3
X
5

Juventude 3x5 Palmeiras

Num jogo cheio de alternativas, o Palmeiras venceu o Juventude por 5 a 3 e colou no Botafogo do Rio na tabela de classificação. Com 60 pontos, o Verdão está a apenas um do time carioca, e já abriu 4 do Fortaleza e 9 do  Flamengo (que tem um jogo a menos). O Verdão ainda alcançou o melhor ataque e a melhor defesa do campeonato e posicionou 3 jogadores entre os 11 melhores artilheiros da tabela.

A partida em Caxias teve o placar bailarino de 5 a 3 porque o acaso atuou em pelo menos 4 dos 8 gols anotados, dois de cada lado. Ainda assim, isso só foi possível porque os dois times tomaram fortemente as iniciativas de gol e buscaram incomodar o goleiro adversário o tempo todo.

A lentidão na recomposição defensiva do Juventude levou o Palmeiras a escolher o jogo vertical como opção primária de ataque, preferencialmente pela direita. Com Flaco López jogando de costas para o gol e Estêvão sempre pronto para receber e partir com a bola dominada, seja no corredor para o cruzamento, seja para entrar em diagonal e finalizar, o Palmeiras chegava muito fácil à área gaúcha. Felipe Anderson e Raphael Veiga se ofereciam como alternativas no lado oposto do ataque e os gols se desenharam várias vezes.

Depois de um pênalti claro não marcado sobre Estêvão e de um recuo intencional para o goleiro Mateus ignorado pela arbitragem, o Verdão chegou ao primeiro gol aos 21, com Estêvão, que aproveitou lindo passe de Felipe Anderson para dominar na risca da pequena área, tirar um zagueiro e o goleiro com um só toque e empurrar para o gol vazio.

Dois minutos depois, Jadson disparou de cima do coreto e carimbou a forquilha esquerda de Weverton. O Verdão respondeu rápido e Estêvão, segundos depois, já estava dentro da área do Juventude e quase venceu Mateus Claus, que conseguiu se recuperar após o chute do camisa 41 desviar na zaga.

O Juventude empatou aos 34: após escanteio da direita batido no primeiro pau, Lucas Barbosa, de 1,94m de altura, testou cruzado – a bola sairia, mas Danilo Boza escorou junto à trave e empatou. O lance, estranhamente, sequer foi checado pelo VAR.

Quatro minutos depois, Felipe Anderson perdeu um gol feito – ele recebeu um lindo passe de Flaco López, entrou em velocidade pela esquerda e tocou na saída de Mateus, mas tirou demais do goleiro e não aproveitou o cantão esquerdo aberto. Mas aos 43 Raphael Veiga recebeu de Estêvão e, da meia-lua, bateu firme entre o goleiro e a trave esquerda para deixar o Verdão de novo na frente. Felipe Anderson e Flaco eram opções até melhores para a jogada, mas o camisa 23 sentiu confiança e caçapou o segundo gol.

Ameaçado pelo rebaixamento, o Juventude não se intimidou com o Palmeiras e empatou o jogo de novo contando com alguma sorte: logo aos 3 do segundo tempo, em mais um escanteio da direita, depois da defesa rebater a bola, Ronaldo estava no lugar certo, na hora certa e pegou a sobra dentro da área para colocar a bola no ângulo direito de Weverton.

Não deu tempo da torcida local comemorar: Richard Ríos, bem mais ligado que no primeiro tempo, ganhou de Alan Ruschel no físico e chutou do bico da área; Raphael Veiga se atirou na bola e desviou de carrinho, tirando o goleiro do lance e colocando o Palmeiras de novo na frente.

Seguiu-se uma pressão enorme do Juventude e o Palmeiras passou a apenas se defender. Não somos um time acostumado a jogar desta forma e a saída para o ataque não funcionava. Um novo empate se desenhava.

Mas aos 17, a sorte nos sorriu: Richard Ríos bateu falta de longe, com força; a bola desviou na barreira e traiu Mateus, que ficou sem ação: 4 a 2 e parecia que o jogo estava resolvido. Mas quatro minutos depois o Juventude diminuiu, em jogada de Edson Carioca dentro da área – ele aproveitou que Mayke estava frio, ganhou do camisa 12 dentro da área e, mesmo com pouco ângulo, chutou um balaço que entrou na forquilha direita de Weverton.

