Planejamento de pontos: fim do primeiro quartil

A vitória sobre a Ponte Preta marcou a décima partida do Palmeiras pelo Brasileirão, o que representa o fim do primeiro quartil do campeonato – hora de verificar o planejamento traçado neste post, feito antes do campeonato começar.

Primeiro QuartilO Palmeiras ficou cinco pontos abaixo da projeção, resultado de uma largada muito ruim. Nos cinco primeiros jogos, conseguimos apenas quatro dos onze pontos previstos – as derrotas contra Chapecoense, SPFC e Coritiba, que aconteceram num momento em que Cuca ainda buscava firmar a dinâmica de jogo ao elenco, foram desastrosas.

Na segunda metade do quartil, o Palmeiras até superou as expectativas – confirmou a previsão nos jogos 6 a 9, e recuperou dois pontos ontem, ao vencer um jogo em que o esperado seria um empate – até pela proximidade do jogo de mata-mata, contra o Cruzeiro.

Se mantiver a previsão do início do campeonato, para chegar aos 77 pontos, ainda precisará recuperar cinco pontos no próximo quartil, quando terá quatro partidas de mata-mata às quartas-feiras em que a dificuldade de virar a chavinha pode atrapalhar muito, embora não seja o que tenhamos visto ontem.

Ajustes para o segundo quartil

Planejamento para o segundo quartilA partida do próximo sábado, contra o Grêmio, no Pacaembu, tende a ser bem mais difícil do que imaginávamos no início do campeonato. A derrota dos gaúchos ontem para o SCCP em casa não os torna um time frágil – foi uma partida em que erros individuais graves, um pênalti perdido e um frangaço, determinaram o resultado. O Palmeiras provavelmente vai poupar titulares pensando na partida da quarta-feira no Equador – a boa notícia é que o Grêmio também viaja, já que joga na terça contra o Godoy Cruz e também deve deixar alguns atletas de fora. Devemos buscar a vitória apostando na maior qualidade de nosso elenco e na evolução do grupo como um todo, algo que tivemos uma bela demonstração no jogo de ontem.

Após o jogo em Guayaquil, exausto, o Palmeiras vai jogar no Mineirão contra o Cruzeiro e uma derrota não será nada anormal. Antes do próximo mata-mata, o time terá mais quatro jogos só de Brasileirão, e será neles que deverá recuperar os pontos perdidos no primeiro quartil – a começar pelo Derby, no dia 12. Vencer o SCCP será fundamental para que o Palmeiras se mantenha vivo na competição – é nos Derbies que se muda o rumo de um campeonato; uma vitória com autoridade faz estragos muito maiores do outro lado do que num jogo comum.

Zerando o saldo

Nos três jogos seguintes, temos a obrigação de vencer o Vitória em casa, plenas condições de arrancar um empate do Flamengo (recuperando mais um ponto) e de vencer o Sport, que não vem jogando bem, fora de casa (recuperando mais dois pontos). Se cumprirmos este roteiro, estaremos de volta à previsão inicial.

Com as contas zeradas, uma vitória contra o Avaí em casa, um empate contra o Botafogo fora e uma vitória em casa contra o Atlético-PR (às vésperas do segundo jogo contra o Barcelona) nos permitirão fechar o turno com os 36 pontos planejados.

Ainda dá?

É uma trajetória bem difícil. E mesmo chegando à meta estipulada, teremos ainda duas dificuldades enormes pela frente no segundo turno: mais jogos decisivos pela Copa do Brasil e Libertadores, e um líder que vem tendo, por enquanto, um aproveitamento muito acima da média, o que pode fazer com que mesmo os 77 pontos idealizados no planejamento não sejam suficientes. Nosso rival não parece estar se importando muito com a Sul-Americana e vai focar apenas no Brasileirão. Resta saber se o elenco vai aguentar a pressão mental e física, já que as peças sobressalentes estão muito abaixo do time titular. A ver.

Mas antes de nos preocuparmos com os adversários – Grêmio e Flamengo também constituem ameaças reais – temos é que fazer a nossa parte, a partir do próximo sábado. Tudo isso, sempre mantendo em mente que temos duas copas para conquistar. VAMOS PALMEIRAS!

  • Bruno

    Se acabar o turno com 36 pontos, tá no páreo sim. Pelos meus palpites, SCCP deve fazer 15 pontos nos 9 jogos restantes, acabando o 1o turno com 41 pontos. Dai, no returno, a escassez do elenco deles vai ficar evidente e eles devem sofrer.
    A dúvida então é se o Palmeiras consegue virar a chave e se manter focado tbm no Brasileirão para fazer 20 pontos nos 9 jogos finais do 1o turno. Se fizer – e eu acho dificil, mas nao impossivel – tá na briga

  • Eli Carlos Freitas Dos Santos

    Se considerar que ainda temos os dois confrontos direto com todos os times que estão em nossa frente na tabela, a diferença pro Cúrintcha, por exemplo, que hoje é de dez póntos pode se reduzir para 4 “apenas” vencendo as duas partidas. Não é fácil eu sei, mas não é impossível.

