Após revés no Maracanã, o Palmeiras buscará os três pontos no sábado, contra o Vitória
Horas depois de ser superado pelo Fluminense, no Maracanã, o Palmeiras voltou aos trabalhos na Academia de Futebol. Os titulares do jogo no Rio de Janeiro ficaram na parte interna do Centro de Excelência, enquanto o restante do elenco fez trabalhos técnicos com as dimensões do campo reduzida.
As principais novidades do dia foram as presenças de Estêvão e Mayke. Recuperado de torções no tornozelo e no joelho, a Cria da Academia iniciou o processo de transição física e treinou sem restrições ao lado dos companheiros. Ele deve ser utilizado contra o Vitória, sábado, no Allianz Parque.
O lateral-direito também participou integralmente das movimentações e pode voltar ao time no próximo jogo. Mayke havia sofrido um edema na coxa no triunfo palmeirense sobre o Cruzeiro, no sábado passado.
O Verdão volta a treinar nesta sexta, às 16h. No primeiro turno, o Verdão venceu o Vitória, no Barradão, por 1 a 0, com gol de Richard Ríos.
Bruno Tabata volta ao Palmeiras
Após passar um ano emprestado ao Qatar SC, Bruno Tabata retornou ao Palmeiras nesta quinta-feira e trabalhou com o grupo. O jogador, no entanto, não deverá ser utilizado pela comissão técnica de Abel Ferreira.
De acordo com o clube, Tabata continuará treinando até que seja negociado com outro clube. Pelo time catari, o meia disputou 28 jogos, marcou 13 gols e concedeu sete assistências.
Bruno Tabata era o substituto de Artur antes de se transferir para o Catar; formação com três zagueiros não vem funcionando
O Palmeiras entra em campo na noite desta quinta-feira, no Allianz Parque, precisando reverter o placar adverso no primeiro jogo das quartas-de-final da Copa do Brasil para o SPFC, de 1 a 0. A conta para o Verdão avançar de fase é simples: vencer o rival por dois gols de diferença no tempo normal ou ganhar pela vantagem mínima e levar a melhor nos pênaltis.
Para este duelo, no entanto, a comissão técnica não poderá contar com um dos principais jogadores do elenco: o atacante Artur, que já atuou na competição pelo Red Bull Bragantino. Apesar do pouco tempo de clube (contratado em abril), o camisa 14 é o terceiro maior artilheiro do elenco na temporada e supriu no time titular a vaga deixada por Gustavo Scarpa, melhor jogador do Brasileirão do ano passado que se transferiu para o Nottingham Forest.
Pegando como exemplo o primeiro jogo das oitavas-de-final da Copa do Brasil, contra o Fortaleza, Abel escolheu como substituto do camisa 14 o meia Bruno Tabata. Essa opção, porém, não é mais possível, já que Tabata viajou ao Catar para fechar com o Qatar SC, por empréstimo.
Assim, o treinador tem outras opções:
3 zagueiros
No jogo de ida contra o SPFC, no Morumbi, Abel Ferreira e seus auxiliares optaram por escalar a equipe com três zagueiros (Gustavo Gómez, Murilo e Luan) e o trio de ataque sendo formado por Raphael Veiga, Dudu e Endrick – lesionado, Rony não atuou.
Na partida do último final de semana, contra o Flamengo pelo Brasileirão, o treinador novamente optou por mais um defensor quando substituiu Artur. A escolha por mais um zagueiro, no entanto, não funcionou.
No Morumbi, o Palmeiras sofreu na saída de bola e quase não atacou o rival no segundo tempo, além de ter visto o adversário crescer e chegar ao gol. Diante do Flamengo, o Verdão sofreu o empate após a alteração e, assim como na Copa do Brasil, teve dificuldades de impor seu jogo na etapa final.
Endrick ou Luis Guilherme
Precisando buscar o resultado no Allianz Parque, a tendência é que Abel aposte em Endrick ou Luis Guilherme na vaga de Artur. O primeiro foi titular no início da temporada; a outra Cria da Academia vem ganhando cada vez mais espaço no time profissional – foi a campo nos últimos seis jogos.
A opção por Endrick, em tese, poderia alterar o posicionamento de Rony, mas Abel Ferreira já utilizou em algumas oportunidades os dois lado a lado. Já a escolha por Luis Guilherme não muda a formação da equipe. O camisa 31 vem atuando pelo lado direito.
Correm por fora
As outras opções para o lugar de Artur são Breno Lopes e Flaco López. Entretanto, os atacantes não foram utilizados por Abel no duelo contra o Flamengo. Dentre esses dois, quem pode entrar e fazer o Palmeiras mudar o esquema é o argentino.
Apesar de ser centroavante, Flaco foi utilizado por Abel mais recuado. Foi com esse esquema que o Palmeiras conseguiu a virada contra o Barcelona, na Libertadores, no Allianz Parque, por 4 a 2. Já a entrada de Breno pode ocasionar uma mudança de lado de Dudu, saindo da esquerda para a direita.
Os dois jogadores, no entanto, não jogaram no último final de semana contra o Flamengo e não devem começar jogando nesta quinta-feira.
Avançando no processo de transição física, o lateral-direito Marcos Rocha participou do trabalho com o grupo pela primeira vez depois de ter sofrido uma lesão na coxa. A presença do camisa 2 no clássico, no entanto, ainda é incerta.
