Distanciamento rede-social

SCCP 2x2 Palmeiras
Cesar Greco/Ag.Palmeiras

Por Gabriel Yokota

Irritado com a posição da Federação Paulista de Futebol, de não adiar o clássico contra o SCCP, válido pela segunda rodada do Campeonato Paulista 2021, o Palmeiras ignorou completamente o duelo em seus canais de comunicação. Não houve nenhuma menção no Twitter, no Instagram ou muito menos na TV Palmeiras/FAM. Nem a tradicional arte da escalação foi produzida pelo Verdão.

É claro que, internamente, todos do clube sabiam da importância de disputar um Derby – mesmo em um campeonato tão inútil como é o Paulista atualmente – e isso foi mostrado pelo onze inicial escolhido por Abel Ferreira.

Mesmo tendo à disposição diversos jovens jogadores que são pouco utilizados, ou até mesmo que nunca haviam jogado no profissional, o treinador ainda assim decidiu escalar jogadores importantes como Gabriel Menino, Luan, Danilo, Gustavo Scarpa, Lucas Lima e Willian.

Mas se ainda não foi este ano que ignoramos de vez o campeonato, o clube mostrou que, ao menos nas redes sociais, é bem possível fazer este distanciamento e sair fortalecido entre os que importam: os torcedores.

Mais um descaso da FPF

Após a escancarada interferência externa na final do torneio de 2018, que nos custou o título, esta foi a segunda vez que a entidade prejudica o Palmeiras, neste caso, antes de uma decisão importantíssima – a final da Copa do Brasil.

Não adiar um Derby, que esportivamente não vale quase nada, antes de um jogo que pode dar um título nacional ao seu afiliado, só reforça o quão mais saudável será para o Palmeiras tratar o Paulista como ele merece: um mero torneio de pré-temporada.

Agora, é preciso seguir com o plano

O primeiro passo foi dado. Deixar de falar do clássico foi algo bem significativo. E o Palmeiras deve manter a estratégia por todo o campeonato.

Como disse Abel Ferreira após a partida diante do Coritiba, pelo Campeonato Brasileiro:

“Temos que saber se queremos ser fortes no presente e prejudicar o futuro, ou se queremos pensar bem naquilo que é a organização e a definição de uma temporada, com Brasileirão, Libertadores e Copa”.

  • Campeonato Paulista (o mais forte do Brasil) só interessa pra time pequeno ganhar um dindin antes do ostracismo do resto do ano. Eu c*go pra isso, mesmo clássico.

  • Exato. O certo seria todos os clubes grandes se reunírem e exigirem mais respeito e consideração na hora de formular esse campeonato, mas como isso é impossível, então que façamos nossa parte.