  • Edinog

    Correto, o planejamento apesar de estar 5 pontos abaixo, é perfeitamente normal, o que não está normal é dos dois lideres com mais e quase 80% de aproveitamento (vejam a diferença entre os dois e o terceiro colocado) nem o Santos da época de Pelé conseguia isto, ou seja, esperamos a volta da normalidade e ai sim vamos ver o que acontece, sem contar que as coisas estão se ajustando no Clube.

  • Danilo Peressim Pinto

    Mais uma vitória, 3 pontos e o melhor: a defesa parece que vai se acertando, Luan e Mina devem ficar com as posições titulares, restando apenas as laterais para fecharmos a casinha. Jean deve se recuperar do desconforto e ficar com a direita, em jogos fora de casa Juninho parece uma boa opção pela esquerda, o meio vai muito bem com Guerra, nosso maior problema (quem diria) fica pro ataque, enquanto Borja não se firmar, vamos rodando os atletas em busca da melhor formação! Não acredito em título Brasileiro mas temos obrigações de ficar entre os 6 primeiros, o foco (infelizmente) é a Libertadores! Boa semana a todos …

  • Vctr81

    se dependesse de mim eu já abandonaria a copa do brasil agora…colocaria time misto/reserva e iria pra cima do gremio com força maxima no sabado. não dá para abraçar o mundo, um dos campeonatos vai ter que ser abandonado, e não gostaria q esse campéonato fosse o BR

    • Wilfrido Paredes

      O único problema de ir com time titular no sábado, é que tem Liberta na quarta.

      O mais provável é time reserva no sábado, assim como o Grêmio também fará…

      • Marcelo Moreira

        Vi a entrevista do Renight falando isso… Mas ainda me pego pensando se não é um migué

        • Rafael Capelini

          Acho que não porque o jogo deles na libertdores é na 3a.

      • Vctr81

        é mas de sabado até quarta temos 3 dias de descanso, mas de quarta para sabado sao 2….queira ou não 1 dia dá uma enorme diferença…

    • Marco

      ta tranquilo sabado, Guerra e TTche ja´não vão jogar. o que pode ser bom, ja da pra dar oportunidade pra outros como RVeiga, MBastos, é… ta ficando apertado, sem Moises,Arouca,FM e TS, tão fazendo falta

    • Verdazzo

      Palavras “abandonar” e “Palmeiras”: não são compatíveis.
      Isso é básico.

      • Vctr81

        ano passado abandonamos a cdb, e no final fomos campeoes brasileiros… abandonar teoricamente nao combina com nenhum time, mas qqer pessoa inteligente sabe que é impossivel ganhar os 3 campeonatos

  • Giuliano Varela

    O divisor de águas para a gente no BR17 serão os confrontos diretos contra SCCP (lixo), Grêmio e Flamengo. Por enquanto não dá para prever se vamos brigar pelo título ou se eles vão se segurar no topo.

  • Gabriel Pedro

    Não acho que seja um grande problema esses 5 pontos a menos. O vice colocado nunca passou dos 72 pontos, ou seja, estamos devendo 1 ponto. Não acho que os Gambá vão aguentar isso. Tá todo mundo já falando em título pra eles e ainda estamos na décima rodada.
    Mas como vc disse no fim do post, Grêmio e Flamerda são ameaças, principalmente o Fla, que vem sendo ajudado absurdamente pela arbitragem. Ontem assisti ao jogo e sem motivo algum o Bahia, que jogou muito melhor, teve um jogador expulso, e mesmo assim o Bahia continuou controlando o jogo. Era pra ter sido uma goleada pro Bahia. Um roubo. Precisamos tomar cuidado. O sonho da CBF e da Globo é Gambá e Flamerda como 1° e 2° lugar.

  • Marcelo Moreira

    – Temos dois confrontos diretos ainda com o atual primeiro colocado. A diferença de 10, considerando somente estes dois jogos, cai pra 4 🙂

    – Se na quarta feira conseguirmos uma vitória por 2 gols (sem sofrer nenhum), acredito que praticamente matamos o confronto, o que nos permitiria utilizar quase que força máxima nos jogos que antecedem e no subsequente ao da volta da Copa do BR…

    – Jogo contra o Grêmio no Pacaembu = Gol do Vitor Hugo.
    Nesse caso, do seu substituto natural: Juninho!

