Willian Bigode se despede e recebe homenagem do Palmeiras

Homenagem na despedida do atacante Willian, na Academia de Futebol, em São Paulo-SP.
Luiz Guilherme Martins

Após cinco temporadas e cinco títulos conquistados, Willian diz: “Palmeiras estará sempre no meu coração”

Willian Bigode não ficará no Palmeiras para o ano de 2022. O atacante, que assinará um contrato com o Fluminense, se despediu oficialmente do Verdão e foi homenageado pelo clube na Academia de Futebol.

Ao site do Palmeiras, o atacante agradeceu ao clube e afirmou que o “Palmeiras estará sempre no meu coração”.

“Eu sei a importância de conquistas para um atleta, sei que os troféus têm um valor muito especial para toda a instituição e para o nosso torcedor, mas hoje eu tenho o entendimento que, para mim, o que mais vale é aquilo que vou deixar para as pessoas, aquilo que as pessoas vão falar de mim. Não fiquei aqui cinco meses, foram cinco anos. Fico muito feliz com aquilo que me dediquei, não somente como atleta, mas também como amigo, quando, por exemplo, tive oportunidade de dar um abraço e ter uma compaixão com o próximo”, disse.

“Às vezes a pessoa está tendo um dia ruim e eu pude ajudar com um abraço, com uma palavra de ânimo… Saio daqui muito feliz, muito grato por todo o carinho desde a minha chegada e de cabeça erguida. Aqui cresci como atleta, como homem, como pai de família. A vida é feita de ciclos e vi que era o momento ideal para ir para outro desafio. Saio pela porta da frente e no dia de amanhã, quando voltar para visitar, tenho certeza de que será de uma forma leve e isso eu valorizo muito. O Palmeiras estará sempre no meu coração”, completou.

Willian Bigode chegou ao Palmeiras em janeiro de 2017 e deixou seu nome marcado na História do clube. Foram 253 partidas disputadas, 66 gols marcados e cinco títulos conquistados (Campeonato Brasileiro 2018Campeonato Paulista 2020Copa do Brasil 2020 e as Libertadores 2020 e 2021).

“Cada troféu tem um sabor especial. O ano de 2018 começou de forma complicada, quando perdemos uma final para o nosso rival, mas conseguimos seguir com uma regularidade dentro do Brasileiro e terminamos o ano com o título. Estava no meu auge, pude bater recordes de jogos e, na última partida, recebi a notícia de que rompi o ligamento, após dar o passe decisivo para o Deyverson. Porém valeu a pena, vou ser bem sincero, valeu a pena! É um título com um gosto muito especial para mim”, comentou.

Ele se despede do Verdão sendo o 2º maior artilheiro do século e o sexto maior em campeonatos brasileiros.

Confira o vídeo de despedida de Willian Bigode:

Presidente do Fluminense anuncia Willian Bigode como reforço para 2022

Willian comemora seu gol pelo Palmeiras contra o Fortaleza, durante partida válida pela décima quinta rodada do Brasileirão 2021, no Allianz Parque.
Cesar Greco

Willian deixa o Palmeiras após cinco temporadas, cinco títulos conquistados e números individuais expressivos com a camisa do clube

Após cinco temporadas, o atacante William Bigode, de 35 anos, deixará o Palmeiras e acertará um vínculo com o Fluminense por duas temporadas. O anúncio oficial ainda não foi realizado, porém o presidente da equipe carioca, Mário Bittencourt, confirmou a chegada do jogador às Laranjeiras, restando apenas a realização dos exames e a assinatura do contrato.

“Olha, não sei se pode ser considerado uma novidade, mas amanhã [terça-feira] chega o Bigode. Ele chega para os exames e depois apresentamos. Essa era uma novidade que eu queria falar aqui na live. Possivelmente ele já veste nossa camisa e assina contrato. Ele chega por volta das 9h e faz os exames para possivelmente apresentarmos como reforço. Serão dois anos de contrato”, disse Bittencourt numa live realizada na FluTv.

Willian chegou a renovar seu contrato com o Palmeiras para até o final de 2022, em junho deste ano. Entretanto, o clube está passando por uma renovação no elenco e o jogador já não estava mais nos planos da comissão técnica. Na temporada, participou de 35 jogos e marcou 10 gols.

