente de você ser bom ou ruim no que faz).

    E parabéns ao Fanfulla, gostei da atitude. SE o Fanfulla conseguisse chegar ao poder, e não se corromper (ceder um pouco para ter governabilidade é normal), poderia ser uma coisa muito boa na história do Palmeiras.

  • Mais uma vez parabéns ao Fanfulla e Verdazzo, que pensam na SEP acima de qualquer tipo de interesse próprio. Pra quem está relevando o post, não tem ideia do que essa blindagem colaborou para os títulos dos últimos anos, vamos torcer para que as coisas voltem a ordem com o Cuca e o Mattos atuando, se não com todo este plantel, vamos ter problemas mesmo!

  • Os anos passam, a roda gira e os problemas são sempre causados pelos mesmos que já sabemos quem são há pelos menos 30 anos. O Palmeiras é um clube com 16 milhões de torcedores, mas que tem meia dúzia de donos.

    • Politicagem, não tem como escapar, isso acontece em todos os clubes e no mundo inteiro, mas nos últimos anos realmente isso é acentuado no Palmeiras, infelizmente.

  • Tá certo que o ex-pres PN era duríssimo mas creio que ele conhece os bastidores do “Conselho”. Aliás, tem um ditado que diz, se conselho fosse bom, seria COBRADO. Nos 4 anos do mandato, pouca coisa vazou dos bastidores da equipe e o que vazou foram devaneios da mídia que sem assuntos no mínimo plausíveis, lançava ao vento invencionices sobre o VERDÃO. Se voltarem a deixar livres pelos corredores essas “marocas fofoqueiras”, voltaremos a amargar muito rapidinho as tristezas de poucos anos atrás e que foram duramente revertidas na era PAULO NOBRE. Na gestão PN, que sofreu muito no 1º mandato, a receita foi “para doença grave o remédio é amargo” e estava certo! Atual presidente, não seja “maleável” no pior sentido da palavra e não se deixe enganar pelo doce sabor dos pirulitos que te oferecem. Avanti VERDÃO!!!

  • Parabens pelo pedido feito ao Presidente. Ele sabe que é um pedido para o bem do PALMEIRAS e espero que tome providencias!

  • Meu pensamento com relação à imprensa é bem radical.
    O que falta ao Palmeiras é uma boa estratégia de relações públicas para modificar o tom do discurso que a mídia utiliza com o Palmeiras. O Neto por exemplo… é pessimo, mas tem 2 horas diarias em um canal aberto que ele utiliza para subir a moral do SCCP e denegrir o Palmeiras. Qualquer boteco que vc vai almoçar está sempre sintonizado naquela porcaria. Isso é terrível a curto, médio e longo prazo para o clube. E falar mal do Palmeiras é a regra nele, na fox, na espn, no sportv, lance…
    Adoro a midia palestrina e segmentada, mas deveriamos olhar melhor o que entregar à midia aberta. Essa continuidade é extremamente prejudicial e forma opiniões negativas a nosso respeito aos novos torcedores que ainda não tem discernimento para interpretar a manipulação da mídia.

  • Se fossem palmeirenses de verdade preocupariam-se com as consequências desses vazamentos sobre o time e o nome do próprio Palmeiras. Mas querem fazer média com jornalistas e se sentirem “importantes” de alguma forma. ABUTRES!

  • Temos que torcer para que as conquistas do PN para profissionalizar o Palmeiras não sejam jogadas fora. Já demitira os diretores de Planejamento e de Marketing, agora desmontaram a blindagem do departamento de futebol, dois trunfos da gestão anterior.
    Me preocupa muito o rumo que o Maurício vem tomando e olha que faz só quatro meses e meio que ele assumiu o clube.

  • Achei os comentários muito ácidos. O post é incisivo, a carta é claríssima​ mas nao são catastróficos. Todo mundo já reparou que o Galliote não é o Nobre. Seria muita sorte nossa que fosse minimamente parecido, coisa que não é. Agora…nao e uma hecatombe. Os palmeirenses precisam parar de ribombar catástrofes qie nao ocorreram. Calma!!! Isso interessa sim pra uma certa imprensa marrom. A carta é uma sugestao…uma bela sugestão é só…

  • O Complicado disso tudo é que o Palmeiras vai voltar a ser o maior inimigo do Palmeiras, esses conselheiros em sua maioria são dinossauros que não largam o osso e só atrapalham o Palmeiras, tomara que a presidência atual resolva isso o que acho improvável, assino em baixo desta carta.