  • Marco

    Julho teremos 9 jogos, 5 fora (Cruzeiro 2x, Barcelona,Flamidia e Sport. Vai ser um mês complicado, precisa voltar pelo menos uns dois dos machucados e claro o Borja desencantar

  • Gabriel Paes Bernardinelli

    Se conseguir essa previsão corrigida do Verdazzo ganhamos tudo, por que o mental do time fará jogar todo o potencial.

  • Renan Meirelles

    Na rodada 14 recuperaremos já os pontos perdidos.

  • Rafael Capelini

    Vou pedir licença pra quem já leu, e repostar aqui o que postei no pós jogo ontem, acho que tem mais haver com este post:

    Galera preocupadíssima com os gamba, li em outro blog um desesperado dizendo que eles serão campeões invictos,…

    CALMA amigos, foram só 10 rodadas!!!

    87% de aproveitamento é extremamente irreal!!
    Algo que só dá pra conceber em super-times em campeonatos onde existe grande desnível técnico. Nada mais longe da realidade atual.

    Os caras estão vivendo uma fase mágica onde absolutamente TUDO tá dando certo pra eles (parece até que fizeram pacto com o cão).

    E realmente a benevolência da mamãe global, da cBF e da ’emprensa’ contribuem muito pra manter a alta rotação quando a coisa vai indo bem pros lados de lá.

    Mas manter esse momento ‘mágico’ por mais 5 meses é pedir demais.

    Daqui a pouco começam os desfalques (e eles não tem elenco), daqui a pouco algum técnico descobre a contra-estratégia eficiente, todos os demais copiam, e eles não tem força pra se reinventar. Daqui a pouco a fase excepcional que vivem quase todos os titulares dá uma declinada, daqui a pouco aquela bola que eles acham todo jogo começa a bater na trave em vez de entrar, e PRINCIPALMENTE quando essas coisas começarem a acontecer, eles perderão o que tem sido a REAL diferença deles pros demais: a CONFIANÇA!!! (Se tem UMA coisa que devemos elogiar e tomar como exemplo do lado de lá é a FORÇA MENTAL que eles vem apresentando, a absoluta determinação de sair de campo sempre com os 3 pontos)

    Por enquanto eles tão nadando a braçadas e sem preocupações por não sentirem a pressão, até no jogo de ontem contra o Grêmio, a ‘obrigação’ de vencer era dos Gaúchos, pelo elenco melhor, por jogar em casa…
    A partir de agora eles passarão a conviver com a pressão de ser “o time a bater” enquanto tudo conspira a favor, ótimo pra eles, mas quando as coisas começarem a desandar, será que aguentarão a pressão da ‘obrigação’ de ganhar pra se manter no topo???
    —-
    (continua…)

    • Rafael Capelini

      (continuação)
      …SEM CONTAR que ainda tem um fator importantíssimo que depende da nossa torcida. Passou da hora de invocarmos a MALDIÇÃO PALESTRINA praquele baitola traíra, que vem sendo um dos grandes destaques por lá.

      Muitos comentaristas da ‘marrom’ nas últimas semanas tentando convencer-nos de que foi o Palmeiras que vacilou ao deixar esse FDP ir pra lá e agora ter que correr atrás de outro volante, enquanto lá o tal tá comendo a bola….

      “DETALHE”: isso é uma tremenda falácia!!! Querendo fazer com que esqueçamos o fato de que o viadinho tinha uma renovação apalavrada conosco e voltou atrás no combinado. Ele não foi homem de cumprir com sua palavra, e pareceu bem claro que fez de propósito pra forçar sua saída e viver o sonho imundo. Ainda saiu falando um monte de asneiras, cuspindo no prato que comeu, dando várias declarações ridículas até de que “a estrutura lá é melhor” quando todos sabem que a realidade é ‘um pouquinho’ diferente né…

      Tá na hora da conta chegar pra esse paspalho!!! Faça sua parte invoque a IRA VERDE pra ele… kkk

      • Edinog

        Rafael, tem um pequeno detalhe nesta história, tudo começou com aquela vitória deles lá no Itaquerão pelo paulistão, lembram-se? com 10, contra o poderoso Verdão, a quarta força, etc. ali começou a força emocional deles, afinal ganhar um derby naquelas condições, dá uma moral grande para quem vence e com certeza trás consequências para quem perde. Temos a oportunidade de inverter a situação agora no começo de julho e só espero que o time entre com quase todos jogadores disponíveis naquela data e mordido com aquele resultado, ai amigo, podemos reverter completamente a situação, mesmo porque pelo jeito do que a coisa vai, eles estarão invictos até lá e será a vez deles, como sempre, contarem vantagens e acharem que já ganharam antes dos 90 minutos.

