Atuesta é anunciado em time da MLS e se despede do Palmeiras: “Fazer parte da 3ª Academia foi uma honra indescritível”

Atuesta durante treinamento do Palmeiras na Academia de Futebol.
Cesar Greco/Palmeiras/by Canon

Atuesta retorna ao Los Angeles FC em um vínculo de empréstimo por um ano

Recuperado de lesão no joelho, mas sem espaço no Palmeiras, Atuesta foi anunciado nesta quinta-feira como reforço do Los Angeles FC. O colombiano retorna ao time da MLS em um contrato de empréstimo de um ano, com opção de compra.

O jogador, que foi a campo pelo Verdão em apenas um jogo em 2024, desembarcou na noite de segunda-feira nos Estados Unidos. Nas redes sociais, Atuesta se despediu do Palmeiras.

“Após dois intensos anos defendendo essa camisa gigante e cheia de tradição, hoje digo um ‘até breve’ ao clube onde tive a oportunidade de crescer profissionalmente, conquistar títulos importantes e estar ao lado de uma torcida fanática e leal!”, escreveu.

Contratado em dezembro de 2021 pelo Palmeiras, Atuesta não se firmou na equipe de Abel Ferreira. No ano passado, rompeu os ligamentos cruzados do joelho em fevereiro e só voltou a entrar em campo em dezembro.

Números de Atuesta pelo Palmeiras

Atuesta disputou 60 jogos com a camisa do Palmeiras, marcou dois gols e concedeu duas assistências. Em duas temporadas completas pelo clube, o meio-campista somou 1998 minutos jogados – média de 33’ por jogo.

Apesar da pouca influência em campo, Atuesta deixa o Verdão como o colombiano com mais títulos pelo clube (5) e o quinto em mais partidas disputadas, atrás de Rincón, Armero, Borja e Muñoz.

Atuesta comenta qual foi a pior parte da recuperação e celebra volta aos gramados: “Só tento desfrutar”

Aníbal Moreno e Eduard Atuesta durante treinamento do Palmeiras, na Academia de Futebol.
Cesar Greco/Palmeiras/by Canon

Atuesta lesionou o joelho em fevereiro do ano passado e passou 10 meses sem atuar

2024 é um recomeço para Atuesta no Palmeiras. O colombiano lesionou o joelho em fevereiro do ano passado e só voltou a jogar na última partida do Campeonato Brasileiro, no dia 6 de dezembro. Agora, o camisa 20 quer desfrutar e ter continuidade.

“O departamento médico, os fisioterapeutas, psicóloga, todos foram importantes para mim. Com a ajuda deles, é mais fácil entregar seu 100%. Agradeço a Deus por me permitir voltar e só tento desfrutar. O que eu mais gosto de fazer é jogar bola. O apoio de todos têm me ajudado a voltar bem na pré-temporada, começar o ano bem, e espero continuar desse mesmo jeito”, disse.

Para Atuesta, manter-se bem mentalmente foi um processo mais árduo do que recuperar fisicamente. “O ano passado foi muito difícil, de verdade. Não só fisicamente, mentalmente também. É ainda mais difícil que a parte física. Mas, graças a Deus, consegui voltar no mesmo ano, ganhamos o título e fiquei muito feliz porque consegui voltar antes do término do campeonato. Foi algo bonito para mim”, complementou.

Atuesta quer a Libertadores

Diante do Novorizontino, o meio-campista entrou no segundo tempo e substituiu Raphael Veiga. No clube desde 2022, Atuesta quer vencer a Libertadores.

“Coletivamente, desde que cheguei aqui, os objetivos são muito claros, que é ganhar sempre. Qualquer jogo. É trabalhar ao máximo, preparar-se da melhor maneira para enfrentar todos esses objetivos. Eu ainda não consegui ganhar a Libertadores aqui, é um sonho que espero concretizar. Não só para mim, mas para outros atletas que chegaram e não tiveram a oportunidade de ganhar também. Nosso objetivo é ganhar todos os jogos que disputamos”, finalizou.

Durante a pré-temporada, Atuesta foi um dos destaques do Palmeiras. Ele disputou todos os jogos-treino e marcou dois gols.

Com mais um gol de Atuesta, Palmeiras vence São Caetano em jogo-treino

Luis Guilherme durante jogo-treino do Palmeiras contra o São Caetano, na Academia de Futebol.
Cesar Greco/Palmeiras/by Canon

Na segunda partida amistosa do dia, o Palmeiras venceu o adversário por 3 x 0

Depois de empatar com o Suzano em 1 a 1, no primeiro jogo-treino de sábado, o Palmeiras voltou ao campo no período da tarde para mais um jogo amistoso, desta vez diante do São Caetano.

Com um gol no primeiro tempo e dois na etapa final, o Verdão derrotou o time do ABC Paulista por 3 x 0. Luis Guilherme abriu o placar, Flaco López ampliou e Atuesta deu números finais à partida – o colombiano havia marcado também contra o Suzano.

