Figueiredo se recuperou da segunda lesão no joelho, vem aprimorando a parte física e está correspondendo nos treinamentos
O volante Figueiredo, de 18 anos, vem treinando com o elenco profissional do Palmeiras nos últimos dias para aprimorar a forma física. Em outubro do ano passado, o jogador sofreu a segunda lesão de ligamento cruzado da carreira no joelho direito – um ano antes, ele havia tido a mesma contusão.
Recuperado, a Cria da Academia chegou a ser relacionado para um jogo do Sub-20 em agosto (não entrou), mas ainda se encontra em fase final de transição física. A ideia do Palmeiras, de acordo com que apurou o Verdazzo, é que ele treine entre os profissionais para se acostumar novamente a um contexto de alta intensidade para regressar bem ao Sub-20.
A primeira lesão do meio-campista aconteceu pelo Brasileiro Sub-17 de 2022. Na ocasião, ele se machucou em um duelo contra o Internacional. No retorno à categoria na temporada seguinte, lesionou o mesmo joelho num clássico frente ao SCCP. Nos dois casos ele se contundiu com menos de 20 minutos do primeiro tempo.
O desempenho de Figueiredo nos treinamentos vem agradando. A expectativa do Palmeiras é que ele volte aos poucos e tenha minutos controlados.
O time Sub-20 do Palmeiras está na final do Campeonato Brasileiro da categoria pelo terceiro ano consecutivo e enfrentará o Cruzeiro. A equipe também está disputando o Campeonato Paulista Sub-20.
Figueiredo: geração de Endrick e destaque da Seleção Brasileira
Figueiredo é da geração 06, a mesma de Endrick, Luis Guilherme e Vitor Reis. O meio-campista, no clube desde 2015, é considerado uma das principais promessas do Palmeiras. O jogador tem bom senso de marcação, mas sua principal característica é o passe e construção de jogo desde trás, enxergando o campo de frente.
Na base do Palmeiras, ele já conquistou diversos títulos, desde o Sub-11 até o Sub-20. Além disso, Figueiredo era nome certo em todas as convocações para a Seleção Brasileira. Ele foi titular na conquista do torneio Sub-17 de Montaigu e estava convocado para a Copa do Mundo Sub-17 do ano passado, mas não jogou por conta da lesão.
Em novembro do ano passado, o Palmeiras estendeu o contrato do volante até setembro de 2026.