Promessa da base, Figueiredo rompe novamente o ligamento cruzado do joelho

Figueiredo chora ao se contundir em partida do Palmeiras contra o SCCP, válida pela semifinal (volta) do Campeonato Brasileiro Sub-17, na Arena Barueri, em Barueri-SP.
Fabio Menotti/Palmeiras/by Canon

Figueiredo havia voltado a atuar há poucos meses após se recuperar de outra lesão no joelho

Um dos destaques da equipe Sub-17 do Palmeiras, que está na final do Brasileiro da categoria, o volante Figueiredo rompeu o ligamento anterior do joelho esquerdo e vai passar por cirurgia nos próximos dias.

A lesão aconteceu no último domingo, na vitória do Palmeiras por 2 a 1 sobre o SCCP, no segundo duelo da semifinal do Brasileiro Sub-17. Antes de realizar o procedimento cirúrgico, a Cria da Academia irá passar por uma análise clínica do Núcleo de Saúde e Performance. O jogador deve ficar entre 6 a 8 meses sem atuar.

Essa é a segunda lesão seguida no joelho que o palmeirense sofre. Em setembro do ano passado, Figueiredo rompeu o ligamento cruzado do joelho direito e ficou quase 300 dias longe dos gramados.

Figueiredo cortado do Mundial Sub-17

Constantemente convocado para a Seleção Brasileira, Figueiredo é considerado um dos grandes jogadores da geração, ao lado de Estêvão, Luis Guilherme e Endrick – os dois últimos já estão no profissional. O volante havia sido chamado pelo técnico Phelipe Leal para defender a Amarelinha no Mundial Sub-17, que acontecerá em novembro, na Indonésia.

O jovem jogador assinou seu primeiro contrato profissional com o Verdão no fim do ano passado. Em 2023, além de jogar pelo Sub-17, Figueiredo também estava atuando pela categoria Sub-20.

Palmeiras faz trabalhos táticos e técnicos em penúltima atividade antes de clássico

Abel observa Rafael Navarro e Wesley durante treinamento do Palmeiras, na Academia de Futebol.
Cesar Greco

Invicto no Brasileirão há 11 rodadas, o Palmeiras encara o Santos neste domingo, no Allianz Parque

A comissão técnica do Palmeiras comandou o penúltimo treino antes do confronto do Verdão diante do Santos, pelo Campeonato Brasileiro. O foco das atividades desta sexta-feira foi a parte técnica e tática do time.

Com as dimensões do campo reduzidas, os atletas, inicialmente, aprimoraram as transições, movimentações e construções de jogadas. Na parte final, o elenco foi dividido em três: um grupo de jogadores ensaiou cobranças de faltas, enquanto outro realizou trabalhos de complemento físico e o terceiro treinou jogadas de bola parada.

O técnico Abel Ferreira conta com quase todos os jogadores à disposição para o clássico. Os únicos desfalques são Jailson e Raphael Veiga, que se recuperam de cirurgias e não devem mais atuar na temporada.

Palmeiras encerra preparação sábado pela manhã

Miguel Merentiel, Danilo e Zé Rafael durante treinamento do Palmeiras, na Academia de Futebol.
Cesar Greco

O último treino para o duelo acontece na manhã deste sábado, na Academia de Futebol. No primeiro turno, as equipes se enfrentaram na Vila Belmiro e o Palmeiras venceu por 1 a 0, com gol de Gustavo Gómez.

A equipe de Abel Ferreira lidera o Brasileirão com oito pontos a mais que o Internacional, atual segundo colocado, e está invicta na competição há 11 rodadas – o último revés foi para o Athletico-PR, no dia 2 de julho.

Categorias de base

Substituído ainda no primeiro tempo do jogo do Palmeiras contra o Internacional, pelo Campeonato Brasileiro Sub-17, o meio-campista Figueiredo realizou exames de imagem e teve constatado o rompimento do ligamento cruzado anterior do joelho esquerdo.

O atleta é considerado uma das principais promessas das categorias de base do Verdão e, na semana passada, assinou seu primeiro vínculo profissional com o clube, com multa rescisória de 60 milhões de euros.

Em 2022, conquistou o título da Copa do Brasil Sub-17 com o Palmeiras e também foi campeão do Torneio de Montaigu, na França, pela Seleção Brasileira.

Destaque do Sub-17, Figueiredo assina 1º contrato profissional com o Palmeiras

Destaque do Sub-17, Figueiredo assina 1º contrato profissional com o Palmeiras.
Fabio Menotti

Campeão da Copa do Brasil Sub-17 em 2022, Figueiredo assinou vínculo por 3 temporadas

O meio-campista Figueiredo, de 16 anos e que integra o elenco Sub-17 do Palmeiras, assinou seu primeiro contrato profissional com o clube nesta quinta-feira. Destaque da categoria, o jogador firmou um vínculo de três temporadas com o Verdão – limite máximo permitido por lei.

