Elenco 2018: a barca, quem fica, os reforços, os emprestados e a base (parte I)

A postura do Verdazzo em relação a especulações e listas de dispensa, os leitores já estão acostumados, é bastante reticente. A linha deste site é a de preservar os atletas do elenco atual e não alimentar as especulações veiculadas pela imprensa.

No entanto, diante do atual momento da temporada – a dois jogos do fim, com os próprios jogadores já em ritmo de férias, já é possível fazer o tradicional exercício de fim de ano: montar a barca de dispensa e especular as posições que precisam ser reforçadas. Bora?

GOLEIROS

O goleiro Fernando Prass, da SE Palmeiras, em jogo contra a equipe do C Jorge Wilstermann, durante partida válida pela primeira fase, da Copa Libertadores, na Arena Allianz Parque.
César Greco / Ag.Palmeiras

Tendo à disposição Fernando Prass, Jailson, Vinicius Silvestre e Daniel Fuzato, a única mexida possível seria trazer um goleiro para chegar e jogar. As especulações, no entanto, apontam para Weverton, que é um atleta que brigaria, no máximo, por um lugar no banco.

A especulação em torno do goleiro do Atlético-PR tem base e parece muito mais ser fruto do faro comercial de Alexandre Mattos, que detectou o goleiro em final de contrato com a possibilidade de vir de graça – trazê-lo para o Palmeiras significaria, além de uma boa economia, evitar que algum rival se reforce sem custos. Tecnicamente, entretanto, Weverton claramente não cabe no atual elenco e obrigaria a dispensar Jailson ou Vinicius Silvestre. Um passo bastante equivocado.

LATERAIS

Claramente o ponto fraco do Palmeiras nesta temporada. No lado direito, Jean sofreu com problemas físicos e nem de longe lembrou o lateral forte e regular que foi um dos destaques da conquista do eneacampeonato. Fabiano, apesar de ter marcado dois gols emblemáticos, jamais mostrou bola para ser algo além da terceira opção. Os dois poderiam mudar de ares em 2018 – seria bom para todos.

Rafinha
Leon Kuegeler/Reuters

Mayke foi contratado em regime de urgência no meio do ano e segurou as pontas, com oscilações, mas pode ser mantido para disputar um lugar no banco com João Pedro, que evoluiu na Chapecoense em 2017 – apesar de uma grave lesão. Para a titularidade, no entanto, o Palmeiras ainda precisa de um atleta indiscutível – Rafinha, em processo de desligamento do Bayern, é a opção principal e seu nome já foi mencionado várias vezes nas especulações da imprensa – o Cruzeiro e o Flamengo também estão na parada.

Pelo lado esquerdo, Zé Roberto vai se aposentar e Egídio só fica se a diretoria quiser provocar a torcida. Diogo Barbosa chega para tomar conta da posição e Michel Bastos, pelas últimas partidas, mostrou que pode continuar sendo opção, se estiver a fim de jogo. Victor Luís seria muito bem-vindo para compor o elenco e tem todas as condições de disputar a vaga no banco.

ZAGA

Mattos contratou Emerson Santos do Botafogo, em agosto – mais uma aquisição aparentemente levada adiante apenas pela disputa com rivais, já que o SCCP estava próximo de contratá-lo. O atleta era reserva no Botafogo e seu melhor momento foi em 2016, quando foi titular na campanha que levou o time à Libertadores de 2017. Emerson provavelmente chega para repor a saída de Antonio Carlos, cujo contrato vence no fim deste ano e não deve ser renovado, já que foi uma indicação de Eduardo Baptista que não teve destaque suficiente.

Thiago MartinsJuninho foi uma contratação cara que aparentemente não vingou. O Palmeiras precisa aprender a lidar com essas situações e realizar a perda – emprestá-lo ou mesmo vendê-lo, mesmo que a valores inferiores ao da compra, poderia acabar sendo melhor que arcar com seus salários por vários anos. Para repor sua saída, Thiago Martins, que está emprestado ao Bahia, pode ser um atleta cuja valorização tende a compensar as eventuais perdas no zagueiro que veio do Coritiba.

