2
X
1

Palmeiras 2x1 Cuiabá

O Palmeiras venceu mais uma: com dificuldades, bateu o Cuiabá por 2 a 1 e iniciou bem a caminhada no Campeonato Brasileiro. Após um início forte, o Verdão sentiu dificuldades contra o bem armado time do Centro-Oeste e sofreu o empate numa falha coletiva, logo após a milésima expulsão de Abel Ferreira, mas chegou ao gol da vitória no segundo tempo.

Sem Veiga e Rony, Abel está armando o time praticamente num 4-2-4 quando tem a posse de bola, com dois atacantes pisando bastante na área – o que parece que vai fazer com que nossos jogos tenham mais gols – a favor, e contra.

O início do Verdão foi arrasador, com Dudu recebendo uma bola invertida de Flaco López, que iniciou um pouco mais recuado, e fazendo um passe mágico para encontrar Endrick em meio a uma multidão de defensores de branco – nossa Cria teve o talento para se movimentar, achar o espaço e escorar para as redes.

O gol no início deu ao Verdão a tranquilidade para comandar o ritmo do jogo, quebrando o plano inicial do visitante, que certamente pretendia segurar o placar e contar com a ansiedade palmeirense. E as chances de aumentar a contagem apareciam, com boas participações de Dudu, Endrick e Flaco López, cheios de movimentação.

O segundo gol não saiu e parecia que teríamos o placar mínimo ao fim do primeiro tempo, mas Abel Ferreira se irritou demais com a não-marcação de uma falta em um lance de ataque do Cuiabá e acabou expulso, depois de uma discussão que parece ter afetado todo nosso time. Seguiu-se um lance em que nossa defesa poderia ter rechaçado facilmente, mas todos os envolvidos cometeram algum erro na jogada e Deyverson achou Jonathan Cafu nas costas de Murilo; o cruzamento foi preciso, praticamente um passe para Raniele, que estava sem marcação e não teve dificuldades para testar no contrapé de Weverton.

Felizmente o Palmeiras teve o intervalo para repensar o jogo e voltou diferente, retomando o 4-2-3-1 tradicional, com Dudu de volta à direita, Flaco mais enfiado e Endrick mais pela esquerda, mas entrando em diagonal e deixando espaço para as subidas de Vanderlan no corredor.

As chances de gol voltaram a aparecer; ainda mais com a expulsão estúpida de Filipe Augusto. Abel trocou Endrick por Rafael Navarro, que logo após quase marcar num excelente passe de Dudu, participou do lance do segundo gol: depois do cruzamento de Vanderlan, o camisa 29 disputou pelo alto, puxando um zagueiro, e a bola sobrou limpa para Flaco López, que dominou e executou Walter.

Com um a mais e o placar novamente a favor, o Verdão tinha tudo para confirmar uma vitória tranquila, mas ainda assim teve problemas, quase sofrendo um gol aos 45 minutos numa bobeira de Richard Ríos, que cedeu um escanteio em que Matheus Alexandre testou firme exigindo uma defesa espetacular de Weverton.

Após o susto, o Verdão dominou os acréscimos e chegou a fazer o terceiro, bem anulado pelo auxiliar. O inseguro e confuso árbitro Paulo Cesar Zanovelli, mais um da péssima nova safra da CBF, encerrou o jogo e o Verdão abriu mais um Brasileirão com vitória.

É flagrante a falta de concentração do time em determinados momentos, bem diferente dos jogos de mata-mata onde nossos jogadores estão a 110% o tempo todo. Isto pode acender uma boa discussão sobre o limite mental que se pode exigir desses atletas.

O fato é que, mesmo com essas falhas, nossos jogadores acabam “achando um jeito” na maioria das vezes. E numa disputa tão difícil quanto o Brasileirão, cada ponto conquistado, cada vitória salva no esforço extremo, conta. Começamos bem, mas ainda faltam 37 rodadas. VAMOS PALMEIRAS!

Ficha Técnica

Escalação

Cuiabá

Walter
Mateusinho
Marllon
Allyson
PK
Matheus Alexandre
Raniele
Filipe Augusto
Jonathan Cafu
Nicolás Quagliata
Pablo Cepellini
Rafael Gava
Emerson
Isidro Pitta
Deyverson
Fernando Sobral
Ivo Vieira
TÉCNICO


Primeiro tempo

4'
Palmeiras

GOL DO PALMEIRAS! Dudu recebeu no bico da área e deu um tapa para Endrick dentro da pequena área – o camisa 9 só escorou para as redes, sem marcação.

15'
Palmeiras

Dudu armou de novo e alçou para Flaco López, que recebeu e finalizou rápido – a bola bateu no pé da trave e correu roçando a rede pelo lado de fora, enganando a torcida do “lado de lá”.

21'
Palmeiras

Gabriel Menino fez lançamento longo, da esquerda para a direita, e achou Artur dentro da área; o camisa 14 dominou e tentou três vezes em cima da marcação de PK – na terceira, a finalização saiu, mas passou à direita do gol de Walter.

25'
Palmeiras

Artur fez a jogada pela direita e cruzou rasteiro; a marcação afastou e Gabriel Menino tentou o arremate da entrada da área, mas bateu por cima.

30'
Cuiabá

Emerson recebeu pela esquerda, tentou a jogada individual trazendo para dentro, achou o espaço e bateu rasteiro, para defesa firme de Weverton.

42'
Palmeiras

Após jogada de lateral com Marcos Rocha, a bola ficou viva na área até sobrar ara Flaco López, que arrematou da entrada da área – Walter defendeu firme.

