Lomba aproveita a oportunidade: “goleiro de time grande aparece nas horas certas”

Marcelo Lomba em jogo do Palmeiras contra o Ituano, durante partida válida pela quarta de final do Paulistão 2022, no Allianz Parque.
Cesar Greco

Marcelo Lomba está substituindo Weverton, que está servindo à seleção da CBF

Sem Weverton, que está servindo à seleção brasileira, Marcelo Lomba foi o goleiro titular do Palmeiras contra o Ituano e finalizou mais uma partida pelo clube sem sofrer gols – o Verdão venceu o duelo por 2 a 0 e se classificou à semifinal do Paulistão.

O Palmeiras manteve o controle absoluto do jogo desde o apito inicial de Thiago Scarascati. Entretanto, Lomba precisou aparecer no início do segundo tempo para defender um chute cruzado de João Victor, na única escapada do adversário, quando o placar ainda apontava 1 a 0.

“O foco é esse: estar bem sempre que tiver uma oportunidade. Aprendo muito com o Weverton, a gente tem um ambiente muito bom de trabalho. Com os pés no chão, os goleiros aparecem quando é preciso. A gente não quer aparecer em todos os momentos, goleiro de time grande aparece nas horas certas”, disse o goleiro em entrevista aos jornalistas na zona mista do Allianz Parque.

“A gente trabalha muito. A camisa de goleiro do Palmeiras é vitoriosa e excelentes profissionais passaram por aqui. O trabalho dos preparadores [de goleiros] é muito bom, sinto-me muito bem preparado. Tudo vem com o trabalho”, completou Lomba.

Lomba fala da adaptação ao clube

Marcelo Lomba em jogo do Palmeiras contra o Ituano, durante partida válida pela quarta de final do Paulistão 2022, no Allianz Parque.
Cesar Greco

Marcelo Lomba foi contratado para substituir Jailson e ser o reserva imediato de Weverton. Sua estreia pelo clube ocorreu contra a Ponte Preta e, a partir deste confronto, o camisa 42 disputou seis partidas e sofreu apenas dois gols. De acordo com o goleiro, o que facilitou sua adaptação ao Verdão é o trabalho que é desenvolvido pela comissão técnica.

“É um conceito do Palmeiras, parte do Abel, do staff que está em volta. Fica muito mais fácil para se adaptar, já tem uma linha de trabalho. O grupo é muito disciplinado e focado, está bem representado independentemente de quem esteja em campo”, finalizou.

Lomba será novamente titular na semifinal do Paulista, já que Weverton só retorna ao clube no meio da semana que vem. O Palmeiras enfrentará o Red Bull Bragantino ou o Guarani.

Contra Ituano, Marcelo Lomba disputará seu primeiro mata-mata pelo Palmeiras

Marcelo Lomba em jogo do Palmeiras contra o Red Bull Bragantino, durante partida válida pela décima segunda rodada do Paulistão 2022, no Estádio Nabi Abi Chedid.
Cesar Greco

Contratado em 2022, Lomba fez cinco jogos com a camisa do Palmeiras e sofreu apenas dois gols

Dono da melhor campanha da primeira fase do Campeonato Paulista, o Palmeiras enfrentará o Ituano nas quartas-de-final. A partida, que será definida em jogo único, acontecerá quarta-feira no Allianz Parque, às 21h35.

Para o duelo, Abel Ferreira não poderá contar com jogadores importantes do elenco, seja por conta de convocações ou lesões. O goleiro Weverton se apresenta à seleção brasileira nesta semana e só deve retornar à meta palmeirense no Paulistão caso a equipe chegue à final. Sem o camisa 21, a tendência é que Marcelo Lomba seja o arqueiro do Verdão no confronto.

Contratado para esta temporada, Lomba atuou como titular no duelo de ontem, entre Palmeiras e Red Bull Bragantino, e ajudou a equipe a não sair derrotada da partida ao realizar boas defesas, sendo uma delas já nos minutos finais em chute de fora da área de Bruninho.

“Foi um jogo bem jogado, debaixo de muita chuva. Tivemos boas oportunidades e eles tiveram chances com bastante bolas aéreas; a nossa defesa foi bastante exigida e pude participar bastante do jogo”, disse Lomba ao final do jogo, que complementou falando sobre sua participação no duelo com a bola nos pés.