Mina segue sendo imbatível como titular para o lado direito da zaga – Luan, que já demonstrou ser um zagueiro muito bom mas que problemas quando joga do lado esquerdo, pode esperar até a Copa do Mundo para assumir a vaga. Do lado esquerdo, Edu Dracena pode continuar com titular. Pedrão, da base, vem forte e tem todas as condições para completar o setor.

Sempre é bom lembrar que na janela da Copa outros ajustes, para a zaga ou para qualquer outra posição, podem ser feitos – um certamente será necessário, já que Mina estará de saída para Barcelona.


RESUMO:
Barca: Jean, Fabiano, Zé Roberto, Egídio, Antonio Carlos e Juninho
Ficam:
Fernando Prass, Jailson, Vinicius Silvestre, Daniel Fuzato, Mayke, Michel Bastos, Mina, Luan e Edu Dracena
Chegam: Diogo Barbosa, Emerson Santos e um LD titular (especulado: Rafinha)
Voltam de empréstimo: João Pedro, Thiago Martins e Victor Luís
A base vem forte: Pedrão

GOLEIROS: Fernando Prass, Jailson, Vinicius Silvestre e Daniel Fuzato
LATERAIS DIREITOS: (?)Rafinha(?), Mayke e João Pedro
ZAGUEIROS: Mina, Edu Dracena, Luan, Thiago Martins, Emerson Santos e Pedrão
LATERAIS ESQUERDOS: Diogo Barbosa, Michel Bastos e Victor Luís

Amanhã seguiremos com o exercício, abordando os volantes, meias e atacantes (publicado, confira aqui). Se no setor defensivo, mesmo com uma ou outra divergência, não há motivos para discussões acaloradas, o meio e o ataque certamente vão provocar algumas tretinhas nos comentários. Até !

  • Marton Kiss

    Concordo em quase tudo, mas Dracena não pode ser mais titular pois a idade chega para todos nós!

  • AlviVerde Imponente

    Como todo respeito ao Dracena, não dá mais pra ele, é um bom banco e olha lá..

    • Paulo Ponciano

      Tem que ser usado como em 2016, um reserva de luxo. Esse ano foi titular absoluto e mesmo jogando bem até, não aguenta o tranco mais…

  • Thiago de Paula

    Antônio Carlos quando entrou, entrou bem. A questão é: pq juninho teve oportunidades e ele não?

    • Verdazzo

      Eu poderia te dar uma opinião bem embasada se pudesse cobrir os treinos.

    • Dionísio Cordeiro Neto.

      Antonio Carlos joga pelo lado direito e o Juninho pelo lado esquerdo, simples assim.

    • aguilar72

      P/ mim o Antonio Carlos sempre que entrou (até na Argentina) se mostrou melhor que o Juninho

  • Bruno Ernandes

    Acho Zeca uma boa opção na troca pelo Guedes, embora a postura dos dois (quando não querem jogar) seja discutível! Se vier com vontade, seria ótimo por ser opção para as duas laterais.

  • Wilfrido Paredes

    Acho um desperdício de dinheiro contratar Weverton. Todos os nossos goleiros do atual elenco são melhores do que ele.

    Além de Rafinha, para completar a defesa eu traria o zagueiro Gil que está na China.

    • Caio D’Aprile

      Concordo com tudo. O Dracena é um excelente zagueiro, mas não aguenta mais 1 ano de titular em todos os jogos. Luan não me convence muito. Gil era uma boa mesmo

    • Pegador de pênaltis !!! Isso pensa em Libertadores!!!

      • Wilfrido Paredes

        Se Weverton vier, será o Muralha Alviverde.

        Não quero o Palmeiras passe pelo que o Cheirinho está passando…

  • Renan B. Baroni

    Acredito que o grande ponto de discórdia será o Dracena ainda titular. De resto, acho que é o caminho mesmo.

  • Pedro Viruss

    Prass precisa renovar!

  • Carlos José Da Silva Xavié

    Com relação aos nomes desse post: J. Pedro é fraco, seria a terceira opção na lateral, com Mayke como reserva imediato e a contrataçao de um nome para assumir a titularidade.
    V. Luiz seria um bom reserva para D. Barbosa, mas o cara jogou a temporada inteira como titular, tem mercado, não sei se aceitará a reserva.
    Assisti as duas últimas partidas do bahia (santos e sport) e T. Martins foi horroroso.