        • Rafael Capelini

          Exato!!!
          Ali, se agente tivesse afundado eles, talvez o Carrile hoje estivesse em algum clube obscuro da serie C do Paulistão…

    • Patrick Fraga

      É irreal manterem o auge de performance durante todo o próximo semestre.
      Futebol é um esporte de altíssimo rendimento, a preparação e o desgaste físico são sobre-humanos (qualquer esporte de alto rendimento). Ao que parece, eles estão no auge técnico/físico do que pode se esperar do time treinado pelo Carille. Não acompanho para ter certeza, é apenas minha opinião.
      Então logo entram em decadência, o auge técnico pode até ter uma duração maior, porém o auge físico não dura mais do que 3/4 meses. Se observar e analisar que eles já vem nessa boa fase há pelo menos 1 mês e meio, dois meses. Desde as decisões do paulista. Teremos no máximo mais 2 meses com esse time voando tanto assim, então é só esperar e ver o declínio deles será MUITO GRANDE

  • John Ross

    O Gam, uma hora entrega, e ano passado na decima rodada tinhamos menos pontos do hoje.
    Temos muitas chances, mas temos as copas para pensar agora. Avanti!!!

    • Gabriel Pedro

      Na décima rodada do BR16 o Palmeiras tinha 22 pontos, com uma campanha de 7V-1E-2D com saldo de 11 gols.

      • John Ross

        Putz, vi algo errado entao, desculpe.

      • John Ross

        Mas o Gam vai entregar.

  • Andre Luís Sousa Araújo

    Com certeza, ainda dá. Mas uma coisa é certa, na hora de poupar jogadores, nada de mudar o time inteiro. Tem que manter uma espinha dorsal, sempre. É assim que grandes times europeus ganham vários títulos num mesmo ano. Se o Cuca inventa de poupar o Guerra ontem, por exemplo, é bem provável que o resultado tivesse sido outro, menos favorável.

  • Renato Galera

    feliz com a vitória de ontem …
    mas como é difícil torcer pra jogadores como Erik, Juninho, Mayke…
    o passe do Erik foi ótimo mas o resto do jogo só trombadas!

    • Paulopalmeiras2017

      Juninho??? O cara chegou colocou a camisa e está jogando bem tanto na zaga quanto na lateral, você queria quem na zaga? Sergio Ramos ou Hummels?

      • Renato Galera

        resposta acima … pelo $$ pago achava q tinha mais técnica… mas jogou com raça…

    • Wilfrido Paredes

      O Juninho me parece um bom zagueiro e faz bem a lateral esquerda defensivamente…

      • Renato Galera

        defensivamente foi bem ontem! mas na hora do passe, de pensar a jogada ou cruzamento é complicado…
        torço p dar certo, mas pelo preço pago tá parecendo q foi muita $$ investida pelo futebol até agora apresentado…

  • Esse segundo quartil vai ser decisivo para estabelecer nossas pretensões no campeonato. Está chegando o momento em que nosso elenco será realmente colocado à prova. Estou confiante.

  • MonacoParmerista

    Alternativamente à análise dos quartis, há uma que vi no Twitter ontem, onde comparam-se pontos obtidos neste ano contra pontos obtidos ano passado contra os mesmos adversários/mandos — subsitituindo-se os que caíram pra Série B em 2016 pelos que reingressaram na série A em 2017.
    Segundo esses Twitts (eu não conferi), obtivemos neste ano atual 2 pontos a mais do que em 2016. Se o padrão se mantiver, poder-se-ia projetar um aproveitamento em 2017 até superior a 2016.

    O valor dessa análise alternativa teria de ser ponderado pelo efeito moral da pontuação corrente, isto é, vale mais para o GAM, p.ex., estar em primeiro com o aproveitamento que está, podendo gerar uma inércia de desempenho favorável? ou vale mais um desempenho padronizado contra segmentos de adversários e que, hipoteticamente, levaria a um aproveitamento semelhante de ano pra ano?

    Na prática, é esperar pra ver em ambos os casos, MAS: a hipótese trazida pelo Twitter rompe com esse princípio de “consenso” que os de sempre querem formar quanto ao atual líder “já ser o campeão virtual”….. Credo.

    #AvantiVerdão

  • Luis Claudio Carrasco Garcia

    Sobre os gambas, queria que tudo que dizem fosse verdade ( que uma hora os titulares não vão jogar, que é fase, que os gols são acaso da sorte), mas infelizmente, isso não é verdade (e por isso a situação é tão preocupante). Não tenho secado eles avidamente, mas fico de olho no que tá acontecendo por la, leio algumas notícias, etc.

    Primeiro, eles já jogaram VÁRIAS partidas sem alguns titulares (esqueceram que o empaTite levou a Fagna e a Rodriguinha pra seleção?), e os reservas deram total conta do recado (o futebol do time não mudou e eles venceram as partidas). Sobre confiança, o Grémio tmb tinha, e perdeu em casa pra eles…

    Não é que eu não esteja secando, mas não será tão simples assim, o encaixe do time deles é real, Carille não é Tite, mas nesse contexto atual, ele é praticamente um clone. Não será surpresa eles chegarem ao final da competição, se mantendo firme nas primeiras colocações.

    Agora, uma coisa eu digo: que clube fdp…! Estão afundados na lama administrativa, já faz anos, pelas minhas previsões, eles estariam caindo pra segundona esse ano ou ano que vem, e na situação política e financeira atual deles, nós já estaríamos na série C…! É um clube cagado demais…!

    • Wilfrido Paredes

      Não se preocupe Luis, dia 12 ganharemos e desestabilizaremos eles.

      A liderança deles não dura o final deste turno…

      Abs

    • Antonio Frederico

      O Cuca disse algo sobre isso muito interessante, Gremio e GAM JÁ estão no limite deles. GAM esta numa fase esplendorosa onde a bola espirra a sobra na melhor posição possível para o arremate, o Jô tem feitos gols onde o goleiro sempre erra a lado, enfim, pode ser que a matemática nos pregue uma peça e o futebol é interessante justamente pelo imponderável. Mas também o modo de jogo deles vai começar a ficar manjado e logo esse esquema cairá por terra. Nós estamos em franca evolução, com relação ao FRA precisamos lembrar que o Zé Ricardo é pouco pra aquele elenco e nada sinaliza que vão trocar de técnico agora, ou seja, a parada depende da gente mesmo, porque o Gremio sem o Luan (que provavelmente sai) também não é tudo isso ai não.

      • Luis Claudio Carrasco Garcia

        Só um detalhe, não sei se esse esquema deles vai ficar manjado, é exatamente a mesma tática desde 2011, e até agora, estou torcendo para alguém “sacar” ele, e enquanto isso eles já ganharam tudo quanto é título . O problema é que o esquema ficou enraizado no time deles, então já estão afiados nisso, enquanto as outras equipes estão em suas eternas “transições” de filosofias e dança das cadeiras de tecnicos.

        Mas esqueci de um detalhe importante, a janela de transferências pode quebrar sim, as pernas deles.

    • Rafael Capelini

      Uma coisa é você jogar uma ou outra partida sem um ou dois titulares, outra é você de repente se ver sem 5 ou 6 jogadores, Ai o bicho pega. Ou senão perder suas principais peças por dois, três meses, um reserva pode substituir bem um jogo, mas aguentar no mesmo padrão durante vários…

      Você viu como foi a vitória deles ontem? gol de frango, atuação monstra do goleiro e varios vacilos do Gaymio. Isso não tem um que de tudo estar dando certo? dos planetas estar alinhados?

      Sem falar na falta de pressão, por não serem considerados favoritos, algo que com a inesperada arrancada, vai começar a pesar, pois se quiserem se manter no topo terão a pressão de ‘ter que vencer’.

      Quer continuar acreditando que a matemática ilógica de 87% de aproveitamento, sem ter um super-time, sem ser num campeonato desequilibrado vai prevalecer, força…

      Relembrando alguns comentários seus da época do EB, você dizia que o time estava ganhando, estava liderando, indo bem, mas “sem passar por provas de fogo, sem passar por uma maré ruim não dava pra avaliar corretamente”… porque a mesma lógica não se aplica aos gambas??? eles vão passar mesmo o ano todo sem ter uma maré negativa, sem revezes significativos???

      87% de aproveitamento…

      você acha que isso vai perdurar?? e quando começar a diminuir, você tem certeza que eles não vão sentir o baque??…

      Imagina no jogo contra agente se levam um vareio, não vai desmoronar o castelinho??

      E o encaixe, basta só um técnico adversário encontrar o ‘contra-encaixe’ que pronto. Quero ver time limitado se re-inventar…

      Enfim, cada um acredita no que quiser, pela Lógica, é muito improvável que os gambas levem esse brasileiro, é mais fácil que os urubus consigam do que eles, claro a graça do futebol está no fato que a lógica AS VEZES não prevalece, mas apostar nisso, eu mesmo não aposto não!!

      • Luis Claudio Carrasco Garcia

        Eu concedo, que a tabela deles até aqui, não foi especialmente difícil, até é apontada como configurada para beneficiar eles e os urubus. Mas na décima rodada já, não dá para dizer que só bateram em mortos. Sendo o Gremio no Olimpico, o que de mais difícil poderia se apresentar para eles no momento. Como não consegui um bom link do Palmeiras esse dia, acabei vendo mais de Gambas x Gremio na tv aberta. Não houve supremacia de ninguém, assim como Gremio vacilou em alguns momentos, os gambas tmb perderam gols feitos. Digo isso, no sentido de que o futebol deles é consistente e convincente, e não que eles estejam sendo massacrados todo jogo e a bola insiste em entrar, isso simplesmente não é o que está acontecedno.

