Giovani é anunciado no novo clube e se despede do Palmeiras

Giovani em jogo pelo Palmeiras contra o Bahia, durante partida válida pela décima primeira rodada do Brasileirão 2023, na Fonte Nova.
Cesar Greco/Palmeiras/by Canon

Vendido ao Al Sadd, do Catar, Giovani agradeceu ao clube nas redes sociais

O atacante Giovani, de 19 anos, foi anunciado por seu novo clube nesta terça-feira. Vendido pelo Palmeiras, o jogador atuará no Al Sadd, do Catar, em um contrato válido de cinco anos.

O clube catari desembolsou cerca de 9 milhões de euros (R$ 47 milhões) por 50% dos direitos econômicos do atleta. A outra metade segue sendo do Verdão, porém existem metas previstas em contrato com relação ao número de jogos disputados que podem fazer com que o Al Sadd adquira mais porcentagens do atacante, sob um novo pagamento ao Palmeiras.

Considerado uma das principais promessas do Palmeiras dos últimos anos, Giovani deixa o clube após 10 anos e com 35 jogos disputados pelo time principal, além de dois gols marcados e quatro títulos conquistados. Na base, o atacante marcou mais de 100 gols.

Giovani se despede do Palmeiras

Em suas redes sociais, Giovani agradeceu e se despediu do Palmeiras. Confira:

Quarta-feira do Palmeiras tem treino coletivo tradicional e atividade técnica com os reservas

Atletas do Palmeiras durante treinamento na Academia de Futebol.
Cesar Greco/Palmeiras/by Canon

Palmeiras segue se preparando para enfrentar o São Bernardo nas quartas-de-final do Paulistão

Na manhã desta quarta-feira, o Palmeiras deu prosseguimento aos treinamentos, de olho no São Bernardo, adversário das quartas-de-final no Paulistão. A comissão técnica comandou duas atividades: a primeira um coletivo tradicional de 11 x 11; a segunda, uma atividade técnica que não contou com os titulares da última partida.

Durante o primeiro exercício, Abel Ferreira realizou algumas paralisações pontuais para corrigir a movimentação e a marcação. A segunda atividade foi realizada com as dimensões do campo reduzidas.

Ao final do treino, o atacante Giovani, que recebeu a chance de iniciar a partida contra o Guarani, falou da semana de trabalho e projetou o confronto de sábado.

“No mata-mata, não podemos errar porque podemos ser eliminados. Temos de errar o mínimo possível e, por isso, os treinos têm de ser fortes. Esta semana está sendo muito boa, pegada, com ótimos treinos para esse jogo, que será muito importante”, disse o jogador.

“A equipe do São Bernardo vem mostrando ser uma equipe muito forte neste campeonato. Temos de tomar todo o cuidado. Eles têm excelentes jogadores, mas aqui também temos. Estamos acostumados a jogar jogos assim, jogos complicados, e sabemos que será mais um. Se Deus quiser, vai dar tudo certo e vamos buscar a classificação para a semifinal”, completou.

Giovani fala sobre seu começo de ano no Palmeiras

Giovani durante treinamento do Palmeiras na Academia de Futebol.
Cesar Greco/Palmeiras/by Canon

Com 29 partidas realizadas pelo Palmeiras, Giovani vem se firmando na equipe principal em 2023, após sofrer com lesões seguidas no ano passado. Dos 13 jogos realizados pelo time na temporada, o camisa 17 foi a campo nove vezes, somando duas assistências e um gol.

“Graças a Deus, estou tendo uma evolução muito boa desde o começo do ano, com um trabalho forte. Este mês começou bem. Fui titular no último jogo, em Campinas, uma experiência muito boa de poder voltar a atuar entre os titulares. Acho que fiz uma boa partida”, disse.

“O time está bem, nosso objetivo é chegar à final, mas temos agora o jogo contra o São Bernardo que, para nós, será uma final à parte”, concluiu.

O Palmeiras volta a treinar nesta quinta-feira, às 10h. O duelo contra o São Bernardo acontece sábado no Allianz Parque, às 19h.

Destaques do clássico, Murilo, Rony e Giovani celebram vitória; confira

Giovani e Rony comemoram gol pelo Palmeiras no clássico contra o Santos, durante partida válida pela sexta rodada, do Paulistão 2023, no Morumbi.
Cesar Greco/Palmeiras/by Canon

Autores dos gols da vitória do Palmeiras no clássico contra o Santos, os jogadores concederam entrevista após a partida

Com gols de Murilo, Rony e Giovani, o Palmeiras bateu o Santos por 3 a 1, no Morumbi, e chegou aos 14 pontos no Campeonato Paulista, mantendo a liderança do Grupo D. Ao final da partida, os três atletas concederam entrevistas e falaram sobre o triunfo.