“Muito feliz com o contrato profissional, ainda mais por toda trajetória nesse clube maravilhoso, já são sete anos aqui. Sou palmeirense desde pequeno, então é uma alegria imensa. Espero ganhar títulos e ficar na história do Palmeiras, vou dar o meu máximo e melhor sempre”, disse Figueiredo, ao site oficial.

O meia participou ativamente da trajetória campeã do Palmeiras na Copa do Brasil Sub-17, disputada entre abril e junho deste ano, marcando um dos gols na vitória por 4×1, no jogo de ida da final contra o Vasco, no Allianz Parque.

Figueiredo tem uma longa trajetória no Palmeiras, chegando ao clube em 2015, quando tinha 9 anos. Desde então, participou de importantes conquistas, como os Paulistas Sub-11 (duas vezes), Sub-13 e Sub-15, além da Copa do Brasil.

Figueiredo também brilha na seleção

O desempenho do atleta pelo Verdão o levou à Seleção Brasileira de base, integrando o grupo que conquistou o Torneio de Montaigu (Sub-17), realizado na França em abril deste ano. Figueiredo anotou um gol e atuou como titular, ao lado do meia Luis Guilherme e do atacante Endrick, que também assinaram seus primeiros contratos profissionais com o Palmeiras em 2022, além do arqueiro Cesar.

O meio-campista tem como principais características o passe e a chegada à área para finalizar. Após período lesionado, ele voltou a campo no empate em 2 a 2 com o Red Bull Bragantino, na quarta-feira, pelo Brasileiro Sub-17. Na atual temporada, participou de 12 jogos do Palmeiras, com seis gols marcados e duas assistências.

Palmeiras goleia Vasco e abre vantagem na final da Copa do Brasil Sub-17

Endrick comemora seu gol pelo Palmeiras contra o Vasco, na primeira partida válida pela final da Copa do Brasil Sub-17, no Allianz Parque, em São Paulo-SP.
Fabio Menotti

Com gols de Endrick (2), Thalys e Figueiredo, o Palmeiras venceu o adversário por 4 a 1

Jogando no Allianz Parque para pouco mais de três mil pessoas, a equipe Sub-17 do Palmeiras goleou o Vasco, por 4 a 1, e abriu boa vantagem na decisão da Copa do Brasil. O destaque da partida foi Endrick, que balançou as redes adversárias por duas vezes – Figueiredo e Thalys completaram o placar para o Verdão.

A equipe comandada por Rafael Paiva começou a partida de forma avassaladora, marcando dois gols em menos de três minutos: o primeiro foi de Figueiredo, em uma linda jogada individual; enquanto Endrick marcou o segundo após receber lançamento de Gilberto. O Vasco diminuiu na metade da etapa inicial com o atacante GB, num pênalti inexistente assinalado pela arbitragem – a bola bateu no braço de Gabriel Vareta, colado ao corpo.

No segundo tempo, Thalys anotou um golaço de perna direita e Endrick, também de pênalti, decretou o resultado final.

Mantendo a base da equipe titular e promovendo estreia na lateral-esquerda, Paiva escalou o Palmeiras César; Gilberto, Vitor Reis, Gabriel Vareta Léo Jance (João Cintra); Vitor André, Figueiredo Thalys; Luis Guilherme (Uberaba), Cauê (Coutinho) e Endrick.

A equipe chegou à sétima vitória na competição em oito jogos, o que representa um aproveitamento de 87,5%. Além disso, são 40 gols marcados (melhor ataque) e apenas nove sofridos. Com o tento desta terça-feira, Thalys assumiu a artilharia do torneio.

Jogo decisivo entre Palmeiras e Vasco ocorre no domingo

Palmeiras posa para foto oficial no jogo contra o Vasco, na pirmeira partida válida pela final da Copa do Brasil Sub-17, no Allianz Parque, em São Paulo-SP.
Fabio Menotti

A grande decisão da Copa do Brasil Sub-17 acontecerá neste domingo, em São Januário, às 11h. O Palmeiras pode perder por até dois gols de diferença que, ainda assim, chegará ao título – caso o Vasco consiga vencer por três gols, o troféu será decidido nos pênaltis.

Vale ressaltar que o Palmeiras tenta o terceiro título da Copa do Brasil Sub-17 – o clube já ergueu esse troféu em 2017 e 2019.

“Estamos com uma boa vantagem. O Vasco é um time muito bom, a torcida deles sempre lota São Januário, então agora é descansar, trabalhar e chegar bem no jogo do próximo domingo para ser campeão”, disse Endrick, ao final do jogo.