Recuperado, Piquerez revela retorno antes do tempo previsto e elogia estrutura do Palmeiras

Joaquín Piquerez durante treinamento do Palmeiras na Academia de Futebol.
Cesar Greco

Após ser desfalque em 6 jogos, Piquerez estará à disposição da comissão técnica para o duelo contra o Atlético-MG

A comissão técnica do Palmeiras ganhou reforços importantes no início da semana. Após semanas longe do gramado, Luan, Gabriel Veron e Piquerez estão recuperados e aptos para voltar a jogar pelo clube.

Titular indiscutível até a lesão, Piquerez se machucou no segundo tempo contra o Fluminense e desfalcou o Verdão nos seis jogos seguintes, contra Juazeirense, Red Bull Bragantino, Emelec, Juventude, Deportivo Táchira e Santos. Em conversa com a TV Palmeiras/FAM, o lateral comemorou o retorno e revelou que se recuperou antes do tempo previsto.

“Foi a minha primeira lesão da carreira, mas são coisas que acontecem. Aqui no Brasil tem muitos jogos, a cada três dias praticamente. Fiquei fora seis jogos, foram três semanas intensas. Mas, graças a Deus, temos uma boa estrutura que me ajudou a me recuperar bem e a voltar antes do tempo. Estou feliz por retornar a treinar e ficar à disposição do treinador”, disse o jogador.

O uruguaio estará à disposição para o duelo contra o Atlético-MG, que acontece neste domingo e vale a liderança do Campeonato Brasileiro – as duas equipes estão empatadas com 15 pontos e estão no topo da tabela. Apesar de recuperado, a presença do atleta entre os onze iniciais ainda é incerta, já que Jorge atuou como titular em todos os confrontos em que Piquerez ficou de fora.

“É bem mais difícil ser um torcedor do que estar dentro do campo (risos). Mas, os companheiros foram bem, obtivemos resultados positivos. Agora temos um jogo muito importante do Brasileiro, estamos nos preparando bem, com a semana livre para recuperar e treinar bem. Espero que possamos sair com a vitória”, complementou.

O Palmeiras está invicto há 14 jogos (11 vitórias e três empates. No Brasileirão, a única derrota da equipe foi na estreia, contra o Ceará, em jogo realizado no Allianz Parque.

Piquerez ajuda Merentiel

Piquerez revelou também que vem ajudando seu conterrâneo Merentiel no processo de adaptação. O atacante foi contratado recentemente pelo Palmeiras, mas só poderá estrear a partir do dia 18 de julho, quando a janela de transferências internacionais reabre.

Miguel Merentiel durante treinamento do Palmeiras na Academia de Futebol.
Cesar Greco

“Falei com ele e disse que ele estava chegando a um clube muito grande e ele já percebeu isso. Estou ajudando, sobretudo com o idioma, pois falo um pouco melhor o português. Estou perto dele sempre e logo ele estará entrosado com todo o grupo”, concluiu.

O duelo entre Palmeiras e Atlético-MG acontece no Allianz Parque, às 16h. Até o início da noite de quinta-feira, 38.300 ingressos já foram comercializados.

Com retorno de Raphael Veiga, Palmeiras treina na Academia de Futebol; Merentiel realiza primeiro treino

Atletas do Palmeiras durante treinamento na Academia de Futebol.
Cesar Greco

Palmeiras enfrenta o Santos neste domingo, pelo Campeonato Brasileiro

A sexta-feira foi de duas novidades no Palmeiras. Recuperado da Covid-19, Raphael Veiga se reapresentou à Academia de Futebol, após seu exame apontar negativo para a doença, e trabalhou pela primeira vez na semana ao lado dos companheiros. O jogador estará à disposição da comissão técnica para o clássico contra o Santos, domingo, pelo Brasileirão.

Contratado junto ao Defensa y Justicia, o atacante Miguel Merentiel também apareceu no CT palmeirense e realizou suas primeiras movimentações no Verdão. O uruguaio participou do trabalho de aquecimento junto aos novos companheiros e, na sequência, fez trabalhos à parte com o grupo de apoio da base.

“Muito feliz pela forma como o grupo me recebeu, estou feliz de estar aqui. Aqueci com a equipe, fiz trabalhos específicos e me sinto bem. Pouco a pouco, terei um tempo para estar trabalhando com os companheiros. Poderei ir me adaptando ao esquema do treinador e trabalhando até que apareça a oportunidade de jogar”, disse o atacante ao site oficial.

Merentiel, contudo, só poderá estrear com a camisa palmeirense em jogos oficiais a partir do dia 18 de julho, quando a janela de transferências internacionais reabre. Até lá, o jogador continuará treinando na Academia de Futebol.

Palmeiras realiza treino técnico-tático

Em campo, a comissão técnica deu sequência à preparação para o clássico com um trabalho técnico-tático, com ênfase em diferentes situações de jogo, como transições ofensivas e defensivas, marcação, troca de passes e finalizações. Em seguida, os jogadores dos setores de ataque e de defesa foram divididos para trabalhos específicos.

Ao final do treinamento, o goleiro Marcelo Lomba, que no domingo substituirá Weverton, convocado para a Seleção Brasileira, projetou o duelo contra o Santos.

“Todo treinamento eu penso nisso, em alguma oportunidade que possa aparecer. Como goleiro, tenho de estar sempre preparado, pois é uma posição de confiança. O confronto contra o Santos é muito importante. Estamos mantendo uma sequência de vitórias, com o time equilibrado. É manter os pés no chão, humildade, para podermos dar nosso melhor. O Santos é um adversário forte, de tradição, com jovens talentos”, disse o goleiro.