    • J. Pedro era titular indiscutível da Chape e estava rendendo tão bem q colocaram ele várias vezes de meia, eu vi partidas dele e achei melhor q o Mayke.
      V. Luiz e T Martins, concordo 100%

      • Vinicius Moreira

        Os jogos que vi da chape que o Joao Pedro foi bem foram no meio mesmo. E ele foi muito bem… mas o que me preocupa é que ele nao foi tão utilizado na lateral pela dificuldade no posicionamento na hora da marcação… e como ele jogou varias partidas pelo meio nao deve ter evoluido nesse aspecto…
        Não vi nenhum jogo do Thiago Martins no Bahia, mas ano passado por aqui ele foi bem

        • Carlos José Da Silva Xavié

          Aproveito pra responder ao Junior e ao Vinicius. O JP é péssimo na marcação, grau 9,9 na Escala Egídio e pra jogar no meio ele serve pra Chape q tem Amaral e Canteros de titulares, pro Palmeiras não serve. Qto ao TM so vi esses dois últimos jogos, mas sei q ele era reserva do bahia.

  • Renan Gomes

    Em relação a análise feita, eu apenas traria um zagueiro pra jogar na esquerda, sendo que o Luan já seria o substituto do Mina.

    Também dispensaria Michel Bastos e devolveria o Mayke e traria apenas Rafinha e Zeca.

    Então ficaria assim:

    Goleiros
    Prass – Jailson – Vinicius – Fuzatto

    Laterais
    Rafinha – Zeca – João Pedro – Diogo Barbosa – Victor Luís

    Zagueiros
    Mina – Gil – Luan – Dracena – Thiago Martins – Emerson Santos – Pedrão – Augusto

  • clluiz

    Edu Dracena é um grande zagueiro mas não tem mais condições físicas para ser titular. Perde todas em velocidade.

  • Renato Brito

    Minha Barca: Juninho, Jean, Fabiano, Zé Roberto e Michel Bastos.

    Reintegrar: Victor Luiz e Thiago Martins

    Contratar: Zagueiro padrão A para formar dupla com Luan (Gil/Dante, etc), Lateral direito titular (Zeca, Rafinha ou Marcos Rocha).

    Promover: Dois zagueiros da base, um lateral direito e um esquerdo (para ficarem como terceira opção).

    • Arrow

      Luan oscila muito, é um jogador que ainda têm que amadurecer.

      O melhor seria trazer dois zagueiros para serem titulares, Gil e Henrique que está no RJ. Estes dois podem fazer nossa defesa voltar a aterrorizar os adversários na bola parada, ainda mais com a chegada de um cobrador de faltas e escanteios que será citado no próximo post.

  • Forza Palestra

    Jean tem que ficar.

  • Rogerio Rocha

    Jean e Dracena podem vazar tambem

  • michelblopes

    Eu manteria o Jean. Tem um histórico de bom jogador e, apesar da queda bruta de rendimento, achei que ele voltou a jogar bem sob o comando do Valentim.

  • Haroldo Zaniboni

    Edu Dracena, pode ser um bom BANCO mas titular jamais!
    Já passou sua época

  • Forza Palestra

    Jailson, Rafael (do Cruzeiro) e Fuzato.
    Rafinha, Jean e Mayke.
    Diogo Barbosa, Zeca e Vitor Luis.
    Mina, Arturo Mina, Luan, Thiago Martins, Dracena, Émerson Santos e Pedrão.
    Não estenderia o contrato do Prass, A.C, Zé Roberto e Egídio, emprestaria o Silvestre e venderia Fabiano e Juninho.

  • Carlos P Jr

    “…o meio e o ataque certamente vão provocar algumas tretinhas nos comentários”. Tretas porque mencionará o dito cujo que gostam de champanhe…só de pensar no nome dele já surge confusão ! Quanto desperdício de dinheiro e energia com este sujeito…!

