Goleador, Flaco López repete feito alcançado por Edmundo no Palmeiras

Flaco López comemora seu gol pelo Palmeiras contra o SCCP, durante partida válida pela nona rodada do Paulistão 2024, na Arena Barueri.
Fabio Menotti/Palmeiras/by Canon

Flaco López chegou a 6 gols nos últimos 6 jogos do Campeonato Paulista

No clássico do último domingo, contra o SCCP, Flaco López manteve a boa fase e balançou as redes mais uma vez na temporada. Na sua especialidade, o argentino aproveitou cruzamento de Piquerez e, de cabeça, venceu o goleiro Cássio.

Com mais um tento anotado, Flaco chegou a seis gols nos últimos seis compromissos pelo Campeonato Paulista. A última vez que um palmeirense havia ido às redes por tantas partidas consecutivas do estadual foi Edmundo, em 2007. Na ocasião, o Animal marcou 11 vezes em oito jogos seguidos.

A sequência de Flaco iniciou contra o Santos; depois, anotou contra Red Bull Bragantino, Ituano, Santo André, São Bernardo e SCCP. Já Edmundo, na época, fez dois gols frente ao rival de Itaquera, contra o Juventus e o Sertãozinho; além de marcar diante do Noroeste, Marília, América, SPFC e Guaratinguetá.

O atual camisa 42 é o artilheiro do Palmeiras na temporada e o vice-artilheiro do Campeonato Paulista. Ele soma uma média de um gol a cada 70 minutos jogados no ano.

Números de Flaco López

Flaco López comemora sequência de gols pelo Palmeiras

Flaco López comemora seu gol pelo Palmeiras contra o Água Santa, durante segunda partida da final do Paulistão 2023, no Allianz Parque.
Cesar Greco/Palmeiras/by Canon

López, que marcou nas duas últimas partidas disputadas pelo Verdão, celebra e cita adaptação

‘El Flaco’ López, autor do quarto gol da vitória por 4 a 0 na final do estadual sobre o Água Santa, tornou-se o primeiro argentino a balançar as redes em uma final de campeonato pelo Palmeiras desde que Cruz marcou duas vezes na goleada por 8 a 2 sobre o Fortaleza, na conquista da Taça Brasil de 1960.

O camisa 18 também marcou um golaço na estreia do Verdão na Libertadores, contra o Bolívar, em La Paz, e celebrou a semana especial pelo Verdão.

“Foi uma semana muito legal para mim. Tive a oportunidade de fazer dois gols e fiquei muito feliz. Na Bolívia, não foi o resultado que esperávamos, mas pessoalmente foi um gol bonito para guardar na minha carreira. Depois, pude ajudar a equipe marcando também na final do Paulista”, afirmou.

“O ambiente é muito legal, a gente trabalha muito e todo mundo merece coisas boas. Quando eu fiz o gol contra o Água Santa, foi todo mundo comemorar comigo, foi muito legal e engraçado, eles brincam muito comigo e fico muito feliz, sinto que eles torcem muito por mim, como eu torço por eles”, completou.

López fala sobre adaptação e projeta oportunidades

Flaco López comemora seu gol pelo Palmeiras contra o Água Santa, durante segunda partida da final do Paulistão 2023, no Allianz Parque.
Cesar Greco/Palmeiras/by Canon

López chegou ao Palmeiras na metade da última temporada e, desde então, tem se mostrado cada vez mais adaptado. O atleta passou por um processo de ganho de massa muscular e, com o “calendário cheio” de jogos para os próximos meses, já projeta novas oportunidades na equipe comandada por Abel Ferreira.

“Todo mundo tem que estar ligado e preparado para jogar. Teremos muitos jogos e todos terão minutos. Vamos trabalhar para aproveitar da melhor maneira cada minuto. Fora de campo, venho trabalhando bem também, estou evoluindo no peso e na força. Isso me deixa feliz e confiante para os próximos jogos”, destacou.

“No Brasil, o calendário é muito louco, tem muitos jogos e temos sempre que virar a página para estar ligado. Por outro lado, é bom para todo mundo ter minutos e precisamos estar preparados porque o Palmeiras precisa ganhar sempre”, finalizou.