Abel então trocou Richard por Fabinho, mas manteve Flaco López em campo, desprezando a chance de matar o jogo com um atacante mais veloz. O Juventude aumentou a pressão e Abel substituiu Estêvão por Naves, além de trocar o lateral esquerdo, fechando a casinha. A pressão do Juventude foi contida, ficando estéril. E o Verdão fechou a tampa com o quinto gol, contando mais uma vez com um pouco de sorte, num passe errado de Vanderlan que acabou chegando sem querer em Veiga, que entrou na área e tirou de Mateus para finalizar o placar.

Além da sorte, que trabalhou para os dois lados, a arbitragem carioca de Alex Gomes Stefano (e do VAR Carlos Eduardo Nunes Braga) foi, no mínimo, estranha. O Palmeiras foi prejudicado em lances graves em pelo menos três oportunidades, mas mesmo assim conseguiu chegar a mais uma vitória graças à qualidade dos aletas e ao esquema simples e objetivo, sem firulas, proposto por Abel.

Embora não influencie diretamente em nada para o Palmeiras, não custa nada secar o Botafogo do Rio na partida contra o Peñarol, na quarta-feira. Qualquer tropeço dos cariocas vai fazê-los entrar em parafuso mental. A pressão, de novo, será demais para eles e o Brasileirão vai olhar para o Palmeiras e pedir: “me ganha!”.

A última vez que isso aconteceu e o Palmeiras recusou, foi há 15 anos. O time atual não costuma ignorar esses pedidos. Saiam da frente que o protagonista do futebol nacional vem babando por mais um troféu do Brasileirão. VAMOS PALMEIRAS!

Ficha Técnica

Escalação

Juventude

Mateus Claus
João Lucas
Danilo Boza
Zé Marcos
Alan Ruschel
Ronaldo
Jadson
Marcelinho
Mandaca
Jean Carlos
Lucas Barbosa
Ewerthon
Ronie Carrillo
Gabriel Taliari
Edson Carioca
Erick Farias
Jair Ventura
TÉCNICO


Primeiro tempo

5'
Palmeiras

BOA CHEGADA! Estêvão recebeu a bola no campo defensivo, fez boa jogada individual e tocou em profundidade para Flaco López; o argentino dominou e soltou para Felipe Anderson, mas o camisa 9 tentou um passe de primeira para Veiga que não deu certo e a defesa afastou.

22'
Palmeiras

GOOOOOOOLLLLLL DO PALMEIRAS! Felipe Anderson recebeu pelo lado esquerdo do ataque, cortou para o meio e acertou bom passe por cima para Estêvão; na entrada da pequena área, o camisa 41 cortou para a esquerda, deixou o goleiro Matheus Claus no chão e tocou para o fundo das redes.

24'
Juventude

UFA! Jadson recebeu com liberdade na intermediária, disparou com tudo para o gol e a bola explodiu na trave esquerda de Weverton.

25'
Palmeiras

UUUUHHH! Estêvão recebeu na ponta direita, cortou pro meio e bateu da entrada da área, no canto esquerdo de Mateus Claus, que espalmou bem para escanteio.

34'
Juventude

Gol do Juventude. Alan Ruschel cobrou escanteio pelo lado direito, Richard Ríos desviou no miolo da área e a bola sobrou no segundo pau para Danilo Boza, que só empurrou com a barriga para empatar.

39'
Palmeiras

QUE CHAAAANCE! Caio Paulista recebeu na intermediária do ataque e abriu no lado esquerdo para Felipe Anderson; o camisa 9 avançou com liberdade e saiu na cara do gol, mas bateu à esquerda de Mateus Claus.

44'
Palmeiras

GOOOOOOOLLLLLLL DO PALMEIRAS! Flaco López tocou de primeira para Estêvão, que disparou pela direita, cortou para o meio e tocou para Raphael Veiga; o camisa 23 ajeitou o corpo e bateu firme, de perna canhota, no lado esquerdo do gol e marcou o segundo do Verdão.

51'

Alex Gomes Stefano apitou o fim da primeira etapa após 6 minutos de acréscimo.


Segundo tempo

O Palmeiras voltou para a segunda etapa sem alterações na escalação.