“Tive que participar com os pés também, o que é algo que treinamos dia a dia, mas sempre visando a construção da melhor forma de atacar”, finalizou. O goleiro participou ativamente da saída de bola palmeirense, mas o lance que mais chamou atenção foi aos 18 minutos do primeiro tempo, quando driblou o meio-campista Miguel dentro da área e saiu jogando com Jailson.

“Pensamento é na quarta-feira”, diz Lomba

Marcelo Lomba em jogo do Palmeiras contra o Red Bull Bragantino, durante partida válida pela décima segunda rodada do Paulistão 2022, no Estádio Nabi Abi Chedid.
Cesar Greco

Assim que Flavio Rodrigues de Souza apitou o fim da partida em Bragança Paulista, o foco dos palmeirenses já se direcionou ao Ituano. A equipe terá três treinos na Academia de Futebol até o duelo, e Lomba ressaltou que a preparação será para “melhorar o desempenho coletivo e individual para cada um somar com a equipe”.

Aos 35 anos e com a primeira chance de jogar uma partida eliminatória com a camisa do Palmeiras, o arqueiro finalizou falando sobre o apoio da torcida. “Nosso pensamento é na quarta-feira. Estamos muito focados e temos a oportunidade de jogar em casa com apoio da torcida”.

Com ele em campo, o Palmeiras disputou cinco partidas, venceu três jogos e empatou dois.

Eleito melhor em campo, Marcelo Lomba considera justo empate com a Inter de Limeira

Eleito melhor em campo, Marcelo Lomba vê como justo empate com a Inter de Limeira.
Denny Cesare

Titular no lugar de Weverton, Marcelo Lomba comentou também a importância de os reservas ganharem minutagem

O Palmeiras visitou a Inter de Limeira na tarde deste domingo, pelo Campeonato Paulista, e saiu da partida com o empate em 0 a 0. Com esse resultado, o Verdão segue invicto na competição e líder geral da competição, com 17 pontos.

Ao final do jogo, o goleiro Marcelo Lomba, eleito pela FPF o melhor jogador da partida, concedeu entrevista e comentou o empate.

“Foi um jogo muito igual. O que prevaleceu hoje foi a competitividade, a disputa pela bola, por conta do forte calor e o campo pesado. Acredito que o resultado foi justo. Claro que a gente queria ter jogado mais, ter tido mais a bola, algo que o Abel pede e procura fazer. Mas, agora é virar a chavinha porque quarta-feira [Recopa Sul-Americana] temos uma decisão”, declarou o camisa 42.

Lomba substituiu Weverton, que foi preservado pela comissão técnica, e fez seu quarto jogo com a camisa do Palmeiras. O arqueiro realizou duas boas defesas no primeiro tempo, que garantiram a igualdade no placar.

Marcelo Lomba ressalta importância da minutagem para os reservas

Por conta da final da próxima quarta-feira, contra o Athletico-PR, o técnico Abel Ferreira teve que escalar somente os jogadores reservas contra a Inter de Limeira. Para Lomba, a partida de hoje serve para preparar os atletas.

“Foi importante a oportunidade que nós [jogadores que não são considerados titulares] tivemos hoje. O ano é longo, queremos que todos estejam prontos para jogos como o de hoje e o da próxima quarta”, finalizou.

O duelo decisivo entre Palmeiras e Athletico-PR acontecerá no Allianz Parque, às 21h30.

Atuação de Marcelo Lomba contra Água Santa é enaltecida por preparador de goleiros do Palmeiras

Marcelo Lomba agradece por atuação frente ao gol do Palmeiras contra o Água Santa, durante partida válida pela terceira rodada do Paulistão 2022, no Allianz Parque.
Cesar Greco

Em seu terceiro jogo como titular, Marcelo Lomba realizou três defesas difíceis e ajudou o Palmeiras a vencer o duelo por 1 a 0

O Palmeiras recebeu o Água Santa na noite de terça-feira, em partida válida pela terceira rodada do Campeonato Paulista, e venceu o adversário por 1 a 0, com gol marcado por Dudu, aos 26 do primeiro tempo.

Se, no ataque, Dudu foi o responsável por balançar as redes adversárias, na defesa o grande nome palmeirense foi o goleiro Marcelo Lomba. O camisa 42 realizou três defesas difíceis, sendo duas em lances seguidos, e ainda teve sucesso em duas saídas do gol, segundo dados retirados do site SofaScore.