    • Wilfrido Paredes

      Michel Bastos é a nova versão Wesley 2017…

  • aguilar72

    Prass e Michel Bastos nessa barca!!!
    O Prass alterna grandes jogos com péssimas atuações, está com 39 anos. Foi assim com Marcos e com Ceni.Tem que trazer um cara para ser titular, o Prass no máximo banco. Michel Bastos joga dois jogos (mal) e já está com dorzinha. Ninguém vê que ele não está a fim?? É o novo Valdivia …

    • Wilfrido Paredes

      Michel Bastos é a nova versão Wesley 2017…

      • Vinicius Moreira

        Concordo, é o novo Wesley… porque por mais que eu tenha raiva do chileno, ele jogava muito bola quando entrava em campo, pena que era o rei do chinelinho.

  • Acho que Jean não sai, Michael Bastos assume o lugar na barca e Zeca também chega para a esquerda.
    Meu resumo:
    RESUMO:
    Barca: Fabiano, Zé Roberto, Michel Bastos, Egídio, Antonio Carlos e Juninho
    Ficam: Fernando Prass, Jailson, Vinicius Silvestre, Daniel Fuzato, Mayke, Jean, Mina, Luan e Edu Dracena
    Chegam: Diogo Barbosa, Emerson Santos, Zeca e um LD titular (especulado: Rafinha)
    Voltam de empréstimo: João Pedro, Thiago Martins e Victor Luís
    A base vem forte: Pedrão

    • Explicando meu pensamento: Michel Bastos teve o ano todo para ficar com a vaga e só agora no final que conseguiu. Penso que não dá pra contar com ele e acho meio oportuno demais ele conseguir essa vaga justamente quando começamos a falar de 2018.

  • Paulo Ponciano

    A contratação do Weverthon é desnecessária, a menos que seja pra atrapalhar rivais de ‘se reforçarem’ mesmo… Mas nem acho ele tão bom assim.

    Precisamos de um lateral direito que chegue pra ser titular e um zagueiro também…
    Se o Rafinha vier, a LD fica resolvida. Com João Pedro e Mayke de reservas.
    A LE parece estar resolvida com Diogo Barbosa e Victor Luís na reserva, com M. Bastos como opção.

    A zaga parece ser o mais preocupante. Mina vai sair e Dracena não pode ser titular absoluto como foi esse ano. É bom jogador, mas não aguenta o tranco… Deve ser usado como reserva de luxo, como foi em 2016.
    A. Carlos nos poucos jogos que entrou, foi bem e não comprometeu, pena que vai sair.
    Gastamos milhões em Juninho e Luan e os dois se mostraram fracos. Luan tem a desculpa do lado de campo, mas não parece ser esse apenas o problema… Ele se mostrou afobado e muito juvenil em vários lances. T. Martins é melhor que os dois, que volte e seja aproveitado.
    Emerson Santos é uma incógnita. Não lembro de tê-lo visto jogar, espero que seja bom e não sinta o peso de nossa camisa…
    De qualquer maneira falta um cara de nível pra suprir a saída do Mina. Sem mais zagueiros do Coritiba, por favor Mattos!

  • Wildner Garcia

    IDEM CONRADO.

  • Lucas Dalmáz

    Estou achando que o Victor Luis não voltará… Dai precisaremos de outro LE (Zeca).
    E se o Juninho sair, precisamos de um zagueiro titular para já se adaptar.
    Não descartaria o Jean, mas não lamentarei se sair. Principalmente se vier o Rafinha.
    Acho muito lega essa etapa de montagem do elenco! Sempre gostei, até quando nossas contratações eram Diogo e Bruno César…. Imagina agora!
    DALEPORCO!

    • Gabriel Pedro

      O Zeca não é lateral direito?

      • Arrow

        Zeca é destro, mas começou no profissional do SFC atuando pela esquerda.

        • Lorenzo Bianchi

          Exato! É tipo um “Paulo Cesar” que era do FlorminenC nos anos 2000, se não me engano. Destro que joga na canhota.. OU ainda aqueles nossos laterais que invertiam e não chutavam bem como nenhuma das duas kkkkk

      • Lucas Dalmáz

        Cara, em todos jogos do peixinho que vi, ele jogou de esquerdo. Talvez tenha jogado de direito na seleção olímpica…
        No Wikipedia consta que ele é ambidestro e joga nas duas laterais… então, melhor ainda!

