Raio-X do Grupo B da Libertadores 2020

Copa Libertadores

A Conmebol realizou agora há pouco o sorteio da Copa Libertadores de 2020, que teve o Palmeiras como um dos cabeças de chave.

Executado de forma mais objetiva que nos anos anteriores, o procedimento definiu, dentro do possível, os confrontos das fases preliminares e a distribuição dos clubes na chamada fase de grupos.

O Palmeiras ficou no Grupo B, que teve como segunda força o Bolívar-BOL; como terceira força o Tigre-ARG e o quarto elemento ainda será decidido depois de uma série de partidas ainda por acontecer – um dos possíveis adversários é o SCCP.

Confira aqui os próximos jogos do Palmeiras, entre Florida Cup, Estadual e Libertadores.

Bolívar-BOL

Bolívar

Campeão do Apertura, líder do Clausura, o Bolívar está hoje muito à frente de seus competidores na Bolívia. Tem como destaques o espanhol Juanmi Callejón – irmão do Callejón que chegou ao time principal do Real Madrid há alguns anos; o meia Erwin Saavedra, que andou emprestado ao Goiás há três anos; o atacante Juan Arce – que teve passagens pelo SCCP e pelo Sport, e o meia brasileiro Thomaz, que andou até pelo SPFC após ser destaque pelo rival Jorge Wilstermann.

O Bolívar é o clube mais popular da Bolívia e o maior campeão do país. Revelou para o mundo ninguém menos que Carlos Aragonés, que jogou no Palmeiras no início da década de 80.

Já enfrentamos o Bolívar na Libertadores em 1995, também na fase de grupos. La Academia, como é conhecido, manda suas partidas no estádio Hernando Siles, com capacidade para 42 mil espectadores.

Apesar de não ter grandes astros no plantel, vem mostrando resultados consistentes e tem a seu favor a sempre temida altitude de La Paz. Mas sabemos que, quando descem o morro, são normalmente presa muito fácil.

La Paz fica a cerca de 5h de voo, a uma altitude de 3.700 metros.

Tigre-ARG

Tigre

Em quarto lugar num dos dois grupos de 16 times da segundona da Argentina, pode-se dizer hoje que o Tigre é um gatinho.

Classificou-se para a Libertadores ao vencer a Copa da superliga – um mata-mata de araque, inventado pela AFA em 2018 – chegou ao título ao vencer o Boca Juniors por 2 a 0 em partida final única, em junho.

Seu único destaque é o veterano Walter Montillo, de 35 anos, que teve boa passagem pelo Cruzeiro. Manda seus jogos no estádio Jose Dellagiovanna, em Victoria – região metropolitana de Buenos Aires.

Trata-se de um clube de poucas tradições da Argentina, uma espécie de Criciúma portenho. Já jogou a Libertadores em 2013 – e também já enfrentou o Palmeiras na fase de grupos.

Buenos Aires fica a pouco menos de três horas de voo, ao nível do mar.

O quarto elemento

Ainda falta acontecer muita coisa para conhecermos o quarto integrante do Grupo B da Libertadores 2020. O chamado G2 saíra de uma chave com quatro concorrentes, sendo que um ainda não está definido.

Um dos lados dessa chave reúne o Palestino-CHI, e o Cerro Largo-URU.

O outro lado terá o Guaraní-PAR e o “Bolívia 4” lutando para enfrentar o SCCP.

O campeonato boliviano ainda tem quatro rodadas por serem disputadas e os jogos finais estão marcados para 29 de dezembro; neste momento, tudo aponta para o Nacional de Potosí, mas a vaga “Bolívia 4” ainda pode ficar com o Jorge Wilstermann, com o San José ou com o Blooming.
Atualização: O Nacional de Potosí conseguiu perder seus últimos quatro jogos e perdeu a vaga no saldo de gols para o San José, que enfrentará o Guaraní.

Os confrontos entre o Guaraní e “Bolívia 4” San José , que definirá o adversário do SCCP, acontecem entre os dias 21 e 30 de janeiro. O SCCP joga a segunda fase preliminar entre os dias 4 e 13 de fevereiro. A terceira fase, que finalmente definirá o quarto elemento do Grupo B, acontecerão entre os dias 18 e 27 de fevereiro.


O Verdazzo é um projeto de independência da mídia tradicional patrocinado pela torcida do Palmeiras.

Conheça mais clicando aqui: https://www.catarse.me/verdazzo.

  • Eu acho que o Verdazzo poderia ao invés de escrever SCCP, poderia escrever em minúsculas, sccp. Ou “small” mesmo.

  • Mesmo com a inclusao do SCCP, o grupo é fácil. O q o Palmeiras precisa entender é q a primeira fase da Libertadores é pra cumprir tabela, o torneio começa mesmo no mata-mata. Tem q aprender com os argentinos. Nas últimas 3 edições ficamos em primeiro na fase de grupos e não conseguimos nada. Aliás, só 2 equipes q terminaram em primeiro foram campeãs: AtléticoMG e Atlético Nacional.

  • Hoje de manhã o sportv falou sobre um possível derby na Libertadores e relembrou dos derbys de 99 e 00, e mostrou apenas gols do corica, e o pior foi o marcelo barreto vulgo didi moco falando : “em 99 corinthians se dando melhor…” como assim se dando melhor em 99 se foram eliminados e o Palmeiras foi o campeão ?? aquele cara é ridículo

  • Que venha o SCCP na primeira fase. Precisamos retomar o protagonismo em derbys e nada melhor do que fazer isso na Libertadores.

  • Acredito que pegamos um chaveamento fácil nessa primeira fase. De todos os times citados, quem pode nos dar um trabalho é o Bolívar na altitude e o ex-rival, caso consiga passar pelas preliminares.