Abel cita finalizações, dá méritos a Romero e diz: “Perco e ganho com as minhas ideias”

Abel Ferreira em jogo do Palmeiras contra o Boca Juniors, durante segunda partida válida pelas semifinais da Libertadores 2023, no Allianz Parque.
Cesar Greco/Palmeiras/by Canon

Ao ser questionado sobre a escalação inicial, Abel afirmou ter feito o melhor para o Palmeiras

Para o técnico Abel Ferreira, o resultado final do duelo entre Palmeiras e Boca Juniors não foi justo. Em coletiva após o empate em 1 a 1 e a desclassificação palmeirense nos pênaltis, o treinador citou as chances criadas pelo time ao longo do duelo.

“Nosso adversário marcou no primeiro chute a gol, eles se fecharam bem, fizeram marcações individuais, foi difícil encontrar espaços. No segundo tempo invertemos a construção, fixamos o Piquerez na linha de zaga e penso que fomos melhores. Finalizamos 24 vezes, mas o resultado não quis que fizéssemos mais um gol. Criamos o suficiente ao longo do jogo para sair com outro resultado”, comentou.

A mudança de postura do time na segunda etapa ocorreu após as entradas de Endrick e Kevin, no intervalo, e de Luis Guilherme, na parte final. Para o treinador, no entanto, não foram as peças que mudaram o time, e sim sua alteração tática na equipe.

“Não foi a entrada da molecada, foi a alteração no sistema que eu fiz do primeiro para o segundo tempo”, relatou o treinador, que continuou sendo questionado sobre a escalação inicial e as entradas dos jovens somente no segundo tempo.

“Perco e ganho com as minhas ideias, não com as ideias dos outros. Tudo que eu faço dentro clube é o melhor com os recursos que temos e potenciar todos ao máximo. É isso que vou continuar a fazer, pra isso que estou no clube diariamente”, disse.

“Quem é o treinador desta equipe? Quem é que faz tudo para o Palmeiras ganhar? Quem é que está com eles todo dia? Então, é isso. Não tenho mais nada a falar”, falou Abel, que prosseguiu.

“Entendo as perguntas sobre os garotos, esses “se” que vocês perguntam, mas o futebol é assim. Vejo o futebol de um jeito, e é por isso que sou treinador e vocês jornalistas. Queríamos muito estar na final, mas o Boca venceu. O goleiro do Boca fez a diferença, ele sim fez a diferença. Seguimos o nosso plano, mas desta vez houve o goleiro do adversário que não deixou seguirmos no caminho”, concluiu.

O Palmeiras volta agora as atenções ao Campeonato Brasileiro. No domingo, a equipe enfrenta o Santos, na Arena Barueri.

Confira outros trechos da coletiva de Abel Ferreira

– Jovens jogadores

“Aqui há muita meritocracia, desde quando cheguei. O Luis Guilherme e o Kevin integraram o grupo no meio do ano e estão muito bem. Endrick jogou contra o Grêmio e diante do Bragantino e estava preparado para entrar. Nós seguimos o plano, só que desta vez as coisas não deram certo”.

– Balanço do ano

“Ainda é cedo para fazer o balanço do ano, seja pessoal ou coletivo. Começamos o ano muito bem, tivemos alguns contratempos, mas foram esses contratempos que nos deram a oportunidade de utilizar o Kevin e o Luis Guilherme”.

– Brasileirão

“Não vou alterar aquilo que eu digo. Eles [o Botafogo] têm tudo para ser campeões”.

Weverton lamenta desclassificação e fala em “tranquilidade” para seguir na temporada

Weverton em jogo do Palmeiras contra o Boca Juniors, durante segunda partida válida pelas semifinais da Libertadores 2023 , no Allianz Parque.
Cesar Greco/Palmeiras/by Canon

Weverton também comentou sobre a disputa de pênaltis e citou falta de emocional ao Palmeiras

O Palmeiras não conseguiu superar o Boca Juniors e deixa a Libertadores na semifinal. O Verdão empatou o jogo em 1 a 1 no tempo normal e foi derrotado nos pênaltis por 4 a 2.

Ao final do jogo, o goleiro Weverton, um dos capitães da equipe, falou sobre a partida. O camisa 21 destacou a melhora do Verdão no segundo tempo, mas lamentou a falta de “emocional” do time nos pênaltis.