  • Conrado, achava aquele cornetômetro muito legal, porque tirou daqui do Verdazzo? Complicado de manter atualizado?

    • Verdazzo

      posso falar sobre o tema no Periscazzo hoje à noite

      • Show! Por causa do horário acabo não conseguindo escutar ao vivo, mas pego o podcast depois.

  • Pra mim a contratação do ano foi o Diogo Barbosa. Acho um excelente lateral. Briga demais pelas jogadas tanto no ataque quanto na defesa.

  • Nois Critica Mermo

    Eu não dispensaria o Jean pra ficar com Mayke. Apesar de não ter feito um ano tão bom, Jean passa muito mais confiança. O Dracena pode até ficar pra compor elenco, mas não pra ser titular. Já está mostrando problemas por causa da idade e tem dificuldades pra acompanhar atacantes rápidos. O nome-chave pra mim na zaga é o Thiago Martins. Jogou muito no ano passado, mesmo sendo reserva, e fez falta esse ano. Poderia ter entrado muitas vezes no lugar do Juninho ou do Luan. Também é forte nas bolas áreas, tanto defensivas como ofensivas. Pra mim, ele tem potencial pra ser titular, ainda mais com a saída do Mina.

    Esse é o problema de ter um elenco inchado. Tem jogadores de qualidade que acabam sendo pouco utilizados e até dispensados por falta de espaço. Dá pra incluir ainda nessa lista o Antonio Carlos, que jogou pouco, mas sempre entrou bem na defesa, e o Hyoran.

    É uma das críticas ao Mattos. Pra que contratar tantos jogadores se vai acabar não utilizando todos? É o caso do Emerson Santos. Até que ponto vale contratar só pra não reforçar o rival, se o jogador não chega pra ser uma peça importante no elenco?

  • Fedato Palmerista

    Pra mim na LD ficaria com Mayke e um contratado pra ser titular . Deixaria o João Pedro mais um ano emprestado . Infelizmente me parece que o Jean não é mais o mesmo fisicamente .
    O Dracena deve ser aproveitado até o final de 2018, mas nunca como titular .
    Seria ótimo ter o Diogo Barbosa e Victor Luis como opções para a LE, jogos não faltaram pra eles .
    Goleiros ……. não há motivos pra contratações …. renova com o Prass até o final de 2018 e fim de papo.

  • Didi

    Eu acho que Juninho deva permanecer. É um bom zagueiro, só foi comprometido pelo sistema de marcação que tivemos na época do Cuca e que ainda permaneceu com o Valentim.

    • Fedato Palmerista

      Ainda acho que Luan, pela direita, e Juninho formam um dupla de zaga bem razoável .
      Nosso maior problema neste ano foi a zaga totalmente exposta em quase todos os jogos.

      • João Paulo de Faria

        Exatamente. Fazer a cobertura do Egideus comprometeu o promissor Juninho. Não é essa ruindade toda.

  • André_Verdão

    Mina vai embora depois da Copa, já teria que deixar engatilhada uma reposição pro meio do ano (eu traria o Gil). Tem que ver a situação do Zeca também que caso venha vai vir de graça ou por uma merreca pois o Santos não conseguiu segurar ele (além de que nem podemos pensar em deixar um rival se reforçar com ele).

  • Fedato Palmerista

    E o Jailsão ?????
    Tá completamente recuperado daquela rara lesão que teve ????
    Seria um motivo aceitável pra trazer outro goleiro

  • Gabriel Pedro

    Eu manteria o Jean e não traria de volta o João Pedro, pelo menos não agora. Já vimos o que o Jean pode fazer, e acho que 2017 foi um ano fora da curva pra baixo.

    Se é pra refazer a zaga na janela da Copa do Mundo, é melhor manter o Juninho com o mesmo pensamento do Raphael Veiga e o Hyoran. Quem sabe até o Antônio Carlos.

    Como eu disse antes: 2017 foi fora da curva pra baixo, acho que desses jogadores ainda podemos esperar mais.
    –Manteria Jean e Juninho, talvez, Antônio Carlos também. De resto, concordo com tudo.