  • Parabéns ao Fanfulla! esses conselheiros vagabundos e preguiçosos em vez de ir trabalharem ou cuidar das suas familias ficam enchendo o saco, indo em viagens e outras coisas que não deveriam ter acesso! Por isso que Nobre queria continuar junto a diretoria, pra blindar o time, coisa que o Galiotte nem o básico esta fazendo, lamentável…
    E repito, não é só dinheiro que faz um time campeão, sem uma boa gestão nada acontece. É só o ver o Flunimed, tinha dinheiro mas era uma bagunça política, até brigou pra não cair algumas vezes.
    Se as coisas continuarem do jeito que estão tende não ganharmos nada na gestão Galiotte, mesmo com todo dinheiro do mundo, o que seria um grande fiasco!

  • Devemos rezar para o Nobre voltar nas próximas eleições. Esses caras vão acabar com o clube em pouquíssimo tempo.

  • Acho que um dos grandes problemas é a preocupação com a re-eleição. Nos primeiros dois anos do Nobre ele também deu algumas cedidas as vontades do Múmia (embora em escala muito menor) também um tanto quanto questionáveis. Depois quando se viu sem precisar dele mais, apenas o manteve minimamente satisfeito o suficiente pra não tentar ‘causar’.
    Já o Galliote, sem a mesma ‘espinha’ do Nobre já começou cedendo demais e inclusive fazendo o pior de tudo, afastando os amigos de verdade, os ‘apoiadores do projeto’; e fortalecendo os ‘apoiadores meramente políticos’.
    Isso é EXTREMAMENTE PREOCUPANTE!!!

    Temos que torcer por uma intervenção Divina pra interceder antes que o trem se descarrilhe novamente!!

    SAN GENNARO, cadê você???

  • Com certeza trata-se de competência em gestão. PN também teve apoio de Mustafá e conseguiu esta blindagem. As concessões são entendíveis, mas é preciso habilidade para lidar com elas.

  • PERGUNTAS:

    1. o presidente B… ,digo Mauricio Galiotte, não presenciou/vivenciou os métodos de prevenção gloriosamente impostos pelo #VoltaPresidaPN ?

    2. não teria esta convivência sido um fator determinante em o fazer escolhido para sucessão?

    3. SERÁ que ele não sabe os efeitos DEVASTADORES dessa MALDITA concessão ao #BatráquioZumbiGolpistaDitadorMaldito?

    4. Será necessárias uma derrocada e, possivelmente, a perda do grande artífice do sucesso dos últimos dois anos — Mattos — para que “caia a ficha”?

    5. PORQUE o #VoltaPresidaPN escolheu o B…, digo Mauricio Galiotte, como sucessor?

    #QueCoisa!

    • 1 – Ele esteve junto ao PN durante todo mandato, aparentemente não aprendeu muita coisa, mas na verdade acho que o problema é outro, Galiotte tem que ser bonzinho com todo mundo e esta pagando o preço por isso…PN simplesmente tinha dinheiro pra bancar qualquer coisa que desse errado…

      2 – PN escolheu Galiotte para sucessor, mas pelo que estamos vendo o Galiotte fez papel de bom moço somente até quando precisava.

      3 – Sabe mas nada pode fazer, manda quem pode obedece quem tem juízo.

      4 – Espero que não, tudo indica que sim.

      5 – PN achou que seria o melhor, ou não tinha outra escolha.

      É o que eu acho, Abraço.

      • obrigado pelas respostas. Você circula no clube? tem relacionamento com as pessoas internas? só curiosidade. Abrazzi.

        • Por favor amigo; já que vc tem toda esta convivência, nos ajude, informe ou nos coloque a par. Patada é só com o Conrado! !!

          • oi, parece que houve um mal-entendido: eu não tenho convivência alguma. Nem sócio sou.

            Justamente por não ter é que consultei o Fratello Joe pra sentir a força das percepções/opiniões dele.

            Desculpe se dei a impressão errada.

            Abraço.

          • Bom dia, relaxa, eu entendi o que vc disse, realmente é só uma opinião minha…é o que demostra ser.

      • Eu acho que o PN escolheu o Galiote exatamente por ele ser assim…. flexível. Talvez na ideia inicial do PN era continuar mandando e o Galiote seria uma espécie de rainha da Inglaterra. Só que deu ruim.
        O PN levou um golpe do Musta+Crefisa e o “flexível” Galiote decidiu mudar de chefe. Rezo que isso não acnteça mas a tendência é puxarem o tapete do Alexandre Matos na primeira brecha e voltaremos ao amadorismo pré PN.

  • Infelizmente quem comanda o Palmeiras hoje são Mustafá, Leila Pereira, Alexandre Mattos e só depois o Galiotti…

    É exatamente assim que eu vejo.

  • É triste ver que tudo que o Paulo Nobre tanto brigou pra conseguir, está aos poucos se perdendo com a nova presidência.
    A imprensa adora rotular nosso presidente como ‘conciliador’, mas parece que tá mais pra bundão mesmo…

  • O pior é que outros problemas que não tínhamos mais, estão voltando!

