0
X
2

Cuiabá 0x2 Palmeiras

O Palmeiras venceu com autoridade o Cuiabá por 2 a 0, fora de casa, e conseguiu cortar dois dos 13 pontos que separavam o time do líder, Botafogo, que tropeçou na rodada. A vitória foi excelente também no sentido de que Abel conseguiu economizar energias, pensando na Libertadores, e queimou alguns dos pendurados, que já entrariam no rodízio na próxima partida.

O time que entrou no início não tinha pelo menos cinco titulares, e mesmo assim o Verdão conseguiu impor seu ritmo e bloqueou todas as iniciativas do time da casa, que mesmo com uma ligeira vantagem na posse de bola, não a usou de forma a ameaçar nossa defesa.

Com Richard Ríos bastante adiantado, auxiliando no flanco direito, Raphael Veiga não sofreu tanto com a marcação adversária e conseguiu impor sua maestria, ditando o ritmo de nossos ataques, escolhendo os lados e imprimindo a velocidade mais adequada para cada lance.

Foi a partir do lado direito, com Artur e Ríos bem entrosados, contando até com o apoio eventual de Marcos Rocha, que o Palmeiras criou as melhores chances no primeiro tempo. Sem contar com a velocidade de Rony, mas com Flaco mais dentro da área, o Verdão usou bem os cruzamentos e chegou ao gol aos 30 minutos – não com o argentino, mas sim com Veiga, que subiu livre na risca da pequena área, aproveitando ótimo cruzamento de Luan, que iniciou a jogada interceptando uma saída de jogo do Cuiabá.

Se o lado direito ia bem, o esquerdo falhava na lentidão de Jhon Jhon, que ainda não achou o ritmo correto após deixar o sub-20. Senhor das ações na base, o camisa 40 nem sempre consegue tomar as decisões num tempo mais curto, como exigem as partidas dos profissionais, e os ataques pelo setor acabam prejudicados, sobretudo numa noite em que Piquerez também não esteve como em suas melhores exibições. Ainda assim, Walter foi ameaçado algumas vezes na parte final do primeiro tempo em jogadas pelo flanco esquerdo.

Para o segundo tempo, o Verdão veio disposto a matar o jogo e Flaco López foi o destaque, aparecendo duas vezes em boas condições de ampliar o placar, mas falhou em ambas. Numa delas, Veiga ainda acertou a trave, no rebote.

Deyverson seguia encaixotado no meio de nossos dois zagueiros e nada produziu. Denilson entrou no lugar de Ceppelini, jogando mais avançado. Jhon Jhon, por sua vez, começou a ficar menos marcado, e passou a render melhor. Mas foi Richard Ríos quem definiu o jogo, com grande atuação.

Primeiro, o colombiano acertou um belo sem-pulo da entrada da área, no contrapé de Walter, que só torceu e a bola saiu a dois dedos da trave esquerda. Mas em sua segunda chance, aproveitando rebote em chute de Fabinho, Ríos acertou um chutaço de fora, na última gaveta, indefensável, em selou o destino do jogo.

O técnico do Cuiabá então tentou uma última cartada, povoando mais nossa área com um segundo centroavante (Derik Lacerda) e deixando nosso contra-ataque muito à vontade. Abel colocou Rony e Breno Lopes para tentar aproveitar esse espaço, mas o jogo perdeu intensidade, dos dois lados – contribuiu para isso o fortíssimo calor na capital mato-grossense.

Assim, o jogo se encaminhou para o apito final de forma tranquila, com os dois times aceitando o placar de 2 a 0. O árbitro André Luiz Policarpo Bento, que só se complicou no critério dos cartões, encerrou o jogo sem maiores sobressaltos.

O segundo turno começou de forma promissora. O Botafogo empatou 3 dos últimos 5 jogos; ainda é cedo para falar em blecaute, mas é bom se manter vencendo para estar pronto para aproveitar uma tendência de queda, caso ela se crie. Se o Verdão não tivesse vencido Cruzeiro e Cuiabá, de nada teria adiantado.

O domingo será de paz na torcida do Palmeiras, que vai saborear a macarronada com vitória, enquanto já começa a pensar na viagem para a Colômbia. O adversário será o surpreendente Deportivo Pereira, uma pedra pequena – que se não for tratada com todo o respeito, faz qualquer time tropeçar, como qualquer pedra grande. 24 horas de desfrute, vira chavinha e foco na Libertadores! VAMOS PALMEIRAS!

Ficha Técnica

Escalação

Cuiabá

Walter
Matheus Alexandre
Alan Empereur
Filipe Augusto
Marllon
Rikelme
Fernando Sobral
Lucas MIneiro
Raniele
Ceppelini
Denilson
Jonathan Cafu
Derik Lacerda
Deyverson
Clayson
Wellington Silva
António Oliveira
TÉCNICO


Primeiro tempo

7'
Palmeiras

Marcos Rocha lançou Richard Ríos pelo lado direito do ataque; o colombiano dominou e cruzou de perna direita para Flaco López, que cabeceou com perigo por cima do gol de Walter.

16'
Palmeiras

Veiga cobrou falta da intermediária, pelo lado esquerdo, para o meio da área; Murilo subiu sozinho e cabeceou para o chão, mas Walter encaixou com facilidade.