    • Lorenzo Bianchi

      Jean, a meu ver, tá na banguela… ladeira abaixo!

  • Sebo Do Neu Araras

    Cadê o incentivo aos meninos das bases:
    Goleiros: manteria todos e não contrataria ninguém
    LD: LD titular, João Pedro, Base
    ZD: Mina, Luan, ZD também titular, afinal Mina estará quase o tempo todo servindo a seleção colombiana, Base
    ZE: ZE titular. Thiago Martins, Base
    LE: Diogo Barbosa, Victor Luiz, Base

    Ou seja, na região do Barco: Jean, Mayke, Fabiano, Juninho, Antonio Carlos, Dracena, Egídio, Zé Roberto (o contrataria como Gerente de Futebol), Michel Bastos, Emerson Santos

    • Verdazzo

      Você fala em base mas não cita os nomes. Sabe se estão prontos?

      • Sebo Do Neu Araras

        Se estão no sub-20, cabe aos avaliadores da base opinarem se estão prontos ou não, ou seja, de que adianta se falar em identidade se só se fala em contratações e dispensas. Sem critério.

        • João Paulo Calera

          Identidade não é adquirida da noite para o dia. E também não é só colocar os meninos prontos da base que teremos uma identidade própria. O caminho é mais longo e demorado

  • 9 – MARQUINHO

    Acho que precisamos de um zagueiro melhor para jogar pelo lado esquerdo e fazer dupla com o Mina.
    Edu Dracena já está com a idade muito avançada para aguentar este calendário maluco. Nunca foi foi um zagueiro rápido e agora menos ainda. Para complicar mais ainda, ele é destro e vem jogando com a perna trocada.
    Acho que ele seria bom para o banco, para entrar em algumas situações, descansado.

  • Vinicius

    Na minha visão o pior zagueiro do Palmeiras hoje é o Edu Dracena. Lento e sem arrancada. Não serve nem pra reserva. Por mim, manda de volta pros gambás. Já o Mayke, pra mim serve apenas pra reserva, jogando uma partida por semestre e olhe lá. Muito fraco na defesa e mediano no ataque. Michel Bastos pra mim deveria ter sido mandado embora já também pelas constantes falhas e aparente falta de comprometimento. Várias partidas ele deixava de acompanhar o lateral adversário que chegava tabelando e limpando fácil nossa defesa. De resto, concordo bastante com as escolhas. E trazer o mediano goleiro do Atlético-pr agora? Seria de uma imbecilidade, mesmo que comercialmente pareça uma boa.

  • Luan

    Luan também precisa melhorar muito. Esse ano ele foi nível Leandro Almeida. Horroroso mesmo. Se quiser tentar com ele ainda, que ele melhore 500% pq esse ano a coisa foi feia viu…

  • Luan

    Eu acho que temos que contratar dois zagueiros ótimos que cheguem para serem titulares, pois o Dracena já tá ficando velho e o Mina fica só até a copa e nos desfalcará bastante devido à preparação colombiana para a copa do mundo

  • Luan

    E um zagueiro da base que vem jogando demais e não foi citado no post é o Vitão! Podemos dizer que ele é um mini-Mina. Tem o estilo muito parecido com o colombiano e tem futuro! Que possamos aproveitá-lo bem no futuro. E o Thiago Martins pra mim tem mais bola que o Luan. Será um ótimo reforço pra 2018

    • Lorenzo Bianchi

      Mini-mi…na! kkkk

  • Frederico Cominato

    Tem mais atletas da base que podem ser aproveitados e acho que a zaga precisa de um.pouco mais de atenção, já que o Dracena está na descendente também, diria que é outra posição que precisará de um titular absoluto

  • Guilherme Santana

    Lucas Candido e Mailson da base para as laterias, lembrando que o paulista só poderão inscrever 25 atletas não oriundos das categorias de base do último ano. E concordo plenamente com a barca, e sobre a barca furada das contratações de weverton e emerson nesse momento.

    • Sebo Do Neu Araras

      É isso!!

  • Douglas Utiyama

    Boa análise ..
    Apenas discordo do Michel Bastos…. mas qm sabe se com o Roger ele não se esperta…
    #AvantiPalestra

  • AlexTala

    E o Zeca ????

