3
X
1
23/06/2024 - 18:30
O Palmeiras venceu o Juventude por 3 a 1, chegou à quinta vitória seguida e se isolou na segunda posição do Brasileirão, a apenas um ponto do Flamengo, que venceu o Fla-Flu com um pênalti escandaloso marcado a cinco minutos do fim do jogo.
A vitória veio de maneira natural, mas com momentos de tensão e ansiedade na torcida, já que o primeiro tempo terminou sem gols e o adversário, após sofrer um gol no início do segundo tempo, ainda buscou o empate aos 20 do segundo tempo. Os gols que selaram a vitória do Verdão, entretanto, saíram do maior volume de jogo e da impressionante consistência de movimentos no decorrer da etapa final, mesmo sob pressão.
Abel sacou três titulares para fazer a gestão de energia: Aníbal Moreno, Rony e Piquerez. E é preciso dizer que o time sentiu a ausência sobretudo dos dois primeiros. A solidez de Moreno na meia cancha e a marcação eletrizante de Rony na saída de bola adversária fizeram falta. O Verdão foi superior ao adversário, mas em comparação com o próprio Palmeiras das partidas anteriores, estava mais exposto e agredindo menos o adversário.
Foram pelo menos seis boas chances de gol no primeiro tempo, com Marcos Rocha, Veiga, Menino, Flaco (que mandou na trave) e até com Zé Rafael. Por outro lado, havia espaço nas costas dos nossos volantes e o Juventude ameaçou com Gilberto e Erick Farias. Weverton fez grandes defesas.
O Juventude contou com a complacência do árbitro para fazer muita cera, daquele jeito mais irritante possível. O time gaúcho usou todas as chances de quebrar o ritmo do jogo que teve.
No segundo tempo, o gol de Flaco López logo a três minutos parecia que tinha resolvido o jogo: o Juventude teria que sair para o jogo, parar de picotar o ritmo e daria mais espaços para o Verdão ampliar. Mas o Palmeiras diminuiu o ritmo e, numa jogada de lateral, o Juventude empatou, numa rara falha dupla de nossos zagueiros – Marcos Rocha também estava na jogada.
O gol idiota trouxe muita ansiedade para as arquibancadas e a torcida travou; em vez de reagir e empurrar o time, ficou muda, apenas observando. Abel imediatamente mandou os três titulares poupados a campo, mas a torcida queria mesmo era ver Dudu.
Onze minutos depois do gol sofrido, o Verdão voltou a mandar no placar, num gol que contou com alguma dose de sorte: após cruzamento de trivela de Raphael Veiga, Flaco López raspou de cabeça mas ela caiu certinho no pé de Estêvão, que havia trocado de posição com Rony; o menino ajeitou e fuzilou Gabriel, mandando a bola no canto esquerdo, sem chances.
Pouco depois, o Allianz Parque explodiu com a volta, enfim, de Dudu. E a entrada em campo do Baixola acabou criando um clima no Allianz Parque que nocauteou o Juventude – algo que nenhum dos dois gols causou.
Com o adversário na lona, o Verdão seguiu criando. Rony deu um lindo passe de calcanhar e Estêvão mandou na trave e Dudu quase aproveitou o rebote. Pouco depois, nosso time chegou ao terceiro gol com Mayke, após ótima roubada de bola de Zé Rafael. E ainda deu tempo para Weverton fazer uma sequência de defesas inacreditável, lembrando os melhores momentos de São Marcos.
O jogo terminou com a ampla superioridade do Palmeiras refletida no placar, mas houve momentos de enorme apreensão. Os erros bobos de marcação que já tinham sido vistos no jogo contra o Bragantino voltaram a acontecer.
De qualquer forma, os resultados estão aparecendo e estamos muito bem colocados na tabela. Times importantes estão ficando para trás e tudo indica que, com mais um ou dois coadjuvantes, a briga pelo título será mesmo entre o Verdão e o Flamengo. Seguimos em evolução, somando pontos importantes e a maratona está muito longe do fim. VAMOS PALMEIRAS!
Ficha Técnica
Escalação
Juventude
Primeiro tempo
BOA CHANCE! Murilo cruzou na área, a defesa afastou e a bola sobrou com Marcos Rocha; próximo à área, o camisa 2 bateu firme para o gol, com perigo, mas a zaga desviou e o Verdão ganho escanteio.