“A gente não fez um bom primeiro tempo, mas melhoramos no segundo. Queríamos ganhar o jogo nos 90 minutos. Infelizmente não conseguimos. Criamos bastante no segundo tempo, empatamos e buscamos até o último minuto. Nos pênaltis o emocional conta muito também, não fomos bem”, disse o goleiro.

Nas penalidades máximas, Weverton defendeu a primeira cobrança do Boca, batida por Cavani. Entretanto, Raphael Veiga e Gustavo Gómez pararam no arqueiro adversário. Os gols palmeirenses nas cobranças foram feitos por Kevin e Piquerez.

Tranquilidade para seguir, diz Weverton

Fora da Libertadores, o Palmeiras jogará até o final o Campeonato Brasileiro. A equipe ocupa atualmente a quarta colocação e está oito pontos atrás do Botafogo, que lidera a competição.

Para Weverton, o Verdão precisa “ter tranquilidade para seguir o trabalho”. “Lamentamos o que aconteceu, mas precisamos seguir fazendo o nosso melhor para que terminemos bem o Brasileirão”, finalizou.

O Palmeiras volta a campo no domingo para enfrentar o Santos, na Arena Barueri.

Pré-jogo Palmeiras x Boca Juniors – Libertadores da América 2023

Pré-jogo Palmeiras x Boca Juniors

Pré-jogo Palmeiras x Boca Juniors – Libertadores da América 2023

Estádio: Allianz Parque
Data e Horário: 05/10/2023 21h30

Transmissão

ESPN

ESPN

Star+

Star+

Na noite desta quinta-feira, a Sociedade Esportiva Palmeiras decide a vaga na grande final da Libertadores da América, quando recebe o Boca Juniors, da Argentina.

Depois de arrancar um bom empate na Bombonera, o Verdão tenta garantir, sem precisar dos pênaltis, mais uma presença na partida final, que será disputada no Maracanã. Para isso, precisa vencer por qualquer placar.

Escalação do Palmeiras

Palmeiras

DESFALQUE
Lesionado:
Dudu

Seguindo a lógica, Abel Ferreira deve escalar o mesmo time que trouxe o 0 a 0 de Buenos Aires, até porque nenhum deles saiu jogando no domingo, contra o Bragantino. A diferença pode estar na forma de jogar, retomando o tradicional 4-2-3-1, em vez de usar Marcos Rocha como zagueiro.

Assim, a provável equipe para enfrentar os argentinos é Weverton; Marcos Rocha, Gustavo Gómez, Murilo e Piquerez; Zé Rafael e Gabriel Menino; Mayke, Raphael Veiga e Artur; Rony. Mas vai que Endrick, com sua ótima atuação no domingo, tenha sensibilizado nosso treinador…

Escalação do Boca Juniors

Boca Juniors

No Boca Juniors, o técnico Jorge Almirón recebeu a notícia que Figal e Rojo, que eram dúvidas por questões físicas, foram liberados. A escalação deve ser a mesma do jogo da semana passada, na Bombonera.

Com o mesmo plano tático do jogo da ida, a formação inicial será Sergio Romero; Luis Advíncula, Nicolás Figal, Marcos Rojo e Frank Fabra; Cristian Medina, Pol Fernández, Equi Fernández e Valentín Barco; Edinson Cavani e Miguel Merentiel.

Números

  • Em 26 jogos, a vantagem no confronto é do Palmeiras – mas o empate é o resultado mais comum. Foram 8 vitórias do Verdão contra 4 dos argentinos, mais 14 empates;
  • Como mandante, a estatística é exatamente a metade do confronto geral: 4 vitórias, 7 empates e 2 derrotas;
  • Houve dois jogos no Allianz Parque válidos pela Libertadores de 2018, um pela fase de grupos e um pelas semifinais – ambos terminaram empatados;
  • Em 11 jogos válidos pela Libertadores, as duas equipes empataram 7 vezes, com duas vitórias para cada lado;
  • Faça os cruzamentos de dados históricos como quiser usando nosso Almanaque. Clique aqui!

Odds

O Palmeiras, jogando em casa, tem todo o favoritismo do mercado para vencer o jogo e conquistar a vaga. Os principais sites de aposta pagarão, em média, para cada real aplicado:

No calendário

A data não ajuda, mas quem se importa? Dos 15 jogos que já disputou no dia 5 de outubro, o Palmeiras só venceu 6 vezes e perdeu 9. Veja a lista completa clicando neste link.

