Campeonato Paulista 1963

O Campeonato Paulista de 1963 foi disputado por 16 clubes entre maio e dezembro, no sistema de pontos corridos, turno e returno.

O Palmeiras havia contratado mais de uma dezena de reforços no início do ano com os recursos da venda de Chinesinho, entre eles Djalma Dias, Ferrari, Servílio, Tupãzinho e Ademar Pantera. Após a disputa do Rio-São Paulo e de uma série de amistosos que incluiu uma excursão de duas semanas à Europa, o técnico Geninho parecia ter pego a mão do time, que iniciou a disputa do estadual com bons resultados.

Mas esses amistosos cobraram seu preço: o Palmeiras ficou com muitos jogos atrasados, e precisou recuperar o calendário em ritmo intenso. O Verdão aguentou invicto até a rodada 11, quando acabou derrotado por 3 a 0 pela Portuguesa. Após vencer o mais um Derby na rodada 13, o time, cansado, foi novamente batido no fechamento do primeiro turno, pelo SPFC.

Esta oscilação na parte final do turno colocou o técnico Geninho em xeque, embora o time ocupasse uma boa posição na tabela: após 15 rodadas, era o líder ao lado do SPFC, com campanhas idênticas. O Santos vinha 3 pontos atrás, com um jogo a menos.

Dois tropeços nas quatro primeiras rodadas do returno - empates no Pacaembu contra Juventus e Comercial - puseram fim à trajetória de Geninho no Verdão; Sylvio Pirillo assumiu o comando do time. E a campanha decolou de forma impressionante: logo na primeira partida com o novo treinador, uma goleada acachapante por 5 a 1 sobre a Portuguesa, devolvendo com juros a derrota do turno.

Com Servílio em estado de graça, o Palmeiras foi enfileirando vitórias, com destaques para um jogaço em Araraquara contra a Feroviária (4 a 3), uma goleada em Ribeirão sobre o Botafogo (4 a 1), vitória sobre o Santos, campeão da Libertadores (1 a 0) e mais uma goleada num Derby (5 a 2).

Foram dez vitórias seguidas até o título, que veio na penúltima rodada, com uma goleada sobre o Noroeste no Pacaembu. Na rodada final, com o campeonato já decidido, uma vitória sobre o SPFC selou a campanha do campeão.

Lista de jogos

Lista e estatística dos jogadores