45'
Cuiabá

Jonathan Cafu tocou na saída de Weverton mas Gustavo Gómez, na cobertura, tirou em cima da risca – houve duas irregularidades: Flaco López foi desarmado com fala e Deyverson estava impedido, na construção da jogada. Abel Ferreira foi expulso por reclamação.

51'
Cuiabá

Gol do Cuiabá – Deyverson acionou Jonathan Cafu nas costas de Murilo, que cobria Vanderlan; o cruzamento saiu na medida para Raniele, que fechou por dentro e testou para as redes. Falha coletiva da defesa do Palmeiras na recomposição.

53'

Paulo Cesar Zanovelli da Silva, histriônico, encerrou o primeiro tempo.


Segundo tempo

O Palmeiras voltou sem alterações dos vestiários, mas alterou a distribuição tática dentro de campo.

3'
Cuiabá

O árbitro confundiu os jogadores marcando falta a favor do Cuiabá no campo de ataque do adversário; foi cobrado rápido e Deyverson tentou surpreender Weverton com um chute de longa distância – e quase conseguiu; a bola saiu raspando.

11'

Filipe Augusto deu uma rasteira em Gabriel Menino, recebeu o segundo cartão amarelo e foi expulso.

Entrou: Rafael Navarro
Saiu: Endrick

18'
Palmeiras

Gabriel Menino lançou longo para Dudu, que cruzou por baixo no segundo pau, para a chegada de Rafael Navarro, que escorou; Walter se atirou na bola e conseguiu evitar o segundo do Verdão.

19'
Palmeiras

GOL DO PALMEIRAS! Artur abriu na esquerda para Vanderlan, que cruzou pelo alto; Navarro disputou com a defesa e a bola passou para Flaco López, que dominou e chutou forte para vencer Walter.

25'

Entrou: Richard Ríos
Saiu: Gabriel Menino

Entrou: Breno Lopes
Saiu: Artur

34'
Cuiabá

Quagliata arriscou de longe e quase surpreendeu Weverton, mas a bola saiu à direita do gol.

36'

Entrou: Fabinho
Saiu: Zé Rafael

Entrou: Luis Guilherme
Saiu: Flaco López

37'
Palmeiras

Dudu aproveitou passe errado na saída de bola, recolheu, avançou e disparou um míssil – a bola explodiu na forquilha esquerda de Walter.

43'
Palmeiras

Após escanteio da direita, Rafael Navarro ganhou da defesa e testou firme – a bola saiu a dois dedos do rodapé direito de Walter, que só torceu.

44'
Palmeiras

Fabinho recebeu de Dudu na meia direita e arriscou – a bola saiu pelo alto, com algum perigo.

45'
Cuiabá

Após escanteio da direita, Matheus Alexandre testou firme mas Weverton defendeu por baixo com muito reflexo.

46'
Palmeiras

Rafael Navarro abriu em contra-ataque para Dudu, que enfiou para a infiltração de Luis Guilherme – o garoto foi ao fundo e cruzou por baixo – Rafael Navarro se preparava para escorar para o gol mas Matheus Alexandre surgiu e cortou para escanteio.

52'
Palmeiras

Breno Lopes recebeu de Rafael Navarro e fez o terceiro, mas Navarro estava um dedinho impedido e o lance foi anulado pelo bandeirinha.

54'

O árbitro, mais um muito ruim formado pela CBF, encerrou o jogo.



Notas


Jogador
Descrição
Nota
Weverton
Nada a fazer no gol - fazia uma partida tranquila até a defesaça no final que garantiu a vitória.
8
Marcos Rocha
Ficou vendido no lance do gol; no mais, partida discreta.
6
Gustavo Gómez
Discreto até no ataque - podia ter dado um bote mais efetivo no gol deles.
6.5
Murilo
Também teve sua parcela de responsabilidade no gol deles: tomou uma decisão errada e o Cuiabá empatou.
6
Vanderlan
Segue bastante ativo no ataque e na marcação alta.
7
Zé Rafael
Trotou no momento errado e o adversário fez o gol.
6
Fabinho
Mesmo jogando de 5, chegou à frente para apoiar o ataque - e o time já tinha o placar, nem precisava.
6
Gabriel Menino
Fez lançamentos precisos, como um autêntico meia. Mas podia ter recomposto melhor no lance do empate.
7.5
Richard Ríos
Falhou feio no fim e cedeu um escanteio que, não fosse Weverton, decretaria o empate.
5.5
Dudu
Um dos melhores em campo; alternou entre a esquerda e a direita sempre com competência. O travessão de Walter ainda está balançando.
7.5
Endrick
Presença de área que sempre incomoda; deixou o cartão de visitas com 4 minutos e fez seu terceiro gol nos últimos 4 jogos que disputou.
7.5
Rafael Navarro
Entrou muito participativo, inclusive no lance do gol da vitória.
7.5
Flaco López
Quarto gol em quatro jogos; uma bola na trave e muita movimentação, em funções diferentes no decorrer do jogo. Mas quando joga de meia, precisa melhorar a recomposição - também falhou no posicionamento no lance do gol do Cuiabá.
8
Luis Guilherme
s/n
Artur
Ainda em processo de aclimatação ao time.
6
Breno Lopes
Pegou a defesa adversária cansada e ajudou a criar boas chances no final. Deixou sua marca registrada, pena que não valeu.
6.5
Abel Ferreira
Abel Ferreira
Vai desenvolvendo mais uma forma diferente do time agredir, com dois atacantes pisando bastante na área. Teremos mais gols; a favor e contra.
7




Deixe uma resposta