        Até tinha criado esperanças que eles fossem desmantelados (pela quarta vez…) nessa janela de transferencias, mas prefiro esperar, o Roberto de Andrade garantiu ao Carille que, devido a surpresa (pra eles mesmos) do campeonato que estão fazendo , ele não irá desmanchar o time (mas aí não é tanto só a vontade do presidente, se alguem pagar a luva, e o jogador quiser sair, ja era).

        Quanto a EB, já ficou respondido, EB fez campanha “pro gasto” no poderoso campepnato paulista, gamba tá sobrando no camp. Brasileiro, essa comparação não fez sentido.

        Agora, eu tmb cho que eles em hipotese alguma, vão terminar o camp com aproveitamento acima de 85% mais ou menos. Me preocupa é que eles tenham regularidade. Acreditp que os dois cobfrobtos diretos, o Palmeiras tem obrigação de encarar como duas finais e dar a vida, seja para ter chances ainda, ou pelo menos pra dificultar pros gambas, nem que outro time leve.

        Minha observação, é cobtra essa certeza absoluta que os caras vão despencar vetiginosamente na tabela. Claro que futebol é legal, justamente pelo imponderável, mas tenho a impressão que, mesmo que por acaso não levem esse título, não farão um mal campeonato, não os vejo terminadno fora do g4 (o que é uma droga de qualquer jeito, pq eles voltando pra liberta, volta o puxa saquismo usual da imprensa) .

        • Rafael Capelini

          Com todo respeito ao amigo, mas parece um típico caso de a grama do outro lado ser sempre mais verde.

          A comparação faz sentido no contexto de que eles ainda não passaram por uma má fase pra ser testado como reagiriam a mesma, que foi o seu argumento original.

          Ainda não enfrentaram nenhuma pressão pra cumprir com expectativas, tendo em vista que até agora ninguém esperava nada deles, portanto o que veio até agora foi mais do que lucro, só que agora efetivamente criaram a expectativa de brigar pelo título, e portanto vão ter que enfrentar essa pressão… ser o azarão é ‘moleza’, sustentar o status de ‘favorito do momento’ é outra.

          “Minha observação, é cobtra essa certeza absoluta que os caras vão despencar vetiginosamente na tabela.”

          …ai você rebate essa “certeza absoluta”, com um argumento de CERTEZA ABSOLUTA que “mesmo que por acaso não levem esse título, não farão um mal campeonato” entre outros argumentos FATALISTAS que o amigo utilizou ao longo do dia.

          É como eu falei, se após apenas um quarto do campeonato, com uma tabela amiga e um desempenho surreal, jogando no limite de sua capacidade, tanto técnica quanto física; E faltando ainda inúmeros testes pelos quais elencos limitados raramente passam ilesos (historicamente falando) você já conseguiu chegar a essa conclusão e quiser focar nisso, quem vai ficar sofrendo de ANTE-véspera é o amigo. Tem MUITA água pra passar debaixo dessa ponte ainda. Mas enfim, é uma opção sua… agora te garanto que se em vez de pensar assim, você analisar com mais calma, um pouquinho mais de fé e menos fatalismo, você será mais feliz…

          Abs e AVANTI VERDÃO!!! (e que se Fockem os gambas, eles tem MUITAS dividas morais e materiais pra continuar sempre levando na cagada, uma hora a conta chega)

          • Luis Claudio Carrasco Garcia

            Meu argumento original nunca contemplou o aspecto passar por má fase ou não: e sim que há um excesso e otimismo que eles fatalmente vão desabar na tabela por estarem tendo mais sorte que competência. Que aliás, nem foi exatamente para você, mas para uma série de posts colocados na matéria. Se você não pensa que eles estão tendo apenas sorte, e que uma hora a sorte acaba, não tem porque se preocupar. Segundo, se eu deixei aberta a possibilidade deles não ganharem o título, obviamente não estou sendo fatalista, fatalista é afirmar que eles VÃO perder titulares por lesão, vão vender jogadores, vão entrar em crise, etc. Qual seria o indicativo disso? Eles têm um dos melhores deptos de recuperação e previsão de lesão do país, depois que inauguraram o CT modernizado, adotaram métodos alternativos d tratamento como o uso e micro ceramica (conseguindo recuperação de lesionados em tempo recorde), então, pelos dados, algumas previsões de vocês parecem mais um desejo do que uma projeção.

            Quanto ao EB, vou reafirmar d novo, tods minhas críticas a ele sempre foram durante a fase “boa”, e não depois d perder da Ponte, pois o time como ele tinha um futebol pífio e frouxo, e não eram vitórias cobra times da série C, D, ou sem divisão nacional, que iriam me convencer. No caso dia gambas, é preocupante porque o desempenho é assustador, na divisão da “nata” do futebol brasileiro ( aspas em nata, porque muito do sucesso deles, é devido ao baixíssimo nível do futebol nacional, onde um time mais organizado, mesmo com jogadores razoáveis/bonzinhos, consegue se destacar desse jeito).

