2
X
0

06/03/2022 - 16:00

A ótima vitória do Palmeiras teve como principal virtude a capacidade dos reservas em dominarem o Guarani como se fossem titulares. A consciência tática de todo o time ficou evidente com mais um esquema diferente do “monotatico” Abel: um 4-1-4-1 em que o Palmeiras, sempre apoiado por um dos laterais que empurrava o ponta para a meia, atacava com seis elementos.

Assim, o primeiro tempo foi de uma superioridade gritante do Palmeiras, que só não converteu o volume de jogo em gols porque o penúltimo ou o último toque teimaram em sair com defeito – a injustiça foi evitada pelo gol de pênalti de Scarpa, marcado após o VAR dedurar uma voadora sobre Mayke que o juiz da FPF não conseguiu ver.

No segundo tempo o domínio do Verdão seguiu evidente; para tentar aumentar o placar e garantir a vitória, Abel remontou o 4-2-3-1 com Veiga e Dudu e o Guarani não teve chances. A superioridade do Palmeiras era marcante.

Nossos atacantes tentaram servir Rafael Navarro de todas as formas, mas a bola não chegava “daquele jeito”. O camisa 29 esteve muito perto de fazer seu primeiro gol pelo Verdão, mas sempre acontecia alguma coisa para evitar. Num desses lances ficou evidente que  Navarro errou por nervosismo – e no lance seguinte, frustrado, tentou fazer o gol de qualquer jeito num chute mal enquadrado de fora da área – a sequência precipitou um princípio de vaias das arquibancadas.

Felizmente o jovem atacante voltou a colocar a cabeça no lugar e seguiu fazendo uma boa partida, não só fechando por dentro e brigando com os atacantes, mas também saindo da área, tabelando e deixando os companheiros em boas condições.

Boas partidas também de Mayke, Jailson, Scarpa e Giovani, que tentam colocar mais minhocas na cabeça do treinador. Quem ganha com isso é o Palmeiras, que vai mostrando qualidade no elenco que consegue sobreviver à maratona.

O problema é ter que contar com apenas 27 jogadores – quando as lesões e suspensões atingirem os atletas que não têm reposição à altura, o problema ficará evidente. Enquanto isso, a competência dos jogadores e de Abel vão quebrando o galho da diretoria. Acorda Beto! VAMOS PALMEIRAS!

Ficha Técnica

Escalação

Guarani

Kozlinski
Mateus Ludke
Ronaldo Alves
Derlan
Eliel
Rodrigo Andrade
Bruno Silva
Índio
Giovanni Augusto
Lucas Venuto
Júlio César
Vitinho
Lucão do Break
Maxwell
Nicolas Careca
Daniel Paulista
TÉCNICO


Primeiro tempo

14'
Palmeiras

Mayke recebeu aberto pela direita e cruzou por baixo; a bola passou a um dedo do pé de Navarro, que fechou por dentro. Veron também tentou alcançar no segundo pau, mas ela saiu direto pela linha de fundo.

17'
Palmeiras

Giovani fez boa jogada pela direita e encurtou para Gustavo Scarpa, que enquadrou o corpo e bateu da meia direita; a bola sofreu um leve desvio em Derlan e saiu pela linha de fundo – ela tinha o endereço.

21'
Palmeiras

Kuscevic esticou para Giovani, que achou um lindo passe para Atuesta, que foi ao fundo e cruzou por baixo na pequena área; Navarro estava pronto para desencantar mas o pé salvador de Ronaldo Alves salvou o time de Campinas.

25'
Guarani

Jailson escorregou na saída de bola e perdeu para Lucão do Break, que tentou entrar na área mas foi caçado por Gustavo Gómez e Kuscevic, que deram botes em sequência para aliviar o perigo.

33'
Palmeiras

Em ataque construído de forma muito veloz, Jorge ligou com Jailson, que girou rápido para Veron, que avançou e cruzou no segundo pau – Giovani fechou mas errou na hora de escorar – a bola acabou batendo em seu braço e saiu.

39'
Palmeiras

Navarro recebeu na meia direita e deu um tapa de primeira para Giovani dentro da área; com pouco ângulo, o ponteiro tentou o arremate cruzado e errou o alvo – Veron fechava pela esquerda em boas condições.

41'
Guarani

Em jogada rápida, Lucão do Break escorou para Júlio César, que entrou na área mas tinha pouco ângulo – a finalização foi na rede, por fora.

44'
Palmeiras

Após bola alçada por Gustavo Scarpa, Mayke se preparava para receber na área quando tomou uma voadora de Maxwell. Depois de muito tempo, o VAR chamou o árbitro para a cabine e o pênalti foi confirmado, 4 minutos depois.

50'
Palmeiras

GOL DO PALMEIRAS! Gustavo Scarpa bateu de forma perfeita: forte no ângulo direito, indefensável, e abriu o placar.

52'

O jogo começou a esquentar e o fraco árbitro encerrou rapidamente o primeiro tempo.


Segundo tempo

O Palmeiras voltou sem mudanças dos vestiários.