Zagueiro-artilheiro, Murilo marcou pela primeira vez na temporada. No ano passado, o camisa 26 anotou 11 gols, assim como Gustavo Gómez, marca que nenhum outro defensor havia conseguido em apenas uma temporada na História do clube.

Rony, que vem atuando tanto aberto como centralizado nos primeiros jogos de 2023, foi eleito o melhor jogador da partida pela FPF, enquanto Giovani vem de uma semana iluminada: o camisa 17 deu duas assistências no duelo contra o Mirassol e balançou as redes santistas no sábado.

Confira o que o trio falou após o clássico:

– Murilo

Rony e Murilo comemoram gol pelo Palmeiras no clássico contra o Santos, durante partida válida pela sexta rodada, do Paulistão 2023, no Morumbi.
Cesar Greco/Palmeiras/by Canon

“Venho sempre trabalhando para fazer gols. Graças a Deus pude fazer meu primeiro do ano num clássico, fico muito feliz. Que o de hoje [sábado] possa abrir as portas e que muitos venham esse ano para ajudar o time”.

“Sem dúvida a gente queria terminar o jogo sem sofrer gol. No finalzinho, a gente sofreu e eu, particularmente, fiquei muito triste. Não gosto de sofrer gol, fiquei puto mesmo. É manter a concentração e não sofrer no próximo”, relatou o zagueiro ao se referir ao gol sofrido pelo Palmeiras, no último lance da partida.

– Rony

“Fico feliz de ajudar a equipe a vencer. Sempre dou o meu melhor. Sabemos que a formação tática que o professor usa é diferente, mas temos que nos adaptar. Venho fazendo essa função há muito tempo. Tenho ajudado com passes e gols. Só com o trabalho conseguimos nos aprimorar”.

“Quando sofre o gol, sofre todo mundo. Quando faz o gol, faz todo mundo. A nossa força é essa. Nosso grupo, desde lá na frente, marcamos. Tomamos um gol no final e estávamos nos cobrando porque não podemos tomar. Faz parte. Nossa equipe é sólida em marcar e atacar”.

“Já demonstramos nossa força e valor. Todos sabem da força que esse grupo tem. Acredito que a diretoria e o professor têm total confiança nos jogadores. [Sobre] reforços eu deixo para a diretoria. Eles sabem o que é melhor para o clube. Os jogadores que estão dão o máximo. Trabalhamos todos os dias para ajudar esse clube que é maravilhoso”, concluiu Rony, ao ser questionado sobre contratações do clube.

– Giovani

“Me sinto preparado para jogar, mas procuro trabalhar bastante para quando a oportunidade surgir eu aproveitar da melhor maneira. Seja entrando no segundo tempo ou iniciando, também vou dar meu melhor. Fico muito feliz com esse momento que estou vivendo”.

Endrick e Giovani comemoram gol pelo Palmeiras no clássico contra o Santos, durante partida válida pela sexta rodada, do Paulistão 2023, no Morumbi.
Cesar Greco/Palmeiras/by Canon

“A gente é ensinado nos treinos que não são apenas os onze que tem que estar preparados, mas o elenco inteiro. Comigo não vai ser diferente. Meu gol foi para a minha família, que esteve comigo nos momentos bons e nos momentos ruins”.

“O Endrick é um fenômeno. Desde a base, a gente vem jogando juntos. Sempre foi assim, eu dava o passe para ele ou ele dava o passe para mim”, finalizou Giovani.

Autor de 2 assistências, Giovani é eleito o craque da partida e quer 2022 no passado: “Foi complicado”

Giovani em disputa pelo Palmeiras contra o Mirassol, durante partida válida pela quinta rodada do Paulistão, no estádio José Maria de Campos Maia.
Cesar Greco/Palmeiras/by Canon

Giovani entrou no segundo tempo e foi peça fundamental para o Palmeiras vencer o Mirassol, fora de casa

O jogo do Palmeiras diante do Mirassol começou a fluir após a entrada de Giovani, no segundo tempo. Com facilidade para superar os adversários, o camisa 17, que substituiu Bruno Tabata, concedeu as duas assistências para os gols de Breno Lopes e Atuesta, no triunfo palmeirense por 2 a 0, fora de casa.