Palmeiras e Santos se enfrentam na Vila Belmiro no domingo, às 16h. O duelo é válido pela oitava rodada do Brasileirão.

Merentiel conhece Academia de Futebol do Palmeiras; assista

Miguel Merentiel, novo reforço do Palmeiras, conhece a estrutura da Academia de Futebol, em São Paulo-SP.
Fabio Menotti

Centroavante uruguaio, Merentiel foi anunciado como novo reforço palmeirense na quarta-feira

O Palmeiras anunciou, na tarde de ontem, a contratação do centroavante uruguaio Miguel Merentiel, de 26 anos, que estava no Defensa y Justicia, da Argentina. Para contratá-lo, o Verdão desembolsou cerca de 1,5 milhão de dólares (aproximadamente R$ 7,4 milhões) por 80% de seus direitos econômicos.

Depois de ser aprovado nos exames médicos, o atacante, que assinou um vínculo com o clube até junho de 2026, conheceu a estrutura da Academia de Futebol do Palmeiras, guiado por Cícero Souza, gerente de futebol do clube.

“A verdade é que não dá pra acreditar que passei de um time rival [o Defensa y Justicia] para o maior da América do Sul. É algo enorme. Vou viver isso da melhor maneira e me dedicar ao máximo a este clube”, disse o jogador, que só poderá estrear com a camisa palmeirense a partir de 18 de julho, data em que a janela internacional de transferência será aberta.

Assista ao vídeo de Merentiel conhecendo as instalações palmeirenses

Abel analisa vitória do Palmeiras e comenta sobre ataque sofrido por Jorge

Abel Ferreira em jogo do Palmeiras contra o Emelec, durante partida válida pela fase de grupos da Libertadores 2022, no Allianz Parque.
Cesar Greco

Em entrevista coletiva, Abel falou também sobre o novo jogador do Palmeiras, Miguel Merentiel

O Palmeiras recebeu o Emelec, na noite desta quarta-feira, pela Libertadores, e venceu o adversário por 1 a 0, com gol de Danilo. Com o triunfo, o Verdão manteve o 100% de aproveitamento e está mais próximo de alcançar a melhor campanha da fase de grupos.

Ao final da partida, o técnico Abel Ferreira fez uma análise da vitória e explicou também a escalação inicial, que foi alternativa.

“Finalizamos 22 vezes contra o gol do Emelec, criamos para fazer 3 ou 4 gols, fomos dinâmicos. Mas, mesmo sendo superiores o jogo inteiro, poderíamos ter levado o empate no fim. O futebol é isso. Tem equipes que acabam por vencer suas partidas sem dar um arremate ao gol, o futebol é o único esporte em que isso é possível. A única constante no futebol é a incerteza”, disse o treinador, em entrevista coletiva.

“[Sobre a escalação inicial] optei por escalar alguns titulares, como o goleiro, o zagueiro, o meio-campista e o atacante, que são a espinha dorsal do time. O resto eu troquei como já fiz diversas vezes, e a equipe correspondeu”, complementou.

Além da vitória em cima dos equatorianos, o treinador comentou também sobre o ataque sofrido pelo lateral-esquerdo Jorge, na manhã da última terça-feira, próximo à Academia de Futebol, em que o jogador sofreu ameaças verbais e teve o vidro do carro danificado. Abel fez uma reflexão e pontuou a responsabilidade da imprensa neste tipo de caso.

“A responsabilidade também é de vocês [da imprensa]. Vocês querem sempre achar um culpado, um vilão. Nós colhemos aquilo que plantamos. As agressões não são só físicas, são verbais. Muitos são sensacionalistas, querem cliques, mas isso tem um retorno, que é a violência. Quem tem o microfone, seja jogador, treinador ou profissional da imprensa, tem uma responsabilidade imensa. Se não tivermos ciência dessa responsabilidade, vamos continuar vendo esses atos isolados”, disse ele.

“Somos uma família de trabalho. Esses jogadores se dedicam muito, as pessoas não imaginam, eles dormem mais vezes no Palmeiras do que em suas casas”, prosseguiu.

Abel comenta nova contratação do Palmeiras

Outro assunto da coletiva do treinador palmeirense foi o atacante uruguaio Miguel Merentiel, anunciado como novo reforço da equipe nesta quarta-feira. O comandante citou algumas características do jogador e pediu calma.

“Encontramos um jogador que pode melhorar e ajudar o que já temos, Navarro e Rony, apesar de [o Merentiel] só poder ser utilizado daqui a dois meses, que são mais ou menos 18 jogos. Já sei que essa camisa pesa muito. Vão querer que faça 15 gols logo, e se não fizer, não presta. Temos que perceber que os jogadores não são máquinas. Tem que ter tempo de adaptação para a exigência do treino e a exigência da forma de jogar da nossa equipe”, declarou.

“Que todos tenham paciência. O treinador vai ter, os jogadores vão ter. Não sei se a comunicação social vai ter. Vocês querem, e os torcedores querem, jogadores de renome, mas que venham aqui acabar a carreira. Não quero jogadores que venham aqui para acabar a carreira. Quero jogadores que possam continuar a crescer na carreira”, acrescentou Abel, que finalizou.

“É um jogador que demonstrou muita vontade de vir, tem mais características de profundidade, mais agudo. Não gosto de centroavante que fica à espera da bola, gosto de centroavantes móveis. Mas, porventura, vamos ainda à procura que outro possa nos ajudar nessa função”.

O Palmeiras volta a campo no próximo dia 21 para enfrentar o Juventude, pelo Campeonato Brasileiro. O duelo ocorre na casa do adversário, em Caxias do Sul.