Ao final do jogo, em entrevista concedida ao canal da FPF no YouTubeo preparador de goleiros do Verdão, Rogério Godoy, elogiou a partida de Lomba e comentou sobre a escolha por sua contratação.

“Ficamos felizes por ter bons goleiros para gente trabalhar e mostrar nosso trabalho. Só tenho a agradecer ao Palmeiras, que está muito bem servido. Fizemos uma avaliação muito grande para trazer o Marcelo”, iniciou Godoy.

“Ele mostrou nesses últimos jogos que estamos no caminho certo e está de parabéns. É feito um estudo com pessoas do nosso Centro de Inteligência do Palmeiras, onde recebemos informações, que são colocadas para o Abel e toda comissão. Dentro dessa avaliação, vamos definindo um nome”, acrescentou.

Marcelo Lomba voltará para o banco com retorno de Weverton

Lomba disputou três jogos como titular no início da temporada, contra Ponte Preta, São Bernardo e Água Santa. Apesar da performance de destaque diante do último adversário, o arqueiro voltará para a reserva de Weverton, que segundo Rogério Godoy, “tem o kit completo”.

“Ele é ambidestro, faz grandes defesas e possui todas as características que um goleiro de time grande precisa. Tenho certeza que o Weverton vai voltar muito bem trabalhado da Seleção. Ele é um goleiro de “nível Europa”. Vamos representar o Palmeiras da melhor maneira possível. Estamos trabalhando forte e esperamos dar esse suporte para a equipe no Mundial”, completou.

Com Weverton e Lomba, o Palmeiras embarcará para Abu Dhabi na tarde desta quarta-feira.

Com atividades técnicas e táticas, Palmeiras treina pensando no São Bernardo

Atletas do Palmeiras realizam atividades durante treinamento na Academia de Futebol, em São Paulo-SP.
Fabio Menotti

Após as atividades, o goleiro Marcelo Lomba concedeu entrevista e comentou sobre sua estreia no Palmeiras

Sob chuva ininterrupta, o Palmeiras realizou na tarde desta sexta-feira, atividades técnicas e táticas em preparação ao duelo diante do São Bernardo, que acontecerá amanhã, às 16h, no Estádio 1º de Maio, pelo Campeonato Paulista.

De início, Abel e seus auxiliares trabalharam somente com os jogadores de linha, enquanto os arqueiros fizeram atividades específicas com os preparados Rogério Godoy e Thales Damasceno. A primeira movimentação foi para aprimorar a posse de bola e a marcação, com os atletas podendo dar somente dois toques na bola até chegar às mini metas dispostas nas extremidades.

Na sequência, o grupo foi dividido em dois: de um lado, parte do elenco aprimorou a parte tática; enquanto os demais jogadores aperfeiçoaram as finalizações e praticaram cobranças de pênaltis. Os atletas mais desgastados, principalmente os que atuaram mais minutos contra a Ponte Preta, na última quarta-feira, realizaram complemento físico e foram liberados mais cedo.

Para o confronto, Abel Ferreira ainda não poderá contar com os zagueiros Kuscevic e Gustavo Gómez e o goleiro Weverton, que estão servindo suas seleções.

Após as atividades, Marcelo Lomba concedeu entrevista e comentou estreia

Marcelo Lomba realiza atividades durante treinamento do Palmeiras na Academia de Futebol, em São Paulo-SP.
Fabio Menotti

Ao final da movimentação, o goleiro Marcelo Lomba falou sobre sua estreia pelo Palmeiras e celebrou o resultado positivo.

“Estou muito feliz, pois a gente tinha o objetivo de ganhar no primeiro jogo do ano em casa. Foi especial por ter sido a minha estreia, mas fiquei mais feliz ainda porque o time fez um grande jogo, teve uma vitória convincente e fomos muito bem coletivamente. É apenas o início, mas é bom saber que estamos no caminho certo”, relatou o arqueiro à TV Palmeiras/FAM.

Lomba, que deve ser novamente titular diante do São Bernardo, também projetou o duelo. “O Paulistão é um torneio muito difícil, os adversários são difíceis e tem jogadores bons. A comissão já nos mandou o material do São Bernardo, eles vão jogar na casa deles, mas temos uma mentalidade, uma forma de jogar, uma camisa pesada e, junto da qualidade da equipe, vamos em busca de mais uma vitória”, finalizou.

Integrando o Grupo C do Paulistão, o Palmeiras lidera a chave com 6 pontos, seguido por Mirassol (3), Ituano (3) e Botafogo (1).