Cuca poupará oito titulares em Chapecó e roda o elenco

A escolha de Cuca por um time alternativo para enfrentar a Chapecoense amanhã em Chapecó, divulgada há pouco pela imprensa, repete a metodologia usada em 2016, quando o treinador usou e abusou da qualidade do elenco para administrar a condição física dos jogadores.

O jogo se mostrava propício para esse recurso: é fora de casa, antecede uma partida fundamental da temporada e o adversário já sinalizou que vai recorrer a reservas, já que também terá um jogo decisivo pela Libertadores – a Chape enfrenta o Zulia na terça-feira, em casa, às 19h30 – um dia a menos de descanso que nossos jogadores, portanto. Nossos titulares serão poupados da partida em si e da viagem, sempre desgastante.

As escolhas de Cuca

Cuca comanda treino na chuva na Academia de Futebol
César Greco / Ag.Palmeiras

Jean, Mina, Edu Dracena, Zé Roberto, Felipe Melo, Guerra, Dudu e Borja ficarão na capital paulista, recobrando as forças. Cuca divulgou o time com Fernando Prass; Fabiano, Antônio Carlos, Juninho e Michel Bastos; Thiago Santos e Tchê Tchê; Róger Guedes, Raphael Veiga e Keno; Willian Bigode.

No gol, o treinador manteve Fernando Prass, priorizando o ritmo de jogo, fundamental para a posição. Já a dupla de zaga titular foi toda poupada; Edu Dracena fez 19 dos 25 jogos desta temporada até agora e Mina, embora tenha jogado menos – o colombiano fez um intenso trabalho de fortalecimento no início da temporada – vem numa sequência de nove jogos seguidos. Foi a deixa para recorrer a Antônio Carlos e a Juninho, que fará sua estreia.

Jean também fez 19 jogos, vem de seis partidas seguidas e dá lugar a Fabiano, que correspondeu todas as vezes em que foi solicitado. Já do lado esquerdo, a escalação de Michel Bastos (19 jogos) parece ter muito mais a ver com decisão técnica: Zé Roberto tem razoáveis 17 jogos e Egídio tem 12; nenhum deles vem de uma larga sequência.

No meio campo, a escolha de Thiago Santos provavelmente tem a ver com a suspensão de Felipe Melo na Libertadores – Cuca deve estar pensando em dar ritmo de jogo ao substituto, que entrou em campo em apenas uma das últimas seis partidas. Tchê Tchê vem de nove partidas seguidas mas foi mantido – com apenas 16 jogos em 2017, o insaível tem lenha para queimar ainda.

Na linha de três, a juventude de Roger Guedes o escalou – mesmo com 20 jogos na temporada, segue prestigiado – Erik teria sido a escolha mais coerente. Raphael Veiga ocupa a vaga de Guerra, que vem de oito partidas seguidas, e Keno, que também tem 20 jogos na temporada, fará o lado esquerdo no lugar de Dudu, que tem 22 – o tempo total de Keno em campo é menor, já que tem começado no banco.

Na frente, Willian Bigode fará sua 25ª partida no ano, todas seguidas – ele só ficou de fora da estreia na temporada, justamente contra a Chape, no amistoso em janeiro. Para poupá-lo, o único que poderia jogar seria Borja, que vem de nove jogos seguidos. A situação escancara, mais uma vez, a necessidade de um reforço na posição. Willian, embora tenha um físico apropriado, leve, já tem 30 anos e sua presença pode ser um risco, além de não ser um centroavante nato.

Ranking

Abaixo, a lista completa de jogos disputados pelos atletas do Palmeiras este ano:

Fernando Prass – 24
Willian Bigode – 24
Dudu – 23
Felipe Melo – 21
Roger Guedes – 20
Jean – 19
Edu Dracena – 19
Michel Bastos – 19
Keno – 19
Zé Roberto – 17
Tche Tche – 16
Thiago Santos – 15
Guerra – 15
Borja – 15
Yerry Mina – 14
Vitor Hugo – 14
Fabiano – 12
Egídio – 12
Raphael Veiga – 10
Alecsandro – 8
Erik – 7
Antonio Carlos – 4
Vitinho – 4
Jailson – 3
Thiago Martins – 2
Moisés – 2
Hyoran – 2
Rafael Marques – 2
Barrios – 2
Mailton – 1
Arouca – 1
Juninho – 0
Mayke – 0
Vinicius Silvestre – 0
Daniel Fuzato – 0
Luan – 0

  • Luan

    Fazer 3 pontos nesse jogo é fundamental, temos que correr atrás do título do brasileirão também com muita dedicação! Sorte que a chape também vai com o time reserva.

    Vamos Palmeiras 💚🇳🇬

  • Cássio Leonardo Carrara

    E ainda assim é um belo time hein.

  • O Borja precisava jogar mais, ele não corre igual o T2 por exemplo.

    • Paulinho Spina

      Ele cansa mais, a posição dele exige muito mais tiros do que a do t2, e contra o inter ele deu uma torcida no tornozelo tbm…

  • Elias Fernandez Silvano

    Se o EB tivesse poupado o time no primeiro jogo contra a ponte talvez a história teria sido diferente. Porem se tivéssemos passado pela ponte, ganharíamos o paulista e não teríamos a volta do Cuca.