            Só para terminar o textão, em nenhum ponto, acho que o problema seja o Palmeiras, com a volta do Moisés e a vinda quase certa do Diego Sousa, tenho quase certeza que faremos um campeonato de g4 ou título, tudo vai depender disso aí, do fio virar pros gambas ou não. Obviamente, embora eu não tenha essa impressão que eles vão entrar em parafuso, se entrarem, sou o primeiro da fila a ficar com um sorriso de uma orelha a outra. Não pode esquecer também, que para sermos campeões, tem de torcer para eles sem uma baqueada E torcer para não darmos mais uma ( além do primeiro quartil infeliz que o verdão teve).

          • Rafael Capelini

            *A comparação se referia a usar critérios diferentes pra avaliar situações parecidas quando é lá e quando é aqui; e tava bem claro que se referia a seu argumento original sobre o Palmeiras com o EB…

            Quando o amigo analisa uma situação pro Palmeiras as conclusões são sombrias, quando é pros gambas, não importa os argumentos inclusive projeções matemáticas e históricas que indicam alta probabilidade de problemas: “mas infelizmente, isso não é verdade entre outras afirmações contundentes de certeza (ou quase certeza) de que eles não terão problemas…

            “Nada indica que vão perder titulares”; “recuperação recorde”
            qual time não perde titulares ao longo de um campeonato de 38 rodadas???
            kkk

            como falei,

            abrs e acredite no que quiser!!!

          • Luis Claudio Carrasco Garcia

            Sobre seu EDIT: como eu disse nesse novo textão, meu post não foi para você, e sim para as pessoas que dizem com todas as letras, que eles só estão tendo sorte. E se estão sendo competentes, é porque o trabalho está sendo bem feito, e se está sendo bem feito, minimiza muito a possibilidade de depender só da sorte ou tudo virar de cabeça pro ar da noite pro dia.

            Mas é valido sim, considerar que eles vão ter pedras no caminho ( como um segundo turno um pouco mais complicado, já que pegam mais vezes os clubes grandes como visitantes), e que tomem as decisões erradas nessas horas e se explodam.

        • Wilfrido Paredes

          Luis, eu apenas discordo deste futebol consistente e convincente.

          Vejo jogo ruins deles neste Brasileiro. Contra Chape, Bahia, Coritiba, Vasco e Cruzeiro são apenas alguns jogos que eles não jogaram bem.

          É sempre bom deixar claro que jogar bem não significa necessariamente vencer as partidas…

    • Uma coisa que concordo é que o que tinha tudo pra dar errado está dando certo; já pra gente, quando tem tudo pra dar errado, dá errado.
      Mas eu quero ver quando a má fase chegar – e chegará – como esse time vai lidar com a nova situação. Também acredito que nosso pior momento já passou, mesmo ganhando ou perdendo – isso vai acontecer devido às múltiplas competições – jogaremos como um time e não como um catadão com há umas rodadas atrás.

  • Grão de Pimenta

    oq quebro as pernas foi ter perdido os dois classicos, teria q ter ganhado pelo menos um e empatado outro

  • Antonio Frederico

    Se o Palmeiras conseguir (e vai!) aproximar dos Gambás a ponto de ficar ao menos 6 pontos deles até o dia 12 de julho, meus amigos, a derrota deles para nós será onde a maionese vai desandar. Não fiquem olhando pra tabela onde o Gambá está, olhem pro Palmeiras, quando verem a gente pelo retrovisor vão borrar as calças. Amigos, quem conhece a história sabe e esse ano não vai ser diferente. É bom que o Carille esteja usando calça marrom este dia!! (entendedores entenderão…kkkkk)

    • rato_ verde

      Cenário ideal !

      • Edinog

        Tem um pequeno detalhe nesta história, tudo começou com aquela vitória deles lá no Itaquerão pelo paulistão, lembram-se? com 10, contra o poderoso Verdão, a quarta força, etc. ali começou a força emocional deles, afinal ganhar um derby naquelas condições, dá uma moral grande para quem vence e com certeza trás consequências para quem perde. Temos a oportunidade de inverter a situação agora no começo de julho e só espero que o time entre com quase todos jogadores disponíveis naquela data e mordido com aquele resultado, ai amigos, podemos reverter completamente a situação, mesmo porque pelo jeito do que a coisa vai, eles estarão invictos até lá e será a vez deles, como sempre, contarem vantagens e acharem que já ganharam antes dos 90 minutos.

    • Gabriel Paes Bernardinelli

      O famoso “Deixou Chegar”, o pessoal esquece que o time do Palmeiras é um time vencedor, campeão, com mentalidade de quem chega e leva o campeonato, basta ver o ano passado por quantas rodadas nós mantivemos a frente por 1 ou 3 pontos até deslanchar e abrir diferença.

