Abel faz testes no meio-campo do Palmeiras e busca por substituto de Danilo

Abel Ferreira em jogo do Palmeiras contra o SPFC, durante partida válida pela terceira rodada do Paulistão 2023, no Allianz Parque.
Cesar Greco/Palmeiras/By Canon

Após Jailson ter recebido chances de Abel, foi a vez de Gabriel Menino ser titular no Palmeiras

O confronto entre Palmeiras e Flamengo pela Supercopa do Brasil vai se aproximando e o técnico Abel Ferreira segue com testes no meio-campo da equipe. Sem poder contar com Danilo, negociado com o Nottingham Forest, o treinador já utilizou Jailson, Atuesta e Gabriel Menino ao lado de Zé Rafael, porém nenhum teve papel de destaque.

Jailson foi o escolhido por Abel para ser o titular nos dois primeiros jogos do Verdão na temporada, contra São Bento e Botafogo-SP. Foram 61 minutos na estreia e mais 45 em Ribeirão. No clássico frente ao SPFC, o camisa 30, contudo, não foi utilizado.

Atuesta, por sua vez, não começou nenhuma das três como titular e veio do banco de reservas nas últimas duas partidas; Gabriel Menino foi o único a jogar todos os duelos do Verdão na temporada, sendo escalado entre os onze iniciais no prélio mais recente, o empate no Choque-Rei.

De acordo com Abel, os testes se dão pelo fato dos três possuírem características diferentes e também porque o treinador priorizou dar mais ritmo a Atuesta e Jailson neste início de ano. “Nós sabemos o que o Gabriel Menino pode nos dar, ano passado jogou as partidas decisivas. Mas nesse início queríamos ver o que Jailson e Atuesta nos entregavam, queríamos dar ritmo e competitividade a eles. O Menino fez um excelente jogo [contra o SPFC], talvez eu tenha substituído ele cedo demais”, disse o treinador na última coletiva.

A saída de bola do Palmeiras também foi impactada com a venda de Danilo, segundo Abel: “Temos dois jogadores que chegaram no ano passado, um está retornando de lesão e o outro estamos querendo ver em uma posição mais recuada, de camisa 5 [Atuesta]. Alteramos nossa saída de bola com a saída do Danilo, antes ele ficava sozinho à frente da linha de três defensores, era 3+1; agora a gente faz a saída 3+2, para ter uma ajuda maior no meio”.

A comissão técnica terá o último teste antes da Supercopa nesta quarta-feira, quando o Verdão enfrenta o Ituano, fora de casa, às 19h30.

Confira os números dos 3 jogadores nos jogos do Palmeiras na temporada:

Jailson

  • 106 minutos jogados;
  • 91% de aproveitamento nos passes;
  • 83% de aproveitamento nos lançamentos (5 tentados);
  • 1 finalização;
  • 1 desarme;
  • 3 cortes;
  • 5 disputas de bola vencidas (42% de aproveitamento);
  • 5 duelos ganhos (38.5% de aproveitamento)

Gabriel Menino

  • 109 minutos jogados;
  • 77% de aproveitamento nos passes;
  • 3 finalizações;
  • 1 bola recuperada;
  • 2 desarmes;
  • 5 disputas de bola vencidas (36% de aproveitamento);
  • 5 duelos ganhos (36% de aproveitamento).

Atuesta

  • 72 minutos jogados;
  • 82% de aproveitamento nos passes;
  • 50% de aproveitamento nos lançamentos (2 tentados);
  • 1 finalização;
  • 3 interceptações;
  • 4 desarmes;
  • 1 corte;
  • 6 disputas de bola vencidas (46% de aproveitamento);
  • 3 duelos ganhos (55% de aproveitamento).

*Dados levantados do app Sofascore

Danilo é anunciado no Nottingham Forest e recebe homenagem do Palmeiras

Dudu, Danilo e Gabriel Menino durante jogo-treino do Palmeiras contra Audax, no Allianz Parque.
Cesar Greco/Palmeiras/by Canon

Equipe inglesa pagou 20 milhões de euros para comprar Danilo, que assinou até 2029

O meio-campista Danilo realizou exames médicos no Nottingham Forest e foi anunciado como novo reforço da equipe inglesa na tarde desta segunda-feira. A Cria da Academia assinou vínculo com o novo clube até 2029.

Para tirá-lo do Palmeiras, o Nottingham Forest desembolsará 20 milhões de euros (R$110 milhões aproximadamente), que serão pagos em quatro parcelas. Danilo deixa o Verdão após 141 partidas disputadas, 12 gols marcados e seis títulos conquistados.

O volante se junta novamente a Gustavo Scarpa, que também saiu do Palmeiras para jogar no time europeu em 2023. Ele é o quarto atleta a ser negociado nesta janela – os outros foram Wesley (Cruzeiro) e Jorge (Fluminense).

