Emprestado, Merentiel é anunciado pelo Boca Juniors

Merentiel durante treinamento do Palmeiras na Academia de Futebol.
Cesar Greco/Palmeiras/by Canon

Pouco aproveitado no Palmeiras, Merentiel ficará na equipe argentina até o final de 2023

Pouco mais de oito meses depois de ser contratado pelo Palmeiras, o atacante Merentiel foi emprestado ao Boca Juniors até o final de 2023 – ao final do vínculo, o clube argentino terá a opção de realizar a compra em definitivo do jogador. O valor da cláusula não foi revelado.

O Boca Juniors pagará integralmente os salários do atacante, além de ter dado uma compensação financeira ao Palmeiras pelo empréstimo. As especulações sobre a saída do uruguaio aconteciam desde o final do ano passado. Nesta temporada, o atacante entrou em campo apenas uma vez, contra o Ituano, no último dia 25.

Sem Merentiel, o técnico Abel Ferreira conta ainda com Dudu, Rony, Endrick, Rafael Navarro, Giovani, Breno Lopes e Flaco López como opções para o ataque. Além disso, a comissão técnica poderá relacionar todos os cinco estrangeiros remanescentes do elenco para as partidas e não precisará mais fazer rodízio.

Passagem de Merentiel pelo Palmeiras

Miguel Merentiel comemora seu gol pelo Palmeiras contra o Santos, durante partida válida pela vigésima sétima rodada do Brasileirão 2022, no Allianz Parque.
Cesar Greco

Merentiel foi contratado pelo Verdão em maio do ano passado. O valor pago pelo Palmeiras ao Defensa y Justicia foi 1,5 milhão de dólares (cerca de R$7,4 milhões) por 80% dos direitos econômicos.

Dentro de campo, o ex-camisa 9 foi poucas vezes utilizado pelo técnico Abel Ferreira. Ao todo, disputou 11 jogos e marcou dois gols, contra o Red Bull Bragantino e Santos, pelo Brasileirão do ano passado.

Palmeiras vence os 2 jogos-treino realizados neste sábado; Gringos e Dudu são os personagens do dia

Dudu durante jogo-treino do Palmeiras contra o São José, na Academia de Futebol.
Cesar Greco

Palmeiras bateu o São José e o Desportivo Brasil por 3 a 1, na Academia de Futebol

3 a 1 vem sendo o placar favorito do Palmeiras nos jogos-treino da pré-temporada. Depois de ter vencido o Suzano, na última quinta-feira por esse resultado, o Verdão repetiu a dose nos confrontos deste sábado, diante do São José e Desportivo Brasil. Ambas as partidas foram disputadas em três tempos de 30 minutos.

No primeiro jogo, que aconteceu no período da manhã, frente à equipe do Vale do Paraíba Paulista, os gols palmeirenses foram anotados por Dudu, Atuesta e Breno Lopes. Aniversariante do dia, o camisa 7 comentou a importância de disputar os jogos-treino e também de ir às redes – o jogador marcou também contra o Suzano.

“A gente voltou desde o dia 2 com o foco total e todos nós estamos treinando bastante, principalmente a parte física, que é o combustível para o ano todo. Sobre os gols, é importante para todo jogador, seja nos treinos, em amistosos… eles nos dão confiança para o decorrer da temporada. A gente sabe que está no início, a prioridade é a parte física, mas é sempre importante vencer e marcar”, declarou Dudu, que também agradeceu o carinho da torcida nas redes sociais.

“Eu fico muito feliz com o carinho do torcedor comigo e com os meus filhos. Espero continuar muito tempo aqui e comemorar vários outros aniversários com a camisa do Palmeiras. Queria poder dar um abraço em cada um deles, mas infelizmente não dá (risos). Mesmo assim, torcedor, sinta-se abraçado por mim e espero que 2023 seja mais um grande ano para o Palmeiras e obrigado por tudo”, complementou.

Confira as escalações do Palmeiras contra o São José:

Time 1: Weverton; Marcos Rocha, Vitor Reis (Sub-17), Murilo e Vanderlan; Gabriel Menino, Zé Rafael e Raphael Veiga; Dudu, Merentiel e Rony.

Time 2: Marcelo Lomba; Mayke, Kuscevic, Luan e Kauan Vitor (Sub-17); Jailson, Atuesta e Bruno Tabata; Riquelme Fillipi (Sub-17), Endrick e Breno Lopes.

Time 3: Vinicius Silvestre; Garcia, Gustavo Gómez, Naves e Piquerez; Fabinho, Danilo e Jhon Jhon; Giovani, Flaco López e Rafael Navarro.

