1
X
2
04/12/2024 - 21:30
O Palmeiras, desta vez, fez sua parte, vencendo o Cruzeiro no Mineirão, mas chora os erros de outras partidas ao ver o Botafogo ficar a um empate do título brasileiro ao vencer o Inter no Beira-Rio. A vitória do Palmeiras foi suada, conseguida nos instantes finais do jogo, e garantiu ao menos alguma dignidade ao time nestas rodadas finais, além do (inútil) vice-campeonato, que será confirmado na última rodada, quando o Botafogo do Rio vencer os juvenis do São Paulo no Engenhão.
Jogando sem torcida, por conta de uma vergonhosa ação do MP-MG, as duas equipes fizeram um jogo fraco, apesar das várias situações de gol, sobretudo do Palmeiras, que exigiu muito de Cássio. O time mineiro saiu na frente no início do segundo tempo, aproveitando um erro de passe e armando um contra-ataque rápido, mas o Verdão virou graças às boas mexidas de Abel Ferreira e ao talento absurdo de Estêvão.
Abel promoveu as entradas de Vanderlan e Giay nas laterais, segurando o argentino pela direita e liberando o Cria pela esquerda. Flaco López, enfim, recuperou a posição e mandou Rony para o banco. E o Palmeiras produziu muito mais, embora fosse nítida a falta de confiança dos jogadores, que finalizavam bastante, mas consagravam Cássio.
Foram nada menos que 16 finalizações do Palmeiras no primeiro tempo, contra apenas 4 do Cruzeiro, que só nos ameaçava em contra-ataques. O grande nome do time na primeira metade do jogo foi Felipe Anderson, que parecia estar determinado a responder as justas críticas que vinha recebendo e chamou o jogo para si. O camisa 9 fez, de tudo, um pouco: desarmou, roubou bolas no ataque, tabelou, serviu e finalizou. Não levou sorte nas tentativas a gol, mas sua evolução foi nítida.
O jogo permanecia o mesmo depois do intervalo, mas Matheus Pereira abriu o placar aos 6 minutos, após passe ruim de Anibal Moreno que Giay cochilou para tentar consertar; o contra-ataque veio rápido e o camisa 10 do Cruzeiro foi feliz ao finalizar no canto direito de Weverton, que nada tinha a fazer.
Abel então mandou o time todo para a frente. A virada era indispensável para continuar sonhando com o título, ainda que o Botafogo estivesse vencendo o Inter desde os 5 minutos de jogo. A entrada de Gabriel Menino no lugar de Aníbal Moreno foi a mexida chave; Ríos ficou como 5 e o Palmeiras atacava com sete jogadores – às vezes até mais.
Numa dessas é que, aos 15, saiu o empate, com o apoio de Richard pela direita, que rolou para a entrada da área, onde Mauricio finalizou forte, rasteira, por baixo de Cássio, que adora levar gols assim.
O Verdão seguiu martelando, teve um pênalti sonegado por Anderson Daronco aos 28 minutos, quando Lucas Silva fez pênalti em Estêvão, mas chegou ao gol da vitória aos 44, numa cobrança de falta sublime de Estêvão, por cima da barreira, no ângulo esquerdo de Cássio.
O Botafogo do Rio confirmou a vitória sobre o Inter e ao Palmeiras restou apenas manter a dignidade de seguir vencendo e obrigando os cariocas a também vencerem seus jogos. Agora, basta pelo menos um empate na rodada final para que o título seja confirmado – o que deve acontecer sem sustos. O Palmeiras vai amargar mesmo o vice-campeonato brasileiro no ano em que poderia ser tricampeão seguido.
Com o (quase) fim da disputa, há uma porção de dedos para serem apontados, e isto será feito aqui no Verdazzo, com todo o respeito e gratidão pelo esforço que todos merecem. Mas fim de temporada, principalmente as que não são ricas em conquistas, precisam dessas avaliações de forma bastante criteriosa. Fiquem atentos ao nosso site e a nossas redes sociais.