O Palmeiras iniciou o jogo-treino com: Weverton; Mayke, Gómez, Murilo e Vanderlan; Fabinho, Richard Ríos, Raphael Veiga (Zé Rafael); Luis Guilherme (Kidani – Sub-17), Rony e Bruno Rodrigues.

Na volta do intervalo, o time que entrou em campo teve Marcelo Lomba; Marcos Rocha, Luan, Naves e Caio Paulista; Aníbal Moreno, Zé Rafael (Atuesta) e Jhon Jhon; Garcia, Flaco López (DanielSub-20) e Breno Lopes.

A pré-temporada segue com trabalhos neste domingo, na Academia de Futebol. Na próxima semana, o clube deve realizar mais jogos-treino. A estreia oficial na temporada acontece no domingo que vem, diante do Novorizontino, às 16h.

Assista aos gols do Palmeiras:

Palmeiras treina e Atuesta comenta recuperação: “Comecei a valorizar muitas coisas”

Atuesta durante treinamento do Palmeiras na Academia de Futebol.
Cesar Greco/Palmeiras/by Canon

Colombiano está em processo de transição física e próximo de voltar a jogar pelo Palmeiras

O Palmeiras deu sequência à preparação para o confronto diante do Atlético-MG nesta sexta-feira, com atividades técnicas em campo reduzido na Academia de Futebol.

A comissão técnica comandada por Abel Ferreira colocou em prática treinamentos com foco na marcação e finalização. Em processo de transição física após passar por uma cirurgia no joelho, Atuesta trabalhou ao lado dos companheiros em alguns exercícios e finalizou o dia fazendo movimentações à parte.

O colombiano rompeu o ligamento cruzado anterior do joelho direito em fevereiro durante um treino no Allianz Parque. “Ninguém nunca quer se machucar, mas, com esse acontecimento, eu comecei a valorizar muitas coisas, como o carinho do torcedor, dos meus companheiros e de todos os trabalhadores daqui da Academia”, disse Atuesta.

“O que passei me fez valorizar coisas que provavelmente eu não ligaria. Me fez sentir muito do lugar em que estou e fico muito feliz e orgulhoso por isso. Isso tudo é uma das coisas que me dão forças, junto com Deus e a minha família”, complementou.

A tendência é que o meio-campista consiga atuar em algumas partidas na reta final da temporada. O Palmeiras tem pela frente mais 12 jogos pelo Campeonato Brasileiro.

“Como tem coisas ruins no começo, agora é cada dia uma alegria por conseguir fazer cada vez uma coisa diferente. Estou me acostumando de novo a passar a bola, ao esforço de um passe forte e ao de chutar. É algo difícil, mas dá muita alegria conseguir esses pequenos objetivos que parecem simples, mas, quando você vem de cirurgia, enche de felicidade”, declarou.

Momento do Palmeiras

Além de falar sobre o processo de recuperação, Atuesta também analisou a temporada do Palmeiras e o momento do clube.

“Eu vejo que todo mundo ficou com muita raiva e acho isso muito bom. Nós sabemos o que podemos fazer e chegamos longe, pois não é fácil chegar a uma semifinal de Copa Libertadores de novo. E sabemos também que somos vencedores, que sabemos jogar partidas difíceis e como ganhá-las. Por isso, é normal sentir essa raiva, não sei uma palavra melhor para usar, mas acho que isso vai dar mais motivação para o ano que vem brigarmos por todos os campeonatos que a gente disputar”, finalizou.

Com Atuesta, Palmeiras desembarca na Argentina; confira a lista dos atletas que viajaram

Abel Ferreira durante desembarque do Palmeiras, no hotel de concentração da equipe, em Buenos Aires, na Argentina.
Cesar Greco/Palmeiras/by Canon

Em processo de transição, o colombiano viajou com a delegação para a Argentina, mas não estará disponível para o jogo

O Palmeiras desembarcou na Argentina na noite desta terça-feira. Na quinta, a equipe enfrenta o Boca Juniors no jogo de ida da semifinal da Libertadores.

Recuperado de uma lesão no joelho, Atuesta viajou com a delegação palmeirense à capital argentina. O meio-campista, no entanto, não será relacionado para o jogo. Ele segue em processo de transição física e, nos últimos treinamentos, fez trabalhos com bola à parte.

Com o colombiano presente, Abel Ferreira levou quase todo o elenco para Buenos Aires. Apenas Dudu ficou em São Paulo. O camisa 7 rompeu os ligamentos do joelho e também sofreu uma lesão no menisco. O prazo de recuperação é de 9 a 12 meses.

O Palmeiras encerrará a preparação para o duelo contra o Boca na tarde desta quarta-feira, em treinamento que será realizado no Estádio Nuevo Gasómetro.

A partida de volta da semifinal acontece na quinta-feira da semana que vem, no Allianz Parque. Os ingressos para esse duelo começaram a ser vendidos para os sócios Avanti através do site Ingressos Palmeiras.

Confira os atletas do Palmeiras que viajaram para a Argentina: