Flaco López embala, marca em 4 jogos consecutivos e é elogiado

Flaco López comemora seu gol pelo Palmeiras contra o Cuiabá, durante partida válida pela primeira rodada do Brasileirão 2023, no Allianz Parque.
Cesar Greco/Palmeiras/by Canon

Titular contra o Cuiabá, Flaco López marcou o gol que garantiu a vitória do Palmeiras

O atacante Flaco López vem sendo o destaque do Palmeiras nos últimos jogos. Após período de críticas e adaptação, o argentino embalou e foi às redes nas últimas quatro partidas, sendo fundamental para a vitória diante do Cuiabá, no sábado, na estreia da equipe no Brasileirão.

Titular, o camisa 18 anotou o gol que garantiu os primeiros três pontos do Verdão na competição. O desempenho de López e os tentos marcados fizeram com que o atacante fosse elogiado pelo técnico Abel Ferreira e também pelos companheiros de equipe.

“Todos nós enfrentamos um processo de crescimento, de evolução. Ele é jovem, tem qualidade e potencial. A adaptação demora tempo. Mas não há segredo, é trabalhar e ele sabe disso”, destacou o comandante palmeirense.

“Ele merece, eu até falei no vestiário depois do jogo, especialmente pra ele, para o Navarro, que a lei da semeadura não falha, eles colhem exatamente o que eles plantam, e plantam muito trabalho, muita dedicação. Flaco merece tudo que está vivendo, a gente agradece porque quando ele faz gol, a gente fica muito feliz”, disse o goleiro Weverton, um dos líderes do elenco.

No primeiro tempo contra o Cuiabá, o jogador atuou em função diferente e foi deslocado um pouco mais para trás do que está acostumado, fazendo “a do Veiga”, como Abel Ferreira destacou. “Foi diferente atuar nessa posição, não é a minha, mas estou feliz que deu certo”, disse o atacante.

Confira os números do camisa 18 na partida:

  • 82 minutos jogados
  • 1 gol anotado
  • 73% de aproveitamento nos passes (16/22)
  • 100% de aproveitamento nos lançamentos (2)
  • 3 finalizações totais
  • 6 duelos vencidos
  • 4 ações defensivas realizadas

Contratado em junho do ano passado junto ao Lanús, da Argentina, Flaco soma 24 jogos com a camisa do Verdão e chegou ao sexto gol. Na temporada, ele é o terceiro maior goleador da equipe (4), atrás de Raphael Veiga (5), Rony e Gabriel Menino (6).

Feito de Flaco López

Ao anotar quatro gols em quatro partidas consecutivas (contra Bolívar, Água Santa, Tombense e Cuiabá), Flaco López igualou feito de Gabriel Jesus, que havia sido o último palmeirense a balançar as redes adversárias em quatro jogos seguidos, em 2016.

Flaco López chuta para marcar seu gol pelo Palmeiras contra o Cuiabá, durante partida válida pela primeira rodada do Brasileirão 2023, no Allianz Parque.
Cesar Greco/Palmeiras/by Canon

Com Raphael Veiga e Rony ainda lesionados, o atacante deve continuar sendo escalado como titular, ao lado de Endrick. O Palmeiras volta a campo nesta quinta-feira para enfrentar o Cerro Porteño, às 20h no Morumbi, pela Libertadores.

Flaco López comemora sequência de gols pelo Palmeiras

Flaco López comemora seu gol pelo Palmeiras contra o Água Santa, durante segunda partida da final do Paulistão 2023, no Allianz Parque.
Cesar Greco/Palmeiras/by Canon

López, que marcou nas duas últimas partidas disputadas pelo Verdão, celebra e cita adaptação

‘El Flaco’ López, autor do quarto gol da vitória por 4 a 0 na final do estadual sobre o Água Santa, tornou-se o primeiro argentino a balançar as redes em uma final de campeonato pelo Palmeiras desde que Cruz marcou duas vezes na goleada por 8 a 2 sobre o Fortaleza, na conquista da Taça Brasil de 1960.

O camisa 18 também marcou um golaço na estreia do Verdão na Libertadores, contra o Bolívar, em La Paz, e celebrou a semana especial pelo Verdão.

“Foi uma semana muito legal para mim. Tive a oportunidade de fazer dois gols e fiquei muito feliz. Na Bolívia, não foi o resultado que esperávamos, mas pessoalmente foi um gol bonito para guardar na minha carreira. Depois, pude ajudar a equipe marcando também na final do Paulista”, afirmou.

“O ambiente é muito legal, a gente trabalha muito e todo mundo merece coisas boas. Quando eu fiz o gol contra o Água Santa, foi todo mundo comemorar comigo, foi muito legal e engraçado, eles brincam muito comigo e fico muito feliz, sinto que eles torcem muito por mim, como eu torço por eles”, completou.