Danilo é homenageado pelo Palmeiras

Após o anúncio do Nottingham Forest, o Palmeiras divulgou um vídeo em homenagem à Cria da Academia; confira:

Abel fala sobre necessidade de reforços após saída de Danilo e minimiza empate com São Bento

Abel Ferreira em jogo do Palmeiras contra o São Bento, durante partida válida pela primeira rodada do Paulistão 2023, no Allianz Parque.
Cesar Greco/Palmeiras/by Canon

Ao analisar o confronto, Abel elogiou entrega do adversário e disse que faltou fluidez ao Verdão

O Palmeiras estreou na temporada empatando em 0 a 0 com o São Bento, no Allianz Parque. Após a partida, os principais assuntos da coletiva de imprensa do técnico Abel Ferreira, no entanto, foi sobre a saída de Danilo e como o clube agirá no mercado de transferências.

O treinador destacou a qualidade da Cria da Academia e afirmou que o Verdão precisará de reposição à altura. “Claro que temos que correr atrás de reforço”, iniciou Abel. “Somos um clube responsável, mas vamos à procura de um ou dois jogadores. Pagaram 20 milhões no Danilo e qualidade se paga. Um saiu e tem que entrar outro de qualidade. E qualidade custa caro. É preciso investir, exigem que paguem dívidas e me exigem que conquistem títulos”, acrescentou o comandante.

Sem o ex-camisa 28, o comandante optou por iniciar a partida com Jailson. No segundo tempo, Gabriel Menino ganhou a oportunidade de entrar em campo e até chegou a dar assistência para Dudu, porém o gol foi anulado por impedimento.

Ao analisar o jogo do Palmeiras, Abel admitiu que a equipe produziu abaixo do que pode, mas relativizou o resultado. O treinador enfatizou a falta de ritmo e disse que o time precisa “aprimorar o que fazemos e ir em busca de excelência”.

“Os jogos de início de temporada são difíceis. Nosso adversário teve mérito em nos anular, principalmente no último terço. Ainda assim, fizemos dois gols. Dominamos o jogo por completo, tivemos vontade, mas não estivemos tão fluidos como é normal. Tínhamos alguns jogadores vindo de lesão, é aprimorar o que vínhamos fazendo e trabalhar nossas questões físicas e táticas”, pontuou.

“Foco no dia a dia, ver como os jogadores vão se recuperar e ir jogo a jogo. Não sei se vamos fazer rodízio ou não, temos jogadores que estavam lesionados e precisam jogar. Vamos fazer algumas mudanças, perceber algumas situações de acordo com jogadores que saíram. Hoje não faltou atitude, faltou voltar ao nosso ritmo normal. Não vou inventar o futebol, o que vamos fazer é recuperar rapidamente nossos níveis técnicos, táticos e físicos”, concluiu.

O Palmeiras volta a campo na próxima quinta-feira para enfrentar o Botafogo-SP, às 21h30. O duelo acontecerá no estádio Santa Cruz, em Ribeirão Preto.

Confira outras respostas de Abel Ferreira

Elogios à torcida
“O público nos ajudou do começo ao fim, demos tudo, mas não foi o suficiente. Não adianta arranjar desculpas, é dar parabéns ao adversário e me impressiona a atitude competitiva. É uma equipe que se mantiver essa atitude é para pensar em outros patamares. Demos tudo que poderíamos hoje”.

Endrick
“É um jogador diferente, pela idade que tem e pela maturidade que apresenta. Foi por isso que o Real Madrid pagou o que pagou. Mas ele será tratado da mesma forma, a cobrança é igual para todos. Queremos rendimento, é um jovem diferente e não por isso será tratado diferente. Tem muito potencial, vamos acompanhá-lo e ajudá-lo”.

Merentiel fora dos relacionados
“É muito simples, não posso ter seis estrangeiros relacionados. O Merentiel sabe o quanto gostamos dele. Com a entrada de Endrick fica mais difícil, gostamos dele e ele sabe disso. Não é que não contamos com ele, mas o espaço com a subida do Endrick faz com que ele ou Kuscevic fiquem de fora. A decisão é essa. Entre um brasileiro e um estrangeiro, optamos pelo brasileiro”.

Ausências de Fabinho, Jhon Jhon e Giovani
“Não há espaço para todos, para eles é muito bom ter subido, mas terão que esperar pela vez como todos os outros. A competência não tem idade ou nacionalidade. Eles subiram agora e é preciso ter paciência. O tempo não é igual para todos. O Endrick é fora da caixa, mas os outros terão que esperar e buscar os espaços. Temos dois jogadores por posição e jovens que complementam o grupo, não dá para contratar jogadores e apostar na base. Temos que seguir um caminho”.

Vendido ao Nottingham Forest, Danilo vai às redes sociais e se despede do Palmeiras

Danilo durante jogo-treino do Palmeiras contra o Desportivo Brasil, na Academia de Futebol.
Cesar Greco/Palmeiras/by Canon

Danilo deixa o Verdão com 141 partidas e seis títulos conquistados

Na noite de sexta-feira, Danilo utilizou sua conta oficial no Instagram para se despedir e agradecer ao Palmeiras. Cria da Academia, o volante foi vendido ao Nottingham Forest por 20 milhões de euros (cerca de R$110 milhões na cotação atual).

“Foram 5 anos desde a base e aqui neste clube conquistei títulos que sempre sonhei, desde a minha época de Paçoca, lá na Fazenda Coutos III […] aqui fui abraçado e também criticado, mas acima de tudo fui muito feliz!”, escreveu o jogador.

O Palmeiras é dono de 80% dos direitos econômicos do volante, porém trabalha para aumentar sua fatia. Além disso, o clube segue conversando com a equipe inglesa para ter 10% do lucro em uma possível venda futura, junto da porcentagem como clube formador.

Danilo foi promovido ao time principal palmeirense em setembro de 2020, pelo técnico Vanderlei Luxemburgo. Ao todo, o meio-campista somou 141 partidas pelo Verdão, 12 gols marcados e seis títulos conquistados: Copa do Brasil (2020), Libertadores (2020 e 2021), Brasileiro (2022), Campeonato Paulista (2022) e Recopa (2022). No Mundial de Clubes disputado no ano passado (referente a temporada de 2021), o jogador foi eleito o Bola de Bronze (terceiro melhor atleta da competição).

“Agradeço à comissão técnica e aos demais colaboradores por todos estes anos. Aos torcedores do Palmeiras: meu respeito e agradecimento por me apoiar em todos os momentos”, continuou Danilo em outra parte do texto. O atleta viajou à Inglaterra neste final de semana.

Confira na íntegra o post de despedida de Danilo:

Retomada e confiança: Danilo comenta atual fase no Palmeiras

Danilo durante treinamento do Palmeiras na Academia de Futebol.
Cesar Greco

Titular do meio de campo, Danilo reconhece que viveu fase ruim e agradece comissão técnica

De convocado à Seleção Brasileira, Danilo passou a ter sua titularidade questionada pela torcida do Palmeiras após queda no desempenho, principalmente em partidas importantes da temporada, como diante do Atlético-MG pela Libertadores, no qual acabou sendo expulso e ficou de fora das semifinais.

Para o jogador, contudo, isso é passado. O camisa 28 reconhece que teve uma oscilação na performance e agradece à comissão técnica e colegas da equipe pela ajuda na retomada.

“Agradeço a confiança do professor Abel, da comissão técnica, dos meus companheiros e da torcida também. Mesmo em uma fase ruim que eu tive, continuaram me apoiando e agora estou voltando a jogar bem”, contou Danilo.

Contra o SPFC, no domingo passado, Danilo foi um dos destaques palmeirenses, ajudando a controlar o meio-campo e também chegando à frente para finalizar. De acordo com o SofaScore, que lhe concedeu a segunda melhor nota entre os atletas do Verdão no jogo (7.5), o jogador teve 94% de aproveitamento nos passes, cinco lançamentos certos (sete tentados) e três finalizações.

“Isso é fruto dos treinos, treinar bem para jogar bem. Aos poucos, ganhando mais confiança e maturidade para as próximas partidas. Os gols e as assistências são decorrência do trabalho do dia a dia, dos jogos e da confiança que você tem de todos”, concluiu Danilo.

Danilo: o mais utilizado

Danilo do Palmeiras em disputa com Reinaldo, do SPFC, durante partida válida pela trigésima segunda rodada do Brasileirão 2022, no Allianz Parque.
Cesar Greco

Com dois anos de profissional do Palmeiras completados recentemente, Danilo é a Cria da Academia com mais minutos em campo no ano, somando 4.437 – Wesley é o segundo mais utilizado. São 52 jogos para o atleta em 2022 e sete gols anotados, além de três assistências.

Diante do Avaí, neste sábado, Danilo volta a campo para jogar ao lado de Zé Rafael. Vindo de dois empates consecutivos, o Palmeiras busca a vitória frente aos catarinenses para manter a vantagem na liderança do Campeonato Brasileiro.

“O resultado do clássico não foi o que nós e a torcida queríamos, pois tivemos oportunidades de sair vitoriosos. Sabemos que contra o Avaí também vai ser difícil, mas, em nossa casa, espero que a torcida nos apoie e que a gente entre com força total para poder ganhar o jogo e ampliar a vantagem na liderança”, completou a Cria.