Lei do Ex

Merentiel

Merentiel
2022 a 2023

Arbitragem

Andrés Matonte

Árbitro Principal:
Andrés Matonte

Leodán González

VAR:
Leodán González

Previsão do tempo

Temperatura: 17°C
Chuva: Não há previsão de chuva
Vento: ESE – 19km/h
Umidade: 79%

Parpite

Abel sempre tem um plano e Jorge Almirón será pego no contrapé. Ao melhor estilo da semi de 1999, quando o Palmeiras já vencia o River por 2 gols aos 18 minutos de jogo, celebraremos a classificação com muito menos tensão do que se imagina.

Dá Verdão: 3 a 0, com gols de Artur, Gabriel Menino e Breno Lopes, para 40.789 pagantes, que correrão para a Internet para reservar hotéis no Rio de Janeiro. Faltam só duas partidas para a Glória Eterna, pela quarta vez. VAMOS PALMEIRAS!

Palmeiras aprimora fundamentos e finaliza preparação para enfrentar o Boca Juniors

Zé Rafael durante treinamento do Palmeiras na Academia de Futebol.
Cesar Greco/Palmeiras/by Canon

Após empate em 0 a 0 na Bombonera, o Palmeiras busca a vitória para se classificar à final da Libertadores

O Palmeiras encerrou a preparação para o duelo decisivo contra o Boca Juniors nesta quarta-feira, em atividade realizada na Academia de Futebol. O confronto diante dos argentinos, válido pelo jogo de volta da semifinal da Libertadores, acontece às 21h30 desta quinta, no Allianz Parque.

A comissão técnica comandou atividades com foco nos fundamentos. Os jogadores aprimoraram cruzamentos, finalizações e também trabalharam alguns conceitos específicos de jogo. Por fim, os atletas participaram de um treino recreativo.

O técnico Abel Ferreira conta com quase todo o elenco à disposição. Os únicos desfalques são Dudu (lesão no joelho) e Atuesta (transição física).

Após empate em 0 a 0 em Buenos Aires, o Palmeiras precisa vencer o Boca por qualquer placar no Allianz para chegar à sétima final da competição continental. Em caso de um novo empate, a decisão será nos pênaltis.

Gustavo Gómez destaca importância da torcida do Palmeiras

Gustavo Gómez durante treinamento do Palmeiras na Academia de Futebol.
Cesar Greco/Palmeiras/by Canon

Capitão do Palmeiras, Gustavo Gómez concedeu entrevista após o treinamento e falou do papel importante que a torcida terá para o sucesso da equipe no duelo. De acordo com a última parcial divulgada pelo clube, 36.700 ingressos foram vendidos antecipadamente.

“O Palmeiras se impõe muito quando joga em casa, a torcida faz um trabalho fenomenal. Nos ajuda muito para podermos pressionar o adversário, é fundamental. Contamos com a ajuda deles também. Todos juntos, podemos fazer história mais uma vez”, disse o camisa 15.

Como os jogadores do Boca Juniors batem pênaltis?

Como os jogadores do Boca Juniors batem pênaltis?
Cesar Greco

Palmeiras e Boca Juniors se enfrentam nesta quinta-feira, às 21:30, no Allianz Parque, no jogo de volta da semifinal da Libertadores

É claro que todo torcedor palmeirense prefere que o Verdão vença o Boca no tempo normal. Porém, não dá para ignorar a possibilidade de uma decisão por pênaltis em um confronto tão equilibrado, contra uma equipe que decidiu as oitavas e as quartas de final da Libertadores nas penalidades.

Sendo assim, vamos analisar os cobradores da equipe argentina na competição.

Boca Juniors 2 (4)x(2) 2 Nacional-URU

Na partida contra o Nacional, do Uruguai, o primeiro cobrador foi o ponta direita Exequiel Zeballos. Aos 22 anos, ele só jogou pelo Boca na carreira e tem três cobranças de pênalti registradas no Sofascore, as três convertidas – uma no canto esquerdo, uma no meio e uma ligeiramente à direita.

Como os jogadores do Boca Juniors batem pênaltis?

O segundo a bater foi o experiente Darío Benedetto, que marcou seis dos últimos 10 pênaltis que cobrou. Desses 10, cinco foram batidos no lado esquerdo do goleiro, como você pode ver abaixo.