2'
Palmeiras

Gustavo Gómez roubou e fez um lindo lançamento pela esquerda para Gabriel Veron, que fez a jogada de ponta e cruzou por baixo – Navarro estava salivando mas Ronaldo Alves se antecipou para cortar – faria gol contra, mas Kozlinski conseguiu salvar.

4'
Palmeiras

Navarro ligou rápido com Giovani na direita; o camisa 17 trouxe para a canhota e cruzou para o segundo pau onde Gabriel veron tentou a puxeta, mas errou a execução.

8'
Palmeiras

Ronaldo Alves perdeu na saída para Rafael Navarro, que tocou para Gabriel Veron na área – Giovani fechava livre pela direita, mas Veron tentou o arremate, fraco, rebatido pela zaga.

12'
Palmeiras

Gustavo Scarpa roubou a bola na saída do Guarani, tocou para Giovani, que enfiou para a velocidade de Veron pela direita; o último passe encontraria Scarpa livre na pequena área, mas Ronaldo Alves salvou.

14'

Wesley entrou no lugar de Gustavo Scarpa.

16'
Guarani

Maxwell recebeu passe após bola rebatida, cruzou no segundo pau e Ludke testou firme; Weverton fez ótima defesa e evitou o empate.

20'

Entraram Raphael Veiga e Dudu nos lugares de Gabriel Veron e Giovani.

25'
Palmeiras

Dudu entrou driblando pela direita e chutou forte; Kozlinski deu rebote e Rafael Navarro pegou a sobra para finalizar no corpo de Mateus Ludke, na sequência  Ronaldo Alves salvou para escanteio.

28'
Guarani

Nicolas Careca recebeu na entrada da área e bateu forte; Weverton fez boa defesa e o Palmeiras iniciou o contra-ataque.

28'
Palmeiras

Dudu puxou o contra-ataque pela direita e alçou a bola cruzada no segundo pau, por baixo – Wesley conseguiu errar debaixo das traves, mas estava impedido.

31'

Saíram Atuesta e Jorge para as entradas de Danilo e Piquerez.

34'

Rodrigo Andrade foi desleal e deixou o cotovelo no rosto de Mayke, e acabou expulso direto após checagem no VAR.

40'
Palmeiras

Danilo achou Jailson solto por dentro e tocou; o camisa 30 arriscou de fora e Kozlinski espalmou a escanteio.

41'
Palmeiras

Wesley bateu o escanteio da esquerda e Jailson subiu livre para cumprimentar; a bola resvalou no pé da trave esquerda e saiu.

49'
Palmeiras

GOL DO PALMEIRAS! Jailson ligou na esquerda com Wesley, que fez a jogada em diagonal, cortou para dentro e disparou de direita; a boa desviou em Ronaldo Alves e matou o goleiro, entrando no cantinho direito.

50'

O fraco juiz da FPF encerrou o jogo.



Notas


Jogador
Descrição
Nota
Weverton
Fez uma defesaça no segundo tempo, mostrando que o "chá de revelação" (?!?) de antes do jogo não tirou sua concentração.
7
Mayke
Muito bem no apoio e na contenção, tá voando tecnicamente.
7.5
Kuscevic
Só na segurança. Foi bem também nas intimadas nos jogadores do Guarani que estavam largando o cotovelo em todas as jogadas.
6.5
Gustavo Gómez
Parece que nasceu para jogar na zaga do Palmeiras.
7.5
Jorge
Aparenta estar em seu melhor momento físico desde que chegou ao cube. Arriscou algumas subidas interessantes ao ataque.
6
Piquerez
Bateu cartão.
6
Atuesta
Já fez partidas melhores. Mesmo assim, conseguiu mostrar classe em alguns lances.
6.5
Danilo
Entrou ligado e dominou o meio-campo, com muita consciência tática.
6.5
Jailson
Tirando uma escorregada que podia ter complicado para Weverton, fez um partidaço, à altura dos titulares.
7.5
Giovani
Moleque ousado, vai aprendendo a jogar coletivamente. Tem umas tiradas de jogador diferente.
8
Dudu
Vive uma fase brilhante. Suas pedaladas chegaram a deixar um zagueiro caído no chão dentro da área.
7
Gustavo Scarpa
Excelente jogo para quem voltava de lesão. Personalidade na hora do pênalti, batida perfeita.
7
Wesley
Deu velocidade ao lado esquerdo e foi premiado com um gol nos acréscimos.
7.5
Gabriel Veron
Parecia um pouco aéreo, pouco ligado no jogo.
6
Raphael Veiga
Talvez nunca tenha sentido tanta confiança na vida. Tudo o que faz, dá certo.
7
Rafael Navarro
Melhor partida com a camisa do Palmeiras. Fechou bem por dentro, como um NOVE-NOVE; fez pivô e abriu espaços - mas também soube sair da área e servir os companheiros. Faltou aquele toque pra dentro.
7.5
Abel Ferreira
Abel Ferreira
Rodou o elenco, fez a tal da "gestão de energia" e o time não sentiu dificuldades. Mas não podemos elogiar muito, senão a #Flapress vai chamar de "seita". 😂
7.5