Palmeiras x Desportivo Brasil: 2º jogo-treino

No duelo diante do Desportivo Brasil, os estrangeiros do time se destacaram: Flaco López e Merentiel marcaram um gol cada, enquanto Danilo foi o outro palmeirense a marcar.

A segunda partida do dia foi mais equilibrada. O adversário saiu na frente do marcador, aos 12 minutos do primeiro tempo e, após o Verdão virar o marcador, teve a chance de empatar na etapa final em uma cobrança de pênalti. Entretanto, Vinicius defendeu a batida.

Miguel Merentiel durante jogo-treino do Palmeiras contra o Desportivo Brasil, na Academia de Futebol.
Cesar Greco

Diferentemente do que aconteceu nos dois duelos anteriores, Rony, de acordo com o Palmeiras, foi utilizado por Abel como ponta contra o Desportivo Brasil – frente ao Suzano e São José, o camisa 10 foi escalado como centroavante. Veja as escalações:

Time 1: Weverton; Garcia, Gómez, Vitor Reis (Sub-17) e Piquerez; Fabinho, Zé Rafael e Bruno Tabata; Rony, Flaco López e Giovani.

Time 2: Marcelo Lomba; Mayke, Naves, Luan e Vanderlan; Gabriel Menino, Atuesta e Raphael Veiga; Breno Lopes, Merentiel e Rafael Navarro.

Time 3: Vinicius; Marcos Rocha, Murilo, Kuscevic e Kauan Vitor (Sub-17); Jailson, Danilo e Jhon Jhon; Riquelme Fillipi (Sub-17), Endrick e Dudu.

O elenco volta a trabalhar neste domingo, na Academia de Futebol, às 9h30. Na próxima terça-feira, haverá mais dois jogos-treinos, desta vez no Allianz Parque: às 10h contra o Audax e às 16h diante do Monte Azul.

Adaptado ao Palmeiras, Merentiel destaca parceria com outros atacantes e projeta clássico

Merentiel durante treinamento do Palmeiras na Academia de Futebol.
Cesar Greco

Com dois gols com a camisa do Palmeiras, Merentiel pode ser titular no Choque Rei com o desfalque de Rony

A comissão técnica do Palmeiras terá que realizar uma alteração no ataque da equipe para o confronto diante do SPFC, pelo Brasileirão. Isto porque Rony, artilheiro do time no ano, está suspenso e não poderá entrar em campo.

Uma das opções para ocupar o lugar do camisa 10, o uruguaio Merentiel comentou sobre sua evolução na adaptação a equipe e como a relação com os companheiros o ajudou dentro do clube.

“Me sinto em casa, os meus companheiros me receberam de uma forma tremenda. Tenho uma boa relação com todos e é bom aprender também com os outros atacantes, como Rony e Dudu”, disse à TV Palmeiras/FAM.

Diferentemente de Rafael Navarro e Flaco López, que são jogadores mais altos, Merentiel possui características mais parecidas com a de Rony. Atacante que atua tanto aberto como pelo centro, o camisa 9 soma dois gols com a camisa do Verdão, contra Red Bull Bragantino e Santos, em sete jogos disputados.

Sigo sempre melhorando e contando com os ‘gringos’, que me ajudam, aprendendo também o português. Já consigo entender tudo o que me falam e quero seguir melhorando neste aspecto também”, acrescentou.

Merentiel comenta Choque Rei

Merentiel e Luan durante treinamento do Palmeiras, na Academia de Futebol.
Cesar Greco

O Palmeiras vem de ótimo aproveitamento em clássicos na temporada (10 vitórias em 12 jogos – número recorde na história) e venceu todos os confrontos diante dos rivais no Campeonato Brasileiro até o momento. Contra o SPFC, no primeiro turno, a equipe marcou dois gols nos últimos cinco minutos e ganhou por 2 a 1.

“Foi um jogo difícil [contra o Atlético-GO], em um campo difícil. Agora é focar na partida do fim de semana, quando teremos um clássico e mais uma das sete finais que nos restam. Temos que lutar para ganhar e seguir competindo tanto em casa quanto fora como estamos fazendo”, projetou Merentiel.

“Temos bons números em relação a clássicos no Brasileiro e temos de seguir nesta linha. Isso é bom para o clube, nos dá ainda mais confiança e, particularmente, estou feliz por somar minutos pouco a pouco. Contente, trabalhando e é seguir melhorando porque assim chegarão novas oportunidades”, finalizou.

Palmeiras e SPFC se enfrentam às 16h de domingo, no Allianz Parque. A partida é válida pela 32ª rodada do Campeonato Brasileiro.