  • Giuliano Varela

    enquanto isso, os vazamentos seguem cada vez mais abundantes…

  • Saudades do tempo (não tão distante assim) em que o reforço já aparecia treinando com o time e não dava nem tempo da mídia anti palestrina especular…

  • Carlos José Da Silva Xavié

    Se repetirmos os resultados do ano passado (substituindo Figueirense por Avaí), terminaríamos o segundo quartil com 37 pts e, com certeza, na briga pelo título.

    • rato_ verde

      mas os gambas para chegarem a esses mesmos 37 pontos só precisam de 3 vitórias e um empate e nós 7 vitórias , em 9 jogos . Em suma precismos torcer para a má fase dos cara chegar logo.

      • Carlos José Da Silva Xavié

        Acho q temos q fazer a nossa parte, se os caras continuarem com esse aproveitamento absurdo, paciência.

  • GustGiannella

    Lembro que no ano passado, faltando poucas rodadas, talvez 4 ou 5, tínhamos alguma vantagem na liderança e nós falávamos “calma, ainda não acabou, precisa esperar até a última rodada”. Hoje, faltando 28 rodadas, tem gente quase decretando o título do gambá. Vai entender…

    Óbvio que eles tem a grande “vantagem” de disputar só o Brasileiro, mas tem muitos jogos pela frente, confronto direto… tá cedo!

    Quanto à nós, muitos pontos bobos deixados pelo caminho. Penaltis perdidos contra atlético mineiro e bambis, chuva de gols perdidos contra os sardinhas… e agora temos que recuperar no momento mais complicado, no meio de Copa do Brasil e Libertadores. Paciência, para o Palmeiras nunca será fácil, mas no final a camisa pesa.

    Vamos!

    • Marcelo Moreira

      Essa vantagem vai virar pressão assim que o campeonato de chegar naquele afunilamento onde 3, 4 times seguem na cola… Não acredito que o time deles tenha fôlego pra manter essa diferença até o fim, salvo se fatores aquém do futebol em campo ajudarem…

  • mumu.animal

    Estamos só 4 pts dos gambas. Não sei pq desespero de nossa torcida

    • Márcio S

      eu falo isso para todos os gambás que conheço. Ficam putos

  • Edy

    Trocando Inter por Vasco, Santa Cruz por Bahia e América – MG por Atlético – GO

    2016 2017

    Inter em casa 3 pontos Vasco em casa 3 pontos
    Chapecoense fora 1 ponto Chapecoense fora Zero
    São Paulo fora Zero São Paulo fora Zero
    Atlético MG em casa Zero Atlético MG em casa 1 ponto
    Curitiba fora 1 ponto Curitiba fora Zero
    Fluminense em casa 3 pontos Fluminense em casa 3 pontos
    Santos fora Zero Santos fora Zero
    Santa Cruz fora 3 pontos Bahia fora 3 pontos
    América MG em casa 3 pontos Atlético GO em casa 3 pontos
    Ponte Preta fora Zero Ponte Preta fora 3 pontos

    Total 14 pontos Total 16 pontos

    • Marcelo Moreira

      *Primeira rodada de 2016 foi o Sintético PR, não o Inter…

      • Edy

        Não estou comparando as rodadas e sim os adversários. Acho melhor comparar adversário a adversário do que pelo número de rodadas.

  • Gustavo Bakai

    Vamos acreditar até o fim! É completamente factível zerar a comanda agora neste segundo quartil, especialmente pois acredito que a rivalidade com o flamengo faz do jogo contra eles praticamente um derby e o Cuca vai querer botar força máxima. MAs na minha opinião o grande diferencial deste quartil vai ser jogo contra os gamba, da moral, reduz a distância e de quebra, tira este jejum de derrotas do lado de lá! Eu acredito sempre. Avanti Palestra

  • Leandro de Camargo

    Eu vou falar pra vocês que prefiro até que o Palmeiras não fique em primeiro por enquanto, até atingir a forma ideal de jogar, pra não chamar tanta atenção como “o time a ser batido”. Que a gente coma pelas beiradas pra tomar a ponta na reta final, qnd já não der tempo mais de eles nos alcançarem e o nosso elenco forte faça a diferença. Quero o título do brasileiro? Claro!!! Mas acho que a libertadores + copa do Brasil desse ano serão mais interessantes pra nós e, se tivermos que optar, que seja pelas copas.

    • Gabriel Pedro

      Os flamenguistas no ano passado certamente disseram a mesma coisa que você. O importante é pontuar o máximo possível, se vamos ou não ser campeões vai depender da pontuação. Aqueles pontos de vantagem foram muito importantes. É importante abrir vantagem, Principalmente pelo quesito psicológico que isso causa nos adversários.