1
X
0
08/11/2024 - 21:30
O Palmeiras venceu o Grêmio por 1 a 0 no Allianz Parque e segue vivo no Campeonato Brasileiro. A vitória veio muito pela insistência do Palmeiras, que aumentou a pressão, empurrou o time gaúcho para sua própria área conseguiu o tento da vitória já na parte final do jogo.
É verdade que os jogadores comandados por Renato Portaluppi recuaram demais e aceitaram nossa pressão, ao contrário, por exemplo, de times como o Fortaleza, que souberam administrar o fato de jogar num estádio hostil e contra um time forte como o nosso. Mas isso é problema deles. O fato é que o Verdão, enfim, deu sinais de que reverteu o momento de maior pressão e que está pronto para buscar as cinco vitórias que podem nos levar ao tricampeonato seguido.
A vitória veio num cenário diferente do habitual. O time foi modificado por Abel, que propôs um 4-1-4-1, sacando do time Richard Ríos e Flaco López, para as entradas de Mauricio e Rony. Murilo, recuperado de lesão, também foi importante para melhorar a saída de bola. Por fim, o estádio estava diferente, mais vazio – um tanto pelo desânimo de parte da torcida, e muito também pela chuva torrencial que castigou a zona oeste de São Paulo nesta sexta-feira.
A escolha por Rony não foi exatamente a melhor. As jogadas de flanco resultavam em cruzamentos pelo alto e o camisa 10 não conseguia, obviamente, levar a melhor sobre a dupla de zaga do Grêmio. E quando as jogadas eram por baixo, Rony tentava se posicionar para um facão, em velocidade, e não se apresentava para participar das trocas de passes, dificultando o envolvimento da defesa adversária. Ele esperava por toques em profundidade sem haver espaço para esse tipo de jogada.
Ainda assim, foram 11 finalizações no primeiro tempo – e verdade que, perigosa mesmo, apenas uma, numa cabeçada de Gustavo Gómez após cobrança de escanteio. Era nítido que o time precisava de algum tipo de mudança para o segundo tempo e a torcida se manifestou na saída para o intervalo, com vaias e cobranças.
Abel não mexeu no time para o segundo tempo e o panorama não se modificava. As finalizações continuaram saindo, a atitude dos jogadores ficou um tanto mais agressiva, mas ainda assim as ações eram insuficientes para chegar ao gol – em parte, também, em função da atuação de Marchesin, que resolveu fechar a meta.
As mexidas promovidas por Abel aos 18 minutos deram resultado. Nosso treinador mandou a campo Flaco López, Dudu e Mayke (na esquerda), e nosso time passou a encaixotar o Grêmio em sua área, promovendo um autêntico ataque-contra-defesa.
Depois de enfileirar cerca de meia dúzia chances claras em apenas dez minutos, o gol saiu: Dudu fez a jogada pela esquerda, puxou para dentro e bateu rasteiro, cruzado; Marchesin deu rebote e Estêvão conseguiu, enfim, completar para as redes.
Alívio do Allianz Parque. O Verdão seguiu mandando no jogo e o Grêmio jamais ameaçou nosso gol. Ao todo, foram 34 finalizações. Só uma entrou, mas ao menos foi o bastante para garantir os três pontos. Tão importante quanto isso foi restabelecer a confiança do time, que pode nas próximas partidas voltar a converter em gols o volume de jogo que imprime.
Deixamos de depender só de nossas forças no Derby, mas só precisamos, além de vencer o Botafogo do Rio e as quatro partidas restantes, de uma derrota dos cariocas. Se a sorte nos sorrir só um pouquinho, ela virá. Fé e esperança. VAMOS PALMEIRAS!
Ficha Técnica
Escalação
Grêmio
Primeiro tempo
Raphael Veiga cruzou na área, a defesa afastou e a bola sobrou com Caio Paulista; o camisa 16 bateu de voleio mas errou o alvo.
QUAAASE! Felipe Anderson recebeu pelo lado esquerdo do ataque, ajeitou para a perna direita e cruzou fechado; a bola não resvalou em ninguém e enganou Marchesin, que deu um tapinha para evitar o que seria um golaço; ela ainda tocou na trave esquerda e saiu em escanteio.
UUUHHH! Raphael Veiga cobrou escanteio pelo lado direito do ataque e encontrou Gustavo Gómez na linha da pequena área; o paraguaio cabeceou firme e levou muito perigo ao gol de Marchesin, que espalmou para novo escanteio.
BOA CHEGADA! Raphael Veiga recebeu na intermediária e tocou de primeira para Rony; da entrada da área, o camisa 10 bateu firme, cruzado, de perna direita, mas Marchesin agarrou.