  • Vctr81

    se esses titulares ficarão em SP, como será q vamos completar o banco? Base? até q seria uma boa, Vitão, Alan…

  • Tiago Cerzosimo

    Jaílson disputou 3 jogos e eu não lembro de nenhum. kkkk

    • Igor L. G. Pasqueta

      Lembro que jogou um tempo no amistoso contra a chape e uma partida no paulista. O terceiro não lembro.

      • Messias Amaral

        o terceiro foi aquele rachão q ele perdeu o gol embaixo da trave. hahahaha

  • Antonio Frederico

    Ganharemos o assumiremos a liderança desde já.

  • Ralf Olbertz

    Rodar o elenco é sempre bom, principalmente se o adversário tbm vai fazer isso, decisão acertada do Cuca.

    O Erick poderia ter entrado no bigode, pra poupá-lo.. Pois teoricamente seria um jogador de cabeça de área, mesmo sendo baixo. Isso só mostra o desprestígio com o técnico, nem preciso falar do que a torcida pensa dele.

    • Messias Amaral

      Eu gosto do Eric, muleke joga direitinho, precisa se encontrar pra ser um reserva de luxo e entrar nos jogos, mas ele eh bom.
      Deixa o menino arrumar o espaço dele, agora eh a chance e ele sabe disso, Cuca tb sabe o faz, ano passada ele entrou contra o Inter e meteu um gol to importante pra caminhada do ano verde.

      • Ralf Olbertz

        Não vi nada até hoje pra eu poder dizer que ele é bom..

        Defender o Erik por causa de um gol é mesma coisa que defender o Betinho pq raspou a cabeça na bola na final da Copa do Brasil de 2012.

        Fez um gol importante, parabéns, mas não serve pro Palmeiras.

        Ano passado Erik fez 30 jogos (teve muita oportunidade).. mas fez só 3 gols..

        Esse ano mesmo já jogou 6, mas tem 0 gols.. isso sem contar a infinidade de chances perdidas, se ficar cara a cara com o goleiro, se enrola.

        Típico jogador que merece novos ares, aqui já não deu certo, quem sabe em um time novo consegue mostrar algo.

        Espero que faça alguma coisa até a janela no meio do ano, caso contrário não passará de um jogador dispensável.

        • Messias Amaral

          Muleke joga direitinho, se movimenta bem, e sabe fazer gol. Precisa de mais confiança, e um time arrumado(como qualquer outro jogador). E a bala que ele veio, tem que pelo menos zerar. Mas se pensarmos que nao presta ele sai de graça e arrebenta em outro time igual o Barrios. E nem retorno de futebol muito menos monetario sobra pra SEP.

          • Ralf Olbertz

            Ano passado ele jogou em um time arrumadinho, campeão brasileiro inclusive e não mostrou nada.

            Comprar jogador promissor as vezes dá nisso.. não tem como acertar todas.

            Ao contrário do Barrios, Erik só jogou bem em um time até hoje, Barrios é um bom jogador, pra mim que o esquema tático do cuca e do EB não o ajudaram no Palmeiras, ele recebia muita bola mais pro meio de campo, diferente do esquema dos Gaúchos, onde ele recebe a bola dentro da área na maioria das vezes.

            Respeito sua opinião e até torço pra que vc esteja certo, mas em 1 ano e meio Erik coleciona mais gols perdidos do que feitos.

            Abraços.

  • Sandro Sgobi

    Poupo o Felipe Melo? Mas e a suspensão na Libertadores?

  • Roberto Motta

    O time reserva da Chape deve ser horripilante. Na boa, expectativa é de goleada. Não dá pra ter um resultado diferente. Em campeonato de pontos corridos, todo jogo é importante! Hora dos reservas mostrarem muita sede de jogo! Pra cima Verdao

  • Parmerista

    Até entendo testar o TS devido à punição do FM, mas o FM tem que ficar no banco e pode entrar caso seja necessário, já que ele não joga na quarta-feira e terá uma semana pra descansar antes do clássico contra os bambis.

  • Paulo Ferreira

    Depois de contratar Mayke, Mattos agora se concentra na contratação de Taison …..kkkkkk

    • Bruninho

      Kkkkkkkk

  • Quentin Tarantino

    Prass; Fabiano, Juninho, Antonio Carlos e Egidio; Arouca, TT Michel Bastos e Veiga, Keno e Bigode.

    • MATEUS ANDRADE SANTOS ALVES

      Arouca ta machucado..

  • MATEUS ANDRADE SANTOS ALVES

    É importante conscientizar que o Brasileirão já começou e que temos chances de cair na libertadores ao decorrer da competição, portanto não podemos nos dar ao luxo de deixar pra depois. Tem de fazer o máximo de pontos agora, pra no final do ano estar embolado. 3 pontos agora são importantissimos, pois é um jogo fora. Libertadores e Copa do Brasil são campeonatos traiçoeiros, mata-mata depende de mil fatores pra tu vencer no final.. O campeonato brasileiro tem que ser levado á séruo, pois com uma possível eliminação na libertadores seria bom ser campeão brasileiro pelo menos (pra salvar o ano).

  • Ruan Santos

    O Iacovelli foi para Chapecó. Será que o Cuca coloca o menino?

    • Fernando Castro

      Dependendo do panorama do jogo, seria uma ótima! Entretanto, ainda temos Hyoran e Vitinho “na frente” pra dar cancha.

  • DU PALESTRA PALMEIRAS

    Mais uma derrota…
    Ja somos fregueses aqui 🙁