Como os jogadores do Boca Juniors batem pênaltis?

O terceiro cobrador foi o zagueiro Valentini, de 23 anos. Foi o primeiro e único pênalti que ele bateu como jogador profissional e ele chutou rasteiro no meio do gol.

Como os jogadores do Boca Juniors batem pênaltis?

A quarta cobrança foi do volante Pol Fernández, que desperdiçou a cobrança. Aos 31 anos, ele tem nove cobranças de pênalti registradas no Sofascore e converteu seis. Ele só bate no meio alto ou no lado direito baixo do goleiro.

Como os jogadores do Boca Juniors batem pênaltis?

O jovem Valentín Barco converteu a última cobrança e garantiu o Boca nas quartas. Foi o primeiro pênalti que ele bateu como em jogos oficiais na carreira.

Como os jogadores do Boca Juniors batem pênaltis?

Boca Juniors 0 (4)x(1) 0 Racing

Contra o Racing, o Boca abriu a disputa novamente com Ezequiel Zeballos.

A segunda cobrança foi de Lucas Janson, ponta esquerda de 29 anos. Ele tem nove pênaltis registrados no Sofascore, com sete acertos e dois erros. Foram cinco batidas no lado esquerdo do goleiro e três no lado direito, com uma batida mais centralizada.

Como os jogadores do Boca Juniors batem pênaltis?

O terceiro pênalti foi batido por Cavani. O camisa 10 do Boca é o que tem o melhor retrospecto entre os batedores – acertou nove das últimas 10 penalidades que cobrou. Dessas, foram 4 no lado esquerdo do goleiro, uma no meio e cinco à direita, sendo uma no travessão.

Como os jogadores do Boca Juniors batem pênaltis?

Marcos Rojo foi quem marcou o quarto pênalti e garantiu o Boca na semifinal. O zagueiro de 33 anos tem sete acertos em oito cobranças, de acordo com o Sofascore. O canto esquerdo é seu favorito.

Como os jogadores do Boca Juniors batem pênaltis?

Outras opções

Por ser um dos centro-avantes da equipe, Miguel Merentiel, ex-Palmeiras, pode ser uma das opções em uma possível disputa por pênaltis. O uruguaio recentemente desperdiçou uma cobrança contra o Almagro na Copa Argentina, torneio não registrado pelo Sofascore. Seu único gol em penalidades registrado na plataforma foi justamente contra o Verdão, pela Recopa Sulamericana de 2021.

Como os jogadores do Boca Juniors batem pênaltis?

O zagueiro Jorge Figal também foi um dos batedores do Boca contra o Almagro, mas não o faz com frequência. Ele tem apenas uma cobrança registrada pelo Sofascore, em 2016 – convertida no canto esquerdo.

À moda Fernando Prass, o goleiro Romero pode acabar se empolgando com a boa fase e a confiança. No entanto, ele nunca arriscou uma batida de pênalti em partidas oficiais e não tem nenhum gol na carreira, de acordo com o TransferMarkt.


O Boca Juniors tem, portanto, alguns bons cobradores, mas ainda se vê na necessidade de usar jogadores inexperientes na marca da cal. Dos oito jogadores utilizados nas disputas da Libertadores 2023, seis não têm nem dez pênaltis cobrados na carreira e dois cobraram pela primeira vez, segundo o Sofascore.

O Palmeiras deve tentar buscar a classificação no tempo normal, mas caso precise das penalidades, não deve ter medo do outro lado. O Alviverde já disputou pênaltis na Libertadores em 11 ocasiões e foi eliminado em apenas três.

Vale lembrar que Weverton, frequentemente cobrado por não defender penalidades em tempo normal desde 2019, defendeu cobranças em 85% das disputas pelo Verdão. A nível de comparação, o ídolo São Marcos, conhecido por ser decisivo em disputas, pegou pênaltis em 56% delas.

O Verdazzo fará a cobertura completa da partida de amanhã, com pré-jogo, transmissão ao vivo da partida e pós-jogo no Youtube, além de reportagens, entrevistas com torcedores e conteúdo exclusivo em todos os canais digitais. Fique ligado!


O Verdazzo é um projeto de independência da mídia tradicional patrocinado pela torcida do Palmeiras.

Conheça mais clicando aqui.