Decisivo, Merentiel celebra 2º gol pelo Palmeiras e dedica à filha

Miguel Merentiel comemora seu gol pelo Palmeiras contra o Santos, durante partida válida pela vigésima sétima rodada do Brasileirão 2022, no Allianz Parque.
Cesar Greco

Merentiel entrou no segundo tempo do clássico e marcou o gol da vitória do Palmeiras

Assim como fez diante do Red Bull Bragantino, quando garantiu o empate em 2 a 2, Merentiel novamente decidiu a favor do Palmeiras. Na noite de domingo, o uruguaio anotou o gol que deu a vitória à equipe de Abel Ferreira contra o Santos, por 1 a 0, no Allianz Parque com mais de 40 mil pessoas.

Merentiel aproveitou bola escorada por Murilo, após escanteio de Gabriel Menino, e girou rápido para cima de Madson para ir às redes aos 31 minutos da etapa final.

“Muito feliz. Meu segundo gol pelo Palmeiras, feliz por fazer no nosso estádio, com toda a torcida”, comemorou o camisa 9, que dedicou o lance à família. “Estava me preparando para o gol, agora nasceu minha filha, estou feliz por isso e pela minha mulher”, completou.

“Fico muito feliz pela equipe, pela liderança. Vamos seguir trabalhando e melhorando”, finalizou. Contratado na metade da temporada e ainda em processo de adaptação, o atacante realizou seu quinto jogo com a camisa do Verdão.

Merentiel elogiado por Abel

Uma das principais características mostrada por Merentiel em pouco tempo de Palmeiras vai além da parte técnica. O jogador é reconhecido entre os torcedores pela entrega que apresenta quando entra em campo.

“Há coisas que têm força que são invisíveis aos olhos”, destacou Abel, ao falar sobre o atacante. “Todos trabalham em pró de um bem maior. […] O que eu peço aos jogadores é que, além da qualidade técnica, entreguem tudo. E o Merentiel faz isso. Os torcedores reconhecem. Com um pouco mais de paciência, tudo dará certo”, acrescentou o treinador.

O Palmeiras alcançou os 57 pontos no Campeonato Brasileiro e segue com boa vantagem para os concorrentes. A equipe terá 10 dias para se preparar ao próximo confronto, que será diante do Atlético-MG, no Mineirão.

Merentiel volta a jogar e celebra 1º gol pelo Palmeiras

Merentiel volta a jogar e celebra 1º gol pelo Palmeiras.
Reprodução

Merentiel não atuava desde julho e realizou seu terceiro jogo pelo Verdão

O Palmeiras mostrou poder de recuperação e, após sair perdendo por 2 a 0 para o Red Bull Bragantino, fora de casa, buscou o empate com gols de Cleiton (contra) e Merentiel, que entrou no segundo tempo no lugar de Bruno Tabata.

Foi o primeiro gol do uruguaio com a camisa do Palmeiras. No lance, que ocorreu aos 26 minutos da etapa final, Merentiel recebeu lançamento de Luan, dominou a bola com a coxa e sem deixar cair emendou o chute contra a meta adversária.

Após a partida, o atacante celebrou o tento, mas lamentou o empate.

“É muito especial fazer um gol, o primeiro pelo Palmeiras. Foi importante entrar e felizmente pude marcar. Queríamos a vitória, buscamos até o final os três pontos. Agora é seguir trabalhando e melhorando”, disse Merentiel.

O empate fez o Verdão chegar aos 51 pontos no Brasileirão, em 25 jogos disputados. O próximo compromisso da equipe pela competição acontece no sábado que vem, diante do Juventude, no Allianz Parque.

Merentiel não jogava há mais de 1 mês

Anunciado como reforço do Palmeiras em maio, Merentiel não entrava em campo desde o dia 24 de julho, na vitória palmeirense por 2 a 1 frente ao Internacional, no Allianz Parque. Desde então, o uruguaio se manteve apenas como opção no banco de reservas, com Flaco López e Rafael Navarro ganhando minutos.

“Vinha trabalhando muito para ter minutos”, declarou o atacante, que chutou a placa de publicidade na comemoração do gol. “Foi um desabafo”, explicou.

Merentiel, que completou apenas seu terceiro jogo com a camisa do Palmeiras, foi assunto na coletiva de Abel Ferreira. O treinador o elogiou e voltou a pedir paciência com o jogador.

“No futebol nós queremos tudo pra ontem, não é assim que funciona […] Os jogadores trabalham para esperar pela oportunidade. Ele chegou, teve tempo para se preparar, tem uma característica diferente em relação ao López e ao Rony. Confio nele, mas temos que dar tempo. O que ele precisa fazer é estar preparado. Gosto dos jogadores que falam dentro de campo, da resposta que dão, da energia que entram. Foi isso que ele fez. Parabéns pelo gol, foi bonito, assim como o passe do Luan”, disse o treinador.