ELE TENTOU! Após bola alçada na área, Fabinho ajeitou de cabeça para Flaco Lopez, que fez o movimento perfeito para a bicicleta, mas mandou no meio do gol e o goleiro Gabriel encaixou com facilidade.
AGARROU! Nenê cobrou falta da intermediária ofensiva, mandou direto para o gol e parou nas mãos de Weverton, que foi buscar em seu lado direito e agarrou.
UUUUUHHHH! Vanderlan recebeu a bola pelo lado direito do ataque, olhou para a área e cruzou na medida para Raphael Veiga; o camisa 23 cabeceou firme para o chão, com muito perigo, mas Gabriel foi buscar.
QUAAAAAASE! Raphael Veiga recebeu pelo lado direito do ataque, levou para a perna esquerda e bateu firme de fora da área; com desvio, a bola passou com perigo à direita do gol e saiu em escanteio.
NA TRAAAAAVEEE! Estêvão recebeu pela intermediária e descolou passe em profundidade para Flaco López; pelo lado direito do ataque, o argentino encarou Gabriel, tocou por cima do goleiro e viu a bola pegar caprichosamente na trave direita do gol.
UUHHH! Estêvão recebeu passe na linha de fundo, dominou e tocou atrás para a chegada de Zé Rafael, que bateu de primeira, com perigo, mas a bola passou por cima do gol de Gabriel.
WEVERTON! Nenê cruzou na medida para Erick, que cabeceou livre de marcação e levou perigo ao gol de Weverton, mas o goleiro fez grande defesa.
Após uma atuação fraca, sem pulso, Davi de Oliveira Lacerda encerrou o primeiro tempo.
Segundo tempo
Sem alterações, a equipe comandada por Abel Ferreira retornou ao gramado para o segundo tempo.
QUE JOGADA! Raphael Veiga carregou pelo meio e acionou Gabriel Menino, que invadiu a área e tocou de calcanhar para Flaco López, que bateu firme para o gol, mas parou nas mãos de Gabriel.
GOOOOOOLLLLLL DO PALMEIRAS! Raphael Veiga dominou a bola pelo lado direito do ataque, levantou a cabeça e cruzou na medida para Flaco López; o argentino cabeceou firme, no canto direito de Gabriel, que se esticou, mas não conseguiu evitar o primeiro do Verdão.
QUASE O SEGUNDO! Pela intermediária do ataque, Zé Rafael tocou curto com Gabriel Menino, que fez o giro e bateu para o gol de perna direita, com curva, e a bola passou com muito perigo à esquerda do gol.
Gol do Juventude. João Lucas cobrou lateral na área, Gabriel Taliari desviou e a bola sobrou para Erick, que cabeceou no canto direito de Weverton.
Entraram: Piquerez, Aníbal Moreno e Rony
Saíram: Vanderlan, Fabinho e Gabriel Menino
SALVA, WEVERTON! Erick disparou em velodidade, passou nas costas da defesa, ficou cara a cara com Weverton e bateu firme, mas o Paredão foi buscar e espalmou para escanteio.
UUUHH! Aníbal Moreno recuperou a bola no ataque e acionou Rony, que girou com agilidade e bateu rasteiro, de perna direita, mas a bola saiu à direita do gol de Gabriel.
GOOOOOOOLLLLLLL DO PALMEIRAS! Raphael Veiga recebeu na meia direita e cruzou de trivela na área, onde Flaco López desviou e a bola sobrou com Estêvão pela esquerda; sem muito ângulo, o garoto bateu rasteiro, cruzado, no canto esquerdo do gol.
Entrou: Dudu
Saiu: Flaco López
NA TRAAAAAAVEEE! Rony recebeu pelo lado direito do ataque e tocou de calcanhar para Estêvão, que chegava pelo meio; o camisa 41 bateu de primeira, de voleio e a bola explodiu na trave direita de Gabriel. Seria um golaço!
Entrou: Mayke
Saiu: Estêvão
GOOOOOOLLLLLLL DO PALMEIRAS! Zé Rafael recuperou a bola no ataque, levou para a linha de fundo e cruzou rasteiro para Mayke, que só empurrou para o as redes.
WEVERTON ESPETACULAR! Em chegada perigosa do adversário, Weverton fez duas defesas incríveis em sequência e evitou o gol do Juventude de forma impressionante.
O fraquíssimo árbitro Davi de Oliveira Lacerda encerrou a partida após sete minutos de acréscimo.