Após ano de adaptação, Flaco López projeta 2023: “vai ser melhor”

Flaco López durante jogo-treino do Palmeiras contra o Desportivo Brasil, na Academia de Futebol.
Cesar Greco

Jogador de 22 anos, Flaco López chegou ao Palmeiras em junho do ano passado e tem 2 gols marcados

Iniciando sua segunda temporada pelo Palmeiras, o atacante Flaco López quer fazer um 2023 diferente em relação ao ano passado. Contratado em junho, o argentino começou bem sua trajetória no Verdão, porém teve dificuldade em manter o rendimento e terminou o ano com dois gols marcados em 14 jogos.

“Cheguei em um momento difícil, a adaptação teve de ser muito rápida, com o idioma, com os jogos importantes, mas foi uma experiência muito importante para mim, para eu seguir crescendo. Ter sido campeão brasileiro foi algo extraordinário”, avaliou o centroavante, que desde a chegada ao clube realiza aulas de português.

Mais adaptado, Flaco foi um dos destaques dos jogos-treino de pré-temporada do Palmeiras. No primeiro duelo, diante do Suzano, o jogador recebeu elogios por sua movimentação e, no último, contra o Desportivo Brasil, foi às redes após aproveitar cruzamento de Garcia.

“Estou hoje conhecendo cada vez mais os meus companheiros, os rivais. Me sinto mais adaptado e trabalhando muito. Eu quero fazer as coisas bem para estar à altura do Palmeiras. Acho que o ano que passou foi de aprendizado e esse ano agora vai ser melhor”, projetou.

Antes de atuar pelo Palmeiras, Flaco López havia jogado profissionalmente apenas pelo Lanús, da Argentina. O atacante de 22 anos tem contrato com o Verdão até julho de 2027.

Assista ao material produzido pela TV Palmeiras/FAM com Flaco López:

Contente no Palmeiras, Flaco López volta a marcar e tem a confiança de Abel

Flaco López comemora seu gol pelo Palmeiras contra o Cuiabá, durante partida válida pela trigésima sexta rodada do Brasileirão 2022, na Arena Pantanal.
Cesar Greco

Contratado no meio do ano, Flaco López marcou seu segundo gol com a camisa do Palmeiras

De volta à equipe titular, Flaco López decidiu a favor do Palmeiras no empate em 1 a 1 com o Cuiabá, no domingo, que manteve o Verdão invicto como visitante no Campeonato Brasileiro. Aos 30 minutos do segundo tempo, o argentino aproveitou o rebote do goleiro e, de cabeça, fez o gol palmeirense.

Foi o segundo tento de López pelo clube, que não ia às redes há mais de três meses – o último havia sido na vitória diante do Ceará, no dia 30 de julho. Contratado junto ao Lanús, em junho, o centroavante, apesar de ainda não se firmar no Palmeiras, se diz contente e agradece a confiança de Abel Ferreira.

“Muito contente de estar no Palmeiras”, disse em entrevista pós-jogo. “O Abel depositou confiança em mim hoje [domingo] e pude fazer o gol do empate. Temos o objetivo de terminar a competição invictos como visitantes. É um prêmio não só pra mim, mas para todos. Trabalhamos muito durante a semana”, completou.

Abel confia em Flaco López

Flaco López do Palmeiras em disputa com Camilo do Cuiabá, durante partida válida pela trigésima sexta rodada, do Brasileirão 2022, na Arena Pantanal.
Cesar Greco

Aos 21 anos, López assinou com o Palmeiras por 5 temporadas. O jogador foi assunto na coletiva de Abel Ferreira depois da partida e o treinador mostrou confiança no atleta, além de pedir paciência.

“Fomos buscar um jogador jovem, num clube [Lanús] com objetivos diferentes. É preciso trabalhar a parte mental. É preciso saber o que significa jogar no Palmeiras”, iniciou Abel.

“Ele assinou por cinco anos, vou dar esse tempo. Não esperava que nos primeiros seis meses abrisse o caixa. Sabemos os recursos que tem. Hoje, de três [chances], fez uma. Temos margem e espaço para jogadores desse tipo. É confiar, treiná-los e dar espaço”, completou o treinador.

O setor que Flaco atua é concorrido no Palmeiras. A comissão técnica via Rony como titular absoluto, mas nos últimos jogos o camisa 10 foi deslocado para a ponta e abriu espaço para Endrick. Além da promessa palmeirense, López disputa espaço com Navarro e Merentiel.