20'
Palmeiras

Arthur recebeu pelo lado direito e rolou para Marcos Rocha; Rocha levantou a cabeça e cruzou no segundo pau para Raphael Veiga, que cabeceou por cima do gol.

27'
Cuiabá

Deyverson recebeu na ala direita e conseguiu bom passe rasteiro para Fernando Sobral; livre de marcação, Sobral bateu muito mal, por cima do gol.

28'
Palmeiras

Flaco López aproveitou a falha de Empereur, acelerou pelo lado direito e fez bom cruzamento rasteiro para Jhon Jhon; da entrada da área, o meia bateu com força, mas a bola saiu pelo lado esquerdo de Walter.

29'
Palmeiras

GOL DO PALMEIRAS! Luan conseguiu belo drible pelo lado direito do ataque e cruzou na cabeça de Raphael Veiga, que subiu mais que todos e cabeceou firme para abrir o placar.

36'
Palmeiras

Arthur fez grande jogada pela direita, venceu a marcação, tabelou com Veiga e cruzou rasteiro para Jhon Jhon; o jovem bateu de primeira, muito longe do gol.

48'
Cuiabá

Jonathan Cafu recebeu na ponta direita, venceu Piquerez no jogo de corpo e saiu cara a cara com Weverton; sem muito ângulo, ele bateu firme, para grande defesa do Paredão.

51'

André Luiz Policarpo Bento encerrou a primeira etapa.


Segundo tempo

6'
Palmeiras

Artur recebeu de Marcos Rocha, olhou para a área e cruzou com qualidade para Flaco López; o argentino cabeceou no meio da meta de Walter, que encaixou facilmente.

9'
Palmeiras

Jhon Jhon acertou belo passe em profundidade para Flaco, que bateu em cima da marcação; a bola sobrou para Veiga, que chutou forte e rasteiro, mas a bola explodiu na trave.

10'
Cuiabá

Deyverson recebeu dentro da área e bateu firme de perna esquerda; Weverton caiu e fez boa defesa, jogando para escanteio.

12'
Palmeiras

Zé Rafael lançou pelo alto para Flaco López, que deu uma casquinha para Jhon Jhon; com espaço pelo lado esquerdo do ataque, ele pisou para Artur, que chegou batendo com perigo; Walter fez grande defesa e jogou para escanteio.

13'
Palmeiras

Artur levantou para Richard Ríos, na entrada da área; o volante acertou belo voleio de primeira e a bola passou com perigo ao lado esquerdo de Walter.

19'

Entraram: Fabinho e Breno Lopes
Saíram: Zé Rafael e Artur

20'
Palmeiras

GOLAÇO DO PALMEIRAS! Fabinho recebeu dentro da área e bateu forte, em cima da marcação; a bola sobrou para Richard Ríos, que dominou e bateu de voleio, no ângulo direito de Walter.

23'

Entraram: Rony e Mayke.
Saíram: Flaco López e Piquerez

33'

Entrou: Jailson
Saiu: Raphael Veiga

47'
Cuiabá

Denilson recebeu pelo lado esquerdo do ataque e virou um voleio de primeira, para uma bela defesa de Weverton; não valeria – o juiz assinalou impedimento ao fim do lance.

49'

André Luiz Policarpo Bento apitou o fim de jogo.



Notas


Jogador
Descrição
Nota
Weverton
Perfeito quando exigido, tanto embaixo das traves quanto na reposição de bola.
7.5
Marcos Rocha
Jogou na experiência e cobriu bem seu lado; arriscou um ou outro bom apoio, só na boa.
6.5
Luan
Grande partida, ajudando a anular Deyverson e sendo decisivo na construção da jogada do primeiro gol.
8
Murilo
Gigante no jogo aéreo, foi firme, intransponível.
8
Piquerez
Foi o elo fraco da defesa, sendo vencido algumas vezes e expondo o flanco.
5.5
Mayke
Vai mostrando toda sua utilidade; já jogou de ponta-direita, agora de lateral esquerdo.
6
Zé Rafael
Jogou pensando na Colômbia.
6
Fabinho
Cada vez mais maduro, participou da jogada do segundo gol.
6.5
Richard Ríos
Fez um jogo completo, com eficiência na marcação e um excelente senso de apoio, desafogando Veiga, e sendo decisivo com um golaço (e um outro quase-golaço).
8.5
Artur
Depois de uma sequência muito fraca, fez um bom jogo, afinal. Esperamos que seja uma retomada definitiva, num momento bem delicado da temporada.
7.5
Breno Lopes
Entrou pra meter correria, do lado direito, mas não foi lá grande coisa.
6
Raphael Veiga
Maestro. Com liberdade, ditou o ritmo do jogo, escolheu os lados das jogadas e chegou para finalizar.
8.5
Jailson
s/n
Jhon Jhon
Só jogou bem quando o Cuiabá se lançou à frente e ficou com mais espaços. Sob marcação apertada, foi anulado.
7
Flaco López
Centroavante em noite sem gols, com erros de finalização, só sobreviveu porque foi de alguma forma útil na criação, e porque o time ganhou.
6
Rony
Idem ao Breno Lopes.
6
Abel Ferreira
Abel Ferreira
Gestão de energia ok; domínio do jogo com resultado excelente e diferença caindo. Tudo certo!
8




Um comentário em “19-08-2023 – Cuiabá 0x2 Palmeiras – Campeonato Brasileiro 2023

Deixe uma resposta