Willian teve trajetória de sucesso no Palmeiras

Willian durante as comemorações do Palmeiras pela conquista da Copa Libertadores 2021.
Cesar Greco

Contratado junto ao Cruzeiro em janeiro de 2017, Willian teve uma passagem muito vitoriosa no Verdão. Foram cinco títulos conquistados em cinco temporadas (Campeonato Brasileiro 2018, Campeonato Paulista 2020, Copa do Brasil 2020 e as Libertadores 2020 e 2021), com 253 jogos disputados e 66 gols anotados. Além disso, é o 2º maior artilheiro do Palmeiras neste século, o 6º maior no Brasileiro e o 2º na era de pontos corridos.

Durante sua trajetória pelo Palmeiras, o atacante só não esteve entre os três maiores goleadores do time em apenas um ano: em 2019. Devido uma lesão no joelho sofrida no jogo do título no Brasileiro de 2018, Willian ficou meses parado e disputou apenas 28 partidas naquele ano.

Nos outros quatro anos, foi o artilheiro do time com 17 gols marcados em 2017, mesmo número de tentos em 2018, quando ficou na segunda posição no quesito (atrás de Borja, que marcou 20 vezes).

Em 2020, foi às redes 18 vezes e novamente foi o vice-artilheiro da equipe, que teve Luiz Adriano como maior goleador. Já em 2021, apesar de ter jogado menos que as temporadas anteriores, terminou o ano como o terceiro artilheiro do elenco, com 10 gols anotados – Raphael Veiga (18) e Rony (12) ficaram à sua frente.

Willian completa 250 jogos com a camisa do Palmeiras

Willian em jogo do Palmeiras contra o Sport, durante partida válida pela vigésima oitava rodada do Brasileirão 2021, no Allianz Parque.
Cesar Greco

Além da expressiva marca de jogos, Willian contabiliza outros números significativos no Palmeiras

Ao entrar aos 21 minutos do segundo tempo da partida contra o Sport, no lugar de Rony, o atacante Willian alcançou mais uma expressiva marca com a camisa do Palmeiras. O camisa 29 fez seu jogo de número 250 pelo clube.

Foi da cabeça de Willian que saiu o passe para o gol de Felipe Melo, que deu a vitória ao Palmeiras; ele aproveitou o escanteio de Gustavo Scarpa na primeira trave para resvalar na bola e encontrar o camisa 30 sozinho na pequena área.

“Meu primeiro jogo em campo com a torcida em casa depois de um bom tempo, é uma outra atmosfera. Não tenha dúvida que o papel deles é importantíssimo para nossa sequência”, disse após a partida.

Entre todos do elenco, apenas Dudu, com 327 partidas, jogou mais pelo Verdão do que Willian.

Há 5 temporadas no clube, Willian acumula números expressivos

Aos 34 anos e com o contrato recentemente estendido até o final de 2022, Willian acumula números significativos:

  • 52° atleta que mais atuou com a camisa do Palmeiras em toda a História;
  • 14° atacante que mais atuou com a camisa do Palmeiras em toda a História;
  • Segundo maior goleador do atual elenco: 66 gols;
  • Terceiro maior assistente do atual elenco: 26 (atrás de Dudu e Gustavo Scarpa);
  • 2º maior artilheiro do Palmeiras em Libertadores;
  • 5º jogador com mais partidas pelo Palmeiras no século.

No jogo que confirmou o título do Campeonato Brasileiro de 2018, o atacante foi o responsável pelo passe para o gol de Deyverson, contra o Vasco, em São Januário – no lance, Willian acabou machucando seriamente o joelho e ficou em recuperação por quase toda a temporada de 2019.

Após passar por problemas pessoais, Willian agradece apoio da torcida e diretoria: “Foi muito importante”

Willian durante treinamento do Palmeiras na Academia de Futebol.
Cesar Greco

Willian, que voltou a treinar com o grupo, mas ainda não voltou a campo, falou também sobre o momento do Palmeiras

No último dia 5, o atacante Willian anunciou, por meio das suas redes sociais, que seu quarto filho, Antônio Miguel, havia falecido ainda no ventre da mãe, Loisy Coelho, que estava grávida de 25 semanas.

Por conta deste episódio, o atacante ficou de fora dos últimos quatro jogos do Verdão no Campeonato Brasileiro. Em entrevista à TV Palmeiras/FAM, comandada por Fernando Prass, o camisa 29 falou sobre o acontecimento e agradeceu pelo apoio dos torcedores e da diretoria palmeirense.

“Realmente há coisas que nós não entendemos e pode ser que eu nunca vá entender. (…) Não tenha dúvida que todo esse carinho, força e orações que eu, minha esposa e minha família recebemos foi muito importante. A gente fica muito feliz em saber que tem tantas pessoas que nós não conhecemos que se importaram conosco”, disse.