López fala sobre adaptação e projeta oportunidades

Flaco López comemora seu gol pelo Palmeiras contra o Água Santa, durante segunda partida da final do Paulistão 2023, no Allianz Parque.
Cesar Greco/Palmeiras/by Canon

López chegou ao Palmeiras na metade da última temporada e, desde então, tem se mostrado cada vez mais adaptado. O atleta passou por um processo de ganho de massa muscular e, com o “calendário cheio” de jogos para os próximos meses, já projeta novas oportunidades na equipe comandada por Abel Ferreira.

“Todo mundo tem que estar ligado e preparado para jogar. Teremos muitos jogos e todos terão minutos. Vamos trabalhar para aproveitar da melhor maneira cada minuto. Fora de campo, venho trabalhando bem também, estou evoluindo no peso e na força. Isso me deixa feliz e confiante para os próximos jogos”, destacou.

“No Brasil, o calendário é muito louco, tem muitos jogos e temos sempre que virar a página para estar ligado. Por outro lado, é bom para todo mundo ter minutos e precisamos estar preparados porque o Palmeiras precisa ganhar sempre”, finalizou.

Após ano de adaptação, Flaco López projeta 2023: “vai ser melhor”

Flaco López durante jogo-treino do Palmeiras contra o Desportivo Brasil, na Academia de Futebol.
Cesar Greco

Jogador de 22 anos, Flaco López chegou ao Palmeiras em junho do ano passado e tem 2 gols marcados

Iniciando sua segunda temporada pelo Palmeiras, o atacante Flaco López quer fazer um 2023 diferente em relação ao ano passado. Contratado em junho, o argentino começou bem sua trajetória no Verdão, porém teve dificuldade em manter o rendimento e terminou o ano com dois gols marcados em 14 jogos.

“Cheguei em um momento difícil, a adaptação teve de ser muito rápida, com o idioma, com os jogos importantes, mas foi uma experiência muito importante para mim, para eu seguir crescendo. Ter sido campeão brasileiro foi algo extraordinário”, avaliou o centroavante, que desde a chegada ao clube realiza aulas de português.

Mais adaptado, Flaco foi um dos destaques dos jogos-treino de pré-temporada do Palmeiras. No primeiro duelo, diante do Suzano, o jogador recebeu elogios por sua movimentação e, no último, contra o Desportivo Brasil, foi às redes após aproveitar cruzamento de Garcia.

“Estou hoje conhecendo cada vez mais os meus companheiros, os rivais. Me sinto mais adaptado e trabalhando muito. Eu quero fazer as coisas bem para estar à altura do Palmeiras. Acho que o ano que passou foi de aprendizado e esse ano agora vai ser melhor”, projetou.

Antes de atuar pelo Palmeiras, Flaco López havia jogado profissionalmente apenas pelo Lanús, da Argentina. O atacante de 22 anos tem contrato com o Verdão até julho de 2027.

Assista ao material produzido pela TV Palmeiras/FAM com Flaco López:

Contente no Palmeiras, Flaco López volta a marcar e tem a confiança de Abel

Flaco López comemora seu gol pelo Palmeiras contra o Cuiabá, durante partida válida pela trigésima sexta rodada do Brasileirão 2022, na Arena Pantanal.
Cesar Greco

Contratado no meio do ano, Flaco López marcou seu segundo gol com a camisa do Palmeiras

De volta à equipe titular, Flaco López decidiu a favor do Palmeiras no empate em 1 a 1 com o Cuiabá, no domingo, que manteve o Verdão invicto como visitante no Campeonato Brasileiro. Aos 30 minutos do segundo tempo, o argentino aproveitou o rebote do goleiro e, de cabeça, fez o gol palmeirense.

Foi o segundo tento de López pelo clube, que não ia às redes há mais de três meses – o último havia sido na vitória diante do Ceará, no dia 30 de julho. Contratado junto ao Lanús, em junho, o centroavante, apesar de ainda não se firmar no Palmeiras, se diz contente e agradece a confiança de Abel Ferreira.

“Muito contente de estar no Palmeiras”, disse em entrevista pós-jogo. “O Abel depositou confiança em mim hoje [domingo] e pude fazer o gol do empate. Temos o objetivo de terminar a competição invictos como visitantes. É um prêmio não só pra mim, mas para todos. Trabalhamos muito durante a semana”, completou.

Abel confia em Flaco López

Flaco López do Palmeiras em disputa com Camilo do Cuiabá, durante partida válida pela trigésima sexta rodada, do Brasileirão 2022, na Arena Pantanal.
Cesar Greco

Aos 21 anos, López assinou com o Palmeiras por 5 temporadas. O jogador foi assunto na coletiva de Abel Ferreira depois da partida e o treinador mostrou confiança no atleta, além de pedir paciência.

