Guilherme Dias, analista de mercado do Palmeiras, representou o clube na 10ª edição da Soccer Experience
Através do analista de mercado Guilherme Dias, o Palmeiras participou da 10ª edição da Soccer Experience, evento realizado na Universidade Federal de Viçosa, em Minas Gerais, ao longo da última semana, que visa difundir conhecimento tecnológico e científico aplicados ao futebol.
O tema da convenção deste ano foi a importância da tomada de decisão do jogador no futebol moderno. “No futebol de hoje, o tempo e o espaço estão reduzidos e a tomada de decisão do atleta tem de ser mais correta, rápida e efetiva”, explica Dias. “O jogo tem mais pressão e intensidade, então os melhores jogadores são aqueles que conseguem resolver os problemas do campo no menor tempo e espaço”, complementa o analista, ao site oficial.
Na tarde de ontem, os conceitos discutidos e apresentados no seminário foram repassados a membros das comissões técnicas dos clubes. Estiveram presentes na reunião Lucas Oliveira, também analista de mercado, Andrey Lopes, auxiliar técnico, Rogério Godoy e Thales Damasceno, preparados de goleiros; além dos assessores de imprensa Daniel Romeu e Luan Souza.
“O congresso discutiu o que está sendo desenvolvido de mais moderno no mundo teórico do futebol, e repassamos às comissões para pensarmos e discutirmos o que pode ser aplicado na prática à nossa realidade”, finalizou Guilherme Dias.
A parte cognitiva do atleta esteve no centro das discussões, com métodos de estudo e novas tecnologias para mensurar e aprimorar a performance do jogador nos treinos e jogos.
Discussão será estendida a outros profissionais do Palmeiras
Com o propósito de expandir o conhecimento, o Palmeiras fará ainda reuniões com os representantes das categorias Sub-20, Sub-17 e Sub-15 para repassar o que foi apresentado no evento.
Entre os palestrantes, estiveram nomes como os portugueses José Guilherme Oliveira, professor auxiliar da Universidade do Porto, ex-diretor-técnico da Federação Portuguesa de Futebol e ex-treinador adjunto da Seleção de Portugal (2008 a 2010), e Filipe Casanova, professor da Universidade do Porto e da Universidade Lusófona; o espanhol Sixto González-Víllora, professor da Universidad de Castilla-La Mancha e o brasileiro Israel Teoldo, idealizador do Núcleo de Pesquisa e Estudos em Futebol (NUPEF), entre outros.
nosso maior problema é tomada de decisão fora de campo, com barros e carminha