Ainda temos um compromisso no domingo e a vitória segue sendo obrigatória para manter a dignidade. Ainda mais porque ainda existe uma chance matemática de título. Ninguém aqui é doido de achar que dá, mas ainda assim vencer o Fluminense é questão de honra. Então, pra cima deles! VAMOS PALMEIRAS!
Ficha Técnica
Escalação
Cruzeiro
Primeiro tempo
Estêvão recebeu na ponta, trouxe para o meio e bateu firme para o gol, mas Cássio defendeu.
UUUHHH! Giay fez boa inversão para Felipe Anderson, que cortou para o meio, invadiu a área e bateu firme para o gol, tirando tinta da trave esquerda de Cássio.
Aníbal Moreno recuperou a bola no ataque e ela sobrou para Flaco López, que ajeitou a bola e bateu de perna direita, por cima do gol.
WEEEVERTON! Lautaro Martínez passou correndo pela direita e recebeu a bola nas costas de Vanderlan; o atacante chegou cara a cara com Weverton, que cresceu muito e fechou o ângulo, afastando o perigo.
QUE CHANCE! Vanderlan cruzou a bola na área e encontrou Veiga no segundo pau; o camisa 23 não pegou bem nela e ela sobrou na esquerda com Felipe Anderson; com o gol quase todo aberto, Felipe bateu de primeira, em cima de Cássio.
MAIS UMA DELE! Estêvão recebeu a bola pela ponta direita, disparou em velocidade, chegou na linha de fundo e cruzou rasteiro para Felipe Anderson; de frente para o gol, o camisa 9 bateu de perna direita, mas Cássio fez a defesa.
Estêvão pegou a bola na direita e rolou na entrada da área para Richard Ríos, que bateu firme, de primeira, com muito perigo, dando trabalho a Cássio, que espalmou para lateral.
OLHA A ENTREGADA! Cássio jogou a bola na fogueira e Flaco López recuperou a bola dentro da área; o argentino rolou no meio para Estêvão, que teve uma chance incrível, mas bateu em cima do goleiro cruzeirense, que jogou para escanteio.
Anderson Daronco encerrou o primeiro tempo após um minuto de acréscimo.
Segundo tempo
O Palmeiras voltou para a segunda etapa sem alterações na escalação.
Gol do Cruzeiro. Marlon disparou pela esquerda, se aproximou da área e cruzou rasteiro para Matheus Pereira, que bateu de primeira, no canto direito de Weverton.
Flaco López recebeu na entrada da área, puxou para a perna direita e bateu para o gol, mas Cássio defendeu e a bola sobrou com Veiga, que bateu com perigo, mas a bola saiu à direita do gol.
Entraram: Mauricio, Mayke e Gabriel Menino
Saíram: Felipe Anderson, Giay e Aníbal Moreno
GOL DO PALMEIRAS! Richard Ríos fez boa jogada pela direita, tabelou com Estêvão, invadiu a área e tocou atrás para a chegada de Mauricio, que bateu firme, no canto esquerdo de Cássio.
QUE CHANCE! Mauricio cruzou rasteiro para Flaco López, que rolou atrás para a chegada de Estêvão; o camisa 41 teve boa chance, mas mandou à direita de Cássio.
Entrou: Caio Paulista
Saiu: Vanderlan
Richard Ríos pegou a bola na intermediária, fintou o marcador e bateu firme, de perna esquerda, mas ela saiu por cima do gol.
Estêvão fez grande jogada pela direita, chegou na linha de fundo e recuou para Mauricio, na entrada da área; o meia bateu com muito perigo e ela tirou tinta do travessão de Cássio.
Entrou: Lázaro
Saiu: Raphael Veiga
GOLAAAAAÇO DO PALMEIRAS! Estêvão cobrou falta da meia direita e encontrou o ângulo esquerdo do gol de Cássio.
Anderson Daronco encerrou a partida após seis minutos de acréscimo.