UFA! Villasanti chegou com perigo pela direita e invadiu a área com liberdade, mas na hora de finalizar, Murilo chegou firme nele para bloquear.
QUE PERIGO! Felipe Anderson avançou pela esquerda e tocou curto com Caio Paulista; o camisa 16 tentou cruzar rasteiro, a bola desviou na marcação e chegou com perigo no gol de Marchesin, que pegou no reflexo e mandou para escanteio.
GOL IMPEDIDO! Felipe Anderson finalizou da entrada da área, a bola bateu na marcação e sobrou dentro da área com Mauricio; com liberdade, o meia soltou um canhão de perna canhota e estufou as redes, mas estava à frente e o gol foi prontamente anulado.
QUE CHANCE! Aníbal Moreno acionou Felipe Anderson na entrada da área; o camisa 9 tocou de primeira para Mauricio, que invadiu a área com liberdade e bateu firme, cruzado para grande defesa de Marchesin.
Marcelo de Lima Henrique encerrou a primeira etapa após cinco minutos de acrésimo.
Segundo tempo
O Palmeiras voltou para a segunda etapa sem alterações na escalação.
BOA BOLA! Estêvão recebeu pelo lado direito do ataque, carregou pelo meio e acionou Mauricio; com liberdade, o meia bateu firme, cruzado, de perna esquerda, mas Marchesin saltou e fez mais uma boa defesa.
UUUUHHH! Mauricio avançou pela esquerda e levantou na área para Raphael Veiga, que saltou alto e cabeceou com perigo, mas a bola passou rente ao travessão de Marchesin.
BOA CHEGADA! Felipe Anderson recebeu a bola pelo lado esquerdo do ataque e rolou no meio para Mauricio, que bateu firme para o gol; a bola desviou na marcação e saiu em escanteio.
Entraram: Dudu, Mayke e Flaco López
Saíram: Felipe Anderson, Caio Paulista e Rony
QUE CHAAAAANCE! Dudu cobrou escanteio pelo lado esquerdo do ataque e tocou rasteiro para Flaco López; o argentino rolou para Raphael Veiga, que teve boa chance na marca do pênalti e finalizou com muito perigo, mas a bola saiu à esquerda do gol.
INACREDITÁVEL! Veiga cobrou escanteio curto com Dudu, que cruzou fechado na área; a bola passou por todo mundo e sobrou nos pés de Gustavo Gómez, dentro da pequena área, com o goleiro batido, mas a conclusão saiu à esquerda do gol.
INCRÍVEL! O GOL NÃO SAI! Estêvão recebeu pelo lado direito do ataque, cortou para o meio e bateu firme, com curva, no cantinho direito de Marchesin, que saltou e fez uma defesa espetacular.
NÃO É POSSÍVEL! Veiga cobrou novo escanteio do lado esquerdo do ataque, alçou na área e a bola sobrou para Estêvão, que dominou e logo bateu firme para o gol, mas a bola resvalou na trave e saiu em tiro de meta.
GOOOOOOOLLLLLLL DO PALMEIRAS! Dudu recebeu na ponta esquerda, carregou sozinho para dentro e bateu firme de perna direita; Marchesin saltou e espalmou, mas a bola sobrou nos pés de Estêvão, com o gol aberto; o camisa 41 só escorou e finalmente abriu o placar.
Entrou: Richard Ríos
Saiu: Mauricio
BOA CHEGADA! Dudu tocou na esquerda com Raphael Veiga, que acionou Flaco López mais aberto; sem muito ângulo, o argentino bateu para o gol e descolou escanteio.
Entrou: Zé Rafael
Saiu: Raphael Veiga
JOGADAÇA! Richard Ríos deu bote preciso para recuperar a bola no ataque, carregou pela meia direita, cortou para dentro e bateu firme para o gol, mas Marchesin pegou mais uma.
QUE CHANCE! Veiga cobrou escanteio pelo lado esquerdo, Marchesin afastou com as mãos e a bola sobrou com Estêvão; o garoto cortou para o meio, limpou a marcação e bateu de voleio, com perigo, mas o goleiro conseguiu nova defesa.
QUAAASE O PALMEIRAS MATA O JOGO! Com o Grêmio completamente exposto, Zé Rafael disparou em velocidade pelo meio e tocou para Estêvão; em jogada de dois contra dois, o garoto carregou, invadiu a área e tocou de volta para Zé, que bateu com força para o gol, mas a bola foi na rede pelo lado de fora.
O juiz encerrou o jogo e o Verdão voltou a vencer!