“Sou muito grato ao clube também, que foi muito sensível. Deram toda a liberdade para eu cuidar da minha esposa e de mim. Está sendo importante. Tenho uma conversa diária com a diretoria. Agora a vida continua e sigo muito forte em continuar fazendo o meu melhor dentro do clube”, completou.

Willian vem treinando ao lado dos companheiros desde a quinta-feira passada e pode ser uma das novidades para o duelo contra o Internacional. Contratado em 2017 pelo clube, o atacante, na próxima vez que entrar em campo, atingirá mais uma marca expressiva: 250 jogos pelo Palmeiras.

Segundo maior artilheiro do atual elenco, o camisa 29 só fica atrás de Dudu em números de partidas pelo Verdão; o Baixola já realizou 324 jogos.

Willian fala sobre o atual momento do Palmeiras

Além de ser o segundo atleta do elenco que mais vezes vestiu a camisa do Palmeiras, Willian também é um dos jogadores mais experientes, com 34 anos.

Ao ser questionado sobre a atual fase do clube, que não vence no Brasileirão há cinco jogos, o atacante afirmou que é preciso ter “equilíbrio”.

“O que eu sempre prezo, seja fora de campo ou dentro de campo, é o equilíbrio. Mesmo quando as coisas estão acontecendo de uma forma positiva. A gente sabe da pressão que é permanecer sempre em alto nível, principalmente quando se joga em clubes como o Palmeiras. Há uma cobrança e pressão constante. Mas se conseguirmos manter o equilíbrio e nos blindarmos de coisas que não vão agregar, as vitórias voltarão a acontecer”, declarou.

“Acredito muito na Lei da Semeadura, tudo que a gente plantar, o respeito, lealdade, transparência dentro do trabalho e cada um fazendo o seu melhor, as coisas acontecerão novamente. Nesse momento, temos que fazer o simples, trabalhar de uma forma intensa e ser inteligente dentro de campo. Domingo será uma grande oportunidade da gente voltar a jogar bem e ganhar”, finalizou.

No Allianz Parque, Palmeiras e Internacional se enfrentam pela 27ª rodada do Campeonato Brasileiro, às 16h. O Verdão tem 40 pontos e é o quinto colocado; o time gaúcho é o sétimo, um ponto atrás.

Há quatro anos no Verdão, Willian ultrapassou Jorge Mendonça em jogos e se aproxima de Edmundo

Willian
Cesar Greco

Por Gabriel Yokota

No jogo diante do Defensa Y Justicia, na última quarta-feira, válido pela partida de ida da decisão da Recopa Sul-Americana, o atacante Willian, que começou a partida entre os onze iniciais, alcançou uma importante marca no Palmeiras.

Contratado pelo Verdão no começo de 2017, o camisa 29 chegou ao seu jogo de número 220 com a camisa palmeirense e ultrapassou o ídolo alviverde Jorge Mendonça (219) na lista entre os jogadores que mais vezes atuaram pelo Palmeiras.

Além de passar o ex-camisa 8 do Verdão, Willian, agora, está próximo de outro ídolo do clube: Edmundo. O Animal, que teve duas passagens pelo clube (1993 a 1995 e 2006 a 2007), atuou em 223 jogos pelo Palmeiras.

“É uma honra saber que cheguei e estou chegando em marcas tão expressivas como a desses ídolos que fizeram história no clube, como Jorge Mendonça e Edmundo. Desde que cheguei ao Palmeiras, tenho me dedicado da melhor maneira possível para dar alegrias à torcida e, graças a Deus, junto com meus companheiros, conquistamos títulos almejados por todos os palmeirenses”, disse o atacante em exclusividade ao Verdazzo.

Willian tem outros números expressivos

Pelo Palmeiras, Willian já conquistou quatro títulos: Brasileirão (2018), Paulista (2020), Copa do Brasil (2020) e a Libertadores (2020). No atual elenco, ele é o jogador que mais atuou (220), o maior artilheiro (56) e também o jogador que mais distribuiu assistências (24).

“Sei que tenho muito a entregar ainda e, quem sabe, um dia a torcida lembre-se de mim com tanto carinho como lembra de Jorge Mendonça, Edmundo e muitos outros ídolos que passaram pelo Palmeiras”, completou.

Titular na última partida, Willian tem grandes chances de começar jogando a decisão da Supercopa do Brasil, diante do Flamengo, já que Luiz Adriano não viajou com a delegação palmeirense para Brasília.