Contagem Regressiva: 8 dias

contagem regressiva
Cesar Greco

A “regra das 24 horas” é um dos maiores legados que Abel Ferreira deixará ao Palmeiras e ao futebol brasileiro. Por mais simples que seja o conceito, é de uma utilidade ímpar e de facílima execução. Os jogadores dispõem de 24 horas para digerir um resultado, seja a euforia de uma vitória, seja a melancolia de uma derrota. Passado o prazo, o foco já deve ser totalmente ajustado para o próximo compromisso.

E quanto mais tempo o grupo trabalha sob o comando de Abel, mais natural tende a ser a aplicação da regra. É pouco provável que, na manhã desta sexta-feira, algum atleta palmeirense ainda esteja regurgitando os excertos do malfadado clássico disputado quarta-feira, no Allianz Parque.

Já a torcida, até pela distância, tem mais dificuldades em virar a página – ainda mais porque não foi um jogo qualquer. Mas se a massa de torcedores palmeirenses conseguisse aproveitar os ensinamentos do treinador, sobretudo para sublimar derrotas e não contribuir com o desenvolvimento de crises através das redes sociais, seria uma evolução notável. Infelizmente, acreditar em tal evolução ainda faz parte de um sonho distante.

Por mais que tenham surgido explicações através da imprensa nas últimas horas acerca das decisões tomadas por Abel que culminaram na escalação de um time reserva para a partida de quarta-feira, parece dominante a opinião de que nosso treinador cometeu um grande equívoco.

O fato é que, se acertou ou não, neste momento pouco importa. A regra das 24 horas, em plena vigência, já nos impele a focar na partida de amanhã, em Fortaleza, sem nunca perder de vista a partida do sábado seguinte, a grande final.

Não há, a esta altura, lições a serem tiradas ou tendências a serem corrigidas. Muito menos, dedos a serem apontados. Já estamos sentindo a temperatura do Estádio Centenário; a contagem regressiva já está no fim. Não faz sentido nenhum olhar para trás, muito menos discutir o que já passou.

Sobre conceitos, direções, filosofias, cabem discussões quando os trabalhos estão em desenvolvimento. À beira de um dos jogos mais importantes da História do clube, não se pode admitir nada a não ser manifestações de apoio e confiança. Qualquer coisa que façamos ao contrário disto, estaremos enchendo de satisfação os flamenguistas.

Temos ainda dois compromissos antes da grande final. FALTAM OITO DIAS. VAMOS PALMEIRAS!


O Verdazzo é um projeto de independência da mídia tradicional patrocinado pela torcida do Palmeiras.

Conheça mais clicando aqui: https://www.catarse.me/verdazzo.