Em campo, a comissão técnica colocou em prática um treino coletivo em campo reduzido. Participaram da atividade os atletas que atuaram menos de 45 minutos contra o Fortaleza e os que não jogaram, além de alguns jogadores do elenco Sub-20 – recuperado de lesão no quadril, o meia-atacante Estêvão, de 16 anos, participou do treino.
O elenco volta a treinar na tarde desta sexta-feira, na Academia de Futebol. No Brasileirão, o Palmeiras é o atual segundo colocado, com 15 pontos, um a menos que o líder, Botafogo.
Tabata fala após treino do Palmeiras
Titular contra o Fortaleza e autor de um dos gols da vitória palmeirense, Bruno Tabata concedeu entrevista após o treinamento. O camisa 11 comentou sobre a titularidade e também valorizou o entrosamento da equipe.
“Passei oito semanas tratando uma lesão que veio em uma hora muito ruim porque eu estava vivendo um momento bom dentro da equipe, mas agora é buscar nosso espaço novamente. Ontem, pude ajudar a equipe a sair com a vitória e isso é o mais importante”, disse o camisa 11, que anotou seu segundo gol com a camisa do Palmeiras.
“A maioria do nosso time joga junto há bastante tempo, então quando a gente ganha oportunidades fica mais fácil de inserir seu jogo e suas características. O Palmeiras consegue manter sua base há anos e é por isso também que vem sendo muito vencedor. Temos um modelo de jogo, que, independentemente de quem jogue, todo mundo sabe seu papel. Eu sei as minhas características, que são diferentes de outros jogadores, e, quando sou escalado, tento fazer as movimentações que o Abel me pede”, complementou.
Contra o Santos, Tabata deve voltar a ser opção no banco, já que Artur retornará ao time titular – o camisa 14 não pode atuar na Copa do Brasil porque já jogou na competição pelo Bragantino.
Lateral sofreu uma entorse no joelho no primeiro jogo entre Palmeiras e Água Santa; Mayke, Rony e Tabata trabalham no campo e na parte interna
Após o domingo de folga, os jogadores do Palmeiras se reapresentaram na manhã desta segunda-feira na Academia de Futebol e iniciaram a preparação para o confronto diante do Cerro Porteño, que acontece quinta-feira, às 20h, no Morumbi, pela Libertadores.
A comissão técnica comandou um treino coletivo em campo reduzido. A atividade não contou com a presença dos titulares que atuaram por mais de 45 minutos contra o Cuiabá, que permaneceram na parte interna do Centro de Excelência. Jogadores das categorias de base foram chamados para completar o treinamento.
O Palmeiras enfrenta a equipe paraguaia em busca da primeira vitória na competição. O elenco volta a treinar na manhã desta terça-feira, novamente na Academia de Futebol.
Boletim médico do Palmeiras
O goleiro Vinicius Silvestre, preservado dos últimos dois jogos por conta de uma mialgia na coxa esquerda, participou normalmente do treinamento ao lado dos outros arqueiros, com os preparadores da posição.
Recuperado de uma entorse no joelho direito, Piquerez segue em processo de transição física e está próximo de retornar aos gramados. O camisa 22 foi a campo para o treino coletivo. Já Bruno Tabata (lesão muscular na coxa), Mayke (entorse no tornozelo direito) e Rony (fratura no antebraço direito) seguiram o cronograma de atividades na parte interna e em um dos gramados do CT, sob monitoramento do Núcleo de Saúde e Performance.
Além deles, outro jogador que segue de fora é Atuesta, porém o colombiano, com uma contusão no joelho, só deve voltar a jogar no ano que vem.
Bruno Tabata foi substituído aos 10 minutos da primeira etapa contra o Ituano
Na tarde desta segunda-feira o Palmeiras confirmou a lesão muscular sofrida por Bruno Tabata no duelo contra o Ituano, no domingo. O meia passou por exames de imagem e já iniciou o tratamento ao lado dos profissionais do Núcleo de Saúde e Performance.
Como de costume, o Palmeiras não estipula um prazo de retorno para o camisa 11. Classificado para a final do Paulistão, o Verdão volta a campo somente no início de abril para enfrentar o Red Bull Bragantino ou o Água Santa, que disputam a outra vaga para a decisão.
“O Tabata ainda queria continuar na partida, mas tinha que sair. Ele teve um problema muscular e se ele não puder jogar, temos outras opções: o Rony, Breno, Giovani, além do Mayke. Não é uma posição que me deixa tão preocupado, ainda tem o Kevin, do Sub-20, o Luis Guilherme”, disse o técnico Abel Ferreira ao ser questionado sobre a contusão do jogador na última entrevista coletiva.
Tabata é o segundo jogador do elenco entregue ao Departamento Médico. O outro é Atuesta, que passou por uma cirurgia no joelho e pode voltar a jogar somente em 2023.
Lesão interrompe retomada e fase ascendente de Bruno Tabata
Titular contra o Ituano, Tabata vinha vivendo seu melhor momento desde que chegou ao Palmeiras. O camisa 11 foi o destaque da equipe no jogo das quartas-de-final contra o São Bernardo e ganharia minutos como titular de Abel Ferreira.
Em 2023, o meia soma nove partidas, sendo quatro como titular, e um gol marcado – contra o Ituano, na primeira fase do Paulistão.