Abel ressalta regularidade do Palmeiras no Brasileirão e comenta estreias de Merentiel e Flaco López

Abel Ferreira em jogo do Palmeiras contra o América-MG, durante partida válida pela décima oitava rodada do Brasileirão 2022, no Independência.
Cesar Greco

Após a vitória palmeirense sobre o América-MG por 1 a 0, Abel também falou de Endrick

O Palmeiras venceu o segundo jogo consecutivo pelo Campeonato Brasileiro, ao fazer 1 a 0 sobre o América-MG fora de casa, e abriu quatro pontos de vantagem na liderança da tabela. Melhor equipe do primeiro turno, o Verdão também é o time com mais gols marcados (29, ao lado do Red Bull Bragantino) e a defesa menos vazada (12).

Para o técnico Abel Ferreira, os números do Palmeiras na competição representam a consistência e a regularidade da equipe no trabalho.

“[Esses números] são sinônimos do trabalho. Ser o melhor ataque e a melhor defesa demonstra qualidade nos processos, da equipe. Fico feliz pelo reconhecimento do time. O Brasileirão, sabemos que é uma prova de regularidade, também vou conhecendo cada vez mais o que é o nacional, como as coisas acontecem”, disse.

“Nosso segredo é o trabalho. Trabalhar de forma consistente, saber que para ganhar é preciso pagar um preço que nem todos estão dispostos a pagar. Ser resilientes, mesmo após a forma que fomos eliminados da Copa [do Brasil], levantamos e continuamos o nosso trabalho. Não sei se ganharemos mais algum título até o final do ano, mas o que eu sei é que temos sido regulares. Nosso destino é seguirmos leais aos nossos princípios, valorizar o trabalho e aceitar o resultado. Hoje, apesar do último lance do jogo, fomos merecedores da vitória”, acrescentou.

Abel comenta estreias de López e Merentiel

O duelo diante do América-MG registrou as estreias de Merentiel e Flaco López com a camisa do Palmeiras. O primeiro iniciou a partida como titular e atuou por cerca de 60 minutos; já o segundo esteve em campo por meia hora e criou boas oportunidades de gols.

Flaco López e Miguel Merentiel em jogo de estréia pelo Palmeiras contra o América-MG, durante partida válida pela décima oitava rodada do Brasileirão 2022, no Independência.
Cesar Greco

“São dois jogadores que precisamos desenvolver, ainda não estão prontos. Jogadores prontos custam muito dinheiro. E nossa função é desenvolvê-los, assim como fazemos com os jogadores da base. Muitos falam do Vanderlan, mas ele já havia estreado faz tempo e isso é um processo que leva tempo. Felizmente trabalho em um clube que nos dá esse tempo”, disse Abel sobre a dupla.

“Merentiel fez o primeiro jogo, tem muito ainda para crescer, aprender. Ele é muito tímido, ainda precisa se soltar. O López é o oposto em termos de personalidade, é jovem, bem disposto e rapidamente se adaptou. Vamos trabalhá-los com calma”, complementou.

Contra o Internacional, no próximo domingo, um dos dois deve novamente começar entre os titulares, já que Rony e Rafael Navarro seguem lesionados.

Endrick

Endrick assina seu primeiro contrato profissional com o Palmeiras, na Academia de Futebol, em São Paulo-SP.
Fabio Menotti

Por fim, o comandante palmeirense comentou sobre Endrick, que completou 16 anos nesta quinta-feira e assinou seu primeiro contrato profissional com o clube. Abel afirmou que a utilização da Cria da Academia nos jogos dependerá somente do que Endrick apresentar nos treinamentos.

“Ele que vai decidir a forma como vai se integrar, como vai treinar. Primeiro, é importante dizer que ele está lesionado e está fora nas próximas 3, 4 semanas. Depois que se recuperar, não sei como será. Não é porque é da base que tem direito, tem que ter mérito e crescer”, declarou.

“O Endrick seguirá esse caminho, é um menino que arrebenta no Sub-17 e 20. Vamos ver como ele se sairá contra zagueiros como o Gómez, Luan, Murilo… conforme vamos subindo de nível, o opositor também aumenta. Se ele chegar ao principal e fizer a mesma coisa que faz nas categorias inferiores, vai jogar. Eles [os jogadores] que fazem a diferença, não eu. Se mostrar, vai jogar; se tiver dificuldade, vamos dar o tempo necessário para se adaptar. Depende dele”, finalizou.