Cria da Academia, Giovani é considerado uma das principais promessas do clube há alguns anos. Na base, anotou mais de 100 gols e foi multicampeão. Ano passado, o jogador, depois da conquista da Copinha, passou por seguidos problemas físicos e pouco atuou.

“Não gosto muito de tocar no assunto, ano passado, todos sabem que foi muito complicado. Mas me mantive forte mentalmente, sabia que 2023 tinha tudo para ser um grande ano. Graças a Deus tem sido um bom começo. Venho trabalhando muito, me preparando melhor na parte física e hoje pude ter um resultado bom dos treinos que venho fazendo”, disse o jogador, que recebeu o prêmio de Craque da Partida pela FPF.

“Só tenho a agradecer a todos, minha família que está comigo em todos os momentos, esse prêmio é para eles”, disse o jogador, referindo-se ao troféu que recebeu.

Abel elogia Giovani e outras Crias da Academia

A atuação de Giovani e dos outros pratas-da-casa na partida foi assunto na coletiva de Abel Ferreira, que ressaltou os desempenhos dos jogadores.

“Eles fazem parte do elenco principal. Desafio vocês a acharem um time que tem mais jogadores da base no plantel profissional, que estão jogando e ganhando. São moleques com vontade de aprender e à espera de uma oportunidade para passar os mais velhos para trás. Foi o que fizeram os que entraram”, disse o treinador.

O Palmeiras volta a campo no próximo sábado para enfrentar o Santos, no Morumbi, em partida válida pela sexta rodada do Campeonato Paulista.

Endrick, Giovani e Kaique são convocados para o Sul-Americano Sub-20; Palmeiras pedirá liberação dos atacantes

Endrick comemora seu gol pelo Palmeiras contra o Fortaleza, durante partida válida pela trigésima quinta rodada, do Brasileirão 2022, no Allianz Parque.
Cesar Greco

Torneio acontecerá entre os dias 19 de janeiro e 12 de fevereiro, na Colômbia; Endrick e Giovani podem perder a Supercopa do Brasil e o início do Paulistão

Na manhã desta quinta-feira, a CBF anunciou a lista dos jogadores convocados para o torneio Sul-Americano Sub-20, que garante vaga ao Mundial da categoria. O técnico Ramon Menezes chamou três palmeirenses: o goleiro Kaique e os atacantes Giovani e Endrick.

A competição acontecerá na Colômbia, entre os dias 19 de janeiro e 12 de fevereiro, com os jogadores tendo que se apresentar à seleção no dia 5 do mês que vem. O Palmeiras pedirá à CBF a liberação de Endrick e Giovani, que já estão integrados ao time profissional.

Caso o pedido do clube não seja aceito, a dupla desfalcará o Verdão na Supercopa do Brasil, contra o Flamengo, que está prevista para acontecer no dia 28 de janeiro, e em até oito jogos do Campeonato Paulista, caso o Brasil avance até a decisão.

Endrick terminou a última temporada como titular da equipe de Abel Ferreira, com três gols marcados em sete partidas, enquanto Giovani entrou no último jogo, diante do Internacional, após longo período em recuperação de lesões.

O goleiro Kaique, por sua vez, não jogará a Copa São Paulo e deve ser substituído por Natan. A estreia do Palmeiras na Copinha será no dia 3 de janeiro, contra a Juazeirense-BA, às 19h30.

Com Endrick, confira a lista de convocados:

  • Goleiros
    • Kaique – Palmeiras
    • Kauã Santos – Flamengo
    • Mycael – Athletico-PR
  • Laterais
    • Arthur – América-MG
    • Kaiki Bruno – Cruzeiro
    • Patryck – SPFC
  • Zagueiros
    • Beraldo – SPFC
    • Douglas Mendes – Red Bull Bragantino
    • Robert Renan – SCCP
    • Weverton – Cruzeiro
  • Meio-campistas
    • Andrey – Vasco
    • Marlon Gomes – Vasco
    • Matheus França – Flamengo
    • Ronald – Grêmio
    • Victor Hugo – Flamengo
  • Atacantes
    • Endrick – Palmeiras
    • Giovani – Palmeiras
    • Marcos Leonardo – Santos
    • Ângelo – Santos
    • Matheus Martins – Fluminense
    • Savinho – PSV
    • Vitor Roque – Athletico-PR