    Achei um ABSURDO o Prass, que foi agredido no aeroporto em 2013 pela torcida organizada, ter que ficar cara a cara com meia dúzia de TO’s.. Isso me lembra time de várzea!

    Tenho medo dos caminhos que estamos percorrendo, aos poucos parecemos caminhar para voltar aos trágicos dias de B1 e B2.

    Sei que algumas conquistas são mais difíceis de serem “destruídas” do que outras, mas um passo que seja naquela direção é um passo atrás!

  • Mauricio Galiotte está tentando ser legal com todo mundo, na ilusória intenção de achar que com isso vai trazer paz às guerras políticas do clube.

    Paulo Nobre foi intransigente demais, mas tinha objetivos bem claros com relação ao time: queria ser campeão.

    Vamos torcer para o MG tome providencias, para não se tornar outro Pituca da vida.

    • Isso aí! Quando o MG entrou no poder todo mundo falava que ele era bem mais transigente, que sabia lidar melhor com os problemas do clube.. É bem mais fácil agradar quando não se está com a caneta na mão..

      Por exemplo, se ele fosse ouvir um pedido da Sra. Crefisa ele podia falar o que agradava a ela, mas dizia que não dependia dele, dependia do Presidente, assim se tivesse veto, não era culpa dele, era culpa do presidente, ele continua bem com ela. Agora não dá mais, ele tem que vetar, aí se queima com ela, e não quer isso, porque tem medo de ficar de mal com ela.

  • É por isso que só conseguimos ganhar quando tivemos estruturas profissionais (Era Parmalat e, recentemente, com o PN). Tenho muitos questionamentos em relação ao PN, mas nessa parte de blindagem e boataria ele foi 100%. MG é outra pessoa, com outros pensamentos, etc, mas não dá pra deixar conselheiro frequentar a Academia. Principalmente, porque com esses conselheiros comandando o futebol (Oi, Frizzo!) ganhamos NADA! A verdade, que dói, é que o Palmeiras não consegue produzir bons gestores dentro de casa. Por isso, o futebol precisa ser 100% blindado para que profissionais (Mattos & Cia) façam o seu trabalho.

  • Comentei com meu pai e irmão no almoço de domingo como tinha voltado esse disse me disse, cada um tinha uma info diferente, eu que trampo com TI tinha fontes de paginas de face, meu pai compra sempre o lance e a folha tinha outra e meu irmão ouviu coisas de um amigo de conselheiro num grupo de fofoca de whatsapp, que baderna. Se der alguma merda em alguma competição vai rolar conversa de vestiario rachado, cuca brigado, mesmo mentira, mesmo invenção, se ja acertaram umas 3 até agora, vão ecoar e dar matéria por dias para a mídia que, desde sempre, quer nos subjugar.

  • Começo a acreditar que o MG realmente é uma “rainha da Inglaterra” na presidência da SEP.
    Espero que ele não estrague o legado e as ótimas condições que lhe foram entregues pela gestão anterior.
    Não da para acreditar no acontece no Brasil e na SEP, tudo é um jogo politico em busca de poder e regalias. Difícil entender.
    Peço a Deus que uma luz ilumine a cabeça do nosso presidente e ele só enxergue o que for bom para Palmeiras, só isso.

    • Sinceramente… é torcer pra esses 2 anos passarem logo… e que ele não seja reeleito… poderíamos ter a volta do Paulo Nobre e garantir mais uma sobrevida de 04 anos aos projetos…

      Do jeito que a coisa anda, com aquele velho sapo voltando a ter influencia, enquanto aquela personagem que usa uma túnica preta e um facão está de férias e não vem fazer o serviço de limpeza necessário, a tendência é arrebentar todo o planejamento de longo prazo…

      Agora que a árvore estava começando a se firmar pra ser forte e dar frutos nos próximos 50 anos, as andorinhas estão atacando pra destruir as colheitas futuras…

      E pra soar bem alto a corneta… se for pra ter patrocinador que se mete na politica do clube e tem livre transito e poder sobre tudo… adoraria ver a nossa camisa limpa… estampando algum apoio a qualquer hospital do cancer, etc…

      Todas as citadas, são relações muito perigosas… perniciosas a montagem de uma ESTRUTURA PROFISSIONAL que nos colocara no patamar dos gigantes mundiais..

      comecem com palhaçadas pra ver onde isso vai parar… infelizmente ja sabemos bem…

      FORA DESGRAÇADOS!!! de mentalidade tacanha… pensando em objetivos pessoais minusculos… (vagas de estacionamento… viagens com a delegação… ingresso gratis… ser o queridinho da imprensa… ) … voces sao os carrapatos enfiados no clube que 16 milhoes amam! e voces tem que sair dai… por bem ou por mal…