3'
Juventude

Gol do Juventude. Após bate-e-rebate na área, a bola sobrou para João Lucas, que cruzou rasteiro na área e Ronaldo chegou batendo para o gol.

5'
Palmeiras

GOOOOOOOLLLLLLL DO PALMEIRAS! Em resposta ao gol, o Verdão foi pra cima e Richard Ríos recebeu no lado direito do ataque; o camisa 27 dominou e tocou no meio para Raphael Veiga, que bateu firme para botar o Verdão na frente de novo.

19'
Palmeiras

GOOOOOOOLLLLLLL DO PALMEIRAS! Richard Ríos cobrou falta pela intermediária, a bola desviou na barreira e entrou no canto esquerdo do gol.

20'

Entraram: Zé Rafael e Mayke
Saíram: Aníbal Moreno e Marcos Rocha

21'
Juventude

Gol do Juventude. Ronaldo acionou Edson Carioca na entrada da área, o camisa 17 fintou a marcação de Mayke e bateu firme para o gol, meio sem ângulo, mas Weverton nada pôde fazer.

Entrou: Fabinho
Saiu: Richard Ríos

34'
Palmeiras

QUE QUE É ISSO?! Estevão disparou pelo lado esquerdo do ataque e sairia com muito espaço, mas sofreu falta de Jadson, levantou e disparou de novo; quando sairia cara a cara, Jadson fez outra falta e recebeu apenas cartão amarelo.

40'

Entraram: Naves e Vanderlan
Saíram: Caio Paulista e Estêvão

47'
Palmeiras

GOOOOOOLLLLLLL DO PALMEIRAS! Felipe Anderson puxou contra-ataque em velocidade e acionou Vanderlan no lado esquerdo; o camisa 16 tentou tocar para Zé Rafael, mas a bola passou pelo volante e chegou em Raphael Veiga, na entrada da área; com liberdade, o camisa 23 bateu firme para sacramentar o placar e anotar seu hat-trick.

50'

Alex Gomes Stefano apitou o fim de uma partida cheia de emoções no Alfredo Jaconi.



Notas


Jogador
Descrição
Nota
Weverton
Talvez pudesse ter feito melhor no terceiro gol, mas, de qualquer jeito, foi um petardo.
7
Marcos Rocha
Discreto, sem muita intensidade.
6.5
Mayke
Não deu sorte: logo em seu primeiro lance, frio, tomou um corte dentro da área e saiu o terceiro gol deles.
5.5
Vitor Reis
Parecia um pouco ansioso em mostrar jogo para olheiros do mundo. Tentou jogadas de efeito sem necessidade.
6.5
Gustavo Gómez
Sério e firme, como se deve.
7
Caio Paulista
Não aproveitou o corredor como poderia. Não está conseguindo manter a ótima sequência de 2 ou 3 jogos atrás.
6
Naves
s/n
Aníbal Moreno
Foi o senhor do meio-campo no primeiro tempo. No segundo, amarelado, diminuiu o ritmo.
7
Zé Rafael
Manteve a mesma pegada do argentino. É como se fosse um titular.
6.5
Richard Ríos
Sonolento no primeiro tempo, foi um dos melhores do time no segundo, equilibrando ataque e defesa em altíssimo nível. E ainda achou um gol, na sorte.
7.5
Fabinho
Cada vez mais mostra que pode manter o mesmo nível dos titulares.
6.5
Estêvão
Quando não desequilibra com a bola nos pés, faz a diferença atraindo todos os olhares da defesa adversária e liberando espaços para os companheiros. O Chelsea pagou barato.
8.5
Vanderlan
s/n
Raphael Veiga
Inteligente, soube aproveitar as brechas e marcou seu segundo hat-trick com a camisa do Palmeiras.
9
Felipe Anderson
Apesar de um gol feito desperdiçado, fez mais um bom jogo, com consistência. Não deixa dúvidas de quem é o dono do lado esquerdo.
7
Flaco López
Jogou de costas para o gol, fazendo o pivô, e foi bem enquanto o jogo tinha o desenho adequado para esse tipo de jogada.
6.5
Abel Ferreira
Abel Ferreira
Fez suas escolhas e deu certo. Poderia ter tentado outras soluções, como colocar mais velocidade no time, o que não quer dizer que necessariamente tenha feito escolhas erradas.
7.5




Deixe uma resposta