  • Augusto Anteghini Oazi

    – Jean ainda pode ser útil, tanto quebrando um galho na lateral, quanto no meio-campo.
    – Juninho foi bem mal esse ano, mas pode gerar uma boa venda futuramente se encaixar.
    – Weverton é um bom goleiro em uma má fase. Gosto muito do Jailson e do Prass, mas ambos estão mais velhos, precisamos começar a preparar alguém para assumir o gol a partir de 2019. Poderíamos tentar tirar o Danilo do Inter, ele pega muito e tem experiência pra chegar e jogar.

    • Lorenzo Bianchi

      O goleiro reserva do Gremio, ex-Flamidia tbm não é ruim.
      O problema do Jean é salário alto. Se não me engano, ultrapassa 350k

  • O maior Campeão Brasileiro

    Pablo que não fica nos gambás seria uma boa? Eu sinceramente não acompanhei o futebol do cara.
    O que acham??

    • Fernando Castro

      A meu ver, precisamos de um zagueiro pra jogar pela esquerda.

  • Raphael Santos Vasconcelos Sil

    Todos os torneios servem para análise, mas, para mim os números do Brasileirão deixam claro. A defesa foi a DESGRAÇA da TEMPORADA! Pois mesmo sem um encaixe no meio campo e com altas criticas a contratação mais cara… Estamos disparados com o melhor ataque do Brasileirão 2017.

    AVENIDA EGÍDIO: Foi o setor que mais evidenciou esse declínio, embora eu tenha visto incompetência por parte de nossos treinadores em montar um 4-4-2 que trouxesse uma cobertura para a as laterais.

    EDU DRACENA: Acredito que devemos ser mais críticos ao nível defensivo que queremos, pois imaginem os senhores, Dracena 1 ano mais velho com Cristiano Ronaldo em um Mundial de Clubes dentro da área… Ele não tem mais velocidade e já vem se sustentando pelos atalhos de sua experiência em nossa defesa. LEMBRAM DO DESARME do VITOR HUGO na final do Paulistão 2015 em cima do Ricardo Oliveira? Foi o mais incrível que eu ví e duvido que o Dracena possa fazer ano que vem. Precisamos de zagueiros bons e rápidos, de preferencia canhotos.

    LUAN: Até agora não mostrou PERSONALIDADE com a camisa do Verdão, joga muito nervoso e é uma decepção no momento. Muito desatento em campo.

    ANTONIO CARLOS: Quando entrou, mostrou muito mais segurança que LUAN, mas parece que o valor do investimento fez mais importância na busca pela titularidade.

    MINA: O único zagueiro do elenco, mas, com data de validade precisa urgente do substituto pra inicio de temporada. Para ganhar entrosamento com o elenco.

    JEAN: Pelo profissional que sempre foi em sua carreira, merece uma oportunidade no elenco 2018 para dar a volta por cima. E confio nisso!

    MAYKE: Entra no mesmo critério de Dracena, precisamos de um nível mais elevado de atleta.

    JUNINHO: Tecnicamente se mostrou péssimo. E o LUAN parece que quer se inspirar nele.

    O SISTEMA defensivo precisa ser repensado, e os defensores precisam dos volantes em determinadas situações de jogo. Essa defesa precisa ser encaixada já na pré-temporada, ou seja até a 10° rodada do campeonato PAULISTINHA.

  • Lincoln Melo

    O time titular tá ficando interessante. Acho que a lateral direita e o companheiro do mina são as duas carências do elenco. Rafinha solucionaria o problema da lateral direita. Nem Luan e Juninho inspiram confiança para serem titulares. Do resto acho que: Prass, Mina, Barbosa, Felipe Melo, Moisés, Lucas Lima, Dudu, Keno e Borja acho que dão conta. Se bem que olhando esse meio campo…falta um amaral da vida aí.

  • julio reis

    Dracena foi excelente, hoje é uma excelente opção para o banco.

  • Alexandre Carvalho

    Precisamos de um zagueiro canhoto e rápido. Luan joga muito bem do lado direito, mas lá já temos o Mina e o Dracena. Quando o Luan é deslocado para a esquerda, seu futebol cai 50%.