“Fomos buscar um jogador jovem, num clube [Lanús] com objetivos diferentes. É preciso trabalhar a parte mental. É preciso saber o que significa jogar no Palmeiras”, iniciou Abel.

“Ele assinou por cinco anos, vou dar esse tempo. Não esperava que nos primeiros seis meses abrisse o caixa. Sabemos os recursos que tem. Hoje, de três [chances], fez uma. Temos margem e espaço para jogadores desse tipo. É confiar, treiná-los e dar espaço”, completou o treinador.

O setor que Flaco atua é concorrido no Palmeiras. A comissão técnica via Rony como titular absoluto, mas nos últimos jogos o camisa 10 foi deslocado para a ponta e abriu espaço para Endrick. Além da promessa palmeirense, López disputa espaço com Navarro e Merentiel.

Abel lamenta chances desperdiçadas e projeta próxima partida: “Fazer o que for preciso para virar”

Abel Ferreira em jogo do Palmeiras contra o Athletico-PR, durante primeira partida válida pelas semifinais da Libertadores 2022, na Arena da Baixada.
Cesar Greco

Abel citou oportunidades de Flaco López no primeiro tempo e cabeçada de Gustavo Gómez no segundo

O técnico Abel Ferreira voltou a falar da falta de eficácia do Palmeiras na entrevista coletiva após a derrota por 1 a 0 para o Athletico-PR, no primeiro jogo da semifinal da Libertadores, na Arena da Baixada.

O treinador pontuou o equilíbrio da partida, mas lamentou as chances desperdiçadas pelo Verdão no duelo. “Nesses tipos de jogos, a eficácia é determinante”, iniciou. “Tivemos a primeira grande oportunidade do jogo, com o López. Enfrentamos uma equipe experiente, com um treinador também experiente, que sabe muito bem como jogar, montar armadilhas”, continuou.

“Futebol é assim e nosso adversário foi lá e fez o gol. No segundo tempo entramos melhores. Depois que eles ficaram com um a menos tivemos cinco finalizações, sendo a cabeçada do Gómez a mais flagrante. Ainda tivemos alguns escanteios, mas eles se defenderam bem, algo que é característico deles”, complementou.

Para o comandante palmeirense, ainda, jogos de semifinais “são decididos em detalhes e de poucas oportunidades para cada time”, disse. “O jogo de hoje [terça-feira] comprova isso. Temos competência e capacidade, mas do outro lado também”, acrescentou.

Foco no segundo jogo

Ao comentar sobre a segunda partida, que acontece na terça-feira da semana que vem, Abel destacou o apoio que terá da torcida e afirmou: “vamos fazer o que for preciso para virar a eliminatória, impor o nosso jogo”.

Abel Ferreira em jogo do Palmeiras contra o Athletico-PR, durante primeira partida válida pelas semifinais da Libertadores 2022, na Arena da Baixada.
Cesar Greco

“Hoje perdemos, mas o jogo seguinte é em nossa casa, vamos recebê-los perante nosso público, que vai encher o estádio e nos apoiar”, disse. A expectativa é que novamente o Allianz Parque receba mais de 40 mil torcedores. Os ingressos começam a ser vendidos nesta quarta-feira para sócios Avanti e, na sexta-feira, as vendas se abrem ao público em geral.

Para chegar à final da Libertadores pela terceira temporada consecutiva, o Verdão precisa vencer os paranaenses por dois gols de diferença. Caso vença por um, a vaga será decidida nos pênaltis.

Abel explica escolha por López

Por fim, o comandante explicou a escalação de Flaco López como titular no lugar de Gustavo Scarpa, que estava suspenso.

“Foi uma opção. Já tínhamos feito isso contra o SCCP. O López criou boas oportunidades de fazer o gol. Queríamos o centroavante que tem a capacidade de receber entre as linhas e quando ele tinha sucesso nós conseguíamos criar, porque o adversário fazia perseguições individuais aos nossos médios e tinha um espaço no interior. Optamos por jogar com o López por isso, porque consegue jogar de frente e girar, além de abrir espaço nas costas”, explicou Abel, que também elogiou Gabriel Menino, substituto de Danilo.

“Não me queixo das ausências, todos precisam estar preparados para jogar. Pra mim, o meio-campo esteve muito bem. e Menino estiveram bem e gostei dos desempenhos deles”, finalizou.

Antes de encarar novamente o Athletico-PR, o Palmeiras, contudo, tem compromisso pelo Brasileirão. No próximo sábado, a equipe visita o Red Bull Bragantino, em partida válida pela 25ª rodada.